Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Fe Salau 31/12/2022

Gostei bastante da leitura... A escrita é bem interessante e adorei o ponto de vista ser da robô com toda inocência dela...

André 07/01/2023

É meio difícil falar isso de um livro escrito por um ganhador de Nobel, mas Klara e o Sol foi um pouco decepcionante para mim.

O livro não é ruim, é bom, acho que vale a pena a leitura, mas senti que todos os temas abordados foram muito superficiais. O desenvolvimento sobre amor, as relações que construímos pela vida e às vezes perdemos, luto e responsabilidade são os que foram mais bem trabalhados, mas ainda assim é bem raso, até um pouco genérico.

Acho que esses temas acabaram não sendo abordados melhor porque a discussão sobre humanidade foi bem fraca. A Klara é uma personagem super interessante, mas a inserção dela (e dos AAs) nesse mundo é no sentido de serem robôs mais humanos do que os humanos, mas na real ela não é empática ou mais humana, ela é uma serva, designada para ser uma escrava, colocar seus humanos acima de tudo e pronto.

E no livro ninguém trata ela como alguém como um ser vivo, é um mero objeto. Inclusive no final do livro ela é deixada dentro de um quarto de depósito, depois abandonada num pátio... imaginem se fosse um gato ou um cachorro nessa situação, seria algo atroz, nenhum dono/tutor faria isso porque se cria um laço com esse ser vivo, tem amor.

O problema, a meu ver, é que não se desenvolve isso o suficiente, a problemática de uma "humanidade" que cria servos, dá alto nível de consciência a eles, mas que os tratam ainda como objetos e os prendem emocionalmente à família designada. É trabalhado um pouco na parte final, com a questão do retrato, mas só. Fica uma situação estranha, porque ela não é humana, é um robô criado para servir, que é tratado dessa maneira, mas que por ser narrado pela sua perspectiva acaba criando a impressão de que é humana, mas sem abordar a sociedade e como ela que é que está perdendo humanidade, não os AAs se tornando humanos.

Talvez, a intenção do autor era até criar essa reflexão, mas aí a narrativa ser pelo ponto de vista da Klara não ajudou. A narrativa é excelente, é realmente escrita maravilhosamente bem, mas por ser tão bem escrita a visão de mundo dela é bem limitada, ela não tem conhecimento sobre muitas coisas, só aquilo que é informado a ela, consequentemente nós leitores também conhecemos pouco. E nisso se aborda pouco sobre a sociedade e a questão da humanidade e da ética, e por outro lado se aborda muito mais a parte da família e relacionamentos, que foi bem genérico.

Enfim, escrevi demais, relendo a resenha acho que ficou um pouco confusa, mas tudo bem. O livro é bom, mas poderia ser melhor.

leitordamadrugada68 14/01/2023

Um livro calmo, mas profundo
Klara e o Sol foi uma leitura muito tranquila, conhecer a experiência da Klara desde quando ela ainda estava na loja de AAs até a sua jornada para cumprir as promessas feitas ao Sol, em busca de sua recompensa. O livro nos dá uma visão diferenciada sobre a sociedade em que vivemos e, o futuro que desejamos. Conseguir sentir os sentimentos de Klara ao mesmo tempo em que ela tentava decifrá-los foi uma jornada recompensante.

Vini Ribeiro 21/01/2023

Um autor tem que ter carinho por seus personagens, mesmo que seja pra jogar eles em um caldeirão de água fervente. Você deve ler o coração do personagem e o Ishiguro consegue fazer isso. É algo muito particular dos autores nipônicos.
Quando a ficção trata de organismos sintéticos é sempre uma oportunidade para se estudar a relação entre as pessoas do ponto de vista do que consideramos correto em relação ao que efetivamente fazemos.
Muito da jornada de Klara é sobre buscar o que agrada a amiga e nisso buscar compreender o que completa um ser humano, mesmo em situações de melancolia.
Um livro que consegue ter o Sol como um dos personagens merece ser lido.

Karol 22/01/2023

Quem não gostou não entendeu
A história de Klara é de uma sensibilidade de trazer lágrimas. Terminei o livro com um peso no peito e uma sensação de perda que doeu no coração. A história de Klara é adorável, permeada por amor, esperança e lealdade, do tipo que toca profundamente o coração daqueles que tem a sensibilidade necessária para entender tudo que está acontecendo. Lindo e dolorido, um novo favorito.

LAvia 31/01/2023

Minha primeira leitura do Ishiguro e apesar de escutar que não é uma das melhores eu gostei bastante. Minhas ressalvas é que a Klara merecia BEM mais do que uma mera condição de serva (afinal é isso que ela acaba sendo) e o final achei bem injusto

maria 02/02/2023

Klara.
Acompanhar a jornada da Klara como amiga artifical da Josie foi maravilhoso! Muitos dizem que essa é a obra mais fraca do Ishiguro, e eu não posso concordar ou discordar já que é o primeiro livro dele que leio. Mas, sem dúvidas, ele deixou uma marca em mim (talvez pelo meu profundo interesse por robôs I.A.). As habilidades de observação e captação da Klara são impressionantes, e por causa disso ela tem mais tato social do que muitas pessoas.

Enquanto li o livro, me fascinei pela maneira como os "sentimentos humanos" (alegria, ansiedade, decepção, *esperança*) são conhecidos, experimentados e trabalhados pela Klara, sem perder o gostinho de inteligência artificial nas narrações dela. As descrições de pessoas, coisas, ambientes e sentimentos são feitos de maneira muito singular, já que é como se estivéssemos dentro da mente da Klara.

A discussão social apresentada ao decorrer do livro foi muito interessante, e ver a Klara se tornar parte da família foi muito fofo. Adoro o relacionamento dela com a Josie, a Mãe e o Rick. Resumindo: gostei muito do livro e amei a Klara!

"Você acredita no coração humano? Não estou falando do órgão em si, claro. Estou falando no sentido poético. O coração humano. Você acha que existe uma coisa assim? Uma coisa que faz com que cada um de nós seja especial, único?"

Meuri 07/02/2023

muito bom!!

assim como Kentukis, Klara e o sol é um livro que nos faz refletir bastante sobre a linha tênue entre ficção e realidade.

Renata.Fukuda 17/02/2023

Empatia, fé, esperança
O tom da narrativa desperta reminiscências e durante a leitura as imagens que me formavam na mente era todas em sépia. A linguagem e descrição são poéticas, e o autor não entrega tudo deixando várias coisas nas entrelinhas.

A história é narrada pela Klara, um Amigo Artificial (AA) e eu imaginava que o óbvio era ela não ter sentimentos, mas ela demonstra tamanha empatia, fé e esperança que, ou por não ter sentimentos as ações dela não são influenciadas por desejos pessoais mantendo a firme aos seus própositos, ou a inteligência artificial alcançou níveis que a permitem sentir tão pura e profundamente.

Foi uma ótima experiência para um primeiro contado com as obras de Ishiguro. Pretendo ler outros livros do autor!

Mari.cf 22/02/2023

Klara, uma das personagens mais cativantes que já existiu!
Eu comecei essa leitura sem saber nada sobre ela e adoro fazer esse tipo de experimento de vez em quando e ser surpreendida. Klara é um robô AA (Amigo Artificial) que tem o objetivo de cuidar de uma criança/adolescente. Foi tão impressionante acompanhar os pensamentos da Klara, as conclusões que ela tirava, seu raciocínio, suas tomadas de decisões, pensando sempre no bem estar da Josie. Sério, eu adoraria ter uma Klara pra mim. Apesar dela ter sido "descartada" após a Josie entrar na faculdade, acho que eu manteria ela pra sempre ou talvez passar pra frente, seja para os meus filhos ou para meus sobrinhos.

Eu demorei pra terminar mais do que esperava, e não por culpa da escrita porque foi tão gostoso de ler, não é um livro grande e é daquele tipo de livro que você vai lendo e lendo, e quando vê, já leu 10% dele. Super recomendo

Saturno 20/03/2023

Insatisfatório
Vi tantas resenhas falando bem do livro e eu realmente não consigo entender. Vi adjetivos como "profundo" e "sensível" e eu até pensei que o problema estaria em mim. Achei o livro completamente raso, mesmo tratando de assuntos profundos. E também muito confuso de forma desnecessária!

Bom, toda a narração é feita pela Klara, uma inteligência artificial, então faria sentido toda a história ter essas questões em aberto ou até mesmo sem muito aprofundamento por se tratar da narração de um personagem que não tem acesso completo a informações que viriam a esclarecer. Algumas coisas estão até um pouco subentendidas no texto, mas acho que a forma como foi empregado dificultou na hora de isso causar um impacto.
Sem falar na construção de personagem ruim! Que é outra coisa que eu também não sei se é por ter uma escrita ruim ou simplesmente por ser tudo na visão da Klara.

Não consegui sentir empatia por NINGUÉM além da Klara. Achei todo mundo totalmente irritante, principalmente a Josie, Rick e a mãe da Josie. Eu não aguentava MAIS tanta gente chata, tanta situação com cabeça mas sem pé, sabe?
Eu estava extremamente ansioso pra essa leitura! Adoro robôs e esse tipo de ficção científica/distopia que é mais parada focando só nos personagens e sua vivência. Infelizmente Klara e o sol não funcionou para mim. Não entendi o conceito do livro, não senti o que todo mundo sentiu, chorei pela Klara no final, mas mesmo assim... é né. Fiquei muito triste por esse livro não ter funcionado pra mim! De verdade, pensei que seria um dos meus favoritos.

Foi meu primeiro contato com o autor, então fiquei bem decepcionado! Tenho na minha estante "Não me abandone jamais" e com certeza vou dar outras chances pra ele.

Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A