Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Rafael 20/03/2022

Como fã do Ishiguro, eu não poderia deixar de conferir essa estória.

Dessa vez, temos a pureza da Klara, uma robô com inteligência artificial e uma capacidade de observação excepcional e que acredita na pureza do ser humano. Klara é alimentada por energia solar e pela sua curiosidade. Quando ela está na vitrine da loja, com a amizade da gerente, ela vê outros robôs mais recentes serem adquiridos para serem amigos de crianças. O sol é uma fonte de admiração e poder justamente por ser a fonte de energia da Klara. Depois de conhecer Josie, sua humana, Klara passa a observar os humanos que integram a família e se vê no dilema de aprender a se portar de modo a atender as necessidades da sua família.

A discussão sobre a capacidade de uma IA ter sentimentos é extremamente atual e traz reflexões necessárias sobre a temática. O plot não é dos melhores e a história tende a ser morna boa parte do livro, mas, destaco que o intuito do livro, ao meu ver, é causar a reflexão, que justamente é um dos traços clássicos do Ishiguro em seus outros livros.

Vale a leitura e os pensamentos que a estória propicia!

Rafael Mussolini 24/06/2021

Klara e o Sol
"Klara e o Sol" do Kazuo Ishiguro (Companhia das Letras, 2021) é uma espécie de conto de fadas moderno misturado com ficção científica. Kazuo não prepara de forma alguma o terreno para que o leitor entenda logo de cara do que a história trata e quem é o narrador. Conforme vamos lendo e depois de um estranhamento que nos acompanha por algumas páginas nossa visão vai se abrindo e nos descobrimos enlaçados pelas estratégias narrativas que Ishiguro teceu sorrateiramente. Klara, a protagonista da história, é uma espécie de autômato, um robô com inteligência artificial super avançada muito popular no tempo e espaço onde a história se passa e que não sabemos qual é. Esses robôs (apesar da história não usar esse nome para defini-los) são adquiridos pelas crianças para serem uma espécie de melhor amigo e fazem todo tipo de acompanhamento, desde as brincadeiras, até a educação. Tudo o que conhecemos da história acessamos pelo olhar de Klara que inicia o livro apenas com a visão que possui da vitrine de sua loja.

O Sol é a maneira como os AA's (como são chamados na história) recarregam sua bateria. Klara se refere sempre ao Sol como "a nutrição" e apesar de já serem programados com inteligência para apreender o mundo, os AA's também necessitam de experimentação para entender a lógica de vida dos humanos. De cara Klara entende que esse Sol tão essencial para ela possui igual importância para a vida humana. Inicialmente a vitrine da loja se torna uma escola para Klara e aos poucos ela vai entendendo que o mundo é muito maior do que aquele pedaço de asfalto, edifício, carros, pessoas e céu que se projeta a sua frente.

"Aqui devo confessar que, para mim, sempre houve outro motivo para querer ficar na vitrine, que nada tinha a ver com a nutrição do Sol ou com ser escolhida. Ao contrário da maior parte dos AAs, mesmo de Rosa, eu sempre quis ver mais do lado de fora - e com todos os detalhes."

É durante sua "morada" na vitrine da loja que Klara é avistada pela menina Josie, que depois de alguns desencontros acaba levando-a para casa. Acontece que o que Klara conhece do mundo é o que ela avistava da vitrine. Aos poucos, ao observar a menina Josie, sua família e um grupo problemático de amigos que frequenta a casa da menina, Klara começa a entender mais sobre o caráter, as reações, os dilemas e problemáticas que envolvem a vida humana em sociedade. É como se Klara tivesse passado um bom tempo vivendo como na metáfora de Platão sobre o mito da caverna. De repente ela se vê diante daquilo que é chamado "real" e ela utiliza a seu favor a grande destreza que possui para observação.

"Você acredita no coração humano? Não estou falando do órgão em si, claro. Estou falando no sentido poético. O coração humano. Você acha que existe uma coisa assim? Uma coisa que faz com que cada um de nós seja especial, único? E digamos que exista."

Kazuo nos coloca diante de uma grande alegoria para falar sobre a sociedade e humanidade. O livro é quase que um alerta para a forma como estamos construindo um mundo que prima pela tecnologia, pela informação rápida, pela comodidade e se esquecendo que ao deixar a dinâmica das relações de lado, estamos criando algo que ruirá de uma forma ou de outra. É uma história que nos leva a pensar sobre a essência do que é ser humano e do que estamos fazendo com as nossas relações e com o planeta.

O autor explora a ideia de que trabalhamos sempre com a manutenção das relações de subserviência, onde quem tem mais, quem dita as ordens, quem emprega se torna dono de mundos particulares. Na casa daquela família, Klara entra quase que como uma serviçal, assim como a humana que também trabalha na casa de Josie, a qual Klara aprendeu a chamar de Melania empregada doméstica, como se sua função fosse seu sobrenome.

Por vezes temos a impressão de que Klara e a forma como foi programada possui mais possibilidade de empatia e amor ao próximo do que os próprios personagens humanos. Acredito que uma das grandes questões que o livro nos deixa é sobre o que significa ser humano? Em certo momento da história, Klara irá se ver diante de uma missão grandiosa e que colocará humanos e AA's quase que em pé de igualdade, ressaltando que a intenção do autor não era a de escrever um livro sobre tecnologia, mas sim o de maximizar ao máximo um cenário tecnológico que nos deixa nus enquanto seres humanos.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2021/05/klara-e-o-sol-de-kazuo-ishiguro.html

amannda 17/04/2023

?¿
Não sei não viu ... depois que a menina se curou magicamente e eu vi que esse livro tem uns fãs cristãos eu fiquei meio meeehh. O que eu havia gostado no livro era justamente a ilusão da Klara de atribuir qualidades e divindade a algo que ela simplesmente não conhece, isso tem um paralelo incrível como a nossa condição humana. Não sei sobre a intenção do autor em relação a isso ? mas valeu a experiência.

Gi Santos 14/04/2024

É um livro instigante, que te faz pensar sobre a tecnologia e seu papel nas nossas vidas. Faz ter uma visão de futuro, e ao mesmo tempo levanta questões éticas. É um livro sensível, de narrativa visceral, único e fora do padrão. Recomendo para quem gosta de ficção e de levantar questões filosóficas. Klara é um personagem apaixonante.

Fe Salau 31/12/2022

Gostei bastante da leitura... A escrita é bem interessante e adorei o ponto de vista ser da robô com toda inocência dela...

claudia.giulia 28/12/2021

Klara e o Sol
Esse livro me pegou de surpresa. Quando li a sinopse, esperava uma história um pouco mais voltada pra ficção científica e talvez até meio juvenil. O que encontrei foi um livro extremamente delicado e profundo, que me encheu de reflexão desde a primeira página. Através da visão de mundo da Klara, pude revisitar vários conceitos próprios sobre o que é ser humano e como nossas relações são estabelecidas. A complexidade dos temas é tratada de uma forma doce e profunda ao mesmo tempo, sem te fazer perder o entusiasmo e a ansiedade de querer saber o desenrolar da história. Fica muito clara a justiça desse autor ter sido laureado com um Nobel, realmente um dos melhores livros que já li, sem dúvidas!

madubzz 15/01/2022

2,75!!
O livro é beeem diferente do que eu imaginava e no começo eu estava gostando muito! mas chegando em 60% da leitura eu pensei em abandonar pq já não aguentava mais ler as mesmas coisas e não ter resposta pra nada ( e, mesmo no final, não tive! ), esse é um livro muito aberto, o autor não te explica quase nada e te dá bastante abertura pra imaginação em praticamente tudo!

Livros nesse estilo não são pra mim e não me agradam, mas eu gostei bastante das duas parte finais ( 5 e 6 ), me emocionei com o final e achei lindo!

Ari 05/11/2022

terminei na misericórdia
achei o livro massante, com história fraca e final previsível. tive que me esforçar muito pra terminar e li outro livro no meio dele pra não ter ressaca.
poderia facilmente ter 150 páginas.

day 19/09/2021

Tocante
?Talvez todos os humanos sejam solitários .Ou pelo menos possam se tornar .?
Uma história de amizade de um robô é um humano ? será que foi amizade para o humano ?
Um livro que nos faz pensar em como nos seres humanos somos tão complexos ?
Mas,será que somos empáticos ? Ou só usamos coisas e as descartamos ?
Um livro profundo ? me fez repensar ainda mais a minha vida ,minhas escolhas e como eu trato as pessoas a minha volta ?.
Valeu muito a pena ler .

Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A

rafaella 16/02/2022

"Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, em seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender."
que livro L I N D O!
o kazuo ishiguro já tinha se tornado um dos meus autores favoritos com never let me go, e os outros livros dele que li até então só reforçam isso. eu amo a forma como ele se utiliza, especialmente nos livros que ele usa ficção científica, histórias e personagens tão criativos pra tratar de aspectos tão humanos da vida.
no caso desse livro, temos o livro narrado por uma AA (que são amigos artificiais, ou seja, robôs) chamada klara. conforme ela vai aprendendo sobre o mundo, são abordados desde assuntos como luto, cuidado, amizade, desigualdade social, até fé, a essência humana, o processo de automatização do trabalho e o descaso com o meio ambiente - e tudo feito de uma forma tão delicada e genial! favoritei com gosto

ps a klara é um anjo e quero protegê-la!!!

A saga de um leitor 10/03/2022

A empatia pelo olhar de uma AA
O livro é realmente incrível. No começo você descobre que a Klara é uma boneca com inteligência artificial, só que no passar de páginas você acaba esquecendo desse detalhe, a Klara é muito real, os pensamentos a postura , o sentimento (sim , ela demonstra um sentimento que não foi programado ) o livro é incrível , a relação com o sol foi bem elaborado e no final tem reviravolta SIM!