Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

claudia.giulia 28/12/2021

Klara e o Sol
Esse livro me pegou de surpresa. Quando li a sinopse, esperava uma história um pouco mais voltada pra ficção científica e talvez até meio juvenil. O que encontrei foi um livro extremamente delicado e profundo, que me encheu de reflexão desde a primeira página. Através da visão de mundo da Klara, pude revisitar vários conceitos próprios sobre o que é ser humano e como nossas relações são estabelecidas. A complexidade dos temas é tratada de uma forma doce e profunda ao mesmo tempo, sem te fazer perder o entusiasmo e a ansiedade de querer saber o desenrolar da história. Fica muito clara a justiça desse autor ter sido laureado com um Nobel, realmente um dos melhores livros que já li, sem dúvidas!

Ketlyn113 04/01/2022

Que leitura gostosa gente, sério, uma narrativa meio peculiar, a protagonista se equivale a uma criança inocente que está descobrindo o mundo e seu sentimentos agora - mas claro que aqui temos umas partes mais densas também- eu gosto dessa quebra de sentimentos. Trata várias questões aqui como "a tecnologia pode substituir sentimentos?" A leitura é super rápida, a história se conecta de um jeito incrível, a reviravolta no final é PERFEITA, o final me deixou com o coração apertado, não estava esperando. Super indico, principalmente para quem está começando a ler agora, uma experiência muitooo válida.

madubzz 15/01/2022

2,75!!
O livro é beeem diferente do que eu imaginava e no começo eu estava gostando muito! mas chegando em 60% da leitura eu pensei em abandonar pq já não aguentava mais ler as mesmas coisas e não ter resposta pra nada ( e, mesmo no final, não tive! ), esse é um livro muito aberto, o autor não te explica quase nada e te dá bastante abertura pra imaginação em praticamente tudo!

Livros nesse estilo não são pra mim e não me agradam, mas eu gostei bastante das duas parte finais ( 5 e 6 ), me emocionei com o final e achei lindo!

rafaella 16/02/2022

"Ao mesmo tempo, ficava cada vez mais claro para mim até que ponto os humanos, em seu anseio de fugir da solidão, faziam manobras muito complexas e difíceis de compreender."
que livro L I N D O!
o kazuo ishiguro já tinha se tornado um dos meus autores favoritos com never let me go, e os outros livros dele que li até então só reforçam isso. eu amo a forma como ele se utiliza, especialmente nos livros que ele usa ficção científica, histórias e personagens tão criativos pra tratar de aspectos tão humanos da vida.
no caso desse livro, temos o livro narrado por uma AA (que são amigos artificiais, ou seja, robôs) chamada klara. conforme ela vai aprendendo sobre o mundo, são abordados desde assuntos como luto, cuidado, amizade, desigualdade social, até fé, a essência humana, o processo de automatização do trabalho e o descaso com o meio ambiente - e tudo feito de uma forma tão delicada e genial! favoritei com gosto

ps a klara é um anjo e quero protegê-la!!!

A saga de um leitor 10/03/2022

A empatia pelo olhar de uma AA
O livro é realmente incrível. No começo você descobre que a Klara é uma boneca com inteligência artificial, só que no passar de páginas você acaba esquecendo desse detalhe, a Klara é muito real, os pensamentos a postura , o sentimento (sim , ela demonstra um sentimento que não foi programado ) o livro é incrível , a relação com o sol foi bem elaborado e no final tem reviravolta SIM!

Saturno 20/03/2023

Insatisfatório
Vi tantas resenhas falando bem do livro e eu realmente não consigo entender. Vi adjetivos como "profundo" e "sensível" e eu até pensei que o problema estaria em mim. Achei o livro completamente raso, mesmo tratando de assuntos profundos. E também muito confuso de forma desnecessária!

Bom, toda a narração é feita pela Klara, uma inteligência artificial, então faria sentido toda a história ter essas questões em aberto ou até mesmo sem muito aprofundamento por se tratar da narração de um personagem que não tem acesso completo a informações que viriam a esclarecer. Algumas coisas estão até um pouco subentendidas no texto, mas acho que a forma como foi empregado dificultou na hora de isso causar um impacto.
Sem falar na construção de personagem ruim! Que é outra coisa que eu também não sei se é por ter uma escrita ruim ou simplesmente por ser tudo na visão da Klara.

Não consegui sentir empatia por NINGUÉM além da Klara. Achei todo mundo totalmente irritante, principalmente a Josie, Rick e a mãe da Josie. Eu não aguentava MAIS tanta gente chata, tanta situação com cabeça mas sem pé, sabe?
Eu estava extremamente ansioso pra essa leitura! Adoro robôs e esse tipo de ficção científica/distopia que é mais parada focando só nos personagens e sua vivência. Infelizmente Klara e o sol não funcionou para mim. Não entendi o conceito do livro, não senti o que todo mundo sentiu, chorei pela Klara no final, mas mesmo assim... é né. Fiquei muito triste por esse livro não ter funcionado pra mim! De verdade, pensei que seria um dos meus favoritos.

Foi meu primeiro contato com o autor, então fiquei bem decepcionado! Tenho na minha estante "Não me abandone jamais" e com certeza vou dar outras chances pra ele.

Bia 18/05/2022

Meu Deus?
Perto do fim do livro eu tinha certeza de que ia dar 4 estrelas, porque apesar de ter sido uma leitura boa, um pequeno detalhe do enredo não tinha me agradado. No último capítulo eu chorei minha alma pra fora e isso ganhou meia estrela. Eu te amo, Kazuo, Klara, Sol.

Thais Souza 12/06/2022

Notável
Sou muito fã de um jogo chamado detroit become human, protagonizado por androides que começam a desenvolver sentimentos. Quando soube que Klara e o Sol tinha uma pegada similar, e também era protagonizado por um robô, rapidamente fui comprar o livro.
(Por sinal, no jogo coincidentemente tem uma personagem androide chamada Kara)
A Klara é muito especial e você sente sensações muito boas lendo os pensamentos dela, chega a ser aconchegante. Confesso que imaginava um final diferente que, na minha leiga opinião, seria bem mais surpreendente e interessante. Mas não deixa de ser um livro bom, de amadurecimento e reflexão, tudo que eu gosto.

júlia 03/07/2022

3 estrelas é bom!!!
fui inventar de ler quando tava de ressaca e demorei quase 2 meses pra terminar

conclusão: foi bom mas não bombom

Ari 05/11/2022

terminei na misericórdia
achei o livro massante, com história fraca e final previsível. tive que me esforçar muito pra terminar e li outro livro no meio dele pra não ter ressaca.
poderia facilmente ter 150 páginas.

Camila 15/11/2022

Um livro muito bom
Eu nunca tinha lido nada do autor, mas me surpreendi com a fluidez da história. Quando percebi, estava super presa na trama e me envolvendo cada vez mais com os personagens. O livro aborda aquela velha questão moral da ?humanidade? das inteligências artificiais, entretanto, de uma maneira que eu nunca tinha visto. A gente acompanha o altruísmo da Klara, e como ela consegue, muitas vezes, ser mais empática que os próprios seres humanos dessa história. Quando li outros livros que abordavam essa questão, não tinha me deparado ainda com uma personagem tão singular quanto ela, nem com uma inteligência artificial que acreditasse em uma força maior (no caso, o Sol) como fonte de esperança. Achei esse diferencial bem legal de ter sido explorado. Tirei uma estrela porque achei alguns diálogos muito prolixos e enrolados, em momentos em que, ao meu olhar de leitora, não faziam sentido de serem tão prolongados. De modo geral, foi uma leitura que me surpreendeu positivamente. Quero ler mais livros do autor.

Sara 04/12/2022

Bonito livro sobre alguém que cuida da outra pessoa (uma AA, amigo artificial) e a analisa, até mesmo porque sua vida é isso, um complemento da vida de outra pessoa que está se deteriorando aos poucos. Um estudo sobre o carinho, sobre o que é ser humano, sobre como um humano vê outro e como ele vê o mundo ou deveria ver ou se permitir ver.

Lusia.Nicolino 26/03/2023

Para pensar com o coração
Josie é uma menina de 14 anos que está buscando a "sua melhor amiga" e a encontra em uma vitrine, aonde volta algumas vezes até que a leva para casa. Klara é um androide -apesar de não encontrarmos essa expressão em nenhum momento do livro - dotada de uma grande capacidade de observação. Ela se interessa muito pelo comportamento das pessoas que passam pela vitrine da loja onde fica em exposição e um conselho a deixa muito intrigada: ela não deve confiar na bondade humana. Já em casa, ela descobre muitas particularidades de sua nova vida. Que viverá em uma casa grande, confortável, com a luz do sol que a alimenta, mas que é bastante isolada. E, a descoberta que a deixa inquieta: Josie é uma menina gravemente doente, com dias difíceis, com perspectivas preocupantes. Algumas personagens desfilam ainda por essa história, a mãe de Josie, a empregada doméstica, Rick, o amigo que também carrega uma história diferente. Para saber o porquê de o sol estar no título do livro será preciso ler cada página! Você vai rir, se espantar, se emocionar. Até onde a ingenuidade pode nos levar ou melhor, será que pode nos salvar?

Quote: "'O coração a que o senhor se refere', eu disse, ‘talvez seja, de fato, a parte de Josie mais difícil de aprender. Talvez seja como uma casa com muitos cômodos. Ainda assim, uma AA dedicada, tendo o tempo necessário, pode andar por todos esses cômodos, observando cada um com muito cuidado, até que passem a ser como sua própria casa."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole https://www.instagram.com/lu_nicolino_le https://youtu.be/mb8JSz0Do4A