Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Marcelo Costa 24/06/2023

A história se desenrola em um cenário intrigante, onde o personagem principal, um agente da polícia civil durante a ditadura militar no Brasil, se vê envolvido com a irmã de um chefe de quadrilha de bandidos sob investigação. O enredo habilmente construído apresenta uma série de mistérios e segredos que mantêm os leitores ávidos por mais e agrada aqueles que curtem literatura policial/investigativa.

Layla 14/06/2023

CHOREI. obrigada por esta obra de arte da literatura nacional, marçal aquino. vou sentir saudade de ?miguel?.

Ed Bortolotte 03/06/2023

Um futuro filme?
Essa aventura policial pode ser facilmente vista como um roteiro que se encaixaria perfeitamente em um filme para os cinemas.

A história é envolvente mesmo que os personagens não sejam tão desenvolvidos sentimentalmente. Tem sentimento. Mas não é algo a ponto de nós emportarmos tanto com a vida daqueles que o carregam.

Mas é um ótimo livro. Me surpreendeu! Estava esperando algo mais "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" e fui agraciado com uma drama alá Martin Scorcese.

nye 16/05/2023

(demorei a ler pq aparentemente agora eu só sou capaz de me concentrar pra ler se estiver no ônibus e eu tive um mês e meio de férias no meio disso)

Me decepcionou muito sinto que o protagonista e razo o que é interessante de se pensar já que são dados tantos detalhes sobre ele mas parece que nenhum deles chega a lugar nenhum é quase como se ele não tivesse uma personalidade, já o interesse romântico tem como personalidade ser muito gostosa, gostar de roupas, sapatos e de dançar (além de descontrole na bexiga) no fim não consegui me apegar a nenhum deles ou aos montes de secundários que a trama tem. A leitura do livro é fácil e as descrições são bem feitas, eu teria terminado rápido se não fosse pela minha mania de ler no ônibus mas a história em si não tem nada demais e não leva a muita coisa, existem pequenos detalhes colocados na história mas sinto que são dispensáveis, é quase um desperdício eu sinto q essa prática dos detalhes funcionava muito bem no livro anterior e no fim pela trama faca me senti simplesmente lendo páginas e mais páginas de male gaze.

Nani84 23/04/2023

Primeiro livro do autor e já fui pega. A trama e a escrita e o cenário são muito envolventes e te faz querer ler freneticamente. Pronta para ler mais Marçal.

Francielle 21/04/2023

Eu amei, na minha cabeça o final é diferente e com certeza quero ler eu receberia as piores noticias dos seus lábios, livro mais famoso de Marçal.

Acompanhamos Miguel, um espião infiltrado em um bando que rouba cargas, e o seu drama ao se envolver de mais com Ingo, o chefe, e sua irmã Nádia.

Aliás, Miguel não é o nome verdadeiro dele e assim como Nádia, o leitor tbm não sabe qual é, e isso acaba criando uma teia de mistério,tensão e ansiedade por um fragmento de pequenas revelação. O fato do livro não ser linear deixa ele meio confuso mas acho que contribui para a sensação de dúvida que permeia a história então não me encomodou. Não é um livro para quem busca grandes momentos de ação, mas é ótimo no que ele se propõem a entregar, uma trama de paixão, violência e dúvidas.

Como o autor não trata nada como preto ou branco, e sim como um grande cinza, o livro inteiro eu torci pelo amor de Miguel e Nádia, e para minha surpresa no final pela sua amizade com Ingo.

Edson Camara 17/04/2023

Este livro é bom, é cruel, é real, mas é muito bom.
Eu gosto de histórias policiais brasileiras, eu gosto de histórias passadas na década de 1970
Eu vivi o final da minha adolescência e início da vida adulta na década de 1970 e tenho uma certa nostalgia com a época.
O primeiro parágrafo, na primeira página já mostra que Marçal sabe escrever histórias marcantes, ele já te fisga aí e não vai te soltar mais até o final. Vamos nos pondo a par das histórias e da vida dos personagens, aos poucos, mas com consistência e firmeza, misturando os lugares, os tempos e as emoções. Marçal vai nos mostrando a personalidade e o jeito de cada um, só para te fazer gostar e odiar de certas pessoas. A vida de Miguel, Nádia e Ingo, os principais personagens, vão passando na sua frente e ao menos eu fui tomando partido desde cedo, torcendo para o casal ficar junto e viverem felizes para sempre. Mas se a vida não é cor de rosa, também não é o papel no qual este livro foi impresso. Coisas ruins acontecem, gente sofre, gente morre, tem aflição, angústia e dor, muita dor. Tirando Nádia, talvez, não há santos aqui, todos tem sua parcela de ruindade e mau caráter carimbados na testa, são criminosos, dos dois lados do balcão, mesmo assim eu torci muito pra tudo acabar bem, mas não acaba, o último capítulo é para estômagos fortes.
Fiquei triste e feliz com este livro, triste por ser bobo e acreditar que finais felizes de contos de fadas existem e feliz por ter lido uma obra sensacional da mais pura literatura policial brasileira.

GiuLaganá 02/04/2023

Marçal Aquino e seus livros bem escritos
Terceiro livro que leio do autor e gostei. Não adorei, mas gostei. Leitura envolvente, com trama bem construída e final instigante.
Romance policial? Acho que sim. De um policial, pelo menos.
A vida cobrando o passado e o passado regendo o futuro.

Rodolfo 25/02/2023

1973. O Brasil vive o pior momento da Ditadura Militar. Miguel, um agente do setor de Inteligência da Polícia Militar inicia uma nova missão: se infiltrar como integrante de uma quadrilha especializada em roubos de cargas valiosas.
Quando Miguel é aceito no bando, ele não só cai nas graças de Ingo, chefe da quadrilha, como na de Nádia, uma bela e sedutora mulher que nada mais é que irmã de Ingo.
Durante a narrativa vamos acompanhando os desdobramentos de Miguel como integrante da quadrilha, seu relacionamento cada vez mais tórrido com Nádia e as questões pessoais do agente.
Confesso que imaginei a Ditadura Militar mais "presente" na história, porém o pouco que se trata da época é apenas relacionado a menções que os personagens fazem sobre os horrores da época.
O que é inegável é a capacidade do autor em conseguir ambientar a história na época em que ela ocorre, com nomes de carros e marcas de produtos muito comuns na época, transportando o leitor para o mesmo período.

Biblioteca Álvaro Guerra 15/02/2023

O livro se passa no início da década de 1970, durante um dos períodos mais violentos da Ditadura Militar. Traz a história de Miguel, policial que trabalha infiltrado e, não apenas desenvolve laços de amizade com os criminosos que investiga, como também se apaixona por Nádia, irmã de um deles.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/97865559210299

Gio 07/02/2023

A irreverência Marçal
Eu leria até um livro de receitas escrito por Marçal.
Depois de me apaixonar perdidamente pelo ?eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios? e achar que nenhum outro chegaria aos pés, Baixo Esplendor se iguala sendo incrível a cada capítulo.
Só Marçal consegue pegar um assunto tão batido e escrever de modo que me fez varar a madrugada lendo, amei demais!
Vale muito a leitura!

milacrodrigues 31/01/2023

Se ele escrever receitinha de bolo, eu leio!
Eu sempre me surpreendo como o Marçal faz o uso das palavras. Simplesmente não sei explicar, mas é algo que me cativa demais!

Ele pegou uma trama já batida, que todo mundo em algum momento já se deparou na vida, e fez algo lindo! É intenso quando tem que ser, é sensual, é misterioso. A linha temporal pode ser confusa a início, mas, prestando atenção, o final fica surpreendente e te bota pra relembrar certos pontos! E mesmo perdendo um pouco o fio, ao ler o final, você ainda vai relembrar outros pontos, porque tudo se conecta de maneira maravilhosa.

Eu sou fã demais da escrita do Marçal. Não tem jeito, ele sempre me pega!

Renata 19/01/2023

Simples e dinâmico
Muito bem escrito, no vai e vem temporal e na perspectiva de vários personagens.
Miguel é um agente infiltrado investigando uma quadrilha de roubo de cargas. Ele consegue se aproximar do chefe do bando e sua investigação o leva a conflitos pessoais.
Vale a leitura.

Júlia 11/01/2023

Uma história já contada
O enredo do livro parte de uma história que já conhecemos bem, muito presente na sétima arte e na literatura, na qual um policial se infiltra numa quadrilha e acaba se envolvendo talvez mais do que deveria, o que a diferencia desse clichê que nos já tanto sabemos é a habilidosa e envolvente escrita de Maçal Aquino, e não podemos negar que apesar de estar no paradigma popular a premissa não deixa de ser magnética.
O que também difere a obra das demais é a construção do tempo, que não se da de forma linear, mas sim intercala o passado, o presente e o futuro, o que atiça a curiosidade do leitor e torna a leitura hipnotizante.
Apesar dos pontos positivos, é aquela história que já conhecemos pelos olhos de Maçal Aquino, então, se você busca inovação talvez não seja o ideal, já se há a busca pelo entretenimento o livro surpreende as expectativas e prende o leitor até a última página!