Baixo esplendor

Baixo esplendor Marçal Aquino

Resenhas - Baixo esplendor

Filha de Atena 30/03/2024

Como o amor pode nos mudar completamente
Uma novela muito intrigante sobre o submundo das drogas no Brasil na época da ditadura militar. Mostra muito sobre táticas de investigação de infiltrados.
Nao tem muito oq dizer sem dar spoilers mas assim leiam!! Pq é perfeito e arrasador

Manu 24/03/2024

Um romance policial detalhista...
Primeira vez que leio algo do Marçal, um baita escritor mesmo, super dedicado em construir sua narrativa com os mais importantes (ou não) detalhes possíveis. A trama me prendeu, acabou sendo minha primeira leitura desse ano e eu curti. A história, cheia de personagens e seus prazeres e vinganças pessoais vicia e te deixa duvidoso do fim. Um livro escrito por um homem que traz personagens femininas caricatas, femme fatales, viciadas em sexo, que se envolvem com dois homens e geram um instinto de raiva neles, ou senão heterossexuais, mulheres lésbicas masculinizadas que são consideradas zero atraentes, são frias e nem um pouco delicadas. Talvez essas personagens sejam só forma de expressão, mas pra uma mulher se deparar com tantas mulheres "writing by a men" foi chato, perdeu pontos comigo. Os homens em si parecem feder de vez em quando, ficam num limbo entre jovens adultos e véios, um até se chama véio, mas não é. A construção num Brasil de ditadura foi quase esquecida, parecia que no começo eu estava lendo uma história que se passava em 2001 sei lá, e não em 1973. Nota-se que tudo acontece em São Paulo, e eu não vivo em sp e muito menos vi o Brasil da ditadura (só lido com os filhotes dela), então não sei o que o autor quis passar com isso. Dito isso, viva a literatura nacional ?? vale as páginas e o tempo lido!

Mari 06/02/2024

A escrita é super envolvente, mas senti muita superficialidade na história da Nádia. Muitos detalhes físicos e pouca profundidade.

Gabsi 14/01/2024

Você vai sentir tudo o que Marçal quiser que você sinta.
O calor do dia, a paixão por alguém, o peso de segurar uma pistola na mão. É um livro bem a cara do autor, eu diria, pois só ele consegue combinar uma paixão vibrante e uma tensão esmagadora enquanto passa por cenários que parecem ter saído de um sonho (bom, ruim ou nostálgico).
A minha parte favorita, definitivamente, foi ver a relação de Ingo e Miguel. Diria que o relacionamento deles é mais forte, bem construído e bonito quando comparado o do protagonista com Nádia.
Achei parecido até demais com outro livro do autor, "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios", quando ele coloca como protagonista um homem solitário cujo o foco da vida é ser perdidamente apaixonado por uma mulher que tem como traço de personalidade ser atraente e apaixonante. Não dá pra saber mais nada sobre Nádia, sobre seus gostos, seu passado, apenas que ela é o amor de Miguel.
Toda a contextualização é sempre magnífica, é um livro envolvente em tudo que se propõe. Desejei o reencontro de Miguel e Ingo, e principalmente, UM FINAL BOM. O final ser aberto não fez com que ele fosse ruim, mas sim parecer que o autor abandonou o livro na metade.
No mais, vale a leitura, é muito bonito, e deveria ser um livro tão conhecido quanto a obra mais famosa do autor.

alenikollas 20/09/2023

Baixo esplendor foi a primeira leitura de Marçal Aquino, uma que eu estava muito ansioso pra fazer, ainda mais depois de conhecer o autor na Feira do Livro. O livro é uma novela policial muito bem escrita e que prendeu minha atenção desde a primeira pagina.

De forma resumida, o romance acompanha Miguel, o protagonista, um policial infiltrado em uma quadrilha com o objetivo de prende-los, mas que acaba criando relações intensas e perigosas enquanto estava disfarçado com a irmã de um dos bandidos, Nadia. Em alguns momentos, o livro se alterna entre presente e futuro, o que pode ser um pouco confuso, mas não é um fator que atrapalhe de fato a leitura. Apesar do livro se passar durante o periodo da Ditadura Militar, esse fato não fica tão explicito durante a leitura.

Repleto de momentos tensos, de escolhas duvidosas e de casos de amor, a obra combina muito bem ação, suspense e romance ao longo dos capitulos. Recomendo muito para quem é fã de historias policiais! Você certamente não vai se decepcionar, Baixo Esplendor é um prato cheio de ação!

Teca Fernandes 22/08/2023

Recheado de brasil
Comecei a ler Baixo Esplendor numa quarta, estava muito cansada, o dia tinha sido pesado. A ideia era desacelerar para adormecer. Mero engano. Devorei o livro em dois dias!

Me peguei aflita e envolvida com o objetivo do agente Miguel: infiltrado numa quadrilha que roubava cargas. Ingo, Moraes, Elvis, Nádia e tantos outros personagens, tão bem construídos, me pegaram de jeito.

Eu já queria ler algo do jornalista Marçal Aquino, especialmente me chamou muito a atenção o livro "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" (mais o título que o livro, admito) e então me deparei com o Baixo Esplendor e estou muito feliz com a escolha.

Adoro essa escrita meio Mutarelli, recheado de brasil (minúsculo mesmo, de tanto que tentamos escondê-lo), de sangue, sujeira, tesão puro e de malandragem.

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

Martony.Demes 20/08/2023

Mais um livro inebriante de Aquino, que por feliz coincidencia o conheci há alguns dias no SALIPI 2023.

É um livro que possui uma trama bem empolgante, o autor nos carrega nos braços junto a um policial infiltrado que a todo momento a gente desconfia se ele vai ser pego ou se há outro infiltrado além dele. E esses são os desdobramentos do livro.

Eu esperava mais para o final. Achei Nádia um pouco inócua. No geral, o livro é bom viu! Não é o dos melhores de Aquino mas vale a pena conhecer!

Vanessa.Gomes 25/07/2023

É possível se apaixonar pelo escritor? Pois, toda vez me ocorre com o Marçal Aquino. É a segunda obra dele que leio (a primeira, e minha favorita, "Eu Receberia As Piores Notícias dos Teus Lindos Lábios").
Uma vez dentro da leitura, me senti submersa. E cativada. A escrita dele me pega bastante.
Esperava mais do final (o nosso dom de florear tudo, né?!) Talvez isso fale mais sobre mim do que sobre o livro, de fato.

Sem spoilers =)

Déa 17/07/2023

Amei conhecer a escrita do autor, gostei do enredo e como a história foi construída, me lembrou alguns livros que já tinha lido na adolescência, apesar de achar que algumas coisas foram desnecessárias, e outras foram sem sentido, esperava muito mais do desfecho final, ainda assim gostei bastante.

Camila.Exner 08/07/2023

Estilo de escrita interessante
O estilo, com idas e vindas, me cativou bastante e me fez ficar amarrada à trama. Porém, senti que o enredo em si deixou a desejar. Me diverti, mas nada memorável.

Caroline 28/06/2023

Escrita cativante, final excessivo
Interessante a narrativa de acontecimentos do passado e do futuro em um mesmo capítulo e sem marcações, ainda que confunda um pouco, a escrita é quase sempre inebriante e viciante, senti falta de uma ambientação melhor do período em que se passa a história, referências ao ano, particularidades, tecnologia e aspectos sociais ajudam, mas parecem insuficientes no todo
Também me desagradou o final prolongado excessivamente dramático

Catharina61 26/06/2023

O que você faria por amor?
Foi meu primeiro contato com o autor, e espera só um pouco mais de ação na história. Gostei da escrita, de forma que voltamos para o passado, para o presente, futuro, como eram as relações de Miguel com diversos personagens que encontrou ao longo de sua trajetória.
Um dos pontos que mais me angustiou, mas um dos que mais gostei também, foi o fato de não sabermos até o final do livro o nome verdadeiro de Miguel, o que deixou o livro mais intimista.
Sua relação com Nádia, foi linda de se ver, como o relacionamento dos dois evoluiu, e o final dos dois foi triste e emocionante.
De forma geral, foi uma ótima leitura já que nunca li um livro de romance policial brasileiro, VAI BRASIL, e foi de tirar o folego, com a escrita de Marçal por mais que, muitas vezes a descrição de certas cenas para mim eram desnecessárias, especialmente nas últimas páginas, onde ficava a aflição do que iria acontecer com Miguel.
Com certeza irei buscar os outros livros de Marçal Aquino.