Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

Sabri 26/01/2023

tava pensando e a leitura em si é bem individual, cada um tem sua experiência. É que a maioria das resenhas aqui são positivas em relação a esse livro e eu acabei criando expectativas. A protagonista chegou a me irritar. O desenrolar da história, romance, drama não me prendeu, o que fez eu demorar bastante pra ler. Algo que eu gostei foi a maneira abordada sobre virgindade e sexo e as citações

mah 25/01/2023

????
eu ia dar uma nota menor mas ass o fato da história ter realmente acontecido e ela ser casada com ele até hj tipo meu deus!!!! mas o final em si muito triste senhor queria algo feliz e lindo ??

Luana 24/01/2023

Amei
Esse livro é uma perfeição amei conhecer a história da Claude ,amei o carinho que o miah tinha com ela como se ela fosse a coisa mais preciosa desse mundo

Camila 22/01/2023

"Querida Claude, escreva sua própria história. Com amor,eu."
Esse livro é muito especial e me conectou com a minha eu do passado de uma forma que poucas coisas conectam. A Claude é uma protagonista falha e com muitos defeitos, mas foram esses dramas familiares e todo o processo de amadurecimento que fizeram desse livro tão único. O romance não foi o forte para mim, mas o Miah foi essencial em toda essa jornada de autoconhecimento da Claude. Ele também tem dores, e foi lindo acompanhar o desenrolar de uma estória tão real. Adorei a forma com que a sexualidade foi tratada e os personagens secundários. E o final não poderia ser melhor, mesmo que tenha sido doloroso. Foi o livro certo no momento certo para mim, porque, definitivamente, é uma estória de MUITAS camadas, poética e palpável.

.marie 21/01/2023

"o que eu vou fazer com todos esses pedaços?"
acredito que li esse livro em um momento errado, acho que meu eu de dois anos atrás iria simplesmente amar a história, mas o meu eu hoje odiou.

foi uma experiência bem ruim, em nenhum momento consegui engatar na leitura, porque nada me prendia e muitas das vezes a personagem principal me irritava (muito). eu a entendo, entendo suas dores, seus problemas, mas ainda acho que ela foi muito desagradável em certos momentos e eu não suporto personagem principal insuportável, ainda mais quando o livro é narrado em primeira pessoa.

além disso, o casal principal não emocionou nada, achei bem sem graça. a dinâmica é meio esquisita, meio rápida demais, fora que teve uma coisinha que a claudine fez que eu fiquei muito (???) e o que já tava ruim no casal ficou pior.

algumas partes foram um pouco desnecessárias, alguns dramas nem deveriam existir e o final é muito aberto... mas acho que ele ainda é o menor dos problemas do livro!
.marie 21/01/2023minha estante
PS: o nome do livro deveria ser "sem chão"

Morettii. 01/03/2023minha estante
"sem chão" seria genial!

Mariana.Nicolau 19/01/2023

Muitas camadas
Que livro lindo. Verdadeiro. Poético.

Com certeza uma das leituras mais leves que tive nos últimos tempos, mas que não deixou de ser grandiosa e enriquecedora.

Claude é uma menina/mulher com o mundo sólido, com os planos traçados e prontos pra serem concretizados, até que uma conversa com seu pai tira tudo do eixo, onde está o chão que ela sempre pisou? Claude tem que deixar sua viagem com a melhor amiga para outro dia, porque o que resta é ir com sua mãe para uma ilha.

A história começa de leve, num dia comum na vida da personagem principal, vamos conhecendo um pouco das suas amizades, suas convicções, seus sonhos e desejos.

Ao longo do livro, ela vai demonstrando muitos sentimentos controversos por pessoas que pensou serem perfeitas. É muito lindo ver ela perdoando seus pais, se perdoando. Muito lindo ver ela conhecendo Jeremiah Crew e escolhendo escrever sua história, escolhendo não esquecer dela mesma.

Amei!!! Coração em pedaços pela despedida no final, nem imagino como deve ser essa dor, mas sei que a Claude termina essa aventura muito mais forte, e com a certeza de que ela é capaz de escrever uma história linda e só dela.

biatoledo_11 18/01/2023

coming of age de verão
Estava muito ansiosa para essa leitura, ganhei o livro da minha melhor amiga e não vi a hora de terminar e mandar fotos do livro inteirinho marcado para ela!
"Sem ar" é exatamente tudo o que espero quando alguém fala romance de verão. Toda a ambientação da ilha me lembrou muito "Mentirosos" e "Até o verão terminar". Mas o que destaca esse livro dos demais? O foco dele pode parecer ser o relacionamento romântico, entretanto, "Sem ar" é sobre se reencontrar. Jennifer Nieven mais uma vez escrevendo uma história dolorosa, palpável e verdadeiramente real. Em muitos momentos me senti meio dúbia em relação à protagonista, por mais que varias vezes não gostasse dela e odiasse suas atitudes mimadas, não pude deixar de me identificar com Claudine. Esse é um livro de questionamentos sobre o futuro, sobre quem somos, sobre nossos corpos, sobre o amor, sobre a família e acima de tudo sobre o amadurecimento. Gostei muito da construção tão orgânica da amizade da Claude e da Saz e a desmitificação do sexo e da virgindade. Apesar de ter me envolvido muito nas reflexões e adorar a escrita da autora desde "Por lugares incríveis", acho que o livro poderia ter atingido outros patamares se não tivesse sido tão infantil e conveniente algumas partes da narrativa. Foi uma experiência muito prazerosa, leitura obrigatória para curtir o verão, mergulhar num romance de tirar o fôlego e acho (não tenho certeza porque não passei por isso) que a posição que a personagem principal se encontra com o divórcio dos pais pode ser ainda melhor interpretada por quem já esteve nesse lugar.

"Por que algumas histórias têm data de validade e outras duram para sempre?"

aurora ð¹ 12/01/2023

todos os livros dela são os meus favoritos
jennifer niven tem o poder de escrever vários livros, com vários personagens diferentes e fazer eu me apaixonar por todos eles. com esse livro não foi diferente. foi marcante, doloroso, sincero e profundo, igual a ?por lugares incríveis? e ?juntando os pedaços?. cada livro dela é pessoal, repleto de lições e autodescobrimento por mais que ela não tente ensinar nada a ninguém, ela faz isso sem tentar e consegue entrar na minha mente e no meu coração e se alojar lá. porque eu terei para sempre, no fundo da minha alma, jeremiah crew e claudine henry e o que eles viveram na ilha. esse livro foi sobre verdades, verdades dolorosas, e sobre finais. encerramentos, aquilo que a gente mais odeia, que é na verdade aquilo que a gente mais precisa. principalmente quando ficamos sem chão e achamos que o mundo ao nosso redor nunca mais será o mesmo. esse livro existe e vai me lembrar para sempre que existe um chão, que o mundo pode não ser o mesmo, nem eu, mas que eu posso olhar para baixo e ver onde eu estou pisando. jennifer niven criou um lugar seguro para adolescentes como eu se encontrarem e se descobrirem aos poucos, com recomeços, finais e vagalumes. talvez nem todas nós vamos dar a sorte de encontrar um jeremiah crew numa ilha com uma camionete, mas todas nós temos uma claude henry dentro de nós. o chão some, mas ele volta. precisamos lembrar disso, e como palavras são poderosas, eu tenho uma: gratidão.?????

lenadiangelo 10/01/2023

sem ar
fofo e adorável. eh bom e levinho pra passar o tempo, me entreteve muito bem. gostei de passar esses 5 dias lendo 34 dias da Claude numa ilha se apaixonando e vivendo momentos fofos com esse garoto

fã da taylor 09/01/2023

no começo do livro eu tava meio perdida, não tava entendendo a história mto bem, mas depois de uns cinco capítulos eu comecei a compreender. Na segunda parte do livro (são três partes), ela já estava na ilha, eu só queria saber dela e do Miah, eu me apaixonei tanto por eles, juro! Gostei também das amizades que ela fez na ilha e da amizade fortíssima com a Saz.
Pra mim, saber que esse é o livro mais pessoal da autora, pois nos agradecimentos ela diz que essa história realmente aconteceu, e ela era a Claudie e o marido dela era o Miah, me fez gostar mais ainda da leitura. Recomendo muito e virou favorito

annieswt 09/01/2023

sem ar
o livro só começa de verdade na página oitenta, mas a partir daí é uma ótima experiência. é um livro sobre o amor, sobre primeiras vezes e sobre escrever sua própria história.

quatro estrelas é uma nota ótima para o livro e provavelmente depois de lê-lo a jennifer virou uma das minhas autoras favoritas (ainda prefiro a escrita de por lugares incríveis, mas é uma questão mais pessoal). ps: por mais livros com essa representatividade lgbt tão natural!!! ganhou vários pontinhos comigo nesse quesito!
ps2: leiam os agradecimentos da autora, juro que faz toda diferença no livro!

"a vida é um acúmulo de dores. elas nos preenchem e nos tiram o ar e achamos que nunca mais vamos conseguir respirar. mas antes de nos darmos conta, somos apenas palavras em um papel, silenciados e adormecidos até que alguém encontre essas palavras e as leia."
annieswt 09/01/2023minha estante
esqueci de citar uma coisa: se você for um jovem adulto que se sente pressionado pela perda da virgindade, leia!!

Aline 09/01/2023

Um livro profundo, que fala sobre amadurecimento, conexões e recomeço. A narrativa não é tão fluída, mas o final emociona.

Ana 07/01/2023

achei meio parado no começo, mas da metade pro final me cativou completamente, me vi totalmente ansiosa pelo rumo que a história ia tomar e o final me deixou pensando nele por um bom tempo, me deixou mal capenga triste, amo essa autora

Iara 06/01/2023

Um romance clichê TOTALMENTE adorável!
Eu confesso que li muitas resenhas falando sobre ?o livro não ter um capítulo final?, mas sendo um livro pessoal isso é totalmente entendível. Tudo que fazemos na vida possui um ponto final cravado? Ao meu ver não. As coisas acontecem, desacontecem hahahaha

Adorei conhecer a Claude nesse momento da vida dela. Ela estava triste, com raiva, sem chão e o Miah chegou pra devolver isso pra ela.
É um livro bem gostoso e leve de ler, muito bom imaginar todas as aventuras deles por aí.