Sem ar

Sem ar Jennifer Niven

Resenhas - Sem Ar

evermore 26/11/2022

queria uma conclusão mas dps de ler as notas da autora meu coração ficou quentinho, fiquei mt obcecada por essa história e felizmente deu tudo certo!! ainda estou chorando

"Esse homem que, no nosso primeiro dia juntos, descobriu meus segredos e me contou os seus. Que me ensinou a encontrar dentes de tubarão. Que me trouxe galochas. Que me mostrou sua ilha. Que me carregou por um córrego que tinha virado um rio. Que me guiou pela noite à luz dos vaga-lumes. Ele. Eu. Eu. Ele. Nós. Entrelaçados. Este livro é para ele. Para nossos pés enlameados e porões trancados e luas de sangue e tudo o que dissemos um para o outro quando ninguém mais estava ouvindo."

sarah 20/11/2022

Jennifer Niven, mais uma vez você se superou!
Eu literalmente não tenho palavras para descrever que eu tenho sentido enquanto lia esse livro, mais uma vez a jennifer me ensinou mais coisas sobre a vida, e eu estou encantada com a escrita dela, sempre será minha autora favorita, eu simplesmente senti tudo lendo esse livro, e eu não tenho do que reclamar, porque eu só tive sentimentos bons lendo, e se eu pudesse esqueceria tudo só para sentir tudo de novo.

Anna 20/11/2022

Expectativas, expectativas
Certo, devo dizer que esse livro não foi nada como eu esperava.
Eu imaginava lágrimas, sofrimento, tipo "Por lugares incríveis", mas foi tão de boa nesse quesito, de resto eu detestei.
Acho que até preferiria a história dela de verdade porque aí ter um fim que eu gosto, não esse fim.
Cara, eu não acredito nesse fim.
Sei que eles são jovens e blah, blah, blah. Mas quem quer realidade num livro? Merda, de decepção e despedidas eu vivo a vida. Chega, eu quero fantasia nos livros. Quero Miah e Capitã na ilha pra sempre, tipo lagoa azul, moro?
Triste, pensei que ia amar, não amei.
Só vai com calma expectativas.

Lory 18/11/2022

Legal, uma leitura agradável
Primeiro de tudo: quando comecei a ler, logo abandonei a leitura pela personagem principal ser chatinha e enjoada. Reclamava de tudo e só olhava pra si mesmo. Mas não deixem se enganar igual eu me enganei, e não abandonem a leitura. Depois que voltei a ler, percebi que poderia se Ro objetivo da autora em escrever Claude assim. Justamente pro leitor acompanhar o amadurecimento do que poderia ser uma superação ou o início dela. Com o passar dos capitulos, Claude se mostra mais compreensível e sai da sua própria bolha. Na minha opinião, Jeremiah foi essencial pra que Claude abrisse os olhos pro que é certo e perceber que nem tudo na vida são flores e que cabe a nós lidarmos com o que nos surge na nossa vida, do jeito que podemos. O romance que acaba acontecendo entre eles é muito bonito, nada inovador mas bonito de ler. Eu adorei como eles são um com o outro e como o Jeremiah tem uma compreensão que não guarda só pra si mesmo, ele acaba ensinando Claude a ver por esse ponto de vista, o da compreensão. E é aí que eu continuei a história, por isso.

Além da história e dos personagens, eu acredito que esse livro seja uma boa forma de adolescente e pré adolescente a ver a vida se xual que é normal de se ter uma certa curiosidade nessa idade. A autora trata do assunto de uma forma leve e normal, sem colocar como algo primordial, mas sim mostrando a natureza da curiosidade e do medo que cada garota (principalmente as garotas) tem nessa idade.

Enfim, gostei da leitura no final. Ainda bem que voltei a ler, desse jeito eu me aliviei de não ter pego um ranço pela personagem principal. A mãe da Claude se mostra uma mulher muito forte e fod@!! Gosto de como ela lida com as situações. O ambiente é bem escrito e consegui sentir o cheirinho de mar e os barulhos das ondas.

Se eu for apontar algum defeito, seria apenas em como termina. Não é que não foi do meu agrado, nada disso. Apenas que me deixou com uma teoria atrás da outra do que poderia ter acontecido, teorias tristes. Do jeito que termina, não te confirma nada, só especula que certa coisa aconteceu, mas e se essa especulação não aconteceu e outra coisa mais triste aconteceu? Fiquei aflita. Alugou um duplex na minha cabeça esse final. Posso só estar sendo doida de pensar que tenha outras teorias e outros possíveis finais mesmo a autora esclarecendo nos agradecimentos do que se trata o livro? Sim, não vou negar hahaha mas um livro é sobre isso e tá tudo bem.

Raquelzinha : ) 17/11/2022

Tô lembrando da história até agora
?Este momento e suficiente. O agora é suficiente. Não precisamos ser mais nada além do agora.?

?A gente tem que sentir. A gente tem que sentir mesmo que ache que isso vai nos matar.?

Um livro que mostra que mesmo diante de situações ruins, quando sentimos que fomos derrubados, podemos ser fortes, só precisamos nos conhecer melhor pra descobrir que vale a pena se levantar.

Eu esperava um romance clichê, mas gostei mais do que encontrei, algumas partes poderiam ser melhores, mas no geral é um livro marcante.

sarah587 16/11/2022

É um clichê mas muito real, muito verdadeiro. Retrata uma visão muito real de assuntos que geralmente são romantizados nos livros e filmes também.

Me envolvi muito com os personagens e a história. Saber que é baseado na vida da autora torna tudo muito mais real, já estou com saudades deles.

É uma sensação aconchegante. Essa história é incrível e muito pessoal da Jennifer. Talvez eu favorite esse livro de tanto que eu amei. Indico muito essa leitura!

gabriela 01/11/2022

meu livro favorito de 2022!!!!!
eu me encontro manca, xoxa, capenga e desidratada. Tenho um forte sentimento de que esse livro será um dos meus favoritos da vida, mas ainda é muito cedo para dizer. Definitivamente é o meu livro favorito do ano, não consigo colocar palavras o que estou sentindo nesse momento, é um misto de tristeza, alegria e confusão.

(( sobre o final, aqui vem um spoiler:))

eu sabia que ele jeremiah não iria se despedir da claude e isso dói tanto!!! ???? meu deus JENNIFER NIVEN EU VOU QUEIMAR SUA CASA!!! AAAAA SURTO, eu também ja esperava que o final fosse ser algo assim, mas ainda sim estou sem rumo.

Biblioteca Álvaro Guerra 26/10/2022

Claudine Henry não planejava passar o verão numa ilha, mas é lá que o inesperado a esperava. Neste livro por Jennifer Niven, contamos com uma história sobre amores de verão e o inesperado da vida.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788555341335

ultravioletmarkey 25/10/2022

com certeza meu livro conforto agora :)
eu já esperava o final que ele teve e isso me deixou bem satisfeita! amei conhecer esse clichê da vida da minha autora favorita?
a escrita é perfeita, cheio de dramas jovens que fazem a gente entrar mesmo dentro da história
obrigada por isso, jennifer :)

Helô 22/10/2022

Adorei, Claude e Jeremiah vão fazer falta. Adorei a construção da atmosfera do livro, o amor jovem e esperançoso entre os dois, os conflitos internos e externos, a relação de claude com sua mãe, ?the coming of age? da claude. Amei o livro. Sentirei falta das personagens, das cigarras, dos dentes de tubarão, dos vagalumes, das palavras ditas entre eles no escuro e no claro?
?????????

Braz 21/10/2022

Jeniffer niven não sei pq começo um livro seu achando que dessa vez você não me pega, sua danadinha, estou ligada no seu enredo.
Eu comecei essa leitura despretensiosamente.
Despretensiosamente comecei a amar a claude. O jeito que ela descreve as coisas. É quase como se a gente pudesse ser o eu-lírico junto dela. É uma sensação aconchegante. Toda a escrita dessa autora tem cara de casa. É incrível. É pessoal. É muito bom.

ylkeo 19/10/2022

É uma história linda super cativante, amei a escrita, tirei meia estrela pq a claude é uma CHATA mimada (e talvez eu me identifique um pouco com ela), o miah é um amor se errou alguma vez foi tentando acertar amo ele. O sentimento que esse livro me trouxe foi um dos mais gostosos que eu ja tive com uma leitura, em fim um novo favorito.

Mony 18/10/2022

PERFEITO!!
Não sou de ter coisas preferidas, mas me arrisco a dizer que esse é o meu livro de romance preferido até agora!! Me apaguei aos personagens, aos momentos, amei a escrita da autora, me identifiquei em diversas partes, sorri junto, sofri junto, me apaixonei junto. E acho que saber que é baseado na história dela deixa tudo ainda mais real! Sem dúvidas nos deixa Sem Ar ?

Aninha 12/10/2022

Transcendental
olha incrível incrível incrível. nem sei descrever o q senti e até agora tô sentindo. eu amei como a autora organizou as palavras e tudo teve um sentido tão profundo q me marcou bastante. ela misturou um pouco da vida dela com ficção e deixou o final aberto pra os leitores decidirem. Claude e Miah me fizeram repensar muito o significado de viver muito mesmo, é um clichê esse livro, porém não parece entende?