Cinco Semanas Em Um Balão

Cinco Semanas Em Um Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco semanas em um balão

William LGZ 13/07/2022

Uma incrível viagem pela África
Com muito menos tecnicidades do que "Da Terra à Lua", livro do mesmo autor que li antes, este conseguiu me encantar muito mais com uma excelente aventura e um ótimo elenco econômico de personagens, além de fantásticos cenários muito bem explorados.

O empenho de Júlio Verne em sempre trazer essas jornadas épicas, muitas vezes desbravando temas em que o conhecimento da época sobre ainda não estava muito claro e o cobrindo com suas excelentes teorias, é louvável e muito interessante de se acompanhar.

Como um clássico da literatura e alvo de muitas adaptações, dá para prever certos acontecimentos por conta de seus clichês mas ainda sim gostei demais das situações criadas e dos seus personagens, embora não sejam tão profundos.

É uma obra que indico para todos por ser uma leitura leve e divertida, mas ressalto que é uma ficção e algumas das suposições levantadas como certeza aqui foram reveladas serem de outra forma através de estudos posteriores. De qualquer forma, é uma maravilhosa leitura!
Iasmim 27/12/2022minha estante
Como eu faço pra ler aqui

vichy_mahrie 11/03/2024minha estante
Iasmin, esse é um lugar de avaliar livros, medir seu tempo, organizar os livros q vc qr ler, já leu ... aq n se lê infelizmente

Michela Wakami 24/11/2023

Acompanhar esses três grandes amigos numa viagem repleta de aventuras, com muitos perigos, sustos e também alegrias foi muito divertido.

Que amizade maravilhosa!

annacsfraccaro 15/06/2023

Ok?
No começo o livro é bem chato, mas depois melhora um pouco.
Não achei um livro incrível e nem um livro péssimo, a melhor definição seria: bem mediano.
Tinha preguiça de ler algumas horas.
É um livro pra quem gosta bastante de aventura.

Robert 27/12/2022

Mestre das aventuras
3° livro do Verne e parece que a cada livro é uma aventura mais emocionante e uma trama onde vc mesmo se envolve com tudo que acontece.

Ler os livros do Verne é viajar e participar da obra, no final dá um saudade e uma vontade de ir pra próxima grande aventura do autor.

Os personagens são mt semelhantes. O que causa uma noção de que mesmo as histórias sendo diferentes vc já os conhece dos outros livros.
Américo 27/12/2022minha estante
Verne é simplesmente um gênio

Laura Oliveira 13/04/2021

5 semanas em um balão
Mais um livro que chegou ao fim, mais um pra coleção, eu é mais um que eu recomendo a leitura!!

Bruna | @bmartinssss 30/07/2022

Comentar sobre livros do Jules Verne é algo que (talvez) fique meio repetitivo por que eu não canso de dizer o quanto eu acho o autor incrível e sou fã da genialidade dele. Ainda assim, venho aqui recomendar "Cinco Semanas em um Balão" que foi o primeiro livro que o autor escreveu e que é uma história muito gostosa de ler. É sempre uma grande aventura ler as obras de Jules Verne.

Andreza.Zimbaldi 21/01/2022

O melhor até agora!
Dos livros do Júlio Verne que eu li, esse foi até o momento o mais legal, as aventuras, a descrição das coisas, foram bem divertidas, gostei do modo como ele escreve ao decorrer do livro e eu descobri animais que já foram extintos já que o livro é antigo. Gostei bastante da leitura, vale a pena.

Juninho 15/05/2021

Uma aventura clássica
Nessa história somos levados ao continente Africano, guiados por Samuel Fergusson, seu amigo Dick um caçador escocês, e o seu corajoso criado Joe. O objetivo da audaciosa viajem é cruzar á África, partindo de Zanzibar em um balão. Os desbravadores têm como missão descobrir as nascentes do rio Nilo que até então eram desconhecidas pelos Europeus que aos poucos erguiam suas colônias no continente.
O balão foi batizado de Vitória, foram incrementadas novas tecnologias pelo Dr. Fergusson, com uma viajem de cinco semanas parando só para reabastecer de água e comida.
Seguimos acompanhando a aventura repleta de perigos como: desertos escaldantes, nativos bárbaros que são canibais e animais selvagens da savana africana.
Uma leitura divertida e leve, com destaque para o personagem Joe corajoso divertido e muito fiel aos seus princípios e amigos.
O autor Júlio Verne viveu nos anos de 1.800 e apesar disso a tradução da editora Principis é muito acessível de fácil leitura com um ótimo trabalho de diagramação.

Rubens Chaves 19/12/2021

UMA VIAGEM COM A IMAGINAÇÃO DE JULES VERNE.
NA PRIMEIRA OBRA DE SUCESSO, VERNE CUMPRE SUA PROMESSA FEITA AOS 11 ANOS DE IDADE, APÓS UMA TENTATIVA DE VIAGEM PARA ÍNDIA IMPEDIDA P0R SEU PAI. PROMETEU QUE VIAJARIA, A PARTIR DE ENTÃO, APENAS NOS ?SONHOS?.

O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE FERGUSSON, UM INTELIGENTE CIENTISTA, EM UMA VIAGEM DE BALÃO À ÁFRICA EM BUSCA DAS NASCENTES DO RIO NILO. ELE JUNTA-SE AOS DOIS COMPANHEIROS; JOE, FIEL E HABILIDOSO, E KENNEDY FORTE E PRUDENTE.

NO INÍCIO A VIAGEM SEGUE COMO PLANEJADA, O QUE DEIXA A PRIMEIRA METADE DO LIVRO UM POUCO MORNA (O QUE ME FEZ NÃO DAR 5 ESTRELAS). A PARTIR DAÍ, OS IMPREVISTOS DA IMAGINAÇÃO DE VERNE PASSAM A ACONTECER, E TUDO FICA MUITO MAIS EMOCIONANTE ATÉ UM FINAL DE TIRAR O FÔLEGO.

ALÉM DE SUA IMAGINAÇÃO, REVELA-SE QUE JULES TÊM UMA GRANDE CAPACIDADE DE PESQUISA. ELE USA AS RECENTES DESCOBERTAS SOBRE VÕOS EM AERÓSTATOS PARA DESCREVER A CONSTRUÇÃO DE SEU BALÃ0; O ??VITÓRIA? (HOMENAGEM A RAINHA DA INGLATERRA). ALÉM DISSO, A DESCRIÇÃO DAS ÚLTIMAS VIAGENS DE EXPLORAÇÃO DA ÁFRICA SÃ0 UMA CONSTANTE NO LIVRO. ISSO POR VEZES DEIXA A LEITURA UM POUCO CHATA (ISSO TAMBÉM CONTRIBUIU PARA AS 4 ESTRELAS) MAS TAMBÉM DÁ BASTANTE CREDIBILIDADE, FAZENDO-NOS DUVIDAR ENTRE FICÇÃO E REALIDADE.

ASSIM, JULES VERNE CRIA OS DOS MEUS ESTILOS PREFERIDOS: A FICÇÃO CIENTIFICA. PARA QUEM QUISER TESTEMUNHAR A CRIAÇÃ0 DE UM GÊNERO LITERÁRIO, ACONSELHO A LEITURA.

Juju 17/06/2022

Muito bom!
Não tem como Julio nos decepcionar em seus livros!!

A leitura foi bem fluída, a linguagem antiga/difícil é normal pela época e por isso sempre falo, tem gente que pode não se adaptar para ler!!

Em relação as "aventuras" dos livros do Julio, achei esse o mais parado, não acontecia muita coisa. Mas em compensação temos bastante sobre geografia (nunca gostei muito, mas nos livros me interessa demais)
Temos bastante informações sobre a África, cidades, algumas partes dela, as vezes até sobre pessoas que moram por lá

As conversas dos três personagens me fizeram rir em várias ocasiões, Joe foi meu favorito, na minha visão ele é aquele amigo "mais engraçado".
Como ele mesmo disso no final, foi uma viagem "sem emoções fortes", então no quesito emoção, realmente não teve muito mesmo!
Mas super recomendo pra quem gosta da temática de exploração e muita geografia!!

Sarah.Santos 27/10/2022

Uma visão do passado
Nesta obra Verne trata a África da forma com que era vista na época. O balão, nomeado Vitória, é preparado e eles partem com o objetivo de explorar a África em cinco semanas, buscando a nascente do rio Nilo e todos os mistérios que este selvagem continente esconde.
A descrição é cheia de preconceitos, tratando os nativos como completos selvagens violentos e, principalmente, de forma imaginativa, pois ele não explorou literalmente o continente em um balão para ter alguma credibilidade nos relatos. Porém, ele faz isso com tanta maestria que nos faz acreditar que ele era um dos personagens.

Estou com a meta de ler as obras de Verne ainda este ano, já passei por algumas experiências maravilhosas com alguns como viagem ao centro da terra,mas tbm péssimas com outros como 20 mil léguas submarinas, e espero que as próximas sejam superiores ou que pelo menos me divirtam.

Os livros de Verne são revolucionários PARA ÉPOCA em que foram escritos,mas para mim que já n estou muito habituada a esse gênero,confesso que esperava mais

dressa 11/02/2022

Cinco semanas em um balão ?
Cinco semanas em um balão relata a viagem do cientista Samuel Fergusson e seus companheiros Kennedy e Joe, através de toda África em um balão; uma empreitada e tanto.
Pode acreditar, esse livro detalha minuciosamente tuuudo sobre essa viagem. Não posso dizer que houve muita aventura, pois boa parte do livro foi apresentada mais sobre a geografia e história dos locais por onde eles passavam, mas já chegando ao final o livro se intensifica um pouco com algumas tribulações enfrentadas pelos viajantes, que fez valer a leitura até o fim. Por sorte, por mais tediosas que possam ser as descrições de Verne, ele sabe criar bons personagens e me vi apegada a eles.
ps: só indico a quem tenha paciência.

Carol_lp 30/04/2022

Cinco semanas em um balão
É um livro legal, mas sinto que o livro possui uma estrutura "fixa", pois encontrei muitas semelhanças com "Viagem ao Centro da Terra". O começo foi bem devagar e regado a física e matemática, foi interessante mas bemm maçante. Em geral é um livro legal, você consegue conhecer muito sobre as paisagem do continente africano.

M. Lima 17/11/2023

Cinco semanas em um balão
Leitura boa de Julio Verne. Talvez um dos melhores livros para iniciar o universo deste gênio.
Não é uma história fantástica nem mesmo mirabolante. Verne usa bastante de conhecimentos aeronáuticos para explicar situações diversas que nosso protagonista e seu fiel acompanhante passam.