Cinco Semanas Em Um Balão

Cinco Semanas Em Um Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco semanas em um balão

Thaís Dias 07/04/2023

Julio e seus Dr.'s
Mais uma aventura em prol da ciência. Como sempre uma leitura fácil, que flui bem, que faz você desconectar do tempo. Achei um pouco maçante somente quando ela começava a discorrer sobre as outras expedições feitas antes dele. Porém, ainda assim é um ótimo livro, como sempre podemos esperar de Verne.

Graziely8 21/03/2023

EXCELSIOR!

Cinco semanas em um balão é um romance de aventura publicado em 1863. Samuel Fergusson, ao lado de Joe e do escocês Dick Kennedy, parte em uma audaciosa viagem em um balão pelo território africano. Eles enfrentam inúmeros obstáculos e vivem muitas aventuras durante a travessia pela África.
Das obras de Jules Verne, essa é a primeira de que não gostei. O texto é muito descritivo, as aventuras são nada mais que a velha receita da literatura verniana: explorar o desconhecido de maneira muito científica e alheia, geralmente, há um serviçal muito feliz em servir a todo momento - um exagero quase cômico- e um homem rico que busca a realização de seus fetiches a fim de alimentar o próprio ego, e um caçador cuja função é prover alimento.
A mesma receita para narrativas diferentes. No caso de Cinco semanas em um balão, o enredo não consegue apresentar a mesma vivacidade que as outras narrativas de Verne.
Há vários trechos do livro que demonstram o racismo do século XIX, que em uma leitura pós-moderna gera discussões fecundas sobre alteridade e a exploração inconveniente da cultura e do território do Outro.

HevelynHFontanella 28/09/2023

Uma grande aventura
A história etmuiro bem contada, não é maçante e é uma ideia incrível, principalmente pela época em que foi escrita.
Recomendo começar a ler Júlio Verne por esse livro ?

Isa 03/01/2024

Cinco semanas em um Balão - ??
Acabei de acabar o livro, e eu amei!! Eu entrei muito na leitura, e parece que passei tudo que os personagens passaram!! Fiquei frustrada, animada, pensativa, triste e muito emocionada no final do livro!! Os três personagens são simplesmente incríveis!! São corajosos, companheiros, inteligentes e divertidos!! Adorei demais, e com certeza recomendo!! Julio Verne não decepciona nunca ??

Gustavo.Morsch 26/12/2023

Aventura interessante
Aventuras e reviravoltas bem interessantes. Tirando um ou outro preconceito europeu, a história é realmente cativante

Victor 23/05/2022

Uma grande aventura. Mas desgastante.
Depois de 288 páginas posso dizer que foi interessante ver essa grande viagem de Ferguson e seus amigos. Mas caramba, ao mesmo tempo que eu acompanhava cada capítulo, eu ficava cansado com a leitura. Não sei se é a forma que foi escrita ou a história, mas pensei em desistir algumas vezes da leitura. Mas enfim, no fim deu tudo certo e conseguiram concluir seus objetivos na viagem (apesar das loucuras que aconteceram).

Helo 30/01/2023

Cinco Semanas em um Balão - Júlio Verne
Júlio Verne sempre entrega aventuras delirantes que mexem com a nossa imaginação e nos fazem devorar o livro. Cinco semanas em um balão é divertido e cativante, porém algumas questões do livro envelheceram mal pela forma que o autor retrata a África, hoje aprendemos a ter uma visão mais respeitosa sobre o continente, e é compreensível que os relatos são frutos da mentalidade da época. Mas não posso deixar de me incomodar pelos diversos adjetivos como bárbaros, selvagens e outros que são usados, e os europeus retratados como deuses absolutos sendo os objetos mais simples que são atirados para fora do balão vistos como objetos de adoração pelos nativos. E também a menção final aos Talibas, vistos como destruidores das culturas nativas da região e os franceses como salvadores e mantenedores da paz e da ordem.

Uma Vida em Cada Livro 28/09/2023

Amei ??
Cinco Semanas em um Balão é a primeira obra de Julio Verne. Uma viagem incrível e que já demonstra a grandiosidade do autor que está surgindo.
A história é a aventura do doutor Samuel Ferguson, seu melhor amigo Dick Kennedy e o fiel criado de Ferguson, o valente Joe.
O doutor Ferguson pretende cruzar a África, viagem ainda não realizada por nenhum aventureiro. A viagem seria realizada por meio de um balão, cuidadosamente projetado pelo doutor. Juntos, os três vivem situações desafiadoras e maravilhosas cruzando esse imenso continente.
Nesse livro já podemos apreciar a forma como Julio Verne descreve e conta as histórias. O que mais me encanta nesse autor é que ele assume a responsabilidade de contar e descrever as paisagens e lugares tão bem que não é preciso ter ido lá para sentir a experiência. Noto, também, um grande respeito dele com o desconhecido e com outras populações. E, acima de tudo, Julio Verne cruzou, além de o território africano, os diferentes períodos e os limites científicos da época.
Eis o pai da ficção científica.

Samu 15/01/2023

Viagem incrível!
Esse foi o meu primeiro contato com Júlio Verne e estou animado para conhecer mais obras do autor.
Neste livro me aventurei por uma África pré-apartheid que pouco se fala. Júlio nos apresenta este continente aos olhos dos europeusl do século XIX, que tanto desconheciam este território tão diverso. Acompanhamos os 3 mosqueteiros - o engenhoso Samuel, o bravo Joe e o vigoroso Dick - que bravamente se lançam, em um balão, à desbravar desertos, savanas e aldeias 'selvagens'. Aqui nos foram apresentadas as riquezas naturais do Continente Mãe, bem como a riqueza cultural dos seus povos. O livro possui uma dinâmica extremamente estimulante e todos os capítulos se tornam aliciantes. Percebe-se também na viagem dos aventureiros um reflexo da vida real, em que na abundância o vigor prevalece, porém no descaso só restam lamentações, como 'os céus nos abandonou', e logo no luxo seguinte o sentimento de que nada os pode afligir.

Lucas 09/01/2023

Livro mediano
Uma boa leitura, porém, levei meses pra ler porque procrastinei a leitura.

Os livros do Verne valem a pena serem lidos, são livros que trazem um conhecimento diferente do convencional, ainda sim, as histórias que eu li até agora dele, podem ser bem massantes, especialmente nas versões de primeira tradução.
Não recomendo a leitura pra pessoas que não estejam dispostas a ler livros muito detalhistas ou pra pessoas que lêem devagar.

Angel 30/09/2021

E um livro ruim não gostei da história os plot são terríveis e previsíveis e mesmo com o Joe e o Dick sendo personagens incríveis eles não salvam a historia não recomendo

Teenbookread 02/09/2021

Sobrevoar um continente novo com o objetivo de chegar a um lugar que nenhuma civilização teve o privilégio de pisar até então é uma ideia excitante e apavorante ao mesmo tempo. Júlio Verne tem o dom de escrever personagens extremamente inteligentes e carismáticos que cativam o leitor durante a história.
Confesso que as vezes me perdia em meio a tantos detalhes científicos mas as aventuras que traçavam o caminho dos personagens junto das informações científicas tornaram o jornada muito mais fácil. Houve porém alguns momentos angustiantes causados pelos personagens completamente devotos uns aos outros de forma que sempre algum se colocava em perigo pelo bem estar dos seus companheiros.
Sempre admirei as histórias de Júlio Verne e pelo visto não será hoje que isso irá mudar.