Cinco Semanas Em Um Balão

Cinco Semanas Em Um Balão Júlio Verne

Resenhas - Cinco semanas em um balão

Everton 16/01/2023

Poderia ser mais emocionante
Percebi que a história tem um arco parecido com "A volta ao mundo em 80 dias". É um livro bonzinho. Acho que faltou ter mais aventuras. Mas valeu a fértil imaginação de Júlio Verne, hehehe.

luiza 18/01/2023

a aventura é bem interessante, porém a narração conta com vários preconceitos e estereótipos comuns à época.

Sarah587 12/05/2024

Júlio sendo Júlio
Que o Júlio tem um fascínio pelas coisas pouco prováveis e inesperadas para a época não é segredo para ninguém.

Cinco semanas em um balão é um livro leve, divertido e bem jovem. É um pouco engraçado, ensinas muitas coisas e faz a gente se sentir jovem novamente.

Recomendo.

Giovanna 19/01/2023

Esse foi o meu primeiro livro do genero de ficção, então não posso opinar muito, mas gostei muito do livro, o começo achei entediante, mas quando vai desenrolado a história eu gostei bastante, o final foi o esperado e curto
Como eu falei, pro meu primeiro livro de ficção, eu gostei

Felipe.Tura 17/02/2023

Joe Maluco da Cabeça
Sério, comprei um box de livros do Júlio assim que acabei de ler ?Da terra à Lua?.

Comecei por esse por ser no primeiro livros de sucesso dele, e valeu a pena.

Dr. Fergusson, Joe, e Dick pareciam estar na minha frente. Na verdade, me sentia ali com eles fazendo a viagem de balão pela África.

O livro todo é muito bom, e pra quem gosta de uma boa questão de Hidroestática, vai no capítulo do dimensionamento do balão. Não vou mentir, parei no meio da leitura pra conferir o cálculo do empuxo, e ver a força de sustentação. Correto.

Julio Verne seria um grande engenheiro.

Mais um livro com o grande dia 21 de fevereiro como parte de sua história.

Doug 06/03/2023

?Uma viajem à África ??
Esse livro do Júlio teoricamente, foi o "primeiro" dele. É um livro tão bom de ser ler, é empolgante até onde pode ir a imaginação de Verne, os livros dele são sempre marcados com viagens que parecem impossíveis e longínquas com o auxílio de engenhocas inimagináveis. As aventuras na qual ele descreve, os sufocos do Dr. Fergusson e seus ajudantes Dick e Joe... Mas sabe o que mais me impressiona no livro? É a descrição de Júlio verne sobre a África (ah, sim... A viajem consiste em viajar a África dês da costa oriental a ocidental) a parte impressionante é que ele nunca esteve lá, isso só mostra o quão "detalhista" ele é, o quanto estudou e pesquisou sobre o tema com as informações que tinham na época. Sem sombras de dúvidas, o melhor que li dele até agora.

Obs: Outro ponto que merece um destaque é que o Júlio descreve os povos africanos de uma forma bem ampla... Vi ele "realçando" isso e foi interessante, até porque a Europa naquela época não vinha a África/negros com "bons olhos". Devo dizer: Júlio Sigma ?

Avia0 13/04/2023

...
Olha,o começo é bem chatinho pra ler,mas depois q passa do meio melhora um pouco,é um livro bom p quem gosta de aventura, enfim é isso,esperava mais porém é o primeiro livro de Júlio verne q estou lendo ainda tem mais 5 na estante pra ler.

Bibliotecário 21/05/2023

5 Semanas em um Balão
Samuel Fergusson parte para Zanzibar com seu criado e um caçador escocês em uma ousada viagem de balão. No caminho, eles pretendem encontrar a nascente do rio Nilo. Essa aventura dá um vislumbre da exploração da África, território ainda não conhecido por completo pelos europeus da época.

Gabi Mercês 23/05/2023

Livro muito interessante, mas um pouco arrastado devido às explicações técnicas do funcionamento do balão

IaraGuilherme 30/05/2023

É uma história legal, porém em partes muito técnica e arrastada, alguns momentos me incomodou algumas falas racistas, mas a história em si é bacana.

Rebeca518 05/07/2023

Minha opinião
Apesar de já serem amigos desde o princípio, a amizade entre os personagens vai se desenvolvendo ao longo da história e os fazendo criar verdadeiros laços entre si, a ponto de se sacrificarem pelo bem do outro.

Uma coisa importante para se destacar é que Verne trata a África da forma com que era vista na época. Cheia de preconceitos, tratando os nativos como completos selvagens violentos e, principalmente, de forma imaginativa, pois ele não explorou literalmente o continente em um balão para ter alguma credibilidade nos relatos. Porém, ele faz isso com tanta maestria que nos faz acreditar que ele era um dos personagens.

No começo do livro é retratado de forma bem mais técnica a preparação do balão para a viagem e isso pode se tornar meio maçante, mas, como sempre, Verne consegue fazer isso de forma a tornar tudo muito interessante.

Depois de ter lido as obras mais famosas do autor, eu confesso que fiquei com receio de acabar não gostando muito das outras. Claro que esta ainda é uma das obra populares e eu gostei, mas espero que este temor não se concretize nas próximas leituras. De qualquer forma, este livro eu recomendo bastante, especialmente se você está em busca de aventuras.
(Obs: a quantidade de estrelas que eu dei foi errado era para ser 4/5)

Mya 23/08/2023

Chato. Muito chatinho. A coisa só começa a ficar interessante nas 30 páginas finais. E acima de tudo: descaradamente racista, com a típica visão européia de que a civilização deles é a melhor e precisa ser levada aos "salvagens da África" (palavras do livro).

"Ah, mas foi escrito no século XIX", continua sendo racista. Livro péssimo.
Debi 19/09/2023minha estante
Péssima é essa sua resenha sensacionalista. O próprio personagem principal do livro repele essa frase aí que você usou. Os personagens de Verne podem ter um viés imperialista, mas o próprio autor sempre os retrata de maneira sarcástica e satírica, justamente porque nunca defendeu esse tipo de visão ?

Mya 19/10/2023minha estante
Pelo que eu me lembre, em nenhum momento obriguei você a concordar comigo, amg. Essa foi a MINHA experiência, a MINHA opinião e o que EU achei do livro. Se você gostou da leitura, não é problema meu e se eu detestei esse livro, também não é problema seu.

Anderson.g 15/12/2023

Como sempre Júlio Verne arrasando com mais um livro, muito bom com bastante reviravolta e grandes aventuras venha navegar nessa história.

19/01/2024

Cinco semanas em um balão
Inicialmente não consegui me prender a leitura, tive certa dificuldade em me envolver na história, porém ao mesmo tempo que o balão alçou voo, minha leitura o acompanhou.
Uma aventura interessante com ótimos personagens que a complementam de maneira expendida.
Admito que queria ter gostado mais do que gostei desse livro, mas mesmo assim, continua sendo uma ótima opção de leitura.

Sabrina 25/01/2024

Pobre Vitória!
Impressionante como uma viajem que poderia ter dado muito errado, acabou virando uma grande aventura. Essa aventura executada por 3 mentes brilhantes, nos ensina muito mais doque esperávamos. Um livro cheio de emoção e conhecimento.