A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Heloisa Motoki 19/09/2022

Psicologia e finanças
Excelente livro sobre finanças, exemplificou conceitos que de certa forma eu acreditava.

As decisões sobre finanças e sobre sua vida no modo geral devem seguir ao que você acredita.

O desafio é você se entender para tomar as melhores decisões. Não com base no seu ego

Vale muito a leitura e reflexão.

°Patt~Siilva° 23/09/2022

Psicologia financeira - vc e os efeitos das decisões
Entender que a psicologia, seja de modo geral, ou na área financeira, conduz nossas vidas, é uma ajuda fundamental.

Como as decisões pessoais, sobre finanças podem refletir no coletivo e vice-versa, pode ser bem útil.

Quanto mais conhecimento sobre a psicologia, financeira ou em qualquer outro aspecto, mais condições de vivermos bom, teremos.

Darty 27/09/2022

Liberdade
A possibilidade de fazer o que se quer, quando se quer, com quem se quer, pelo tempo que desejar, não tem preço.
Ter dinheiro é igual a ter liberdade de escolha.
Tiago Absolão. 27/09/2022minha estante
Perfeito.

Henrique609 27/09/2022

Importante para quem entende um pouco do mercado.
Em leitura essencial para quem já aprendeu algo sobre o mercado financeiro.

Apesar do livro tratar da psicologia como a base para bons resultados financeiros, para quem não tem familiaridade com o mercado ele se torna um peso. Isso porque os exemplos, em sua maioria, são baseados em acontecimentos do mercado.

Muito embora uma pessoa possa ter dificuldade de entender o livro, esse não foi o meu caso.

A leitura é fácil, fluída, tem muita coisa nova que não se vê em livros sobre esse tema. Ou seja, vale muito a pena.

Bruna 04/10/2022

Uma delícia de leitura. Um livro que fala de finanças meio motivacional é mérito para poucos. Normalmente quando esse assunto vem a tona, já vem a culpa por todas as decisões erradas que tomamos no passado e continuamos tomando no presente. Esse livro é diferente. Ele tira um pouco o peso dos nossos ombros e encoraja o leitor a buscar um novo caminho, com menos ganância e mais humildade. Livro certo na hora certa, pelo menos para mim.

Rafael Cerdeira 19/07/2023

O conteúdo é basicamente sobre citações de eventos financeiros que ocorreram nos Estados Unidos e historietas de pessoas que enriqueceram de forma inusitada. Fiquei esperando o momento que algo sobre psicologia seria dito, mas finalizei a escuta do audiobook com um sabor amargo e frustrado.
Mas um ponto positivo é perceber o tamanho de minha ignorância quando o assunto é finanças.
Esse foi apenas o primeiro livro que tive contato com o assunto. Creio que exista outros muito superiores que, inclusive, foram citados pelo autor deste.
No mais, eu diria que esse livro só seria útil para uma pessoa que mora nos Estados Unidos e queira saber sobre algumas curiosidades no capo das finanças.

Faz o L.

Tom 07/08/2023

Uma abordagem diferente sobre como lidamos com o dinheiro
Até então eu havia lido alguns livros cujos autores compartilham suas experiências rumo ao patamar que todos querem chegar: a independência financeira. Aprendi muito, mas faltava uma leitura que me ajudasse a entender como ajo do jeito que ajo em relação às finanças. Morgan House elucidou algumas dúvidas que tinha em relação ao meu comportamento quando o assunto é dinheiro e, finalmente, descontruí a imagem equivocada que eu tinha a respeito do hábito de guardar dinheiro: não preciso ter um objetivo específico para fazer isso ( carro, casa...) mas sim porque em algum momento vou precisar e isso é suficiente. Antes de ler esse livro, eu achava que estava indo na contramão do caminho trilhado pelos grandes investidores, mas, como diz o o autor, eu não posso jogar o jogo dos outros, o meu é único e as regras que valem pra eles nem sempre servirão pra mim.

Kellen.Pianetti 30/10/2022

Finanças é sobre psicologia e não matemática exata
Morgan traz vários temas financeiros e como as pessoas tratam isso de diferentes formas. Durante a obra, temos vários exemplos de como nosso lado emocional impacta nas decisões e
Como vemos o mundo também muda as nossas finanças. Além disso o fator sorte e bem retratado e discutido.
Por fim temos um overview da importância da vida financeira dele e de sua família e de como a economia dos eua tem mudado ao longo da história, entretanto, mesmo assim o processo é cíclico!

Chann 12/11/2022

Espetaculares observações sobre o desenvolvimento econômico e cultural que transformaram e continuarão a transformar as sociedades ao redor do mundo. A Economia é resultado da somatória do comportamento de diversos individuos que exercem forças favoráveis ou antagônicas em prol de seus interesses. Um bom conselho é, não como o seu marshmallow agora e aguardar um pouco de tempo para poder comer dois depois.
Recomendo para passos que querem cuidar do seu futuro financeiro.

Sarja 13/11/2022

Ótimo livro, acredito que seja um livro que fará ainda mais sentido para aqueles que já tenham algum conhecimento sobre finanças ou que já tenham praticado algum tipo de investimento. Pois muitos dos erros cometidos e pontos de vista explicados no livro farão parte da jornada do investidor que acredito dará muito mais atenção ao que é dito se já tiver experimentado essas situações. Livro para ser relido de tempos em tempos

Lalves 30/11/2022

Recomendo
Apesar de ser um livro teoricamente pequeno comparado a maioria dos livros de autoajuda, esse livro consegue ser bom e direto ao mesmo tempo. Pode não ser o melhor ou mais eficiente, mas recomendo da mesma maneira.

Rodrigo 22/12/2022

O livro é bem interessante, muitas ideias simples que se provam excelentes são demonstradas. Vale a pena

Eduardo 18/10/2023

Adorei!
Muito bom o livro... essa questão financeira deveria ser ensina nas escolas desde cedo!

O livro possui bons ensinamentos em uma linguagem bem agradável.

Paulo 06/01/2023

Fantástico
Que livro fantástico. Escrita simples, acessível a todos os públicos, desde o iniciante até o mais avançado. Nesse livro o autor mostra que na realidade o sucesso dos nossos investimentos depende muito mais do nosso comportamento psicológico do que do comportamento racional. São nos momentos de stress que tomamos atitudes dominados pelos sentimentos e conseguir controlar os sentimentos, tanto positivos, como negativos é crucial para o sucesso dos investimentos. Fica claro no livro, que mais importante do que acertar o pico do ciclo do mercado, é traçar as metas (metas boas, com aquisição de boas empresas) e segui-las, independente da situação do mercado, pois no longo prazo, a estratégia mais vendedora é essa.

Recomendo demais esse livro. A todos os amantes de investimento e economia.