A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Eduardo 18/10/2023

Adorei!
Muito bom o livro... essa questão financeira deveria ser ensina nas escolas desde cedo!

O livro possui bons ensinamentos em uma linguagem bem agradável.

Paloma.Ferreira 25/06/2022

Leitura fácil e fluída.
Housel fala sobre finanças, história e psicologia de uma forma tão intimista que o leitor penetra em suas ideais sem dificuldade alguma.
Um daqueles livros obrigatórios para categoria. Aqui, Morgan mostra que investimento é pessoal, individual, afinal somos seres em constantes metamorfoses, logo, únicos. Desta maneira, além de paciência e estratégia o investidor deve compreender que:
- investir não é uma receita de bolo.
- nem tudo funciona para todos.
- não querer correr grandes riscos com o seu dinheiro está tudo bem. Você não é obrigado a seguir a manada, afinal, eles podem estar muito errados.
- investimento tem mais a ver com paciência do que com inteligência.
- a paciência é fundamental. O tempo é o melhor amigo do investidor.

Paulo 23/01/2023

Poupe e espere...
É um livro que segue a “fórmula mágica americana” de livros de auto-ajuda, com a exposição de diversos exemplos concretos e a apresentação de conselhos práticos.
A obra, porém, revelou-se interessante devido à abordagem psicológica da relação que temos com o dinheiro. Segundo o autor, o importante é ter a consciência tranquila na hora de dormir, ainda que para isso possamos perder oportunidades de fazer mais dinheiro.
Cada um deve entender seu próprio horizonte de tempo, dentro das suas circunstâncias pessoais, e não se deixar influenciar por ações e comportamentos de pessoas ou da mídia.
Ao final, o próprio autor revela sua estratégia de investimentos, consistente em alta taxa de poupança, paciência, otimismo e a aplicação de recursos em fundos de índice de baixo custo. Sem fórmulas mágicas: vida austera e poupança. Assino embaixo e recomendo a leitura do livro.

Hiária 09/07/2022

Finanças, assim como viver, é um risco!
A leitura de ?A Psicologia Financeira? é prazerosa e dividida em vinte capítulos curtos.

A vontade que dar é ler tudo de ?uma sentada?, porém a leitura, por ser leve e convergir com situações que passamos, pois como citei: Finanças é um risco, assim como viver! Nos faz dar pausas de reflexão?

O ponto importante:

O que vale pra minha vida pessoal ou financeira pode não valer para outra pessoa próxima a mim, pois embora coexistimos no mesmo ambiente, somos individuais e temos perspectivas diferentes.
E, pra mim, essa é a grande sacada do livro. Te dar dicas curtas, referencia gerações, contudo o autor sempre enfatiza que tudo é pessoal, independente do meio em que você está vivendo?

A frase que mais gostei foi ?Risco é aquilo que sobra quando você acha que já pensou em tudo.? (?)

Isso é válido pra a vida, projetos, trabalho, finanças? Nesse parágrafo parei pra refletir sobre erros que cometi, principalmente em projetos que trabalho, mesmo depois de ter mitigado todos os riscos eu cometi erros. E sim, o risco é inerente à você. Ou seja, não tem como prever algo que você desconhece.

Abaixo algumas frases do livro que achei interessante? (pode ser spoiler), então se não quiser, pare de ler por aqui. ?

?Não devemos usar as surpresas do passado como guia para os limites do futuro, mas devemos usar as surpresas do passado para admitir que não temos a menor ideia do que pode acontecer no futuro.?

?As quatorze palavras mais perigosas no setor de investimento são:
?As quatro palavras mais perigosas no setor de investimentos são ?dessa vez é diferente??.?

?A parte mais importante de um plano é ter um plano para quando o plano não estiver saindo de acordo com o plano.?

Boa leitura! ?

Julia 11/11/2023

A psicologia fimanceira
Não foi um dos meus livros favoritos.
Achei que seriam ensinamentos mais "fáceis" de colocar em prática.

Maria 31/10/2023

Um livro okay
Antes de ler eu tinha muita expectativa, pois muita gente falou bem e indicou. E ao decorrer da leitura cheguei a conclusão: sim é bom, mas nada excepcional.
É um livro bem escrito, com várias informações mais direcionadas aos EUA, que trata sobre dinheiro, fortuna e investimentos, na visão psicológica.
Gostei, mas não amei.

Tiago Fachiano 15/07/2022

Sempre bom relembrar
O livro traz conceitos básicos sobre psicologia financeira e como é o importante poupar e pensar no futuro. Manter uma carteira longo prazo e sempre buscando mais rentabilidade e controlar ganância.

Rafael Cerdeira 19/07/2023

O conteúdo é basicamente sobre citações de eventos financeiros que ocorreram nos Estados Unidos e historietas de pessoas que enriqueceram de forma inusitada. Fiquei esperando o momento que algo sobre psicologia seria dito, mas finalizei a escuta do audiobook com um sabor amargo e frustrado.
Mas um ponto positivo é perceber o tamanho de minha ignorância quando o assunto é finanças.
Esse foi apenas o primeiro livro que tive contato com o assunto. Creio que exista outros muito superiores que, inclusive, foram citados pelo autor deste.
No mais, eu diria que esse livro só seria útil para uma pessoa que mora nos Estados Unidos e queira saber sobre algumas curiosidades no capo das finanças.

Faz o L.

tatianasbarreto 25/06/2023

Todos deviam ler
Esse livro é maravilhoso, antes de iniciar a investir, todos deveriam ler esse livro, ele nos mostra várias crenças que temos em relação ao dinheiro. Como devemos aprender a lidar com o dinheiro, além disso, muitas crenças que sempre ouvimos como algo certo a se fazer nesse livro, cai por terra. Recomendo e gostaria deles novamente. Aliás, acho q deve ser a primeira leitura do ano para todos.

Bruna 04/10/2022

Uma delícia de leitura. Um livro que fala de finanças meio motivacional é mérito para poucos. Normalmente quando esse assunto vem a tona, já vem a culpa por todas as decisões erradas que tomamos no passado e continuamos tomando no presente. Esse livro é diferente. Ele tira um pouco o peso dos nossos ombros e encoraja o leitor a buscar um novo caminho, com menos ganância e mais humildade. Livro certo na hora certa, pelo menos para mim.

Placido.Sousa 08/06/2023

Resenha
Ótimo livro para iniciantes. Nada técnico, e histórias fantásticas sobre financias que podemos levar para vida.

Paulo 06/01/2023

Fantástico
Que livro fantástico. Escrita simples, acessível a todos os públicos, desde o iniciante até o mais avançado. Nesse livro o autor mostra que na realidade o sucesso dos nossos investimentos depende muito mais do nosso comportamento psicológico do que do comportamento racional. São nos momentos de stress que tomamos atitudes dominados pelos sentimentos e conseguir controlar os sentimentos, tanto positivos, como negativos é crucial para o sucesso dos investimentos. Fica claro no livro, que mais importante do que acertar o pico do ciclo do mercado, é traçar as metas (metas boas, com aquisição de boas empresas) e segui-las, independente da situação do mercado, pois no longo prazo, a estratégia mais vendedora é essa.

Recomendo demais esse livro. A todos os amantes de investimento e economia.

Kellen.Pianetti 30/10/2022

Finanças é sobre psicologia e não matemática exata
Morgan traz vários temas financeiros e como as pessoas tratam isso de diferentes formas. Durante a obra, temos vários exemplos de como nosso lado emocional impacta nas decisões e
Como vemos o mundo também muda as nossas finanças. Além disso o fator sorte e bem retratado e discutido.
Por fim temos um overview da importância da vida financeira dele e de sua família e de como a economia dos eua tem mudado ao longo da história, entretanto, mesmo assim o processo é cíclico!

Chann 12/11/2022

Espetaculares observações sobre o desenvolvimento econômico e cultural que transformaram e continuarão a transformar as sociedades ao redor do mundo. A Economia é resultado da somatória do comportamento de diversos individuos que exercem forças favoráveis ou antagônicas em prol de seus interesses. Um bom conselho é, não como o seu marshmallow agora e aguardar um pouco de tempo para poder comer dois depois.
Recomendo para passos que querem cuidar do seu futuro financeiro.

Sarja 13/11/2022

Ótimo livro, acredito que seja um livro que fará ainda mais sentido para aqueles que já tenham algum conhecimento sobre finanças ou que já tenham praticado algum tipo de investimento. Pois muitos dos erros cometidos e pontos de vista explicados no livro farão parte da jornada do investidor que acredito dará muito mais atenção ao que é dito se já tiver experimentado essas situações. Livro para ser relido de tempos em tempos