A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Paulo 06/01/2023

Fantástico
Que livro fantástico. Escrita simples, acessível a todos os públicos, desde o iniciante até o mais avançado. Nesse livro o autor mostra que na realidade o sucesso dos nossos investimentos depende muito mais do nosso comportamento psicológico do que do comportamento racional. São nos momentos de stress que tomamos atitudes dominados pelos sentimentos e conseguir controlar os sentimentos, tanto positivos, como negativos é crucial para o sucesso dos investimentos. Fica claro no livro, que mais importante do que acertar o pico do ciclo do mercado, é traçar as metas (metas boas, com aquisição de boas empresas) e segui-las, independente da situação do mercado, pois no longo prazo, a estratégia mais vendedora é essa.

Recomendo demais esse livro. A todos os amantes de investimento e economia.

Thyago.Pereira 24/04/2022

Essa é uma daquelas leituras que dizemos ser obrigatórias para todos. Não é um livro que lhe trará fórmulas mágicas mas lhe abrirá os olhos para a capacidade de recuperação da economia. Que as experiências da nossa geração possa ser capaz de produzir pessoas capazes de suportar longas crises financeiras e que não apenas suportem, mas que cresçam com elas.

tatianasbarreto 25/06/2023

Todos deviam ler
Esse livro é maravilhoso, antes de iniciar a investir, todos deveriam ler esse livro, ele nos mostra várias crenças que temos em relação ao dinheiro. Como devemos aprender a lidar com o dinheiro, além disso, muitas crenças que sempre ouvimos como algo certo a se fazer nesse livro, cai por terra. Recomendo e gostaria deles novamente. Aliás, acho q deve ser a primeira leitura do ano para todos.

Eduardo 30/06/2023

Incrível!
O livro reflete exatamente meus conceitos sobre investimentos. Investir é muito mais que uma busca incessante pelas maiores rentabilidades, mas sim uma filosofia de vida. Uma liberdade para que voce possa fazer o que voce quer, quando quiser e pelo tempo que quiser.

Sara Férrer 15/01/2023

Livro incrível
Eu particularmente já sou apaixonada por estes livros sobre finanças, mas este livro conquistou meu coração.
Simples, divertido, dinâmico e atual esse livro me fez entender diversos aspectos sobre mim mesma e a forma como eu lido com dinheiro.
Super recomendo.

manel T 09/06/2022

Leitura simples apesar de haver muita reflexão com referência bibliográfica, o que é ótimo. O que mais me marcou nesta leitura foi o conceito "paradoxo do dono do carro", o Sr.Housel trouxe muito bem empregado(me pegou de jeito já que se encaixa em minha realidade!).

Wilson 10/06/2022

Leitura leve, mas de impacto
A leitura desse livro é bastante fluída, mesmo para quem não é amante do mundo dos investimentos. Considero os conhecimentos deste livro como essenciais e sempre válidos de serem revistados. Recomendadíssimo !
?????

Rafael Cerdeira 19/07/2023

O conteúdo é basicamente sobre citações de eventos financeiros que ocorreram nos Estados Unidos e historietas de pessoas que enriqueceram de forma inusitada. Fiquei esperando o momento que algo sobre psicologia seria dito, mas finalizei a escuta do audiobook com um sabor amargo e frustrado.
Mas um ponto positivo é perceber o tamanho de minha ignorância quando o assunto é finanças.
Esse foi apenas o primeiro livro que tive contato com o assunto. Creio que exista outros muito superiores que, inclusive, foram citados pelo autor deste.
No mais, eu diria que esse livro só seria útil para uma pessoa que mora nos Estados Unidos e queira saber sobre algumas curiosidades no capo das finanças.

Faz o L.

Paloma.Ferreira 25/06/2022

Leitura fácil e fluída.
Housel fala sobre finanças, história e psicologia de uma forma tão intimista que o leitor penetra em suas ideais sem dificuldade alguma.
Um daqueles livros obrigatórios para categoria. Aqui, Morgan mostra que investimento é pessoal, individual, afinal somos seres em constantes metamorfoses, logo, únicos. Desta maneira, além de paciência e estratégia o investidor deve compreender que:
- investir não é uma receita de bolo.
- nem tudo funciona para todos.
- não querer correr grandes riscos com o seu dinheiro está tudo bem. Você não é obrigado a seguir a manada, afinal, eles podem estar muito errados.
- investimento tem mais a ver com paciência do que com inteligência.
- a paciência é fundamental. O tempo é o melhor amigo do investidor.

Rodrigo 22/12/2022

O livro é bem interessante, muitas ideias simples que se provam excelentes são demonstradas. Vale a pena

Tom 07/08/2023

Uma abordagem diferente sobre como lidamos com o dinheiro
Até então eu havia lido alguns livros cujos autores compartilham suas experiências rumo ao patamar que todos querem chegar: a independência financeira. Aprendi muito, mas faltava uma leitura que me ajudasse a entender como ajo do jeito que ajo em relação às finanças. Morgan House elucidou algumas dúvidas que tinha em relação ao meu comportamento quando o assunto é dinheiro e, finalmente, descontruí a imagem equivocada que eu tinha a respeito do hábito de guardar dinheiro: não preciso ter um objetivo específico para fazer isso ( carro, casa...) mas sim porque em algum momento vou precisar e isso é suficiente. Antes de ler esse livro, eu achava que estava indo na contramão do caminho trilhado pelos grandes investidores, mas, como diz o o autor, eu não posso jogar o jogo dos outros, o meu é único e as regras que valem pra eles nem sempre servirão pra mim.

Hiária 09/07/2022

Finanças, assim como viver, é um risco!
A leitura de ?A Psicologia Financeira? é prazerosa e dividida em vinte capítulos curtos.

A vontade que dar é ler tudo de ?uma sentada?, porém a leitura, por ser leve e convergir com situações que passamos, pois como citei: Finanças é um risco, assim como viver! Nos faz dar pausas de reflexão?

O ponto importante:

O que vale pra minha vida pessoal ou financeira pode não valer para outra pessoa próxima a mim, pois embora coexistimos no mesmo ambiente, somos individuais e temos perspectivas diferentes.
E, pra mim, essa é a grande sacada do livro. Te dar dicas curtas, referencia gerações, contudo o autor sempre enfatiza que tudo é pessoal, independente do meio em que você está vivendo?

A frase que mais gostei foi ?Risco é aquilo que sobra quando você acha que já pensou em tudo.? (?)

Isso é válido pra a vida, projetos, trabalho, finanças? Nesse parágrafo parei pra refletir sobre erros que cometi, principalmente em projetos que trabalho, mesmo depois de ter mitigado todos os riscos eu cometi erros. E sim, o risco é inerente à você. Ou seja, não tem como prever algo que você desconhece.

Abaixo algumas frases do livro que achei interessante? (pode ser spoiler), então se não quiser, pare de ler por aqui. ?

?Não devemos usar as surpresas do passado como guia para os limites do futuro, mas devemos usar as surpresas do passado para admitir que não temos a menor ideia do que pode acontecer no futuro.?

?As quatorze palavras mais perigosas no setor de investimento são:
?As quatro palavras mais perigosas no setor de investimentos são ?dessa vez é diferente??.?

?A parte mais importante de um plano é ter um plano para quando o plano não estiver saindo de acordo com o plano.?

Boa leitura! ?

Tiago Fachiano 15/07/2022

Sempre bom relembrar
O livro traz conceitos básicos sobre psicologia financeira e como é o importante poupar e pensar no futuro. Manter uma carteira longo prazo e sempre buscando mais rentabilidade e controlar ganância.