A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

Paulo.Henrique 23/02/2024

Coerência
A narrativa em torno de Andy Gottesman e as discrepâncias observadas no comportamento em relação ao dinheiro e decisões médicas ilustram um fenômeno psicológico e social comum: a diferença entre o que as pessoas dizem e o que realmente fazem. Isso se aplica não só ao investimento financeiro, mas também a várias decisões da vida cotidiana, incluindo escolhas de saúde.

A ênfase na importância de viver abaixo dos próprios meios e manter um estilo de vida modesto, mesmo com o aumento da renda, reflete uma filosofia de vida que valoriza a segurança financeira e a independência acima da ostentação ou do consumismo. Essa abordagem é apoiada por autores como Nassim Nicholas Taleb, que argumenta a favor de estratégias que reduzem a vulnerabilidade a eventos imprevisíveis e promovem a resiliência, em vez de competir em uma corrida sem fim por status ou riqueza.

O contraste entre o discurso e a ação, bem como a complexidade das decisões individuais, seja em finanças ou saúde, evidencia a necessidade de uma abordagem mais personalizada e informada. Reconhecer essa discrepância pode ajudar as pessoas a fazer escolhas mais alinhadas com seus valores e objetivos pessoais, em vez de seguir cegamente conselhos gerais ou tendências.

Filipe379 22/02/2024

Um livro moderno e essencial sobre dinheiro.
O livro foi publicado em 2021, ou seja, muito atual. Logo no início da leitura, fica muito claro que as Finanças Comportamentais possui fundamentos que vão de encontro ao íntimo do leitor, fazendo com que o término de cada capítulo seja realmente um momento de pausa e reflexão sobre o nosso comportamento em relação ao dinheiro.
Outro ponto interessante é que a bibliografia é extensa, e fornece uma base mais substancial ao conteúdo. Não é um livro qualquer.
Recomendo a leitura.

Mariana Soliman 22/02/2024

Um livro de fácil aplicação
Livros financeiros não são os mais interessantes (para mim) nem de tão fácil leitura, o que é diferente no caso deste livro. O autor nos ajuda a melhorar nossa percepção e modo de pensar sobre dinheiro e muitas de suas observações são fáceis de aplicar em nossa vida.

AliceFonseca.25 22/02/2024

Achei muita humildade do autor ao dizer que não há respostas certas, cada um sabe o que é melhor, possível dentro de sua realidade, personalidade. O autor mostra a importância da psicologia aplicada na área financeira para desvendar para nós mesmos as respostas de nossos comportamentos, como por exemplo, queremos luxos, ter um carro top, não porque é necessário ou porque gostamos mas para satisfazer uma necessidade de atenção das outras pessoas, queremos parecer bem sucedidos, ricos, inteligentes. Assim como explica, e mostra com exemplo das redes sociais que norteiam nossa nessa área, sendo partes de nossos reflexos, vivências passadas ou presentes do contexto em que atualmente vivemos.
Clara Oaky 22/02/2024minha estante
Aí siiim, achei ele muito assertivo. Pensando seriamente em reler...

AliceFonseca.25 22/02/2024minha estante
Simm

LeandroCastro88 21/02/2024

O livro passa algumas visões bacanas sobre nossas mentes em relação ao dinheiro. É recheado de exemplos reais. Focado demais no mercado americano, mas é possível trazer algumas orientações pro nosso modo de viver.

Larissa 20/02/2024

Ensinamentos para a vida
Além de ensinar sobre educação e psicologia financeira, o livro traz ensinamentos com analogias que podem ser aplicadas em outros âmbitos da vida.

Com muitos exemplos reais e práticos, o autor traz explicações através da história e também expõe suas próprias experiências como um cidadão comum.

Vale a pena demais a leitura!

Lika.Tanaka 19/02/2024

Sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento. E a forma como alguém se comporta é uma coisa difícil de se ensinar, mesmo para pessoas bastante inteligentes.

_gsarmento 18/02/2024

Livro esclarecedor sobre a área financeira.
Ajuda a entender, em boa parte, como a economia funciona, e através disso adquirir independência financeira.
A leitura é fácil, não é cansativa

decosvaldo 17/02/2024

Perfeito para quem quer enriquecer e continuar rico
Um livro objetivo, de fácil leitura e com conteúdo magnífico sobre o que significa de fato a liberdade financeira.

Diego 16/02/2024

Um exemplar rico de como enxergar o trato que podemos ter com as finanças.
Estratégias de psicologia de ressignificados e novas maneiras de ver o mundo. Recomendo!

Milena.Coneglian 16/02/2024

Linguagem fácil, acessível
Livro muito fluido não se parece em nada com os livros de finanças cheios de termos técnicos. Vale a pena.

Daniel1804 15/02/2024

Excelente livro
Livro que te ensina do básico ao mais complexo sobre investimentos e também como encontrar o equilíbrio na vida financeira.

Hilda Cunha 15/02/2024

Super necessário!
Sim! A leitura desse livro é muito necessária. Além de ser um livro rico em todos os sentidos, a leitura é super tranquila e de fácil entendimento.
Gostei muito ??

Geo 14/02/2024

Foi uma das poucas vezes que alguém mostrou alguns fatos do mercado financeiro de uma forma tão honesta. Diversas vezes ele fala como superar os índices do mercado de ações (fazer seu $ render mais do que a maioria) se deve a eventos de cauda. Esses eventos são raros e imprevisíveis, tem menos probabilidade de acontecer mas causam um impacto grande.
Por isso ele fala diversas vezes que, ao lidar com finanças, você deve ser razoável e saber o que é melhor pra você. Ou seja: até existem milagres, mas provavelmente nenhum vai acontecer especificamente com você.
Esse livro tem diversas coisas assim, que ninguém te fala muito, não aparecem na TV e nem tem muita graça. Mas é importante pra construir uma mentalidade financeira duradoura.
Recomendo muito e vou ler mais vezes.

BeatrizLeone 13/02/2024

O mais engraçado é que ele não fala nada absurdamente novo ou revolucionário, algumas coisas chegam a ser até óbvias, e acho que isso é o mais legal nesse livro. O "milagre" está em se voltar pra você e não para fora. Parar de consumir por consumir e adotar uma postura mais consciente. A verdadeira revolução é o que menos queremos ouvir mas o que mais precisamos