A Psicologia Financeira

A Psicologia Financeira Morgan Housel

Resenhas - A psicologia financeira

rafapagno 08/03/2024

Realista e, realmente, atemporal
Simplesmente aplicável não só para a área financeira, mas para a VIDA em si.

Um livro com uma leitura super fácil, fluida e muito bem embasada. Já li outros livros sobre finanças que eu simplesmente me arrastava lendo, mas esse realmente me fez sentar e ler do começo ao fim.

Em resumo, é um livro que NÃO te estimula a ambição e a ganância, muito pelo contrário. Eu me surpreendi no quanto ele vai contra várias falácias por aí.

Ele fala que o segredo do "sucesso financeiro", não vem da ostentação que muitas vezes buscamos para sermos respeitados e admirados por outros, o segredo é você fazer o BÁSICO: guardar o dinheiro e ser modesto, levando uma vida frugal.

Ninguém precisa saber quanto dinheiro você tem, porque a verdadeira fortuna é aquilo que ninguém vê. Ninguém vê porque ela não foi convertida em um apartamento, um carro ou qualquer outro bem material.

Uma das maiores lições que eu aprendi nesse livro que eu NUNCA vi nenhum outro livro falar foi: guarde dinheiro. Não com o objetivo de comprar um carro ou uma casa, sei lá. Mas guarde com o objetivo de conseguir lidar com os imprevistos que nos pegam de supresa.

É o dinheiro guardado que é a verdadeira fortuna e é ele que vai te trazer a independência.

Simplesmente um dos melhores livros que eu já li.

Leh 07/03/2024

Mereceu 4 estrelas por ser realista e lembrar que cada um vive uma realidade e investe da forma que for melhor pra aquela realidade. Foi cirúrgico ao falar do papel da sorte e do azar. Traz boas dicas e mostra a importância de investir o quanto antes e a longo prazo. Ressalta sempre a importância de economizar pra quem quer ter dinheiro, que é diferente de gastar dinheiro. A gente diz que quer ser rico, mas se manter rico presume ser econômico, então na realidade, o que muitos querem é gastar muito dinheiro, e não exatamente ter muito dinheiro. Interessante reflexão.

Raylane Rocha 07/03/2024

Reflexivo e Instigante!
Desde seu lançamento o autor Morgan Housel tem conquistado os leitores ao redor do mundo.
Capítulos curtos e boas histórias para extrair lições sobre fortuna, ganância e felicidade recheiam as páginas deste que vem sendo considerado um dos melhores livros sobre o tema.
Sem dúvidas este é um livro para reler e revisitar seus conceitos com frequência.
Recomendo a leitura! ?

Marólia 07/03/2024

A psicologia financeira
Um livro que me fez pensar como gerir o dinheiro de uma forma mais ampla.

ensinamentos básicos:
- não preciso de um objetivo pra juntar dinheiro
- o melhor fator que o dinheiro pode comprar é a liberdade
- não existe uma fórmula pra ficar rico e cada forma de investimento tem que ser adaptada pra quem está investindo

só não foi um 10/10 porque depois fica muito técnico e muitas porcentagens e dados e etc etc, e isso não me prende.

AntonioCampos 06/03/2024

Conteúdo Interessante.
Housel aborda a questão comportamental do indivíduo. Deixa claro que cada pessoa tem uma experiência diferente em relação ao dinheiro (o que nao é novidade para ninguém) - e que por isso, ninguém é maluco (que é o adjetivo que damos quando geralmente discordamos da postura financeira do outro)

Para quem admira leitura voltada para finanças, o livro vai te prender. Não tem muito clichê, é bem dividido em 20 capítulos (o que facilita o raciocínio).

Sua experiência será ainda melhor caso ja tenha um pouco de noção sobre investimento no mercado financeiro.

Recomendo a leitura.

esquadroz 05/03/2024

É um livro enriquecedor. Confesso que estava um pouco desanimada com essa leitura, acreditando encontrar o "de sempre", mas desde o começo o livro prendeu minha atenção por realmente trazer temas interessantes e pertinentes, com exemplos claros.

Paula 01/03/2024

Nenhum pouco objetivo
É mais um livro que recebe muitas indicações porém sem muito conteúdo a ser aproveitado, pelo menos pra mim.
Conta fatos reais e exemplos de vida sem dizer de fato uma orientação ou chegar a um objetivo. Só me forcei a terminar porque não gosto de abandonar uma leitura.

buttercup 29/02/2024

Psicologia financeira
Esse livro superou todas as minhas expectativas, ele não é sensacionalista como esperamos de algum livro sobre finanças, é um livro muitoo bom de ler e o autor considerei ele mtt sábio, recomendo muito!

Paulinhaka 29/02/2024

Mente Rica, Bolso Feliz: Descomplicando a Psicologia do Dinheiro
Morgan Housel desvenda os mistérios que cercam as decisões financeiras humanas, argumentando que o comportamento é um componente crucial, muitas vezes subestimado, na gestão do dinheiro. Housel, com sua perspicácia e narrativa envolvente, desdobra histórias e análises que iluminam como as percepções e emoções moldam nossas ações financeiras, mais do que os próprios números.

O livro transcende a tradicional abordagem de conselhos financeiros, mergulhando profundamente na psicologia por trás de nossas decisões econômicas. Housel explora a ideia de que entender nossos próprios comportamentos e predisposições pode ser mais valioso do que qualquer fórmula ou estratégia de investimento. Ele destaca como a paciência, a percepção do risco, a frugalidade e a compreensão do papel da sorte e do azar são fundamentais para o sucesso financeiro.

Através de exemplos históricos e contemporâneos, o autor revela como a ganância, o medo, a confiança e o ambiente influenciam nossas decisões financeiras, muitas vezes levando a erros custosos. Ao fazer isso, "A Psicologia Financeira" não apenas ilumina os caminhos para uma melhor gestão do dinheiro, mas também oferece uma profunda introspecção sobre a natureza humana.

Ao final, Housel propõe que a verdadeira sabedoria financeira reside não em buscar riquezas imensuráveis, mas em entender e dominar os impulsos internos que governam nossas escolhas financeiras. Este livro é uma leitura essencial não apenas para investidores e profissionais financeiros, mas para qualquer pessoa interessada em melhorar sua relação com o dinheiro, oferecendo insights valiosos para a construção de uma vida financeira mais consciente e gratificante.

AnttoBruna 28/02/2024

Razoável > Racional.
A parte mais importante de um plano é ter um plano para quando o plano não estiver saindo de acordo com o plano.

Sarah.Posso 27/02/2024

Merece a leitura
Já nas primeiras páginas vi que dei chance ao livro certo de finanças. Sem fórmulas milagrosas e dicas infalíveis, me fez pensar no que realmente vale a pena e no que me fazer deitar no travesseiro com a cabeça tranquila. Já recomendei a leitura para vários amigos e recomendo a todos aqui

Brave 26/02/2024

Agrega.
É um bom livro para os amantes da economia e/ou aqueles que querem mudar a própria vida financeira.

Não achei ele muito rico, mas isso se deve a grande propaganda que esse livro recebe no meio dos investidores e obviamente as espectativas que criaram em mim. Mas é uma boa didática pra quem curte o assunto.
Lina_2013 26/02/2024minha estante
Bom saber, tenho curiosidade para ler ele, mas agora acho q não vou kkkk

Brave 26/02/2024minha estante
Eu já li outros muitos melhores que esse, que passavam as mesmas informações.

DeCardoso 25/02/2024

Não adianta ter a teoria, se você não aplicar.
Por enquanto de todos os livros do gênero financeiro, esse foi o que eu mais gostei. A leitura é bem clara e de fácil entendimento. Pois, o escritor usa diversas histórias como exemplo e acaba prendendo o leitor.

Algumas curiosidades sobre acontecimentos históricos me fizeram deslanchar na leitura, que eu acabei até me esquecendo que o gênero é financeiro.

As lições extraídas do livro realmente nos fazem ter uma outra visão do dinheiro, mas a forma como cada um enxerga o dinheiro é diferente. Sendo assim, cada um leva em consideração aquilo que faz sentido em sua particularidade.

Tive vários insights em vários momentos. Venho perdendo o preconceito com esse gênero de livro e esse é um daqueles pra reler num próximo momento, quando precisamos de foco ou motivação.

Mesmo sendo um livro com vários dados e estatísticas, em momento algum senti quebra no ritmo de leitura ou perca de foco para interpretar os dados. Pois a forma que esses dados são expostos, são bem didáticas.
Recomendo pra quem está precisando de um pouco mais de consciência para a vida financeira.

aannekarolyneksb 24/02/2024

Esperava nada entregou tudo!
Livro extremamente objetivo, o li apenas por ler esperando mais uma balela de Coach financeiro, tem partes assim no livro porém ele dá uns tapas na nossa cara de coisas que são óbvias, fáceis de aplicar no entanto não fazemos! Por isso gostei desse livro falou tudo sem enrolar.