Terráqueos

Resenhas - Terráqueos

1 | 2 | 3 | 4

Murasakibara12 01/04/2024

Meu deus...
Me sinto espancada por esse livro, maravilhoso. Bem feito em cada detalhe sórdido sobre a sociedade e em cada atrocidade extraterrestre. Também estou cansado da Fábrica.

Mary Stella 19/03/2024

Ok
Achei a história criativa, porém em alguns momentos me pareceu um livro para adolescentes. É interessante a capacidade de a escritora e a tradutora fazerem com que o leitor tenha uma visualização clara de cada cena, achei a forma da escrita positiva nesse aspecto. A história é recheada de violência, o que pode incomodar alguns leitores (cenas de abuso contra menor, sugestão de incesto, canibalismo). Teria ressalvas para indicar o livro.

AriAri0 17/03/2024

Eu acho que esse foi o livro mais estranhos que já li em toda a minha vidinha inteira
Eu não sei nem mesmo o que comentar sobre o que foi esse livro, apenas sentir ?

Nicole779 04/03/2024

Bem pesado
Eu li o livro faz pouco tempo e com certeza ele entrou para os meus preferidos da vida.

Terráqueos é chocante e te mostra ao longo da história uma família muito problemática e abusiva com a filha menor,realmente o negócio é um problemão,provavelmente são os típicos pais negligentes narcicistas.

A protagonista inicialmente é uma criança que se sente deslocada como se fosse de um outro planeta,ela tem um bichinho de pelúcia que ela é apegada e tem como amigo um primo que também regula de idade com ela. E já aviso,o livro começa chocante e vai ficando ainda mais do início ao fim,e sim tem uma cena MUITO pesada de abuso no meio do livro entre a protagonista e um outro personagem.
Recomendo ler depois de olhar sobre os gatilhos.

Mariana 07/02/2024

O livro inteiro me deixou traumatizada. Apesar de bem escrito achei uma leitura pesada. Deixo aqui meu alerta de gatilho: tem violência sexual, psicológica. Enfim.

Mimi 25/12/2023

Sem palavras
Eu não tenho nem o que comentar sobre o final do livro porque tô incrédula. Até a metade do livro fiquei frustrada com a família deles, mas o final???

Laryssa48 21/11/2023

Nunca li nada parecido com isso.

Gostei muito da leitura apesar de ter momentos bem pesados. Teve muitas partes engraçadas e outras completamente loucas é incrível

Thais 09/10/2023

Sayaka Murata tem uma mente diferente...
Eu confesso que ainda estou tentando assimilar tudo o que eu li dentro desse livro. A autora de querida konbine, na minha cabeça, escrevia sobre as complexidades da sociedade. Principalmente da sociedade japonesa, de uma maneira peculiar. Eu já tinha consciência disso quando a li pela primeira vez, e já pude entender que o viés da autora era realizar críticas a como nós vivemos em sociedade.
Com muito mais ousadia e coragem, a autora escreveu sobre pessoas que estão mentalmente prejudicadas. Não somente pela pressão na sociedade, como também pela negligência parental e negligências perante outros meios da sociedade: como amigos e professores. Todos ali estão vulneráveis e a mente de todos está completamente suscetível a devaneios e surtos.
E uma coisa eu garanto: O surto vem com força.
Antes de mais nada aviso aqui que esse livro possui gatilhos quanto à violência contra crianças e adolescentes, abandono parental, etc.
isso eu acho que são informações essenciais que deveriam ter bem explícitas em algum lugar do livro, porque são cenas bastante chocantes.
Achei uma leitura desafiadora, mas consegui entender a mensagem. e eu recomendaria sim, sabendo para quem eu estou recomendando.

Ana Terra 02/10/2023

Que viagem foi essa, bicho?
Amo/sou essa escritora. Tudo que ela escreve é bom? Não é possível, gente. Amei a forma como ela aborda coisas da sociedade de forma bizarra ?

matersuspiriorum 16/09/2023

Powapipinpobopia
"Até quando eu teria de sobreviver? Será que algum dia poderia apenas viver e não sobreviver?"

Natsuki quando criança acredita que seu bicho de pelúcia, Piyut, é de um planeta chamado Powapipinpobopia, e fala com ela para proteger a Terra. Nessa mesma época, a menina diz ser uma mágica.
Depois de alguns acontecimentos na infância, já na fase adulta, essa questão fica mais forte, e Natsuki agora afirma que é extraterrestre. E quando não se é humano, não está limitado as leis humanas. Podendo assim, fazer coisas que beiram o absurdo.

É uma doideira atrás de outra, mas é MUITO bom. A escrita super boa e eu não conseguia largar. Tem momentos que a personagem fala com tanta convicção, que eu até começava a pensar que ela realmente não era humana.

mari 07/08/2023

Terráqueos
4??

?Naquele dia, meu corpo inteiro passou a ser meu?
Sayaka Murata consegue descrever os horrores dos abusos que sofremos em vida ? primeiro como crianças a mercê dos adultos e depois como mulheres a mercê do mundo ? de uma forma que te faz sentir o terror de cada absurdo, transformando esses sentimentos e acontecimentos em uma distopia provocativa, sinistra, cada página mais tenebrosa.
Tive que dar um dia para minha mente assimilar o que esse livro me fez sentir e pensar, e digo que é uma forma de ver o mundo ao mesmo tempo única, inteligente mas igualmente macabra. O que não exclui o fato de que Murata conta todos os horrores da forma que eles realmente são: horrorosos (rs).

Vale muito a pena ler esse e Querida Konbini e qualquer outra coisa dessa autora!!!!

Vanessa.Gutierrez 03/06/2023

Bizarro e necessário
Olha, eu não esperava o rumo que essa história iria me levar, me fez refletir sobre nossa sociedade, nossos costumes. Achei o final muito bizarro. Cuidado com gatilhos, pois esse livro é cheio deles.

Godoyla 01/05/2023

Terraqueos, de Sayaka Murata
Se eu fosse comparar com uma série, diria que o livro se assemelha muito a Black Mirror, com suas devidas proporções, é claro. A autora faz uma crítica às cobranças da sociedade a partir de escapismos e fantasias da personagem principal. É uma leitura fácil, mas não achei muito agradável. Traz boas reflexões, mas o nível de absurdo vai um pouco além na mina opinião.

Nicole354 28/04/2023

Amei a leitura
Terráqueos é um livro amedrontador,chocante,doentio e interessante.

No livro acompanhamos Natsuki,uma menina de 11 anos que tem uma família negligente e abusiva e que vive tendo suas imaginações como uma fuga da realidade em que vive.

No decorrer do livro veremos Natsuki crescer com seus diversos traumas e lidar com a grande opressão da sociedade devido ao papel que ela deve exercer: ser mulher.
Portanto, é cobrado constantemente que ela crie uma família,tenha filhos e tente parecer o mais "normal" possível.

E assim vamos adentrando entre as camadas da história e vendo até onde vai a sanidade mental dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4