Terráqueos

Terráqueos Sayaka Murata

Resenhas - Terráqueos

1 | 2 | 3 | 4

Pandora 10/04/2021

Eu costumava achar mais fácil escrever sobre livros que eu não gostei do que livros que eu gostei, porque eu tinha tanta coisa pra reclamar que ficava um textão. Acabei de terminar este Terráqueos e estou poker face total.

Eu li Querida Konbini e gostei demais. Lendo a sinopse deste Terráqueos eu imaginei uma história ainda mais poderosa, crítica e envolvente que a anterior. E poderia ter sido! Os elementos estão todos aqui... mas na minha opinião, Sayaka Murata pesou a mão.

Quem me conhece sabe que gosto de histórias ousadas e instigantes, de personagens perturbados e desencaixados. Também não tenho problema com tabus. Este livro tem tudo isso, mas tem também umas coisas tão sem noção e ridículas que são risíveis. Fora as chatas. Eu não entendi onde a autora quis chegar. Talvez em Powapipinpobopia.

Se a intenção de Murata era a de deixar o leitor desconfortável, inclusive fisicamente, pronto, fiquei.

E é só. A quem quiser se aventurar, espero que tenha uma experiência melhor que a minha.
Helder 11/04/2021minha estante
Nossa, eu adoro Querida Konbini e já ia comemorar um novo título dela.

Pandora 11/04/2021minha estante
Helder, lá no Goodreads tem os que amaram e os que odiaram. Eu queria muito ter gostado, mas não deu. Dia 29 participarei de um grupo de leitura que discutirá este livro. Quero muito ouvir outras opiniões.

Livia Barini 12/04/2021minha estante
Que pena. Tinha gostado bastante do outro livro

Pandora 12/04/2021minha estante
Eu também, Livia. Mas é pessoal, né? Talvez você goste.

Rebeka 13/04/2021minha estante
Powapipinpobopia por si só já é engraçado. Kkk Fiquei muito curiosa pra ler.

Carolina165 14/04/2021minha estante
Tô louca pra ler esse livro

Pandora 14/04/2021minha estante
Caah, tomara que você goste.

Pandora 14/04/2021minha estante
Rebeka, imagina isso repetido umas cem vezes... rs... trava-língua!

anselmo.pessoal 25/04/2021

Crítica à sociedade contemporânea
Para quem leu Querida Konbini, da autora, um dos melhores que li nos últimos tempos, este não deveria ser uma surpresa. O tema de fundo é novamente a cobrança para atender às expectativas da sociedade e as consequências sofridas por quem não se encaixa. A principal diferença é que este é bem mais sombrio do que o anterior. Para entender esse aspecto sombrio conhecer um pouco da literatura japonesa atual, e consequentemente, da sociedade japonesa, ajuda. Nesse sentido recomendo fortemente os livros de Natsuo Kirino, particularmente Do Outro Lado, e Kanae Minato, particularmente Confissões. Longe de ser um expert, esses são alguns que li e gostei muito.
Livia Barini 25/04/2021minha estante
Achei confissões fantástico.

Livia Barini 25/04/2021minha estante
vou procurar livros da Natsuo, nunca li nada dela.

anselmo.pessoal 26/04/2021minha estante
São livros fortes, mas necessários para entender a sociedade japonesa. Assim como os dramalhões para entender os mexicanos... Mas, vale muito a pena.

anselmo.pessoal 26/04/2021minha estante
Os da Minato são mais curtos.

Mina 20/05/2021minha estante
Dicas anotadas, sempre estou à procura de novos autores japoneses, valeu!!

dani 08/11/2021

Saudações, terráqueos!
Depois de ler "Querida konbini", mal podia esperar para ler "Terráqueos". Foi a leitura mais chocante que fiz esse ano e, ainda por cima, conseguiu me convencer que também não sou desse planeta.

Natsuki só tem onze anos, mas logo vemos que sua vida não é fácil. Além de ser maltratada pela mãe e pela irmã, passa por situações horríveis no contexto escolar. Por isso, a viagem anual para a casa dos avós nas montanhas em Akishina é seu momento preferido do ano. Lá, ela se encontra com o primo Yuu, a única pessoa que a entende e com quem divide segredos.

Como a protagonista de "Querida konbini", outro livro da Sayaka Murata, Natsuki também não consegue se encaixar socialmente, mesmo depois que cresce. Usando como comparação o processo de criação de bichos de seda, Natsuki acredita que o mundo é uma "Fábrica de fazer gente". As pessoas não passam de "ferramentas" que servem aos interesses da Fábrica através do trabalho e do casamento, sendo obrigadas a se reproduzir.

Tenho que avisar que o livro aborda tópicos sensíveis e relata situações bizarras e nojentas. Sayaka Murata consegue provocar a reflexão através do espanto. Até cheguei à conclusão que também não sou lá tão terráquea, já que a lavagem cerebral da "Fábrica" não funcionou em mim.

A porção final do livro toma rumos surpreendentes e bem difíceis de digerir. O questionamento que fica é: Até onde é preciso ir para escapar do absurdo que nos cerca?
B.norte 09/11/2021minha estante
Quero ler!!!!

Nanda 21/04/2022minha estante
Já tinha lido Querida Konbini e gostado.
Tenho curiosidade sobre esse título, muitos falam
que é mais pesado, inclusive. XD

Lila 20/07/2022minha estante
Mulher, terminei o livro neste momento e to ?QUÊ????

Jéssica Nogueira 11/01/2022

Será que indico?
Falar que não gostei seria uma mentira, mas dizer que compreendi o final seria outra mentira.
Aqui temos uma história de traumas familiares, abuso, tradição, lúdico, canibalismo e muita fantasia.
O que ficou pra mim, foi o sentimento de fuga da realidade, mesmo que de uma forma corrompida criar suas regras é estar no controle de si.
Louco e visceral!
Letícia 13/01/2022minha estante
adoro suas resenhas

Jéssica Nogueira 20/01/2022minha estante
Obrigada?

lore 22/08/2022

de 0 a 100 muito rápido
em um momento vc está lendo tipo ?ok, críticas sociais, muito bom? de repente vc ta ????? meudeus

muito bom, sério, não tem como colocar em palavras, mas é um livro forte e que causa certo mal estar (proposital) ao ler
Bruna Gomes 03/01/2023minha estante
kkkkkkk verdade. no inicio do livro tu pensa até que vai rolar um romance fofo

isa 06/04/2021

Eu devorei esse livro em algumas horas, não conseguia parar de ler! É um livro, no mínimo, peculiar, como esperado da Sayaka Murata, e achei muito gostoso ler um livro tão fora dos padrões. Adorei Querida Konbini, tinha expectativas altas pra esse lançamento e com certeza não me decepcionei. Essa autora é maravilhosa, espero que tragam mais livros dela pra cá no futuro!!

Lusia.Nicolino 08/05/2021

É preciso pegar na mão de Natsuki!
Comprar o livro na pré-venda pode ser um indício de que sou uma terráquea, de que sigo as regras da “fábrica”? Você precisará ler para entender e descobrir.
Eu ia feliz desfrutando a leitura, descobrindo a infância de Natsuki, seus segredos com seu primo Yuu, as birras de sua irmã Kise e levei um susto quando, na página cento e treze, me deparo com a personagem já adulta. Tive medo de perder o fio da meada nesse hiato de tempo, fiquei curiosa com tudo que tinha se passado nesse recorte. Mas não, ele é magistralmente preenchido. Ainda que a distopia não seja meu gênero favorito, Murata nos entrega a história aos poucos e, entre assombrosa e possível, o impossível vai se acomodando. Um jeito único de tirar o véu de tanta realidade para falar de temas tão atuais. A solidão, o abuso, a inquietação dos outros com nosso jeito de ser e de viver, de como dizemos sim para o socialmente aceitável quando isso é um grande não para nosso verdadeiro jeito de ser. É preciso pegar na mão de Natsuki, mas também saber largar em algum momento. Recomendo essa experiência!

Quote: "Eu moro em uma fábrica de fazer pessoas. Minha cidade é uma grande sequência de ninhos humanos, um ao lado do outro... Dentro dos ninhos retangulares, dispostos organizadamente lado a lado, habitam pares de humanos machos e fêmeas com seus filhotes. Os pares acasalam e criam os filhotes dentro desses ninhos. Eu moro em um deles."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

angelica.martin 12/08/2021

Que livro estranho...... Amei!!
Li esse em julho desse ano, em inglês e a escrita é tão fluida que no começo eu achei que seria um simples Young adult, com problemas coreanos de uma menina e conforme o tempo passava as coisas só vão ficando mais estranhas, chegando ao ponto de eu não acreditar no que estava lendo. Você acha que aconteceu de tudo lendo esse livro, mas sempre pode piorar, até a última página. Já aviso que podem existir gatilhos fortíssimos nesse livro. Não recomendo para pessoas psicologicamente fragilizadas ou suscetíveis

fabio.orlandini 21/08/2021

Impactado
Não sei o que dizer. Ainda estou impactado com o final do livro. Não é um livro para pessoas fracas. Nem pelo lado físico e muito menos psicológico. Mas, não posso dizer que seja um livro ruim, pelo contrário, mas impactante

Carolina165 27/09/2021

B r u t a l
"Até quando eu teria de sobreviver? Será que algum dia poderia apenas viver e não sobreviver?"

Motivos para ler (ou não) esse livro:

1. É pesado (com passagens que causam revolta, indignação e nojo).
2. É perturbabor: acontecimentos levados ao extremo chegando ao grotesco e bizarro.
3. Personagens com loucura causada por abusos de todo tipo, tanto da sociedade quanto da própria família.
4. Passagens "ridículas" que chegam a ser cômicas.

É um livro pra causar desconforto. Sofri muito pela Natsuki. Fiquei revoltada com tudo que fizeram com ela.

Apesar de estar esperando algo mais leve como "Querida Konbini" acabei gostando da leitura.

Recomendo que leia com a mente aberta e estômago forte, sabendo que vai encontrar por aqui muitos tabus e gatilhos.

Mari 27/09/2021

Uma leitura incrível, porém pesada
Ele tem uma escrita muito boa, você sempre vai querer saber o que acontece na próxima página, ele te envolve na história, é quase impossível parar de ler. Ele aborda temas muito pesados, com gatinhos e perturbadores, certos trechos são bem difíceis de ler, mas apesar de um tema mais pesado ele aborda uma crítica social incrível, a visão que a personagem principal tem sobre a sociedade é fria, cruel e até realista.
É um livro que eu recomendaria para as pessoas que querem uma leitura rápida e intensa (demorei para ler porque não tive muito tempo, infelizmente), mas para aqueles que são sensíveis a certos assuntos e podem ter gatinhos é melhor evitar.

Eloisa.Ranyelli 07/05/2024

Lunatico
Eu não sei como alguma coisa TÃO esquisita pode ser TÃO boa.

Maluquice, tá? Nota 10

É tudo tão doido que te prende

bogkaren 03/10/2021

Que viagem
Livro bizarro, levemente perturbador mas interessante. Bem diferente de outras coisas que já li e por isso gostei bastante da experiência, apesar de ter que dar um tempo em algumas partes. O livro é narrado em primeira pessoa por uma mulher que não se encaixa na sociedade japonesa e mostra a pressão que a sociedade impõe em ter filhos, casar, trabalhar e enfim, ter uma vida considerada "normal", ao mesmo tempo, aponta as incongruências do sistema na forma de lidar com certas situações. A atmosfera do livro traz uma sensação meio de irrealidade e ao mesmo claustrofóbica e de alienação, o que condiz muito bem com os sentimentos da personagem e dos temas tratados. Uma boa leitura pra quem procura algo diferente e consegue encarar assuntos mais pesados. Dei cinco estrelas pois não vi nenhum defeito no livro, a história é diferente e interessante, traz algumas reflexões e a escrita é fluida no geral. Aviso de gatilho em baixo, pra quem não se importa recomendo não ler o aviso pois pode ser considerado spoiler, pra quem é mais sensível acho melhor tomar cuidado.

aviso de gatilho: abuso sexual e canibalismo.

1 | 2 | 3 | 4