O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Vivi Fajin 02/08/2023

Um grande plot twist
Ótima leitura, o mistério se mantém literalmente até os últimos capítulos. Ainda não me decidi se gostei do final, algumas pontas ficam soltas, mas a obra é maravilhosa!
Bruna2299 02/08/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro (sem imagens) que li na vida, tinha 11 anos! Amo demais! Hahahaha

Fernanda631 31/07/2023

O Assassinato de Roger Ackroyd
O Assassinato de Roger Ackroyd foi escrito por Agatha Christie e publicado em junho de 1926.
Esse livro se tornou o primeiro grande sucesso de Agatha Christie, sendo considerado até hoje um dos melhores livros da “Rainha do crime”.
A história se passa em King’s Abbott, uma pequena vila da Inglaterra onde todos se conhecem e se intrometem uns na vida dos outros. É lá que mora o rico industrial Roger Akroyd, que acaba sendo assassinado com uma punhalada nas costas após um jantar em sua mansão.
Roger Ackroyd um dia convida o dr. Sheppard para um jantar em sua casa, junto a alguns familiares e convidados e, ao fim da refeição, Roger chama o médico para uma conversa particular em seu escritório. O homem está com os nervos a flor da pele devido a diversos problemas, mas em especial o suicídio de Mrs. Ferraz, uma rica viúva que vivia no vilarejo. Ela confessou a Roger Ackroyd que havia assassinado seu ex-marido e que agora estava sendo chantageada por alguém que descobriu seu crime. Com medo de seu destino, a mulher tirou a própria vida e acabou não dizendo a Roger quem era o chantagista. Até aquele momento.
Parker, o mordomo, entra no escritório e entrega ao patrão um maço de cartas. Uma delas era de Mrs. Ferraz. A mulher havia escrito toda a verdade antes de se matar e a enviou para Roger. O homem ficou muito transtornado com aquilo e pediu para o médico deixa-lo sozinho para ler a carta. Sheppard pediu para acompanha-lo na leitura, mas Roger não permitiu. Sendo assim, o médico foi para casa, mas pouco tempo depois recebeu uma ligação de Parker, dizendo que encontrou Roger Ackroyd assassinado no escritório com uma apunhalada nas costas.
Qualquer um dos presentes no local – entre convidados e empregados – pode ter cometido o crime. As maiores suspeitas caem sobre o enteado de Ackroyd, Ralph Paton, que não se dava bem com a vítima e desaparece após o assassinato.
Mas a morte de Roger Ackroyd não foi a primeira a chocar King’s Abbott. Pouco tempo antes, Ashley Ferrars faleceu, possivelmente envenenado pela esposa, Dorothy. Depois, foi a vez dela, num provável suicídio. Dorothy era amante de Ackroyd e, por isso, suspeita-se que haja uma conexão entre as mortes.
Este é um livro narrado em primeira pessoa pelo Dr. Sheppard, que assume na história o papel de Hastings, famoso companheiro de investigação de Hercule Poirot. Sheppard é um homem de meia idade solteiro que vive com sua irmã mais velha, Caroline, no vilarejo de King’s Abbott.
Para a nossa sorte – e azar do criminoso – o genial detetive Hercule Poirot se muda para a vila, decidido a curtir a aposentadoria no anonimato e cultivar abobrinhas. Mas, ao se deparar com um caso tão misterioso, Poirot deixa o descanso pra depois e começa a investigar o crime, auxiliado pelo médico James Sheppard (que também é o narrador do livro).
Os personagens do livro são nada demais, na verdade até bem comuns, com exceção de Caroline (a irmã do Dr. Sheppard, uma solteirona fofoqueira e com ótimos “palpites investigativos”).
A polícia local começa a investigar o caso. Aparentemente, a última pessoa que viu Roger foi sua sobrinha Flora, que havia passado no escritório para lhe dar boa noite. Porém, o maior suspeito era na verdade Ralph Paton.
Todas as pistas apontavam para ele e o rapaz havia desaparecido, aumentando ainda mais a suspeita em cima dele. Ralph e Flora estavam noivos e a moça tinha certeza que Ralph jamais assassinaria o padrasto. Indignada com o erro da polícia, ela resolve procurar a ajuda de um recém habitante de King’s Abbott que havia se mudado para lá para cultivar abobrinhas e aproveitar a aposentadoria. O homem era ninguém menos que Hercule Poirot o grande detetive belga.
O detetive que estava extremamente entediado desde que se mudou, decide ajudar Flora e entra no caso. Cabe agora a ele descobrir se Ralph é realmente inocente e, se for, quem é o verdadeiro assassino.
É sempre muito divertido ver o detetive belga em ação, com seu comportamento egocêntrico e seus métodos brilhantes, mas parecia que a trama não apresentaria grandes novidades: após sua investigação, repleta de pistas falsas para enganar o leitor, ele descobriria o criminoso e pronto.
Basicamente é isso que acontece, mas a forma como acontece é surpreendente! Talvez leitores mais sagazes descubram o assassino antes do final, mas a ousadia narrativa de Agatha Christie foi inovadora – ainda mais considerando que o livro é de 1926.

Vini rafis 28/07/2023

MDS O MELHOR LIVRO QUE LI NA MINHA VIDA MUITO BOM INCRÍVEL
simplesmente um dos melhores plot twist que já li muito bom amei demais a marjona que me recomendou essa obra prima

Fellipe 28/07/2023

Muito bom!
Um mistério intrigante e um final satisfatório! Gostei muito de minha primeira experiência com Agatha Christie!

Holecramh 27/07/2023

Um ensaio insano sobre a mente humana
Se você acha que esse é somente mais um livro de investigação policial, meu querido leitor, você está completamente enganado. A trama lhe prende e faz com que você acredite fielmente que dentre as personagens apresentadas uma delas é culpada, quando você encara o plot twist nas últimas cinco páginas, você fica de queixo caído, como eu estou, até agora. Mais uma vez nosso querido Poirot dá o ar de sua graça e charme em uma linha de raciocínio analítica e perfeccionista .A escrita flui de forma hábil e rápida, tornado as situações e diálogos leves e dinâmicos. Se você busca aventuras e conhecer o lado mais obscuro do ser humano, esse livro é completamente indicado para você.

Aline Maia 26/07/2023

Nada escapa de Hercule Poirot
Agatha Christie #7.

"O Assassinato de Roger Ackroyd" é o terceiro livro com o Poirot. Ao começar a leitura e perceber que há uma sequência de histórias fiquei feliz. Sabemos logo de cara que o Hastings está na Argentina e que segue com a Cinderela - último ponto da história dele em 'O Assassinato no Campo de Golfe". Essa justificativa já deixa claro o porquê de termos aqui um narrador diferente.

Lendo em ordem os livros da Agatha tenho percebido como amo a habilidade dela de utilizar narradores diferentes! E ela sempre dá um jeito de trazer uns comentários de julgo muito engraçados.

O narrador aqui é o doutor James Shepperd, habitante da cidade pacata King's Abbott. James nos conta sobre o cotidiano entediante da cidade e como há toda uma dinâmica de fofocas entre seus habitantes. No meio disso tudo há sua irmã Caroline, uma personagem cativante e muito engraçada de ler sob a perspectiva do doutor. As coisas mudam quando Roger Ackroyd é assassinado e Hercule Poirot entra em cena. O desenrolar do livro é muito legal e no fim da leitura fiquei com saudade dos personagens e de King's Abbott.

Sobre a resolução do caso, dessa vez me surpreendi. Quando Poirot começou a pontuar cada coisinha nos últimos capítulos fui ficando chateada ao perceber que o assassino era quem eu não esperava - e torcia para não ser.

Para mim, o culpado segue vivo, mas encerrou seu livro como queriam que ele o fizesse.
Esse aqui está com certeza no TOP 3 até agora.

Jão 26/07/2023

Resenha não oficial - Lido em 2020
O meu favorito da autora.
Falar da trama é chover no molhado, Agatha raramente decepciona.
O que faz de *O assassinato de Roger Ackroyd* um livro genial é a simplicidade da história, que faz de seus meros leitores uns grandes bocós ?

Vivian.Tamires 23/07/2023

Que incrível!
A história te prende e te faz pensar do início ao fim. E que final! Em um dado momento fiz minhas apostas sobre quem era o assassino, mas depois fiquei ?será, gente?? Hahah. No final era isso mesmo, e, valeu cada página!

carolyna1 20/07/2023

Genial!
Eu já li livros da Agatha, mas sempre esqueço como a escrita dela é astuta e bem pensada.
É um livro muito divertido e que você acompanha o trajeto do crime, mesmo sem possibilidade alguma de desconfiar de alguém (a não ser que seja alguém óbvia, mas isso é obviamente de propósito para a escritora).
Fiquei de queixo caído com a descoberta do assassino e fez eu me apaixonar mais ainda pelo trabalho dela!

Erick 19/07/2023

Que final!
Esse livro tem um baita dum final surpreendente, mas eu não gostei muito do desenvolvimento dele, não prende na leitura, e é um pouco lento na minha opinião, mas de qualquer forma é um bom livro.

gabriel.a.brumatto 16/07/2023

Uma história inigualável e única.
Muitas pessoas ao redor do mundo, têm-se perguntado recentemente o motivo de tanto sucesso vindo de Agatha Christie e de seus livros, sendo a grande maioria, best-sellers consagrados internacionalmente.
O Assassinato de Roger Ackroyd, um de seus livros mais consagrados, explica essa fórmula de sucesso. Com um enredo envolvente, emocionante, divertido e rápido, a história nos conquista logo de cara. A história da família Ackroyd, da pequena vila em que habitam na Inglaterra, e de pessoas que fazem parte de seu cotidiano não poderia ter sido escrita com tamanha maestria, como fez Agatha Christie.
Uma família desestruturada por mortes, por dívidas, por traições, por desconfianças, entre outros intempéries, não poderia ter seu patriarca morto de forma mais terrível: assassinato.
O icônico detetive Hercule Poirot entra nesse caso por convite da sobrinha de Roger, Flora Ackroyd, que está cansada da incompetência das autoridades locais tentando resolver o caso de assassinato de seu tio.
Hercule Poirot, com sua lóguica e método investigativo pioneiro, consegue tomar as rédeas do caso de forma impressionante, montando uma base investigativa da melhor qualidade.
Não entrarei em mais detalhes para não dar spoiler à vocês, mas lhes garanto que é uma história divertida, intrigante, angustiante e única, que nos faz ter um misto de sensações durante a leitura.
Termino esta resenha recomendando o livro à todos vocês, pois garanto que vocês não irão se arrepender!!!

clarasversion 16/07/2023

O Assassinato de Roger Ackroyd (Resenha)
O Assassinato de Roger Ackroyd é mais um livro intrigante da Agatha Christie, em que o detetive Hercule Poirot tem a difícil missão de encontrar o responsável pela morte do afortunado Roger Ackroyd, morto a punhaladas com uma adaga tunisiana.

A construção da história é magnífica e a autora consegue criar um mistério que cativa completamente o leitor ? característica que se mantém até o final do livro. A revelação do assassino não demonstra apenas a construção inteligentíssima do desenvolvimento da investigação por parte da Agatha Christie, mas também a capacidade que os personagens têm de esconder a verdade, por mais óbvia que ela seja.

Sem dúvidas, uma leitura surpreendente em todos os sentidos.