O Assassinato de Roger Ackroyd Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

37evertonn 01/09/2023

Boa história, conta a investigação de poirot em um assassinato que até o final do livro é difícil descobrir quem é o assassino. Mas dessa vez meu palpite estava certo haha
Muito bom, recomendo.

Sara Camelo 01/09/2023

Fui feita de trouxa mais uma vez
Impressionante como a agatha consegue arquitetar tramas criminosas que te fazem desconfiar de absolutamente todos os envolvidos e no final ser feito de trouxa.
foi um final surpreendente, mas o desenrolar da história também foi magnífico. o início é bem lento mas depois que você pega o ritmo não tem como parar.
a fofoca, como sempre, é o que move o livro e, por isso, gostei tanto? agatha sempre supreendendo! te amo demais minha veia!

Bella.diias 31/08/2023

De fato, Agatha Christie nunca erra em seus suspenses. Mais uma vez, um de seus livros se tornou um dos meus favoritos, e esse em específico, o meu favorito da sua coleção.

?O assassinato de Roger Ackroyd" te prende do início ao fim com uma narrativa sagaz, intrigante e surpreendentemente inteligente, possuindo uma escrita detalhada sem ser exaustiva, tendo um dos melhores plot twist que já li e usa da inocência do leitor de acreditar que as informações recebida são completas.

Roger Ackroyd, um rico industrial, - que inicia o livro ainda vivo - morre em sua casa, assassinado logo após um jantar. Consequentemente, devido sua grande importância e fortuna, e de seu assassinato ter sido o terceiro de uma intrigante sequência, sua morte gera vários questionamentos ao vilarejo em que tudo se passa.

Esse livro é daqueles que te faz criar teorias logo no início, já se perguntando o porquê dos acontecimentos - e mesmo tendo todas as desconfianças e deduções possíveis, ainda assim é impossível não se surpreender com o final -. Ele traz uma relação interessante dos personagens com o espaço e do espaço com a narrativa, dando aquela incrível sensação de viver o cenário descrito.

O que mais amei nessa obra, foi o modo como Agatha consegue levar sutilmente o leitor a acreditar em algo, sem precisar o enganar. Isso porque a falta de certas informações faz com que nenhuma teoria posso ser fundamentada, o levando sempre a suspeitar de tudo e todos, e fazendo com que até o próprio narrador seja secretamente uma pessoa não confiável. Entretanto, é IMPECÁVEL como essa omissão passa por despercebido e sem deixar nenhum buraco na história, entregando no final as respostas de todo o mistério.

Simplesmente brilhante

vini :) 30/08/2023

Mais um da agatha
Como sempre mais um ótimo livro da gata triste, fazendo jus ao apelido de rainha do crime e mais uma vez me fazendo de tonto com o plot do final. recebimento!

Beatriz3164 27/08/2023

Foi um livro bom, na metade eu já desconfiava de quem tinha matado o roger e pelo menos uma vez, acertei

Rosana.Montenegro 26/08/2023

O Assassinato de Roger Ackroyd
Uma chantagem seguida de um assassinato muito bem arquitetado...
Mas o que o assassino não contava, era que em sua vila havia um pequeno belga, plantador de abóboras, que descobriria tudo!!

alicia 24/08/2023

Aqui a Agatha fez história (mais uma vez)
Quase nunca levo spoiler das histórias da Agatha, infelizmente esse aqui eu já sabia o desfecho pq levei spoiler da maneira mais idiota possível uns anos atrás, fiquei na esperança de esquecer mas não rolou kkkkk
Eu acredito que seria uma experiência muito mais proveitosa se eu tivesse lido sem fazer ideia da história, então aconselho você ler esse livro aqui sem saber nada, de preferência nem leia a sinopse, nessa resenha aqui não vou comentar nada aprofundado.
A história no primeiro momento é mais parada e segue um fluxo de investigação mais clássico, o que foi intencional da Agatha já que ela diz que fez a história em moldes clássicos na dedicatória.
Pela levada mais tradicional, fiquei um pouco ? na metade, e a partir dos 60% me empolguei mais.
Eu gostei muito da história e muito do desfecho, e principalmente, gostei muito do Poirot nessa história, ele estava afiadíssimo no sacarsmo e na inteligência, mais do que habitual. Eu sou muito fã do Poirot, mas nesse livro aqui ele ta demais, os diálogos, as reflexões... tirando que eu achei ele muito mais sangue nos olhos e menos fleumático nessa história.
Sobre o desfecho: é realmente muito bom, fiquei curiosa pra saber se eu teria desconfiado caso não tivesse levado spoiler.
Com certeza essa história foi muito surpreendente e revolucionou o romance policial, talvez pra quem leia hoje, ache batido, mas na época foi tão fora da caixinha que até o clube de escritores brigou com a Agatha kkkkk ela revolucionou as histórias policiais alugando um triplex na cabeça de todos. E foi com esse livro que a Agatha fez história, mais uma vez.

Ed.Costa 23/08/2023

Final surpreendente!
"O Assassinato de Roger Ackroyd é incontestavelmente uma das obras mais renomadas de Agatha Christie. Publicado em 1926, este romance policial desenha a história do homicídio de Roger Ackroyd, um próspero industrial e figura proeminente de Kings Abbott, uma pitoresca cidadezinha inglesa.

O assassinato de Roger Ackroyd ocorre nos primeiros capítulos do livro, quando ele é descoberto sem vida em seu escritório, vítima de um golpe pelas costas. Assim, todos os residentes da mansão Fernly Park, onde Ackroyd vivia, se tornam potenciais suspeitos.

O crime rapidamente se torna o foco de atenção em Kings Abbott, e diante da relativa incompetência da polícia local, entra em cena o famoso detetive recorrente de Agatha Christie, Hercule Poirot. Este personagem marcante faz a sua terceira aparição neste livro.

Hercule Poirot, o célebre detetive, decide estabelecer-se em Kings Abbott após uma aposentadoria precoce, almejando se afastar da fama e viver uma vida reclusa, dedicando-se a seus interesses pessoais. É nesse cenário que a sobrinha da vítima recorre a Poirot para investigar a morte do tio.

É, portanto, que Poirot mergulha no caso, contando com a colaboração do médico local, Dr. James Sheppard, amigo da família Ackroyd, que se torna o narrador da história. Sheppard é um solteirão de meia-idade que vive com sua mexeriqueira irmã Caroline, que se intromete constantemente na investigação.

Todos os personagens ligados a Roger Ackroyd entram no escopo da investigação: a cunhada Mrs. Cecli Ackroyd, a sobrinha Flora Ackroyd, o secretário particular Geoffrey Raymond, o amigo e caçador de Roger, Major Hector Blunt, o filho adotivo de Roger, Ralph Paton, além da camareira Ursula Bourne, a governanta Elizabeth Russell, o mordomo John Parker e o misterioso Charles Kent.

À medida que a narrativa se desenrola, cada personagem revela motivos potenciais para assassinar Ackroyd. O leitor é apresentado a essas figuras e suas histórias, resultando na sensação de que qualquer um poderia ser o assassino.

Embora Ralph Paton, o filho adotivo, seja o suspeito mais evidente ? desaparecendo após o crime, intensificando as suspeitas ao seu redor ?, Poirot não está convencido de sua culpa.

Vale destacar que o assassinato de Roger Ackroyd está relacionado ao suicídio de Mrs. Dorothy Ferrars, uma viúva rica do vilarejo que Roger havia proposto casamento. Ela confidencia a Roger que assassinou seu ex-marido e agora é chantageada por alguém que conhece seu segredo.

O desfecho deste livro é verdadeiramente surpreendente! O verdadeiro assassino, desvendado por Poirot, é uma pessoa que jamais suspeitaríamos. Embora eu tenha brevemente cogitado essa possibilidade, a revelação é tão inesperada que não consegui sustentar a suspeita.

Enfim, para os apreciadores de um mistério instigante, esta obra é definitivamente imperdível!"

Larissa Verena 20/08/2023

Mais um clássico da Rainha do Crime e eu amei esse!
Suspeitei da pessoa certa desde o início, mas não atrapalhou em nada a minha leitura.
Achei muito bem escrito, a narrativa envolvente e criativa. O desfecho é polêmico, mas acho que se encaixa com a época, questões de honra e etc.
Foi uma leitura divertida, fluida e rápida.
Está no meu Top 5 da Agatha.

Mari 20/08/2023

Suspense até o final
Um dos melhores livros de Agatha Christie. Me senti fazendo parte da história como observador. Porém fiquei muito surpresa com o final

laragreenhalgh 18/08/2023

Te amo Poirot!
Primeiro livro da Agatha Christie que leio e já estou apaixonada. Foi uma leitura bem diferente de todas as outras pois diferente dos suspenses policiais que estou acostumada a ler, este não tinha aquele fator reviravolta rolando durante o livro, que cada hora faz você suspeitar de um personagem e te faz entrar nesse limbo. Dessa vez eu realmente não tinha ideia, apenas ia seguindo os personagens e observando a forma de cada um agir e lidar com as coisas ao mesmo tempo que tentava desvendar oq se passava na cabeça do genial Poirot durante todo esse tempo. Confesso que esperava q o final fosse mais dramático, mas eu achei que foi bom e satisfatório mesmo sem o drama e estardalhaço que eu tinha em mente!

Rai castro 14/08/2023

Gostei bastante de leitura, embora esse não tenha ficado entre os meus livros favoritos da Ágatha Christie. Senti que a leitura demorou um pouco a engatar, os primeiros capítulos foram mais arrastados, mas após o capítulo 15 fluiu muito bem. Já imaginava o assassino, mas fiquei surpresa com as motivações dele. Enfim, no geral como sempre ela conduziu um ótimo mistério

Luna 13/08/2023

Mais um livro da Agatha que se tornou o meu favorito. Parece que a cada história, a escrita dela se desenrola melhor. Confesso que suspeitei do assassino no começo do livro, mas o rumo da trama foi me levando para outros caminhos. Por fim, fui totalmente surpreendida. Ansiosa pelos próximos.

lhmds 11/08/2023

CÉLULAS CINZENTAS
O Assassinato de Roger Ackroyd é o primeiro livro da Agatha Christie que eu termino de ler e simplesmente me arrependo de nunca ter lido alguma obra da Rainha do Crime.
Falando sobre o livro, eu achei que ela demorou um pouco para se desenvolver (diferentemente dos livros que já li da Literatura Nacional), mas não atrapalha muito o desenvolvimento da história, na verdade ajuda muito a conhecer os personagens. O livro em sim é perfeito! O final mais ainda! O plot twist que tem no final vocês não tem ideia! No geral, gostei muito e recomendo a leitura!

Bibliotecadabri 08/08/2023

O Assassinato de Roger Ackroyd
Agatha Christie é um clássico do suspense policial. Considerada a rainha do crime, escreveu mais de 80 livros, com mais de 40 bilhões de vendas.

O mais interessante é o detetive principal, Hercule Poirot, presente na maioria das suas histórias. Um personagem complexo, que você vai amar e odiar ao mesmo tempo.

O Assassinato de Roger Ackroyd centra na sua história na Mansão Fernly Park, na pacata vila de King's Abbott. Roger é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana, um objeto rato de sua coleção particular.
Poirot é contratado para desvendar esse crime, que coincide com mais outros dois: o de Ashley Ferrars e da sua esposa.

Quem narra a história é Sheppard, médico da cidade, que vai colaborar com a investigação.

Durante a leitura, a gente caminha junto com a investigação, desconfiando de tudo e todos, assim como o investigador faz. Poirot é atento e perspicaz, conectando todos fragmentos que compõem o cenário do crime.

Você sabia que Agatha começou a escrever depois que sua irmã lhe disse que nunca conseguiria por ter dislexia? E que há um boato que, em 1971, um detetive descobriu um envenenamento porque lembrou do livro da autora? A literatura salva rsss.