O Assassinato de Roger Ackroyd

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Assassinato de Roger Ackroyd

Duda 25/09/2021

Eu tô chocada!! Fui feita de trouxa por esse livro e amei! Sim, teve alguns momentos que desconfiei, mas nada tão profundo assim pra se sustentar. Só dizer que foi incrível! Até agora, meu favorito da Agatha Christie.

Daiany 01/10/2021

meu mais novo queridinho da Ághata
Aos fãs de suspense, esse é mais um livro que não deixa a desejar. A história sempre te instiga a continuar a leitura para saber o que acontecerá nas próximas páginas, quem foi o culpado do assassinato?
Poirot é um detetive maravilhoso, a forma como ele sempre nos expõe os fatos quando aparece, é de nos deixar boquiabertos. Bom, ele foi chamado para resolver o assassinato de Roger Ackroyd, um senhor muito rico que foi encontrado morto durante a noite no escritório de sua casa. Em meio a um cenário de mentiras, interesses e fofocas, Poirot terá que encontrar o responsável por tamanha barbaridade.
Bom, a frase mais interessante que ele disse, pra mim foi: "todo mundo tem algo a esconder", a partir daí eu suspeitava de todos e no decorrer das revelações, um pouco depois de 60% da leitura apostei minhas fichas certa pessoa e não é que eu acertei? Meus amigos... nem acreditei. Mesmo assim não deixou de ser uma leitura muito fluida e instigante. Sempre que posso quero ler mais livros da autora, ela não me decepciona.

Dandara Sousa 05/04/2020

O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD
Temos aqui mais caso de Hercule Poirot, um dos meus detetives favoritos da vida, e não é de se esperar nada menos que uma grande revelação sobre o assassino. O detetive que após sua aposentadoria levava uma vida sossegada em anonimato na pacata cidade de King’s Abbot quando recebe um pedido para investigar a morte do rico senhor Roger Ackroyd.

Roger foi encontrado morto em seu escritório em uma cena que sugere o suicídio mas nem tudo é assim tão simples como parece. Aqui Poirot usa de toda sua sagacidade e capacidade de observação para estudar os detalhes menos óbvios que permeiam aquela situação. Essa é a terceira morte de uma sequência de crimes que podem estar interligados e o assassino poder estar bem mais perto do que se imagina uma vez que todos em volta de Roger Ackroyd poderiam ter motivos para matá-lo ou pelo menos se beneficiar com sua morte.

Se você gosta de histórias de investigação essa é sem dúvida a história perfeita para você.

O livro tem uma leitura fácil e a ambientação é muito gostosa, os acontecimentos são estruturados de uma forma que o leitor sempre tenha interesse no próximo capítulo. A construção dos personagens é muito bem elaborada e os detalhes sobre eles vão sendo entregue aos poucos conforme a história vai avançando e se encaixando perfeitamente em cada momento. Nada é demais ou de menos, tudo é entregue na hora certa.

Por incrível que pareça eu suspeitei do verdadeiro assassino em dois momentos da história, uma no início e outra no fim, mas me pareceu tão absurdo aquilo que ignorei completamente minha percepção. E é claro que tive um choque duplo com a revelação.

Aghata é tão maravilhosa no que faz que depois de saber quem é o assassino você percebe que esteve o tempo todo muito claro, ela sabe que colocando o assassino da forma que colocou nunca iremos desconfiar dele.
👑 Rainha né amores 👑
Rafa 05/04/2020minha estante
Foi o meu primeiro livro da Ágatha e na minha opinião é o melhor! E está entre um dos meus livros favoritos da vida ??
Sempre quis ler uma história em que o protagonista mocinho fosse um verdadeiro vilão! Nunca pensei que seria esse, fui totalmente tapeado pela autora!

Alessandro.Aguilera 05/04/2020minha estante
Excelente livro. Assim como Assassinato no Expresso Oriente e Não Sobrou Nenhum. Simplesmente uma obra prima de Agatha Christie.

Carol 21/03/2024

Um infeliz na amazon contou quem é o assassino ENTAO NAO LEIAM OS COMENTARIOS DA AMAZON. mas vou ler mesmo assim :)

Milene56 04/07/2023

Minucioso e intrigante
Confesso que não gostava tanto de Ágatha Christie por ser muito hypeados, mas gostei muito desse e me deixou bastante intrigada no fim hahahaha mal poderia imaginar o plot twist, todos os personagens são muito participativos o que nós faz mudar de opinião diversas vezes! Gostei bastante e indico até para ser primeira leitura, muito bom!

Carol 13/03/2021

Desconfie até do narrador
Essa é uma lição importante quando lemos Agatha Christie - na verdade, qualquer boa história de detetive. Por ordem de publicação, esse é o terceiro romance com o detetive Hercule Poirot. O belga está aposentado temporariamente de seu trabalho, no vilarejo britânico de King's Abbott (onde a fofoca é o único passatempo compartilhado por quase todos), quando um assassinato surpreende a todos.
Um homem rico e poderoso é encontrado morto em seu escritório - a porta estava trancada, uma janela aberta e uma certeza, a que Roger estava sendo ameaçado por um chantagista que levou à morte uma amiga querida. E ele poderia ter o mesmo destino. A polícia local refaz os acontecimentos da última noite ao conversar com os familiares, amigos e empregados do falecido e não demoram muito para encontrarem o assassino.
Mas é um livro de Christie, então sabemos que o caminho fácil nunca leva à verdade. Sendo justa, os romances da autora possuem desfechos lógicos e até mesmo simples. Ela expõe os fatos e acontecimentos sem procurar esconder nada do leitor; somos nós quem ignoramos as pistas do início e ficamos surpreendidos com os desfechos.
E como esse livro me suepreendeu!
Poirot é envolvido no caso quando a sobrinha de Roger implora para que ele encontre a verdade, mesmo que seja para descobrir que seu noivo e enteado do tio é o real assassino, como acreditam os policiais locais.
Quando eu inconscientemente estava concordando com as respostas da polícia, nosso detetive belga me lembrou, com maestria e sua agradável ironia, como seus métodos facilmente desmontam tramas muito bem arquitetadas.
Porque todos que estavam na mansão na noite do crime têm um segredo e ele está determinado a descobrir cada um deles.
Eu gosto de como Poirot trabalha. Ele não fica para trás no quesito inteligência e perspicácia, mas possui uma sagacidade quando procura ler uma pessoa. Poirot é mais humano que outros detetives de autores da época (Holmes, por exemplo), por isso ele tem um time perfeito para compreender as pessoas e ler por trás de suas mentiras. A cena em que ele convoca para uma reunião todos os suspeitos, apresenta as últimas verdades ainda obscuras e desafia o assassino é perfeita - toda a narrativa foi conduzida por aquele propósito, com Hercules Poirot tranquilamente observando todos na exata posição que ele guiou.
O final do livro já causou discussões polêmicas, mas preciso resgatar minha experiência de leitura e aplaudir a autora por ter me enganado! A verdade desse livro não está no que foi dito, mas no que foi omitido e você não sente falta. Nós, leitores, precisamos ser justos com Christie e admitir sua vitória.
Ao menos, comigo foi assim.
Será que você consegue superá-la?

amanda 09/06/2021

10/10
que livro UAU, foi meu primeiro contato com uma história da autora e com esse gênero também. fiquei chocada do começo ao fim, foi muito instigante e me tirou de uma grande ressaca literária.
o dr. shepard pode ser facilmente um dos melhores contatores de histórias, que personagem cativante e simplista.
confesso que desconfei do verdade assassino na metade do livro, mas ele foi bem articulado e me enganou direitinho.
devetive pairot a três passos a frente de você, sempre.

me sinto muito contente de ter tido a iniciativa de ler esse maravilhoso livro e por ter aberto a minha mente para esse novo gênero suspense/investigação que virou o meu favorito.
B.norte 12/06/2021minha estante
Também é o primeiro conto que estou lendo dela.
Tive que dar um tempo por conta da faculdade (e por ler ele no tablet, meus olhos não aguentam).
Estou curiosa demais, só vejo elogios deste conto.

Patricia 05/11/2022

Na nossa cara
Hercule Poirot não perde uma.
No início do livro, Mrs Ferrars se suicida, aparentemente para esconder o fato de que envenenou seu marido, morto há um ano. Seu colega e aparente novo cônjuge, Roger Ackroyd, logo aparece morto também. A lista de suspeitos é longa, todos tem algo a esconder e a verdade está plantada na nossa cara mas apenas Hercule Poirot, hoje aposentado, plantador de abobrinhas, descobre o fio da meada.

Errei o assassino. A autora soube bem enganar o leitor desavisado, afinal, o livro é dela e não há regras, não é porque está escrito que é verdade. Se é que me entendem.

Camila Robyn 27/04/2021

Acho que esse foi uns dos livros da Agatha que não fiz muita questão de ficar me perguntando quem poderia ser, só deixei a leitura me levar ksksk. Eu tenho um grande sentimento de que o livro "A Paciente Silenciosa" foi inspirado nesse da Agatha, achei um fato muito interessante.

Esse foi o segundo da autora que mais gostei. Recomendo muito.

Neidinhap 08/09/2021

Genial
Agatha Christie tem uma mente única para construir uma história com tantos pormenores sem perder o ritmo..
É praticamente impossível descobrir quem matou..
Hercule Poirot é impagável, inteligente e perspicaz.. apaixonante..
ivy! 08/09/2021minha estante
essa mulher era genial!!!??

Cleone.Antonio 26/06/2020

Meu Primeiro Agatha Christie
Depois de múltiplas tentativas e abandonos um belo decidi pegar esse livro que tenho a um certo tempo. E dessa vez fluiu muito bem e pretendo mais ler livros com esse tema. Agatha Christie ganhou mais um fã.

Gustavo 13/12/2016

Poderia ser melhor ...
Venho por meio desta resenha, contrariar todos leitores da obra de Agatha Christie.

Acredito eu, que tive o desprazer de ler uma história fraca, de uma autora tão aclamada no mundo da literatura( ficção policial), porém isto não me impede de opinar.

A história de Roger Ackroyd, (um homem rico de uma pequena cidade inglesa) deixa a desejar em todos aspectos de sua construção. A história de vida do mesmo, não é apresentada/contada ao leitor de maneira aprofundada, deixando o leitor pouco familiarizado com o presente e passado do personagem principal da história. Os relatos apresentado pela autora, dos outrém ( seu filho adotivo, empregados , amigos , cunhada e sobrinha) que faziam parte da vida de Roger, são rasos e carentes de emoção e aprofundamento, causando portanto um vazio na historia, e deixando o leitor perdido sobre a personalidade e passado de cada um presente. Tais defeitos de construção e narração, torna a historia ruim , para quem está em busca de um grande mistério a ser desvendado.

Portanto a falta de emoção, aprofundamento, instigação, e a monotonia do texto, me faz dar 3 estrelas a obra de Agatha Christie. Porém não deixarei de ler outras obras da mesma... pois quero possuir a mesma sensação de satisfação pós leituras, que meus colegas possuem .
Caroline 11/03/2018minha estante
Também não curti a história. Achei a leitura muito arrastada e são colocadas e investigadas várias pistas que não colaboram no andamento da história. Realmente, há muita superficialidade nas personagens apresentadas. Gosto bastante dos romances da autora, mas este não me agradou.

Gustavo 16/03/2018minha estante
Que bom que não fui o único que não curtiu. Me sentia o estranho :D

Guga 11/03/2021

Leitura fácil e interessante.
Esse livro me foi recomendo enquanto eu lia Sherlock Holmes. A pessoa que me recomendou disse que a autora, Agatha Christie, escrevia com mais fluidez que Conan Doyle e que eu gostaria desse livro em especial.
Como comprei o livro por causa dessa indicação, não posso deixar de comparar os dois autores.
Esse livro realmente mosrrou Agatha Christie escreve melhor e por tanto, é eu ficava interessado e lendo por mais tempo. Contudo, aqui as coisas são mais simples e as revelações sao menos mirabolantes, o que deixa o livro ate mais próximo de um caso real do que costuma ser os do Sherlock Holmes. De toda forma, gostei bastante e deve ler outros livros da autora. Recomendo esse também.

Thami 10/03/2021

Final surpreendente
Geralmente eu desconfio dos assassinos certos no livro da Ágatha, mas dessa vez fui bem supreendida! Gostei bastante do livro