A BASTARDA

A BASTARDA Vanessa Gramkow

Resenhas - A BASTARDA

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Katia Góes 25/11/2022

Para te fazer sonhar...
Genteeee, esses dias eu li A Bastarda, o último livro da escritora catarinense, Vanessa Gramkow. Foi meu primeiro contato com a escrita dela, inclusive com ela, que é bem simpática e atenciosa. Gostei do livro e resolvi compartilhar com vocês...
A história se inicia na cidade de Presidente Getúlio, Santa Catarina, onde a personagem principal tem uma vida modesta, porém feliz, cercada do amor de sua família. Quando uma tragédia natural atinge sua cidade (baseado em fatos reais), e ela descobre o passado misterioso de sua falecida mãe. Afastada de seus irmãos, ela se vê obrigada a assumir um trono no reino na Sécia. O que poderia ser um conto de fadas, incluindo um charmoso príncipe, se revela um intenso sofrimento. Forçada a assumir responsabilidades até então desconhecidas, ela terá de lutar pelo direito de voltar ao seu lar de origem, no Brasil. Uma mistura de realidade e fantasia, muito gostosa de se ler.
O livro é cheio de “quotes” legais e, para aguçar um pouco mais a sua curiosidade, segue alguns...
🕌 "Amar não é errado meu irmão. Errado é não ter tempo suficiente para amar mais."
🕌 "Temos de viver sempre procurando o melhor para o próximo, sem dúvidas, mas do que adianta fazer isso quando você não é feliz?"
🕌 "A única coisa que quero é sua promessa de que vai viver sem olhar para trás. O que passou, você não pode mais viver, e o que não pode mais viver, e o que está por vir, você ainda não sabe..."
Aquela leitura gostosa, que aquece os nossos corações, leve, fluída, e impossível de se largar antes do desfecho final. É isso! Espero que vocês também tenham uma linda experiência...
Até breve!!! 👑
Vanessa Gramkow 02/12/2022minha estante
Fico muito feliz que gostou, agora bora conhecer meus outros livros!!!

Fernanda 24/02/2022

A BASTARDA
Resenha disponível no blog:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/02/resenha-bastarda-vanessa-gramkow.html
Vanessa Gramkow 26/02/2022minha estante
Muito obrigada pelo carinho e pela maravilhosa resenha!

Renata 05/04/2023

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Em parceria com a Autora ??

? ??????? ?

Disponível para compra na Amazon na versão e-book, gratuito no Kindle Unlimited ?

?? ???? ?ã? é ??????, ???ã?. ?????? é ?ã? ??? ????? ?????????? ???? ???? ???? ??

Samira Werner é uma adolescente comum do município de Presidente Getúlio/SC, ama muito a sua família e a melhor amiga. Não conheceu sua mãe, nunca perguntou ao seu pai sobre seu passado e nem sobre os seus parentes, porém por um acaso encontra uma caixa contendo um luxuoso vestido que só pode ter sido de sua mãe e um pingente que ela toma para si. Isso aumenta sua curiosidade, entretanto não tem tempo de descobrir; um desastre natural acontece devido às fortes chuvas assolando a cidade e uma tragédia envolve sua vida. Vivendo o luto, é medicada para controlar a crise de pânico e acorda em um lugar totalmente diferente. O Palácio de Hardan, onde uma senhora se apresenta como sua avó materna e rainha de um reino chamado Sécia no continente europeu.

?? ? ???? é ?????, ? ??? ???? ????? ?? ???? ???? ???? ????? ?????çã?, ??? é ? ??? ??

Neste reino, ela se vê acolhida por sua avó e sua tutora contratada para lhe auxiliar mas não pelo seu avô. Ele a tem como uma bastarda, já que sua mãe perdeu o título de princesa e os abandonou para viver um grande amor com o seu pai. E terá que assumir o legado deixado por ela assumindo o trono se casando com o arrogante duque Bernardo Bertel apenas por fachada para atender o pedido de sua avó: ajudar o povo. Mas não vai ser nada fácil aceitar essa nova realidade com pessoas que só a desprezam enquanto sua verdadeira família que a ama continua no Brasil.

?? ?? ??ç? ? ??? ??????? ??

? ? ??? ?? ?????: Essa história baseada em fatos reais me prendeu do início ao fim. Esse primeiro contato com a escrita da autora foi leve, empolgante e divertido apesar de toda tristeza apresentada. A protagonista foi cativante... um maravilhoso conto de fadas moderno ?
Vanessa Gramkow 05/04/2023minha estante
Fico muito feliz que gostou, e muito obrigada pelo carinho com meu livro, sua resenha foi sensacional!

Renata 05/04/2023minha estante
Fico muito contente em saber que gostou da resenha e mais uma vez obrigada pela oportunidade de ler a sua obra!

Joele Santos 04/04/2023

Pois você é a minha princesa, a bastarda mais linda do mundo
E uma história muito emocionante. A Samira e uma protagonista muito forte. Chorei muito lendo. Não estava preparada para esse final kkkk a Karina e tão perfeitinha. Só achei o livro muito pequeno, queria mais. Super recomendo o livro e perfeito ????

"? Quero você, Samira, quero passar todo o resto da minha vida com você. Quero ser feliz, quero viver nosso ?felizes para sempre?, como prometi para a minha filha e como sempre sonhei. Quero poder contar aos nossos netos que contos de fada existem, pois você é a minha princesa, a bastarda mais linda do mundo, a bastarda que receberá o maior amor do mundo. Todos os dias, enquanto eu viver, vou fazer você feliz."
Vanessa Gramkow 05/04/2023minha estante
Obrigada pelo carinho com meu livro, pode deixar que se tudo der certo ano que vem "Karina, a princesa fora dos padrões" vai ser publicado!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 04/05/2023

Olá queridos amigos leitores! Essa semana recebi de presente da autora @vanessa.gramkow seu livro A Bastarda, que foi lido e devorado em menos de 48h! E que eu não podia deixar de vir aqui falar para vocês.

??????????

Samira é uma jovem normal, que guarda uma pequena tristeza de não ter conhecido sua mãe, que morreu ao lhe dar a luz.
Ela vive com seu pai e seus irmãos de criação que suprem todo amor que ela necessita, e até as implicâncias necessárias.
Tudo muda quando uma tragédia acontece, e ela descobre que sua mãe era na verdade a princesa de Sécia e que ela tem um legado e responsabilidades para assumir.
Porém, a nova vida de Samira não será nada parecida com um conto de fadas.

??????????

Amei essa leitura por mil razões! A primeira por abordar temas que não pensei que veria no livro, como a vida perigosa dos bombeiros, cidades com deslizamentos e enchentes, e o quanto esses profissionais se arriscam e muitas vezes não sobrevivem.

A segunda coisa que me prendeu na trama foi a profundidade dos personagens, desde o avô de Samira com seus mandos e desmandos e um amor/ressentimento pela filha morta, até o próprio mocinho da trama, que erra,é humano e amadurece.

Além disso, a narrativa fala de luto, choque de culturas, amor acima da tradição e sobre viver esse mesmo amor não importa como.

Gostei muito de como a história foi resolvida, pois nos mostra que nem sempre precisamos ser perfeitos desde que tentemos sempre fazer o melhor, por nós mesmos e pelo povo.

A Bastarda está disponível em formato físico e digital.
Vanessa Gramkow 02/06/2023minha estante

Entrelivros_efilho 05/01/2023

“Amar não é errado, irmão. Errado é não ter tempo suficiente para amar.”

Samira é uma jovem que mora com o pai, que é capitão do corpo de bombeiro, com os irmãos, e dois primos que seu pai acolheu quando seus cunhados faleceram. Eles são uma família unida e amorosa, mas após uma tragédia atingir a cidade, Samira vê sua vida mudar drasticamente ao descobrir o passado misterioso de sua falecida mãe e que agora, ela é uma princesa, e que precisa cumprir responsabilidades que até então nunca imaginou fazer parte da sua vida.

Vivendo com a família real de Sécia, Samira conhece a avó que enxerga na neta uma chance de mudar o destino do reino, e o avô, que não a aceita e insiste em chamá-la de bastarda, mas tudo o que Samira quer, é voltar para o Brasil, para a sua família.

Mas o que ela não imagina é que a família real já tem seu futuro planejado e nele, inclui um duque arrogante que a tira do sério sempre que se encontram.

Meu primeiro contato com a escrita da autora e a sua escrita é fluida, envolvente e gostosa de ler, foi uma leitura encantadora!

Confesso que olhando essa capa tão linda não imaginei que o início da história seria tão angustiante, a autora abordou o desastre natural que aconteceu em Presidente Getúlio, em Santa Catarina, que foi uma das maiores enchentes da história da cidade, e isso nos deixa com o coração partido em acompanhar a dor de Samira e também em pensar nos moradores do local que realmente viveram esse momento tão triste e tiveram perdas irreparáveis.

Samira é uma personagem que ficou perdida com tudo o que lhe aconteceu, foi tudo muito rápido e ela não teve tempo de assimilar nada e nem de sentir direito a sua dor, em um momento ela está recebendo a notícia da morte de alguém tão amado e no outro, acorda em outro continente sendo princesa de um reino de que nunca viu falar e sendo informada de responsabilidades que precisa cumprir, sem nem entender o motivo, mas ainda assim, é uma personagem corajosa e determinada.

Adorei como a autora mesclou a tragédia com essa pegada de contos de fadas e fiquei o tempo todo na expectativa para ver como tudo iria se resolver, é uma leitura cativante do início ao fim e com ótimas mensagens para refletirmos, recomendo a leitura.

Agora a pergunta que não quer calar, eu já conheci minhas duas avós, que são muito amadas por sinal, mas será que ainda dá tempo de surgir mais uma na minha vida para me dizer que sou princesa de algum lugar? Quero!!!
Vanessa Gramkow 16/01/2023minha estante
Muito obrigada, fiquei muito feliz que gostou da história da Samira!
Sempre é dia para sonhar, vai que suas avós a encontram ainda em outra história da sua vida!!!

MARTA CARVALHO 05/12/2021

Após algumas leituras densas, estava procurando algo leve e acabei me deparando com essa obra que me foi indicada.
Quando li a sinopse achei que a história me remetia a outra obra já existente (O diário da princesa - Meg Cabot) só que ambientada no Brasil.
Ao iniciar a leitura vi uma leve abordagem sobre o trabalho do corpo de bombeiros em meio a desastres naturais, o que me despertou interesse, e mesmo sob visão superficial, achei que poderia ser legal, mas eis quê, numa mudança brusca, virou um conto de fadas adolescente e mesmo incomodada pela mudança repentina de um assunto denso diante de um quadro de perdas para algo ficcional/fantasioso, persisti.
Infelizmente, não me agradou. Achei as situações e os perfis dos personagens um pouco surreais e a troca do foco da dor pela perda de pessoas realmente importantes pra protagonista, pelo elo forçado com familiares, a pouco conhecidos, que a tratavam como marionete e a mantinham presa, me incomodaram.
Para o meu gosto pessoal, não agradou muito, mas acredito que deva agradar a galera mais teen que gosta de romance estilo conto de fadas.
Vanessa Gramkow 06/12/2021minha estante
Agradeço muito pelas sinceras palavras, pois assim posso aperfeiçoar cada vez mais a minha escrita!

MARTA CARVALHO 06/12/2021minha estante
Eu não podia deixar de ser sincera, não seria justo nem com você e nem comigo. Espero que isso não te desmotive, mas que lhe sirva de incentivo para aperfeiçoar ainda mais o seu prazer pela escrita.

@viajantedaleitura1 21/04/2022

Nada convencional.
Quem disse que para ser princesa precisa usar sapatinhos de cristal, diadema na cabeça ou qualquer coisa do tipo, se engana quando encontra Samira nesta história.
Samira Werner era uma jovem brasileira que morou toda a vida em Presidente Getúlio-/SC, estudando muito, dividindo sua vida com o Pai e primos, que__ como viviam com ela desde muito pequena, passaram a ser seus irmãos __ e a inseparável amiga Cristina. Até que uma terrível catástrofe ocorreu arrastando a vida de seu pai __ que era bombeiro__ e toda a vida que Samira Werner conhecia como sua.
De repente, Samira acorda em um lugar muito distante e desconhecido onde passa a ser chamada como Samira Vêrman Grontte, a Princesa bastarda da Sécia __ reino onde sua mãe negara ser princesa.
A partir de então, sua vida se transforma totalmente, ganha uma avó que a ama muito __ um ponto positivo em meio a tormenta __mas, têm que enfrentar a fúria daqueles que não a querem lá, a saudade e incertezas sobre como estava sua família no Brasil __ que antes ela tinha uma e então, passara a ter duas__ e um casamento que já estava a ponto de acontecer, com um noivo que ela nunca pensava em ter. Mas, bem, estamos falando de Samira e, com ela o mundo dá muitas voltas... Da mesma forma como ela se transformou em uma princesa, volta a ser plebeia... num piscar de olhos.
Atordoada com tudo o que acontecera em sua vida, queria acreditar que tudo não passara de um sonho. Ou seria um pesadelo?
Ela só sabia que sua família no Brasil a esperava e que tudo o que passara não foi em vão, pois seu coração batia forte no peito cada vez que se lembrava do que havia perdido nesta trajetória, sofrida, mas, vivida.
Alguns anos se passaram e... quem sabe se esta história ainda não terá um final feliz?

Faz um tempo que não me emociono lendo um livro e confesso que esse amor de Samira pela família e toda a tragédia acontecida me levou às lágrimas, me lembrando de muitas outras tragédias semelhantes acontecidas na vida real e o sofrimento da perda de entes queridos.

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/ https://www.facebook.com/viajantedaleitura
Vanessa Gramkow 22/04/2022minha estante
Obrigada pela sua resenha, ela descrever realmente como é o livro e o que eu quero passar aos leitores!!!

@cortedeamigaselivros 24/03/2024

Um romance da realeza!
?O amor é o sentimento mais puro do mundo, pode acompanhá-la a qualquer lugar.?

Samira Werner tem uma vida tranquila e cheia de amor ao lado do pai e dos irmãos, mas tudo muda quando um desastre ambiental acontece em sua cidade e ela perde pessoas que ama. Como se não bastasse acaba descobrindo que é uma princesa perdida e precisa ir para a Sécia, seu reino.

Nossa protagonista reluta muito em aceitar seu papel de princesa, já que foi quase que forçada a ir para a Sécia. Mas com o tempo, novas possibilidades e uma paixão arrebatadora surgem para tornar sua estadia no país mais agradável.

A escrita da Vanessa é fluída, leve e do tipo que envolve facilmente o leitor. Foi uma experiência gostosa acompanhar Samira em sua nova vida, muito diferente da que tinha no Brasil. Ainda gostei do romance, que é fofo demais, no início a princesa não o suporta seu par, mas com o passar do tempo inevitavelmente se apaixona.

Apesar de ter gostado da obra, senti que faltou desenvolvimento do romance, que aconteceu muito rápido. Além de ter me incomodado que em certo momento Samira tenha perdoado fácil demais o amado por um erro que ele cometeu.

Enfim, se você gosta de histórias que envolvam realeza, princesa perdida, romance fofo e um final inesperado, precisa dar uma chance para a história de Samira em "A Bastarda".

Vanessa.Liandro 13/11/2023

Leitura leve e fofa
Quem nunca se viu sonhando em ser uma princesa? Da noite para o dia descobrir que faz parte de uma família real? Parece o sonho perfeito para qualquer adolescente, porém não é o caso da jovem Samira. Moradora de Presidente Getúlio em Santa Catarina, Samira está vivendo sua adolescência sem maiores preocupações. Tem uma família que a ama muito e retribui esse amor sendo uma filha responsável e dedicada. Um dos pontos altos desse livro é a relação familiar da personagem. Ela e os irmãos têm aquela troca de carinhos e ao mesmo tempo implicam uns com os outros, o que também é super normal entre irmãos. Seu pai é um cara muito dedicado à sua família, à comunidade e ao trabalho.
É basicamente o início dessa história, entretanto uma tragédia ocorre na vida dessa família. A cidade passa por intensas chuvas e acaba ocasionando enchentes, deslizamentos e calamidades de todo o tipo. Esse acontecimento realmente ocorreu em Presidente Getúlio e a autora retratou um pouco desse episódio em sua história.
A partir do que acontece com sua família, Samira acaba descobrindo que sua mãe era a princesa do Reino da Sécia. O que poderia ser uma alegria na vida de qualquer garota torna a experiência de Samira conturbada em seu novo lar. Uma língua que não conhece, parentes que não gostam muito dela, regras de etiqueta, um duque impertinente e estar longe dos seus irmãos torna tudo mais difícil.
Pontos que gostei no livro da Vanessa Gramkow (minha chará): como mencionei acima o relacionamento familiar da protagonista, a personalidade da Samira (ela é uma adolescente que sabe o que quer e bastante desinibida principalmente em relação aos garotos), é uma leitura muito fluida e rápida (em dois dias li esse livro).
Alguns pontos do livro que pra mim poderiam ser mais aprofundados: em relação tragédia que aconteceu na cidade. A transição do fato para a mudança da personagem para o reino pra mim ficou um pouco superficial. O romance também acho que foi muito rápido. Queria ter visto mais do gato e rato entre Samira e Bernardo. Ainda assim consegui curtir o romantismo dos dois. Foi fofo demais!
Por ter essa personagem adolescente e toda a trama em torno da realeza creio que esse livro conquiste leitoras que estão iniciando no mundo da leitura. Indico muito para esse público! Quem nunca sonhou com a realeza não é?

Anne.Carsan 17/03/2023

Esse livro foi uma surpresa MUITO BOA!
O que você diria de ler um livro que tem praticamente a mesma vibe de "o diário de uma princesa", mas de uma autora nacional e que se passa no Brasil? Um conto de fadas moderno, e a autora me conquistou ainda mais no momento em que a história começa a se passar dentro de castelos, e com costumes da realeza.

Nesse livro você acompanha a história de uma garota que mora com seu pai e seus irmãos em Santa Catarina, importante dizer que a autora teve a sensibilidade de tratar de um tema importante em meio a história, e essa história envolve uma grande tragédia, que logo no começo tira Samira de sua casa e a joga pra uma grande aventura.

O que ela seria capaz de fazer se descobrisse que terá que desempenhar papel de uma princesa? O que ela faria se descobrisse que o pouco que sabe sobre a mãe não é nada comparado ao que está por vir?

E o que você faria se eu te dissesse que mesmo em meio a toda essa bagunça, o coração de Samira arruma uma brecha pra amar alguém, você acredita? PORQUE ESSA É UMA DAS MELHORES PARTES DO LIVRO!

Tem um moreno sarcástico, tem diálogos que vão te deixar com raiva e ao mesmo tempo querendo entrar no livro pra beijar o par romântico, e principalmente aquela sensação de quentinho no coração.

Me conta, o que você faria se tivesse que largar tudo o que conhece pra ser uma princesa? Você aceitaria?
Vanessa Gramkow 24/03/2023minha estante
Obrigada pelo carinho, fiquei muito feliz que gostou do meu livro!

Thaveny.Maria 20/01/2024minha estante
Com certeza eu aceitaria ser princesa sem pensar duas vezes.

leiturainterativa 17/12/2023

Boa leitura
Em A BASTARDA, Samira leva uma vida calma na sua cidade natal em Santa Catarina. No entanto, um desastre destrói parte da cidade e muda completamente sua vida, uma virada de ponta cabeça. Agora ela está em uma palácio na Sécia.

Ali ela descobre ser outra pessoa e as origens de sua mãe. Além disso, um amor começa a brotar em seu coração, mas muitos irão contra viver esse amor. O que mais o destino reserva a Samira? Será que o amor resistirá?

A Bastarda é uma história envolvente, com uma escrita fluida e rápida de ler. Vanessa nos apresenta um reino belíssimo, caracterizando seus diferentes costumes, entrelaçado as nuances de Santa Catarina.

Livro recebido em parceria.
Vanessa Gramkow 13/02/2024minha estante
Obrigada por compartilhar sua opinião sobre 'A Bastarda'! ?? Fico feliz em saber que você teve uma boa leitura e que a história conseguiu te envolver. Samira passou por tantas reviravoltas em sua jornada, e é incrível ver como você destacou sua força diante das adversidades e como o amor começou a florescer em meio a tantos desafios. Espero que o destino de Samira tenha te surpreendido e emocionado tanto quanto me emocionou escrevê-lo. Muito obrigada pela parceria e pelo apoio! ??

Emily.fonseca 05/06/2023

Leitura fluída
E se de repente sua vida normal virasse um caos? Tragédias acontecendo, sua família sendo destruída... e no meio de tudo isso, você descobre que é herdeira de um trono.

Samira, vivia uma vida normal em Presidente Getúlio (Santa Catarina), morando com seus irmãos e seu pai, pois sua mãe faleceu no parto. Samira sempre foi super protegida por seus irmãos, e tinha um laço muito forte de amizade com eles.

Logo, quando uma tragédia recai sobre a cidade, levando uma parte da família de Samira consigo, a garota entra em desespero, não achando um sentido no que está acontecendo.

Tudo o que ela precisava era o apoio do que restou de sua família, do abraço de seu irmão, e poder se despedir daqueles que foram. Mas, Samira é abruptamente afastada disso, ela é levada para um reino na Sécia no continente europeu, onde descobre que sua mãe era uma princesa que abdicou do trono por amor, que seu avô a odeia, e não tem um único amigo para contar. Samira não sabe falar a língua daquele povo, ela não foi preparada pra assumir uma cora, e pra piorar é proibida de entrar em contato com seus irmãos.

Como que tudo que está ruim, pode virar um caos completo, Samira descobre que precisa se casar com Bernardo, ex noivo de sua prima, para honrar com um contrato que sua mãe não honrou ao fugir. Sendo obrigada a se casar, sendo desprezada por todos, ouvindo diariamente que é ?bastarda?, Samira sabe que precisa fugir dali, porém ela não esperava criar um carinho tão grande por sua avó.

Sabe aqueles livros gostosinhos de ler? Que você fica imersa na história dando sorrisos bobos e torcendo pra que tudo dê certo? Esse é A bastarda.

Eu amei a história, me envolvi tanto que acabei em um único dia. Samira é decidida, sabe o que quer e como atingir esses objetivos. Adorei ver a relação dela com a avó, como em tão pouco tempo criaram um laço tão forte.

A trama foca bastante no romance, com algumas tropes, como casamento (noivado) arranjado e hater to lovers. Os diálogos de Samira e Bernado, são bem engraçados, rendendo boas risadas.

Senti falta de uma trama política, seria incrível ver isso, porém entendo que não era o foco. O final é diferente do que esperamos, e confesso que queria um pouco mais de atitude da parte de Samira, mas entendo ela.

A bastarda é um livro fluido, com tramas familiares e românticas. Perfeito pra quem ama realeza e um belo príncipe.
Vanessa Gramkow 20/07/2023minha estante
Obrigada pelo carinho com meu livrio Emily, fiquei muito feliz que conseguiu ler em um dia e não parou até terminar. Logo vou lançar um novo, espero que possa ler também e se encantar pela história do Fábio.

Booksmeuescape 20/01/2023

Um conto de fadas emocionante
Que experiência maravilhosa foi ler esse livro, uma escrita que flui muito bem e nos faz apaixonar pela história de Samira. Uma história delicada que envolve uma tragédia que aconteceu em Santa Catarina, mas que foi colocada de uma forma emocionante.
A evolução da Samira foi incrível de acompanhar, um romance de conto de fadas contemporâneo perfeito de ler.
Vanessa Gramkow 24/01/2023minha estante
Muito obrigada, fiquei muito feliz que gostou da história da Samira!

Booksmeuescape 24/01/2023minha estante
Imaginaa! Obrigada vc, por ter escrito esta história!!

uma leitora qualquer 07/02/2023

O que achei?
Confesso que foi uma leitura bem gostosinha, mas que passei por uns pequenos perrengues em relação a protagonista. Algumas atitudes infantis (o que é de se esperar de uma adolescente), mas que me incomodaram de certa forma. Gostei do amadurecimento dela ao longo da trama e o final foi diferente do que eu esperava. A escrita é bem fluida e rápida.
Vanessa Gramkow 08/02/2023minha estante
Obrigada pelo carinho!