Favor fechar os olhos

Favor fechar os olhos Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Favor fechar os olhos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda.Kaschuk 14/05/2021

Um tempo do tempo capital.
Nessa obra breve Han disserta de forma lúdica e quase poética sobre o saber descansar e as consequências de um contexto narcísico e superacelerado. Saber parar não é sinal de fraqueza muito pelo contrário: é fortaleza saber se desvincular do tempo de trabalho, sabendo apreciar o momento de contemplação e descanso tão necessário ao ser humano.
Francesca 05/08/2021minha estante
Tão necessário*

Laisinhaa_aa 14/01/2024

Favor fechar os olhos
Como os outros livros do byung, trás uma reflexão importantíssima da nossa sociedade, ressaltando a hiperexposicao a estímulos que vivemos.

Guilherme 11/09/2023

Um livro rápido, mas muito interessante. Nele o autor nos mostra a dificuldade de nós "desligarmos" no mundo de hoje, quer dizer, a dificuldade de "fechar os olhos" num mundo que exige cada vez mais, e mais. Já sou fã do autor pela maneira simples e direta como trata os assuntos. Vale muito a leitura.

Flávia 03/10/2021

Sobre nossa incapacidade de concluir
O autor traz o sujeito do desempenho (me identifico) pra esse texto curto, onde o descanso não é possível e as coisas só acabam por interrupção e não conclusão. Boa reflexão, como sempre.

du 30/11/2023

So mto reconfortante passar meia horinha lendo que a culpa n eh minha, e q na vdd as coisas so estão desse jeito meio torto mesmo

Thais 12/10/2023

Fechar os olhos pra ver melhor
Ler chun-han e ficar inerte é impossível. Uma leitura que nos explica como temos vividos e por isso mesmo nos permito ressignificar esse viver!

Caio380 16/08/2021

Olhos fechados
Uma leitura rápida. Em 30 minutos você consegue ler tranquilamente essa pérola de Byung-Chul Han. Suas ideias podem parecer utópicas, mas são necessárias para enfrentar a crise civilizatória que vivemos. Ao fechar os olhos me coloco em outro mundo. Ao abri-los, retornamos ao caos.

solaneliz 22/01/2024

Byung-Chul Han discorre de maneira objetiva e quase que poética quanto a perca do tempo está relacionada não somente com a aceleração do mundo, mas principalmente com a perda de capacidade, cada vez mais recorrente, dos seres humanos chegarem a conclusões, das mais simples como finalizarem um dia e dormirem, à mais complexas, como concluírem um pensamento analítico acerca de algo. Indo de contra-mão as narrativas de sucesso do século XXI, as quais lotam nossas mentes com discurso motivacionais e individuais, Han nos convida a doar nosso tempo ao outro, fechar os olhos e contemplar um momento de descanso, buscando assim um outro tempo, um tempo mais real, onde o antídoto para a sociedade do cansaço se encontra entre tantas outras coisas, mas a que mais me tocou, em servir ao outro. Um ensaio curto, mas que gera grandes reflexões. Definitivamente necessário para o momento que se vive hoje.

Martony.Demes 18/08/2023

Outra interessante obra que o autor faz diversas reflexões sobre tempo, conclusão e outros mais! Outros livros dele são melhores!

isa 10/12/2023

Por favor fechar os olhos
Esse foi um dos livros mais interessante que li ao decorrer desse ano. interessantíssimo saber como que o nosso tempo esta sendo tomado rapidamente por trabalho e coisas feitas rápidas. também abre os olhos para a reflexão do nosso tempo próprio para obras e conhecimento. qual será a última vez que realmente paramos apenas para pensar em silêncio sobre uma obra ou apenas pensar mesmo ? o nosso comportamento atual é como de robôs, apenas pensamos em trabalho e tudo aquilo que for a opção mais rápida, as melhores coisas do mundo são demoradas e silenciosas. ainda faz uma crítica ao tempo que designamos a nós, o tempo que designamos ao outro, dispensa trabalho, pois nos doamos completamente e inteiramente. mas qual será a última vez que tiramos um tempo para nós mesmo ? é interessante observar nessa obra também, o questionamento sobre conhecimento, o amontado e massificado de informações que vemos na internet não são nem de longe conhecimento. são apenas amontoados de informações. enfim, as melhores obras do mundo são as que se podem fechar os olhos e pensar na subjetividade, e pensando em subjetividade, quantas vezes aceleramos nossas vidas alterando os seus futuros sentidos ? foi nisso que pensei durante a leitura, quantas vezes nos cobramos para chegar ao nível de qualidade de uma pessoa qualquer ? esse livro é cheio de questionamentos e reflexões. com toda a certeza rico de conhecimento e é uma das obras que se deve fechar os olhos ao ler.

Marcelo 16/12/2022

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Como todos os livros de Byung-Chul Han esse é um livro bem curtinho, mas que apresenta importantes reflexões sobre o tempo em que vivemos.

Nesse ensaio o autor aborda questões muito importantes de maneira muito coesa, sem muitos rodeios e delongas. Apresenta uma reflexão sobre como lidamos com o tempo, principalmente com o avanço constante da tecnologia e midias digitais. Aborda a busca (e a exigência da sociedade atual) em sermos cada vez mais produtivos num mundo que 24 horas por dia não são suficientes.

Segundo o autor, vivemos uma sociedade da performance, onde não fechamos os olhos para descansar e entender o que queremos de fato, tendo como resultado o cansaço e o Burnout. Nessa obra ele aborda a questão do tempo e de como não dominando mais o tempo e seus momentos o indivíduo acaba preso em um limbo existência cujo fim é a depressão.

Confesso que já li outros livros do autor que me chamaram mais a atenção ou que se mostraram mais profundos, mas é uma boa indicação de leitura.

Daniel263 14/12/2021

Um ensaio do Carpe Diem
50º livro lido em 2021.

Escrito em 2013, não é um dos melhores livros do Byung-Chul Han, mas está longe de ser um dos piores.

Na realidade é um ensaio bem curto e gostoso sobre a bonança do desacelerar, do dedicar-se a si mesmo e ao outro.

Em capítulos curtos e bem amarrados, o autor critica a valorização da exploração da sociedade do desempenho, enaltecendo as vantagens de fechar os olhos para buscar um tempo menos focado em si, e mais voltado ao outro.

É uma leitura curta, mas que vale a pena!

site: https://www.instagram.com/p/CSAlpdwLiTC/

Giulia 05/12/2023

Bom esse livro
Esse livro é ótimo, quero ler mais sobre os livros do Byung é muito interessante como ele explora a relação doente da sociedade moderna com o tempo. Muito bom mesmo

Juliana 20/12/2022

Gosto demais das reflexões que o Byung-Chul Han faz sobre a contemporaneidade, principalmente sobre os efeitos de como a organização atual do capitalismo afeta a vida psíquica dos sujeitos. O favor fechar os olhos, apesar de curtinho, é bastante denso e traz uma série de problemáticas sobre como levamos o tempo sem conclusões, que wwo uma espécie de processo onde o início se junta com o fim e ajuda a dar significado para nossa existência. A linguagem para descrever nossa relação com o tempo é quase poética e não consegui parar de ler quando comecei.

_Jorgeft 20/03/2023

Adoro isso
Adoro a filosofia de Byung-chul Han... Embora eu não concorde com todos os seus pensamentos, creio que ele exemplifique a minha forma de pensar o hoje. É bizarro como as pessoas querem viver uma vida em um dia e como a positividade consegue se tornar algo tóxico. Livraço, embora curto demais. Queria mais!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5