Mulheres Confiantes

Mulheres Confiantes Tori Telfer

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Simone de Cássia 20/01/2023

Antes de qualquer coisa, essa edição é linda, cor linda! Jeito de ser Darkside! Quanto ao conteúdo, saber ser dissimulado, maldoso e/ou trapaceiro nunca foi prerrogativa de nenhum sexo específico. Esse livro vem comprovando essa idéia e, ao mesmo tempo, desmistificando a cultura de que por ser mulher a criatura merece ser respeitada. As pessoas merecem ser respeitadas pela sua índole, pelo seu caráter, independente de qualquer outra condição. Claaaaaro, os mimizentos de plantão acharão absurdo a minha "viagem" na contra mão da tão atual defesa incondicional da mulher. Só sinto.
Gleidson 20/01/2023minha estante
Seus comentários sempre são bem pertinentes, Simone! Penso exatamente igual a vc.

Simone de Cássia 24/01/2023minha estante
Ei, Gleidson! Mas esse mundinho nutela de hoje não tá dando preguiça?? E a paciência que eu não tenho?: rs rs

Riva 11/11/2023minha estante
O livro, por incrível que pareça não é da DarkSide!!!

Coruja 05/07/2021

Adorei o que a Telfer fez em Lady Killers, de forma que, quando bati o olho nesse lançamento, não resisti a colocá-lo na lista (e passá-lo à frente de um monte de outros que estavam aqui na espera…). E valeu à pena, porque foi uma leitura divertida, daquelas que passa voando, você só percebe o número de páginas quando chegou ao final e não tem mais o que ler.

Não, sério. Eu cheguei ao final e fiquei “como assim já terminou?”

Embora aqui se mantenha a linha de falar sobre crimes reais, Mulheres Confiantes é mais leve que Lady Killers, já que não trata de assassinatos, mas de pequenos e grandes golpes, feitos com muita audácia e inteligência. Em alguns casos, é difícil não admirar a capacidade dessas carismáticas vigaristas - algo que Telfer sublinha como uma interessante reação a esse tipo de delito. Há, claro, exceções: enquanto algumas criminosas nos surpreendem com seu arrojo, outras nos causam repulsa por se aproveitar de pessoas e momentos de intensa vulnerabilidade.

Aliás, acho que diz muito sobre nós como sociedade essa atitude de admiração: em algumas das histórias aqui compiladas, há um espírito de revanchismo, de passar a perna no “establishment”; em outras, encontramos um certo quê de conto de fadas (inevitavelmente frustrado ao final) e, na maioria, a ideia de “queria ter a cara de pau para fazer isso”. É isso que nos faz olhar para essas figuras e chamá-las de “artistas” - é necessário ter muita imaginação e um espírito intrépido para elaborar alguns dos golpes com que nos encontramos nestas páginas.

Em perfis breves - mas não supérfluos -, somos apresentados a mulheres como Jeanne de Saint-Rémy (que tem um dedo de culpa na explosão do Terror durante a Revolução Francesa), Cassie Chadwick (que alegava ser filha ilegítima de Andrew Carnegie e fraudou vários bancos na base da conversa) e as irmãs Kate e Maggie Fox, que acidentalmente criaram uma nova religião ao tentar assustar a mãe demasiado crédula. Há sempre uma boa contextualização histórica e um dedinho na dramatização, mas sem perder de vista o caráter informativo da obra.

Uma amiga historiadora, que também leu, comentou comigo que não tinha gostado tanto por considerar que a autora tentava fazer o leitor gostar a todo custo das damas ora apresentadas. Discordo, porque há umas personagens bem antipáticas na lista e Telfer não se furta a trazer o que há de mais perverso em suas carreiras. O que ela faz, de fato, é humanizar essas personagens, comumente tão vilanificadas, sexualizadas, reduzidas a apenas uma caricatura de suas ações.

Talvez eu tivesse uma opinião diferente se não tivesse lido Lady Killers primeiro, e me impressionado com o esforço que a autora faz para apresentar os fatos de forma direta e, se não completamente imparcial (porque é difícil não haver julgamentos quando estamos tratando de crimes), ao menos trazendo todos os lados disponíveis da questão. Enfim, é uma questão de por qual ponto de vista você interpreta as coisas.

Em ambos os títulos, há uma exploração psicológica do caráter dessas mulheres que é fascinante, e acho que essa foi uma das principais razões de eu ter me deixado conquistar por eles. Na verdade, do ponto de vista de alguém que gosta de destrinchar e criar personagens, a obra de Telfer é um ótimo ponto de referência para construções mais complexas. Uma oficina literária de como criar vilãs. Fica a dica!

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/07/mulheres-confiantes-golpes-trapacas-e.html
Manuela.Lima 17/07/2021minha estante
Muito bom, mas Lady Killers é muito melhor.

Coruja 18/07/2021minha estante
Eu concordo, Manuela! Achei Lady Killers mais interessante também.

Jessica.Laureano 16/03/2022

Tão bom quanto lady killers
Tori Telfer tem uma escrita muito boa, fácil de ler e um ritmo contagiante, além de pesquisas muito boas sobre cada coisinha, cada mulher.
Nem sei explicar o quanto esse livro me prendeu, mas sou obrigada a pontuar que foi minha primeira leitura no meu Kindle novo, então talvez isso tenha auxiliado na leitura (nunca li tanto e tão fácil quanto com esse Kindle).
Histórias bem selecionadas e que prendem bastante o leitor, fora que tem um acervo enorme de novos conhecimentos inúteis, mas legais. É isso, recomendo pra todo mundo.
Vamlirynna 16/03/2022minha estante
Não conhecia mas fiquei curiosa ?

Jessica.Laureano 16/03/2022minha estante
é muito bomm, confia

Riva 12/10/2022

DarkSide sendo DarkSide!
A arte gráfica do livro é impecável, como sempre.
As histórias são sensacionais.
Os golpes estão no mundo desde que o mundo é mundo.
Alguns golpes foram mais elaborados enquanto que outros chegam a ser risíveis.
Mulheres audaciosas e confiantes.
Vale à pena a leitura!
Leandro Moura 07/02/2023minha estante
Na verdade, Mulheres Confiantes foi publicado pela HarperCollins, mas tudo bem, eles "copiaram", por assim dizer, o layout de Lady Killers, da Darkside.

Fernanda 18/06/2022

Quem não gosta de uma história de trapaça?
Sempre amei ver em filmes e séries histórias de golpes e ter agora minha 1 experiência em ler esse tipo de trama (não fictícia) foi muito empolgante.
A escrita foi excelente, a maioria dos casos foram incríveis (alguns apenas bons) e o tanto de aprendizado sobre a história não tão conhecida do mundo foi maravilhoso de se ter acesso ??
Recomendo muito esse livro! Afinal, quem não gosta de uma história de trapaça?
Ari 18/06/2022minha estante
Mdssss, parece muito bom

gi gomes 13/02/2024

Fabuloso!!
Nessa obra , a autora dividiu o livro em capítulos representando mulheres golpistas de determinadas categorias, como: ?as espiritualistas?; ?as fugitivas?; ?as fabulistas? ; entre outras. Mencionando a história de mais de vinte mulheres de épocas e perfis totalmente diferentes que foram esquecidas ou caladas , mas, que tiveram um papel importante na história , descobrimos e nos encantamos com as suas artimanhas e golpes atemporais. Mesmo que , em sua maioria , as personalidades do livro sejam criminosas e muitas com alguns tipos de transtornos mentais, de certa forma é inspirador ler sobre MULHERES confiantes que colocaram a cara a tapa e mudaram o rumo da história de muitos. Uma obra extremamente envolvente ,intrigante , de leitura fácil e de artes gráficas lindíssimas!. Espero ler mais livros da autora , que deixou todas essas histórias ainda mais cativantes. Com certeza é o favorito do ano, por enquanto. 1000/5??

Tinúviel 14/06/2021

É um livro com boas histórias, nas quais você quer que todos se lasquem no final, mas tem pouco conteúdo. O que tem de bibliografia no final não é brincadeira.

Samara 20/06/2021

A autora tem habilidade de contar as histórias dessas golpistas de uma forma tão vívida que nos envolve. Algumas dessas golpistas parecem perdidas em busca de algo que nem mesmo sabiam o que era. Outras eram mulheres cruéis. Seja como for deixaram um rastro de destruição por onde passaram inclusive nas próprias vidas.

Kaila 20/06/2021

Ameii!
Me prendeu totalmente. A cada capítulo (a cada golpista) eu queria entender o que ela fez, como fez e como foi pega. A gente fica curioso sobre essas mulheres e suas "conquistas".
(A Condessa de La Motte e o caso colar de diamantes devia virar filme!!)

Novack 06/07/2021

Um livro muito divertido de ler
Golpes, trapaças e outras artimanhas da persuasão feminina ???
?Mulheres que roubaram joias reais enquanto fingiam ser amigas da rainha da França, mulheres que iniciaram movimentos religiosos por supostamente falarem com espíritos e que conseguiram enganar a maior liga de futebol americano ?

mclaraa_abreu 06/08/2021

Ameeei
Livro super empolgante, curioso, fluido e envolvente, Tori Telfer arrasou mais uma vez
Sou suspeita pra falar porque amo essas temáticas e esse livro as documenta de uma maneira muito divertido e leve, com muitas informações e "comentários" sensatos da autora.
Recomendo muito

Sol 10/08/2021

Seguindo a linha de Lady Killers, esse livro traz histórias de mulheres que têm seus nomes marcados com um pano de fundo de trapaças e "jeitos envolventes" de convencer pessoas a fazerem o que elas sugerem. Algumas histórias mais inacreditáveis que outras.

Ana Lara 13/09/2021

Mulheres sinistras e muito 171
MULHERES CONFIANTES
Autora : Tori Telfer
Editora: Harper Collins
5?

Da mesma autora de ?Lady Killers: assassinas em série? temos aqui um livro que conta a história de alguma das maiores golpistas e trapaceiros de todos os tempos.
O livro nos traz mulheres que planejaram e executaram alguns dos mais espetaculares golpes da história.

? Que livro interessante!

? Traz as histórias de mulheres 171, golpistas, bandidas mas que, por incrível que pareça, não me causaram raiva, até ri e simpatizei com algumas delas o quê condesso aqui me deixou mega constrangida.

? Estranho, né?

? Como dizia minha vó: ?Todo 171 é gente boa e simpático? e talvez por isso tantas pessoas caiam até hoje em golpes ridículos e primários.

? As mulheres do livro são carismáticas ao extremo e esta é a sua maior qualidade, sem isso elas não seriam nada. As pessoas se deixam envolver pela simpatia das golpistas e isso facilita o ?trabalho? delas.

? E por que as pessoas se deixam envolver?
Porque as mulheres aqui retratadas são sempre ?defendidas? e tem suas atitudes amenizadas?
Tipo: ?Ah, era uma ótima pessoa?; ?Poderia ter sido o que bem entendesse?; ?Uma infeliz peculiaridade?. ??
O livro traz uma teoria interessante: essas criminosas não são violentas e isso minimizaria seus crimes.

? Mas roubar o dinheiro de alguém, fingir amor, usurpar, mentir e enganar podem ser atos tão violentos quanto lesões físicas, roubos, etc.

? Mas uma coisa tem que ser reconhecida: as mulheres aqui nasceram para serem golpistas, tem uma astúcia e inteligência capazes de enganar até a Rainha da França!

Bel 18/09/2021

eu gostei, foi bem interessante mas admito que nos dois últimos casos eu já estava de certa forma com tédio, mas tirando isso foi uma leitura muito envolvente e inacreditável.

Tatia.Mendes 30/11/2021

Incrível
Leitura cativante, fluída e rápida, principalmente pra quem já conhece o trabalho da autora, a história não me decepcionou em nenhum momento apesar de algumas vezes eu sentir repetitiva mas não cansativa, a única coisa que me decepcionou foi a edição, na minha veio uma página faltando e alguns erros ortográficos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6