1984 George Orwell

Resenhas -

Maria 30/12/2022

o livro é bom e bem escrito, mas acho que fui com expectativas erradas sobre essa história, o que me frustou um pouco no decorrer da trama. No geral, foi uma história interessante de se ler sobre mas eu demorei um pouco pra ficar imersa nela. Acho que todos devam ler esse livro para ver a crítica sobre regimes totalitários proposta pelo autor. Enfim, foi uma experiência boa de leitura, só um pouco diferente do que eu achei que seria

Mayara 27/12/2022

Profundo e tão atual que surpreende
Confesso que não é o tipo de livro que eu compraria espontaneamente e que o li por conta do curso de inglês kkk
Devo admitir ainda que mesmo não sendo minha opção de livro, a história envolve e você vê como estamos realmente presos e sendo observados até hoje!!
Um livro com uma história ?antiga? e ainda assim tao atual para nossa realidade.

Leetsmary 25/12/2022

Liberdade é escravidão
Véi é um ótimo livro pra entender toda a questão política envolvida durante o período,além de excelente exemplo de como as fakes news pode afetar e de como o governo pode afetar o comportamento da população é um livro maravilhoso com um plot twist incrível

Yagaum 20/12/2022

O Grande Irmão...
Pensei em alguma forma de tornar a minha resenha diferente da maioria, mas não consegui. É um livro muito muito reflexivo e com certeza um excelente exercício para o cérebro.

Sobre os personagens e a hístória, nota mil !!!!

Luiza 18/12/2022

Muito bom o livro, te faz pensar como a história do livro pode estar prestes a se tornar realidade. Dá para saber que o livro é bom quando sentimos a tensão ou tranquilidade e etc, teve partes que fiquei tensa e nervosa com o fato dos cidadãos não terem liberdade, e o fato de saber que no final nada mudou.

Beatriz 12/12/2022

Todos os brasileiros deveriam ler!!!
O futuro exposto nesse livro é assustador, é controlado cada gesto, cada pensamento do ser humano. Cada ideia que vai contra o Partido é considerada errada. Isso assusta por ser um caminho que se não cuidarmos, um dia, irá acontecer.
Serve para refletir sobre ações e ideologias. Foi muito bom ler esse livro no atual momento político brasileiro.

Ysabela.Rolim 07/12/2022

1984
Uma livro atemporal, traz reflexões profundas sobre o que vivemos e vamos viver. Terminei o livro e ainda me encontro em estado reflexivo.

Nikki 29/11/2022

1984
Esse livro é um clássico que simplesmente todo mundo deveria ler
No começo eu nn tava entendendo nada, não entendia o que o livro tava tentando entregar
Mas conforme fui lendo fui amando demais o livro
Simplesmente sensacional
Esse autor é incrível
Leiam!!!

Paty 15/11/2022

Achei a escrita dele explendidaa , porém por eu no início ter me perdido na história (achei mal contada , confusa) acabei me perdendo no livro e não gostando , não muito pelo escritor pq ele é mtt bom , mas achei o início a desejar oque complicou para mim .

Ana 14/11/2022

Abaixo o Grande Irmão
Winston vive na Oceania que é governada pelo Partido, ele vive uma vida comum e extremamente regrada pelas leis do partido e é vigiado o tempo todo até que, ao começar escrever um diário, percebe que tem pensamentos contra o Partido e contra o Grande Irmão e começa a procurar uma forma de se rebelar contra o sistema, mas isso tem consequências.
O livro é dividido em 3 partes e cada parte é marcado por algum evento importante.
Apesar de tudo eu acho o Winston um personagem cativante por ele ser tão questionador, faz reflexões interessantes e também por ele ser tão reprimido, quanto a Júlia eu já não sinto o mesmo, eu sinto que ela é mais rasa enquanto ele é mais profundo, eles são opostos e isso fica claro, eles estão juntos só para suprir a carência um do outro.
Quanto a reviravolta que tem antes da terceira parte eu não achei tão surpreendente, isso por que eu já desconfiava dos dois personagens que traíram o Winston ?.
A terceira parte do livro é a mais pesada e mostra qual o real objetivo do partido: o controle total e como eles usam tudo para garantir isso, e só aí o lema do partido faz sentido.

Isabella.Mendes 08/11/2022

Chocante
No começo não entendi bem o que a história pretendia, confesso. Mas quando entendi e, após perceber o quanto isso se junta aos acontecimentos dos dias atuais, foi impressionante.
Recomendo a leitura fortemente para entender política, história, vida em sociedade, mas principalmente o que pode ocorrer no futuro se não pensarmos ou votarmos com senso crítico.

Karin 01/11/2022

É um livro clássico que tem uma fluidez muito grande e que a história prende você de uma forma que faz você querer ler sem parar.
Li o livro durante esse período de eleições... A história faz pensar muito sobre liberdade... Sobre como o governo pode manipular as informações...
Eu recomendo muito o livro!

Lorena 28/10/2022

1984
Simplesmente um dos melhores livros que já li.
É incrível como questões abordadas nessa narrativa ainda perduram até os dias atuais, como por exemplo, a desigualdade social, além de outros fatores.
Minha intenção não é dar spoiler, apenas dizer que, com certeza, esse livro entrou para o meu top 10!
E fica aqui algo que só quem leu esse livro irá entender: "2+2=?"

Jhoanny Kelly 24/10/2022

Enredo Black Mirror: A profecia do mundo pós-moderno
Difícil explicar a imensidão de ideias e emoções que essa leitura proporciona.

Temos aqui um enredo distópico, construído a partir de uma sociedade governada por um regime totalitário, onde impera a censura e um sistema constante de vigilância e espionagem da população. Todas as informações são controladas de forma absoluta pelo governo do Partido, liderado pelo Grande Irmão.

Através da teletela - "placa metálica semelhante a um espelho fosco, embutido na parede" - instalada em todos os espaços públicos e privados, o Partido monitora e vigia, diuturnamente, todas as relações interpessoais e todas as rotinas dos indivíduos, não há privacidade. Além das teletelas, há microfones escondidos nas ruas. Aqueles que não se submetem ao Partido e contrariam o Grande Irmão são punidos rigorosamente pela "Polícia do Pensamento", têm sua existência deletada ou, como dizem os membros do Partido, são "vaporizados".

Como há um controle rígido das informações, o Partido pode "alterar" o passado: manipulando ou censurando registros e até modificando os livros, destruindo assim quaisquer provas que apresentem conotações contrárias às suas ações e a seus tácitos interesses de alienação da sociedade.

Para reforçar esse processo, o governo do Partido criou o "Novidioma", uma língua com vocabulário reduzido e gramaticalmente precário. O Partido, ardilosamente, limitou a linguagem para assim limitar também a capacidade de pensamento. Retirou palavras que contribuíam para, segundo ele, a formação do "pensamentocrime" - crime de pensar. A palavra liberdade, por exemplo, foi extinta. Além disso, outras palavras forram subvertidas: "vaporizar" passou a significar "executar". Construindo assim uma metáfora sutil para ressignificar as ações cruéis praticadas contra os opositores do governo. "(...) na vasta maioria dos casos, não havia julgamento, não havia registro de prisão, (...) as pessoas simplesmente desapareciam, sempre durante a noite", os desaparecidos tinham a existência cancelada e então dizia-se que foram "vaporizados" e todos eram proibidos de fazer menção a eles, era como se jamais tivessem existido.

E vivendo nessa realidade opressiva, temos Winston Smith, uma espécie de herói solitário, 34 anos, funcionário do Ministério da Verdade, especializado em criar, manipular e divulgar somente informações convenientes à ideologia do Grande Irmão. Eis que Winston percebe que o passado é distópico e que a consciência da sociedade se desconfigura a cada geração, pois a doutrinação faz com que crianças e jovens sigam como alienados, verdadeiros robôs, que reverberam os ideais do Partido, perpetuando seu poder através dos tempos. Essa percepção de Winston é um dos melhores plots do enredo. Acompanhar a trajetória desse personagem assusta, mas também é incrível ver a sua resistência e a evolução de seu pensamento. O livro foi publicado em 1949, porém há semelhanças entre essa ficção e os dias atuais. A tecnologia tem contribuído para ampliar os mecanismos de controle dos cidadãos e, assim como em 1984, hodiernamente, a vigilância é real e a perda da privacidade também.

O enredo é bem "Black Mirror". Através dele, alcancei uma percepção genuína sobre o quão incrível é a liberdade e me assustei ao refletir sobre como ela pode ser usurpada de nós da forma mais cruel. De longe, um dos melhores livros que já li. Não interessa quando ou quantas vezes eu o tenha lido, sempre encontraro novas percepções sobre a sociedade. Sempre me surpreendo. Vale ressaltar que não é uma leitura fácil, o despertar nunca é fácil, mas nada que vale a pena é...

GATILHOS: Manipulação, tortura, violência.

Finalizada em 16 de outubro de 2022, às 11h04.
Caio 24/10/2022minha estante
Isto sim é uma senhora resenha. Parabéns!

Jhoanny Kelly 24/10/2022minha estante
Estou aprendendo com você.

Caio 24/10/2022minha estante
Imagina. Muita modéstia da sua parte professora. Obrigado.