1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Doris8 07/02/2023

Ala 1984
Esse Winston sofreu em 🤬 #$%!& , mas sinceramente, esperava mais do livro, tinha vezes que parecia que ia ter algo impactante, mas logo você via que não era nada de mais. E eu não curti o final do livro achei muito sem falta de criatividade.

luan.willian00 05/02/2023

É a realidade copiando a ficção
Incrível como um livro escrito na década de 40 ser tão atual, incrível vc ler perceber que o grande irmão irmão está por aí, em líderes que não estão preocupados com a sua população e sim em se manter (ou voltar) ao poder, que faz eram de tudo para isso. Há veneração ao partido e por consequência aos grandes irmãos atuais, pq como bem retrata o livro para quem está no poder é muito importante que se tenha uma oposição, para justificar seus atos, outro ponto que me chamou muita atenção é o controle da informação , que nos fazem duvidar se o que chegar para nos afinal é real ou não. Por fim o medo é real, talvez estejamos mais próximos de uma realidade como 1984 do que nunca.

Paulo 29/01/2023

Gostei pacas!
Terrminei esse livro...

Se eu tivesse uma palavra pra descreve-lo, principalmente nos primeiros capítulos, seria Claustrofóbico. A medida em que o tempo vai passando, a gente acaba se sentido meio sem ar... Não sei explicar direito ksksks

Porém, só não dei uma avaliação maior por dois motivos (fiquem a vontade pra discordar):

1- Logo ao final do livro, a escrita fica um tanto rebuscada, o que >>>>>> particularmente

Amanda 27/01/2023

"Que o Partido era o guardião eterno dos fracos... "
Definitivamente este se tornou o melhor livro (diretamente de 1949) que já consumi.

Muito bem escrito e articulado, o livro te prende do começo ao fim. Entre esse caminho distópico Há pouquíssimos momentos de paz (que na verdade não passa de ilusão, em certa medida). Paz para Winston e Julia, paz para quem lê.

"Que, para a humanidade, a escolha estava entre a liberdade e a felicidade e que, para a maioria, a felicidade era melhor."

Pessoalmente tenho horror a esse pensamento; um governo que lida com a situação como se fosse um pai. Eu não tenho nem palavras...

"O poder não é um meio, é um fim. Não se estabelece uma ditadura de modo a salvaguardar uma revolução; faz-se revolução de modo a estabelecer a ditadura"

Talvez esse trecho tenha espremido mais ainda a ideia que eu tenho de que, não importa de onde vem o poder, seu fim não é servir.

TODOS deveriam ler esse livro e tirar as suas conclusões.

matX321 13/02/2023minha estante
É triste ter confiado no O'Brien né?

Thamara.Souza 13/02/2023minha estante
Muito! Até depois do casal ser preso, ainda fiquei acreditando que ele poderia ajudar de alguma forma, estar fingindo k

matX321 14/02/2023minha estante
Então kkkk, quando ele começou a perguntar sobre 2+2= 5 eu achei que era alguma espécie de teste pra entrar na irmandade, e é mais triste ainda saber que o Winston não conseguiu derrotar eles na morte, vou ver o filme depois, espero que tenha um final mais feliz pra não ficar em depressão ??

Alex 24/01/2023

Leitura indispensável
Sempre achei que esse livro fosse superestimado, ledo engano. 1984 é uma obra atemporal.

O livro mostra todos os horrores de um governo totalitário, a aflição e a angústia trazidas por tal regime crescem ao longo da leitura. Essa definitivamente é uma leitura obrigatória para qualquer ser humano.

Nicole 18/01/2023

O que dizer de 1984? O livro é muito bom, conta uma história que pode te deixar em choque, mas ao mesmo tempo que tem ligação, de certa forma, com o presente. Ele é dividido em 3 partes, com uma quantidade de páginas por capítulo boas. Uma opinião que concordo, na qual vi em outras resenhas, é de que o livro chega a ser meio arrastado na 2° parte, e eu diria que ele tbm chega a ser cansativo, mas se você está acostumado com livros assim, não deve ser um problema. Por fim é um ótimo livro e muito bem escrito, que seria de suma importância que mais pessoas tivessem acesso a ele. Boa leitura!

Caio 18/01/2023

O livro é bom mesmo?
Que livro, meus amigos, que livro! Essa é a primeira obra de George Orwell que leio, através desse livro irei conhecer mais obras do autor. O livro é tão espetacular que me fez sentir na obrigação de consumir mais das obras literárias de George Orwell.

O livro retrata a realidade tão bem, mesmo em um mundo fictício, que tem momentos em que você começa a acreditar nos acontecimentos e memórias dos personagens, mesmo sabendo que tudo é constantemente alterado pelo Partido.

Tem momentos em que você começa a pensar como os personagens, sentir o que eles sentem e acreditar como eles acreditam.

Esse livro com certeza é um dos meus favoritos, se é que não seja o meu realmente favorito.

Leiam, recomendo muitoooooooooo!

TauLima 15/01/2023

Impactante
É um livro que estava na minha lista há muito tempo e eu me arrependi de não ter lido antes. Simplesmente incrível. Eu passava o tempo todo perplexa com tudo que ia acontecendo. As viradas de partes foram muito coerentes e muitas vezes me vi torcendo para que tudo desse certo com o personagem principal, mesmo sabendo que a qualquer minuto tudo daria errado. Eu leria de novo. Impactante e algumas coisas poderíamos estar presenciando nos dias atuais.

Junior Santos 14/01/2023

Preciso reler
Fiz várias analogias ao meu cotidiano, com o meu eu político que entende das coisas, gerou uma confusão imensa rsrs, acredito que George iria querer ler isso rsrs

Cabeça explodiu

amanda 13/01/2023

nao pergunte pra orwell pq ele tava numa das listas da cia?
nessa leitura eu consegui entender pq 1984 é um classico e todas as afirmações sobre como a cada dia que passa as coisas relatadas nele viram mais possiveis e reais, mas como uma obra literaria em si não achei espetacular como todo mundo faz parecer. o começo e o final são definitivamente as partes mais interessantes do livro mas quando vc começa o segundo ato (a partir do momento que winston conhece julia) o livro começa a ficar MUITO arrastado. eu tive que me esforçar muito pra continuar lendo pq simplesmente não tinha mais motivação, ja que pra mim era praticamente impossivel se conectar a qualquer um dos personagens. pode ser uma coisa que só aconteceu comigo mas com certeza o meio do livro é a parte mais chata. de resto eu gostei bastante, entrega criticas sociais, politicas e terror psicologico.

Iasmin.Dutra 10/01/2023

Eu amei esse livro! Achei que a narrativa foi muito bem construída e seccionada em partes coerentes, instigando o leitor a persistir incessantemente na leitura e a criar suas próprias hipóteses para o desenrolar da trama. O final é surpreendente, impossível terminar a última página e não voltar à imaginação tudo o que se passou até que se chegasse àquele momento. É uma obra de MUITÍSSIMO valor, cujo tempo para sua leitura vale cada instante. Recomendo!

Felipe 06/01/2023

O grande irmão tudo vê.
Dos três livros distópicos nessa linha, o classifico como o melhor, mas cabeça a cabeça com Admirável Mundo Novo. Incrível um livro escrito há tanto tempo ser tão atual, um governo totalitário, na qual as verdades e as histórias são tão editáveis (nossa, vivemos, nós, dentro da história??? Kkkkkk.

Leitura obrigatória para os jovens que acham que mudarão o mundo (mas não conseguem arrumar seus quartos), mas recomendo ler, também, Admirável Mundo Novo. Para mim, ambos se completam.

Um diz sobre um sistema totalitário e outro sobre um sistema progressismo, extremos que se completam... Difícil explicar o porquê acho isso, só lendo ambos!!!

Sophia 06/01/2023

Meu Deusssss perfeição
Se você procura um livro clichê ou com final feliz, 1984 não é um livro para você, mesmo lendo enredo antes e sabendo a temática que irá ser abordado o decorrer da trama acaba-se criando sob os personagens (Wilson e Júlia) esperança e um talvez final feliz...
O livro irá fazer você pensar muito sobre o passado, presente e futuro da história e humanidade e que rumo nós estamos dando para as futuras gerações.

Lucas 05/01/2023

Um livro incrível. Mostra um mundo que a forma de governo é baseada no socialismo soviético. Um mundo em que você não tem liberdade (não se pode nem pensar) o Grande irmão faz uma referência clara a Stalin. Um fato interessante foi que eu consegui perceber uma pequena referência ao mito da caverna, onde o wintson sai da "Caverna"(Que seriam as mentiras do partido) mas não consegue tirar muitas pessoas de lá, e as que saíram voltaram para ela ( incluindo ele ). É um livro muito bom, recomendo.