1984

1984 George Orwell

Resenhas -

Tiffani.Silva 22/02/2023

Duplopensar!
A idealização de um mundo distópico por Orwell em uma época de incerteza e guerra simplesmente foi genial. Acho que é um livro necessário para se entender a época vivenciada por Orwell, já que é possível sentir a incerteza daquele momento por meio de seu livro, viver em um mundo onde a todo momento se está observado, em guerra, medo e somente sentindo ódio se tornou algo que Winston não sentia como certo, portanto ele busca pelo passado, a época antes da Revolução, do Grande Irmão, o usurpador do livro, um símbolo de opressão usado pelo Partido. O livro é uma ótima crítica ao totalitarismo e as pessoas que utilizam do povo e de um suposto discurso que trará o bem a população para na verdade irem atrás de um poder maior e o controle total. O livro para mim só não obteve mais estrelas, por conta de seu personagem principal, que sinceramente se torna desprezível e você não sente apelo por ele, ele tem uma atitude desprezível e se sente superior a todos por estar fora do controle do Partido em seu pensamento, de tal forma que sua atitude com sua ex esposa me deixou em náuseas, já que ele se sentia superior a ela por ela ser muito ortodoxa, tanto que ele a desprezava de um modo que deixou difícil ler as partes que ele rememorava ela.
Sinto que é um livro que deve ser lido, mas que a pessoa tenha maturidade para entender do que se trata!

Izabelvidal 20/02/2023

Ainda me surpreende como as obras de George Orwell conseguem ser tão atuais. Leitura fácil e de bônus ganhamos ótimas comparações com a realidade

Paulo.Diniz 20/02/2023

Excelente
O livro tem um teor político casado com um fundo ficcional muito bem elaborado, mesclando elementos reais com ficcionais, levando-nos a reflexão. É notório sua influência em obras do cinema, literatura e tantos outros na atualidade.

Delma Gama 16/07/2023minha estante
Sua resenha foi muito boa, me fez repensar a crítica que fiz a essa obra...

Jonas 09/02/2023

Muito interessante.
Sempre achei que seria uma leitura maçante, mas realmente me surpreendeu muito e que faz pensar nos dias atuais.

Doris8 07/02/2023

Ala 1984
Esse Winston sofreu em 🤬 #$%!& , mas sinceramente, esperava mais do livro, tinha vezes que parecia que ia ter algo impactante, mas logo você via que não era nada de mais. E eu não curti o final do livro achei muito sem falta de criatividade.

luan.willian00 05/02/2023

É a realidade copiando a ficção
Incrível como um livro escrito na década de 40 ser tão atual, incrível vc ler perceber que o grande irmão irmão está por aí, em líderes que não estão preocupados com a sua população e sim em se manter (ou voltar) ao poder, que faz eram de tudo para isso. Há veneração ao partido e por consequência aos grandes irmãos atuais, pq como bem retrata o livro para quem está no poder é muito importante que se tenha uma oposição, para justificar seus atos, outro ponto que me chamou muita atenção é o controle da informação , que nos fazem duvidar se o que chegar para nos afinal é real ou não. Por fim o medo é real, talvez estejamos mais próximos de uma realidade como 1984 do que nunca.

Paulo 29/01/2023

Gostei pacas!
Terrminei esse livro...

Se eu tivesse uma palavra pra descreve-lo, principalmente nos primeiros capítulos, seria Claustrofóbico. A medida em que o tempo vai passando, a gente acaba se sentido meio sem ar... Não sei explicar direito ksksks

Porém, só não dei uma avaliação maior por dois motivos (fiquem a vontade pra discordar):

1- Logo ao final do livro, a escrita fica um tanto rebuscada, o que >>>>>> particularmente

Amanda 27/01/2023

"Que o Partido era o guardião eterno dos fracos... "
Definitivamente este se tornou o melhor livro (diretamente de 1949) que já consumi.

Muito bem escrito e articulado, o livro te prende do começo ao fim. Entre esse caminho distópico Há pouquíssimos momentos de paz (que na verdade não passa de ilusão, em certa medida). Paz para Winston e Julia, paz para quem lê.

"Que, para a humanidade, a escolha estava entre a liberdade e a felicidade e que, para a maioria, a felicidade era melhor."

Pessoalmente tenho horror a esse pensamento; um governo que lida com a situação como se fosse um pai. Eu não tenho nem palavras...

"O poder não é um meio, é um fim. Não se estabelece uma ditadura de modo a salvaguardar uma revolução; faz-se revolução de modo a estabelecer a ditadura"

Talvez esse trecho tenha espremido mais ainda a ideia que eu tenho de que, não importa de onde vem o poder, seu fim não é servir.

TODOS deveriam ler esse livro e tirar as suas conclusões.

matX321 13/02/2023minha estante
É triste ter confiado no O'Brien né?

Thamara.Souza 13/02/2023minha estante
Muito! Até depois do casal ser preso, ainda fiquei acreditando que ele poderia ajudar de alguma forma, estar fingindo k

matX321 14/02/2023minha estante
Então kkkk, quando ele começou a perguntar sobre 2+2= 5 eu achei que era alguma espécie de teste pra entrar na irmandade, e é mais triste ainda saber que o Winston não conseguiu derrotar eles na morte, vou ver o filme depois, espero que tenha um final mais feliz pra não ficar em depressão ??

Alex 24/01/2023

Leitura indispensável
Sempre achei que esse livro fosse superestimado, ledo engano. 1984 é uma obra atemporal.

O livro mostra todos os horrores de um governo totalitário, a aflição e a angústia trazidas por tal regime crescem ao longo da leitura. Essa definitivamente é uma leitura obrigatória para qualquer ser humano.

Nicole 18/01/2023

O que dizer de 1984? O livro é muito bom, conta uma história que pode te deixar em choque, mas ao mesmo tempo que tem ligação, de certa forma, com o presente. Ele é dividido em 3 partes, com uma quantidade de páginas por capítulo boas. Uma opinião que concordo, na qual vi em outras resenhas, é de que o livro chega a ser meio arrastado na 2° parte, e eu diria que ele tbm chega a ser cansativo, mas se você está acostumado com livros assim, não deve ser um problema. Por fim é um ótimo livro e muito bem escrito, que seria de suma importância que mais pessoas tivessem acesso a ele. Boa leitura!

Caio 18/01/2023

O livro é bom mesmo?
Que livro, meus amigos, que livro! Essa é a primeira obra de George Orwell que leio, através desse livro irei conhecer mais obras do autor. O livro é tão espetacular que me fez sentir na obrigação de consumir mais das obras literárias de George Orwell.

O livro retrata a realidade tão bem, mesmo em um mundo fictício, que tem momentos em que você começa a acreditar nos acontecimentos e memórias dos personagens, mesmo sabendo que tudo é constantemente alterado pelo Partido.

Tem momentos em que você começa a pensar como os personagens, sentir o que eles sentem e acreditar como eles acreditam.

Esse livro com certeza é um dos meus favoritos, se é que não seja o meu realmente favorito.

Leiam, recomendo muitoooooooooo!