Tramas de meninos

Tramas de meninos João Anzanello Carrascoza

Resenhas - Tramas de meninos

Gabriel.Diniz 10/01/2024

Encontro de um amigo de um eu que ainda não há.
2021 eu dediquei 6 meses em leituras quase exclusivamente de contistas mineiros.

Os melhores contistas do país, sim. Para além da magia de sua culinária, música e paisagens, uma imensurável beleza me aguardava na porta da sua literatura, e como esse encontro foi forte.

Mas no processo conheci o paulistano Carrascoza com "Aquela água toda". Que me obrigou a pausar todos meus planos de leitura para me dedicar a franqueza de suas histórias imensamente condensadas. Relia, relia, relia, as mesmas páginas e ainda restava mais gosto a ser saboreado nelas.

Fiquei absorto com a literatura deste homem, e vi com uma ansiedade imensa o lançamento deste livro. O lugar privilegiado da pequena fissura que faz uma tela ganhar cheiro, textura, sabor e vida foi ocupado e habitado por Carrascoza.

Ler sua obra sempre é uma delícia. Entretanto sou obrigado a dizer que gostei ainda mais de "Aquela água toda".

?Trama de meninos" lida mais com o tema de saudade e relacionamento familiar. E o li tendo o estranho pressentimento que ainda revisitarei esse livro em um momento que ele faça ainda mais sentido pra mim. Como é curioso esse encontro, não?

Um encontro com um amigo de um eu que ainda não há.

Mas isso não deixou de me fazer emocionar com contos sublimes sobre o ordinário cotidiano.

Há um espaço enraizado de Carrascoza nas montanhas mineiras que surgiram em mim.