Supernova

Supernova Juliana Vicente (Juna Dean)

Resenhas - Supernova

1 | 2 | 3 | 4

annacsfraccaro 20/02/2022

?- Não é um fim, Aninha, é um começo?
Gostei da escrita da autora, achei bem envolvente e fluído.
Gostei da história também, só acho que uma grande parte do livro teve muita enrolação e chegou no fim e tudo aconteceu de maneira muito rápida, eu preferia que o final tivesse sido um pouco mais lento e melhor explicado, acho que ficaria melhor.

Giovanna.Pinhotti 10/01/2022

"-Não é um fim, Aninha, é um começo."
Supernova foi um livro que me encantou desde das primeiras páginas. Aqui, vamos conhecer Ana e Kenshin, melhores amigos desde a infância, que estão em uma fase da vida que chega para todos: mudanças.
Vamos acompanhar e descobrir as mudanças que eles vão passar juntos, com uma escrita muito precisa e ao mesmo tempo delicada e reconfortante.
Esse livro aborda temas como abandono, depressão, começos e fins, responsabilidades, relacionamento com os pais e muitos outros assuntos delicados. E o que torna as coisas mais especiais para jovens leitores -assim como eu- é que tudo isso se passa na fase da adolescência entrando na fase adulta. A história é bem realista e sei que muitas pessoas passam/passaram por alguma situação presente aqui.
Me confortou em muitas partes esse livro, foi uma experiência especial, me emocionei em diversas partes. Vou guarda-ló em meu coração. Me marcou demais! A amizade de Ana e Ken é linda, me apaixonei pelos dois.
Tirei muitos ensinamentos e aprendizados aqui, foi uma leitura produtiva para o meu emocional e psicológico e por isso foi importante para mim.

Trechos:

? "Pensar. Só bastava isso para que eu me perdesse dentro da minha própria cabeça."

? "E o que é o que ela quer esquecer? O vazio que fica quando alguém vai embora."

? "? Não podemos nos responsabilizar pela expectativa dos outros."

? "A minha vida não se resume a um curso, mas sim a quem eu sou de verdade, quem eu quero ser"

? "? Supernova.
? O que tem de mais na morte de uma estrela?
? Já expliquei várias vezes, é um estágio importante na vida. É um período que leva muito tempo para passar, mas que passa de qualquer forma."
julianavicente 12/01/2022minha estante
Muito obrigada pela leitura, Gio! Fico extremamente feliz e grata que cê tenha se identificado e gostado de Supernova. Mais uma vez, obrigada!

Giovanna.Pinhotti 12/01/2022minha estante
? obrigada por me notar! E por ter escrito um livro tão especial. ? eu amei demaisss

Jaciara.Araujo 17/03/2021

Ameii
Supernova é um daqueles livros que tira o nosso folego. Ficamos a todo momento querendo saber o que vai acontecer na próxima página e isso faz com que a gente fique "preso" nessa maravilhosa história de amizade e superação.

Janaina 31/05/2022

Sensível e tocante
Este é meu primeiro contato com a escrita de Juliana Vicente e me sinto grata por esta experiência
A escrita da autora é simples é fluída o que torna a leitura rápida e extremamente agradável.
O livro trata de temas sensíveis e importantes, fiquei impressionada em como um livro tão curtinho pode ser tão denso e falar sobre tantas coisas importantes como seguir ou não os sonhos, abandono, depressão, relação entre pais e filhos, superação de traumas e sobretudo sobre amizade e o poder que ela tem de muitas vezes nos salvar.
Um livro lindo, que apesar dos temas pesados,é gostoso de ler e traz esperança ao nos mostrar que embora a vida nem sempre seja fácil, o importante é jamais desistir e sempre recomeçar
Kenshim é luz em meio a escuridão, água em pleno deserto a alegria em meio a tristeza.
Ana é uma menina doce e empática que nos faz sofrer junto com ela e que da vontade de colocar num potinho, abraçar e cuidar dela.
A amizade entre os dois é das coisas mais fortes e reconfortantes que eu já vi.
Me vi em muitos momentos no lugar de Ana.
Super recomendo a leitura

Emmi 16/05/2021

Eu amei!!!
Supernova é um livro que vale muito à pena ser lido. A escritora aborda temas muito importantes e recorrentes na adolescência, como depressão e pressão com o futuro de uma forma muito envolvente, sem falar nos personagens que são incríveis e bem desenvolvidos.

SalmaC 28/06/2021

uau. lindo. eu amei
já faz um tempinho que eu li esse livro e até hoje me lembro com carinho dessa história, sem dúvidas uma das melhores leituras que terei esse ano. uma história(e, uma escrita) linda, profunda, poética, sentimental, melancólica... talvez, esse seja um dos livros que eu mais recomendo para as outras pessoas, um livro extremamente necessário! que fala sobre a vida, processos, perdas, tristezas, restauração, amor (e, um amor que vai muito além do amor - romântico)! leiam essa obra de arte literária!

nanda 08/02/2022

eu precisava desse livro.
4.8 ??

"Minha avó já havia me dito que, dos seus netos, eu era a única que havia nascido com a cabeça e o coração com as forças espirituais de um rio. Pura. Forte. Empática."

eu precisava desse livro. precisava de personagens reais, que superam traumas e fazem escolhas que muitas vezes podemos julgar como erradas (como se a vida fosse só certo e errado, ou como se tivéssemos o direito de interferir na vida de outras pessoas achando que sempre estamos certos).

precisava de algo para me identificar, sofrer e viver junto. precisava principalmente das frases desse livro, que marquei tantas que não cabem aqui nessa resenha. não queria terminar o livro, pois amei tanto os personagens que estava com dor no coração de finalizar a história. Kenshin é o maior de todos!

estou muito feliz por ser um livro nacional, apoiem e leiam! só não dei 5 estrelas pois queria saber um pouco mais de outros personagens.
JurúMontalvao 09/02/2022minha estante

poly 19/04/2021

Não deveria ter acabado :(
Esse livro é perfeito. Não existe muito mais que eu possa falar.
Ele me deixou feliz, triste, nervosa, devastada, aliviada, com raiva e morrendo de amores. A escrita é perfeita, os personagens são perfeitos e eu só queria morar em Rosário para ser amiga da Ana e do Ken.
Me identifiquei com vários sentimentos dos protagonistas e chorei e ri com eles.
Favoritei e vou guardar pra sempre essa leitura que veio no momento certinho.

Maduf 03/05/2021

? Resenha de hoje: Supernova: O Começo Nasce do Fim?
Minha gente, que livro, viu? E que autora!

O livro traz Ana (para mim é, e sempre será, Aninha), uma menina que passa por situações que a fazem enfrentar a depressão, mas que têm Kenshin, seu melhor amigo, vizinho e praticamente irmão, que não aguenta ver sua amiga tão diferente.

A escrita é tão leve, tão fluída, mesmo se tratando de uma temática como essa que você simplesmente devora o livro!

A autora não traz o termo "depressão". Ela aborda a doença, tem todo o cenário e características, mas não é uma escrita pesada. Tanto que o livro é voltado para o público infanto-juvenil. Mas é uma leitura que eu recomendaria para adultos. É para todas as idades!

O final deu aquele quentinho no coração e superou todas as minhas expectativas (que já eram beeeeem altas por ser uma história muito boa e por ter uma escrita sensacional).

Tainá 07/09/2021

Supernova
Simplesmente amei! A forma com que a autora nos faz sentir conectados com a protagonista e também com o Kenshin é incrível. É uma leitura muito boa e flúida e que nos faz pensar sobre a vida.
Esse livro me encantou demais e mal posso esperar para ler mais dessa autora.

Leitura concluída em: 12/08/21

Amanda.Sousa 12/05/2021

Incrível
Gostei bastante de como a autora aborda a depressão e o abandono familiar. É tão palpável o que eles sentem que se torna tudo tão cristalino.

Escrita incrível, me fez ver com clareza o que os personagens estavam passando.

Débora.ayalla 17/07/2021

Livro incrível!
Sabe aquele livro que dá aquela dorzinha do peito e que você sente vontade abraçar o personagem? Então... Isso é Supernova - O começo nasce do fim.
Neste livro, conhecemos Ana Scaletta, uma adolescente que ama matemática, é fã da astronomia e adora passar o tempo no telhado, mas acaba tendo que lidar com problemas na sua família e que isso acaba a atingindo fortemente na sua vida com fortes traumas, e o Kenshin, seu melhor amigo.

Kenshin é um adolescente sonhador, adora ser sarcástico e tirar o sorriso no rosto de alguém, sem contar que é o melhor jogador de futebol da cidade, e que sonha em seguir a sua carreira, mas infelizmente seus pais não reconhece seu amor pelo futebol e querem que ele faça uma faculdade e seja um advogado, e ele se vê pressionado entre seguir seu sonho e ter que agradar a família.

Ana e Kenshin são melhores amigos há anos, e passam os melhores momentos juntos, e dentre esses momentos, eles dançam e cantam a música "Moves Like Jaggerr".
Este livro é uma história de amor, mas não uma história de amor que envolve romance, mas sim que mostra uma verdadeira amizade entre dois melhores amigos, que juntos se apoiam nos piores momentos na vida de cada um, Ana com o seu problema na sua família, e Kenshin com a luta de seguir seu sonho, conhecemos o amor e a força desses personagens, que se apoiam e que lutam juntos para o bem do outro.

Encontramos também assuntos fortes e delicados, como: depressão, desavenças no enlace familiar e abandono paterno. Mas, que a autora sobre tratar disso MUITO bem, descreveu as cenas de maneira tão tão perfeita que é quase como estivéssemos vivenciando aquilo que estamos lendo, o livro tem uma leitura fluída e profunda, com os personagens bem escritos e desenvolvidos.

Eu amei demais o livro, a escritora Juliana tem os meus parabéns por escrever tão bem este livro, me tornei uma fã da sua escrita! Ela se tornou uma das minhas inspirações na escrita, porque sério, EU AMEI MUITO!!!

Nalaura 12/07/2021

?Você não está só, Ana
Terminei de ler SuperNova e eu amei
A escrita da autora é muito boa, o desenvolvimento dos personagens é perfeito. Ao longo da história vemos o porquê de certas atitudes tanto dos protagonistas quanto de seus familiares, é muito bem explicada a motivação deles, porque o pai da Ana fica mal, porque a mãe do Kenshin quer que o filho siga uma carreira de engenheiro. Outra parte que eu gostei muito são os trechos destacados ao longo dos diálogos onde mostra o que o personagem pensa, tipo a voz da cabeça da Ana tentando deixar ela ainda pior e ela lutando contra aquilo. Além disso eu amei a amizade do Kenshin com a Ana, sempre juntos, ele se vestindo e fazendo coisas esquisitas para fazer ela sair do mundinho dela, o jeito dele dramático demais me fez rir muito. A autora desenvolve muito bem os problemas e os resolve da melhor forma sem deixar nada em aberto tudo se une perfeitamente.
É um dos livros que eu li esse ano que eu mais gostei. Recomendo muito 5??

saintastes 30/04/2022

não sei se sou capaz de colocar em palavras tudo o que esse livro me sentir. de todas as histórias que já li, aquelas que abordavam a depressão na adolescência de forma direta ou não, essa com certeza foi a mais fiel e realista.

as emoções da Ana era tão palpáveis que, por muitas vezes, consegui sentir a aflição dela na pele. me senti representada por ela em diversos momentos, e até consegui relacionar algumas características dela com pessoas ao meu redor, me fazendo parar para pensar em quantas Aninhas estão enfrentando essa batalha tão difícil nesse exato momento. foi muito reconfortante acompanhar a jornada da personagem no reencontro de si mesma, ainda mais com todo o apoio que recebeu das pessoas que ela mais amava.

ah, e o que dizer sobre o Kenshin? ele com certeza foi o sopro de alívio dessa trama, sempre esbanjando seu carisma mesmo quando lutava contra seus próprios obstáculos. ele e a Ana definitivamente foram feitos um para o outro, já que ambos são únicos de sua própria maneira.

a autora conseguiu harmonizar muito bem esse livro dosando as problemáticas com os momentos de amizade dos personagens, exatamente como ocorre na adolescência. gostaria que mais pessoas conhecessem essa história e tivessem a mesma experiência mágica que ela me proporcionou, pois só assim seremos capazes de tornar essas discussões realmente relevantes.

Bunny 22/03/2022

Muito, muito sensível S2
O livro é muito pessoal e sensível, toca em lugares que às vezes nem lembramos que existem. Tenho certeza que muitas pessoas vão se identificar, e até mesmo podem usar esse livro como inspiração para recomeçar, para tentar.

1 | 2 | 3 | 4