A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Kamilly325 30/04/2023

Esse livro retrata a história de Raquel, uma menina que tem apenas três desejos. Ao longo do livro, ela mostra a trajetória dela, que junta o mundo real com o mundo da imaginação dela. Infelizmente, a família não conseguia entendê-la e sempre a dizia que "criança não tem vontade". Então, para tentar tornar os desejos dela reais, Raquel reprimia todos esses desejos e o mundo de imaginação dentro de uma bolsa amarela, onde ela poderia ser ela mesma e ser feliz com a realização de seus desejos.

No decorrer, mostra um pouco de como a bolsa começa a se tornar um fardo para a Raquel e mostra o rumo para a afirmação dela como pessoa. O que acho bem interessante é que esse livro está aberto para interpretações das diversas idades, então, cada vez que você lê, você acha cada vez mais sentido.

Eliza.Bedin 30/04/2023

Legal
Esse livro é bem bacana pra crianças e pré adolescentes.

É bem ruim ver como as crianças são desrespeitadas e ignoradas pelos adultos por simplesmente serem crianças. Mas o livro mostra como a criança da um jeito de ser feliz mesmo assim.

Luí 28/04/2023

Incrível
Tinha feito uma promessa de ler todos os livros da Lygia e esse foi o segundo que li, eu amei!! Recomendo a todos, a lição que a história passa é sensacional. Se eu tivesse um filho, leria tudo dessa autora pra ele, acho que acrescenta muito no desenvolvimento de uma pessoa.
Weroniquinha 28/04/2023minha estante
Mano, eu li isso na escola quando eu tinha uns 9 anos, nunca terminei KKKKKKK

Roselaine12 27/04/2023

A bolsa amarela
Esse foi um dos livro que me fez gostar de ler. Li quando era criança e me apaixonei. Conta a história de uma menina que escondia na bolsa amarela suas 3 principais vontades que eram: ser menino, crescer e ser uma escritora. Recomendo a leitura.

arifrossi 25/04/2023

Quentinho no peito
Livro de leitura fluida.
Da aquele quentinho no coração.
Um livro que fala de desejos e vontades.
Livro cheio de histórias de galos.
Galo de briga. Imaginação.

laura 24/04/2023

A bolsa amarela
PERFEITO!! sem palavras pra esse livro, incrível demais. uma leitura "leve" e facil de ler, não nos cansa

NAthalle.Bezerra 24/04/2023

Que livro lindo!

A Lígia nos conta a história de uma menina, que em meio a complexidade da sua família, a falta de permissividade para ser ela mesma, e suas três maiores vontades, encontra no olhar imaginativo do mundo, outras possibilidades. E é através desse olhar, que a vida vai tomando outros rumos para a Raquel. É uma viagem incrível de auto conhecimento, de fantasia e de desejos, e de como eles são parte de quem somos.

Uma história infanto-juvenil, extremamente rica, leve, e potente.

linne 23/04/2023

Foi uma leitura deliciosa! É muito bom ver as coisas na perspectiva de uma criança, faz a gente refletir muito. Lindo!

Olívia 20/04/2023

Foi tão bom fazer essa leitura?
Raquel é uma menina cheia de personalidade mas com três grandes vontades: a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora.

Nesse livro, o jeito que as crianças enxergam o mundo é retratado de uma maneira tão vívida, que foi como voltar no tempo.
Me identifiquei muito com a Raquel, que tem uma imaginação admirável. Além disso, acredito que para toda garota que era meio ?moleca?, sua vontade de ser garoto não foi uma surpresa, ainda lembro de quando lamentava para minha mãe que queria ter nascido menino, assim podendo brincar e se sujar sem encheção de saco.

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, é uma leitura leve e rápida para ser feita, recomendo para todos os públicos, ainda mais para adultos que gostariam de sentir um gostinho da infância mais uma vez.

LaAs74 20/04/2023

Super comenta esse livro um livro maravilhoso no começo você não vai entender mas quando você vai lendo você vê que é um livro muito bom super recomendo e conta a realidade só que de uma forma mais leve super indico para todos os leitores que já leu um tempo ou que está começando a ler agora

Rosana Miyata 17/04/2023

Um livro rapidinho de ler e bem gostoso.
Uma menina que não tem voz na sua família e que tem os seus conflitos internos (as suas três vontades) e que, a partir da escrita e da sua imaginação vai se autoconhecendo e entendendo as três vontades que ela tanto queria esconder de todos.

A autora vai colocando vários personagens durante a história e no final consegue interligar todos eles finalizando lindamente.

juliangel 16/04/2023

Livro infantil que serve para adultos
Me identifico tanto com a personagem principal que com a mensagem que o livro carrega sobre a construção familiar, tudo isso de uma forma leve e fofa de derreter seu coração

Passionksksks 11/04/2023

Eu adorei esse livro. É um livro muito fofo.
Adorei a dinâmica do livro, foi uma leitura bem confortável e me identifiquei muito com a protagonista
Recomendo

yuri 11/04/2023

Sempre as palavras doces de Lygia.
Cada livro de Lygia que tenho a oportunidade de ler saio com a mesma sensação de um conforto desalento.
A crítica em "A Bolsa Amarela" se vem para mim da forma como tratamos as crianças. Como não sabemos interpretar seus comportamentos, suas ideias, suas vontades e até seus limites.
Raquel é uma garota criativa, escritora, aventureira, pensadora e muito inteligente. Além de abordar sobre sua família, o livro também cita de forma implícita o machismo na criação de garotas, no que é de menino e o que é de menina e o que Raquel achava que não podia fazer por causa disso.
É uma leitura rápida, viciante, calorosa e reflexiva. Recomendado demais.

debs.lendo. 10/04/2023

Fofo
Se eu classificasse minhas estantes de livros que nem uma amiga minha, esse livro seria da estante: livros para eu ler prós meus futuros filhos.

Me identifiquei com umas vontades da Raquel que eu tinha quando pequena e ver como essas vontades de instalaram nela e a maneira que ela encontrou pra "emagrecer" elas foi lindo.