A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Maria Clara Aoki 17/03/2016

A bolsa amarela.
Este história conta a historia de uma menina chamada Raquel,que enfrenta três vontades que esconde em uma bolsa amarela,uma delas é crescer e deixar de ser criança,a segunda é que ela queria ter nascido homem,e a ultima é que ela queria ser escritora.
Quando ela tem vontade de ser escritora,ela escreve cartas criando personagens e histórias para eles,nisso ela imagina que todos os seus personagens falam e vivem, e ela quarta todos o seus amigos imaginário na bolsa amarela junto com suas vontades.
Seus personagens e amigos são o Terrivel,Afonso,Alfinete,Guarda-chuva e com eles vive altas aventuras!!!!

Gabrielpizeli 17/03/2016

a bolsa amarela
eu gostei um pouco do livro.ele conta a história de uma menina chamada Raquel ela tinha 3 grandes sonhos (vontade de ser grande, de ter nascido menino e de ser escritora).Ela gostava de criar cartas e inventar amigos, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias.

Duda.Yada 18/03/2016

A bolsa amarela
Amei ler esse livro! Conta a história de uma garota chamada Raquel que tem três desejos, um deles é ser grande, outro é ter nascido menino, e de ser escritora. É quando ela começa a escrever romances e cartas para amigos imaginários. Ela guarda todos esses três desejos em uma bolsa amarela que sua tia deu, que na verdade tinha sobrado em meio às coisas que ela havia doado para seus irmãos, nunca sobrava nada para ela, mas dessa vez eles não queriam uma bolsa desbotada com o fecho quebrado e velha, foi quando ela teve a ideia de guardar todos os seus desejos dentro da bolsa amarela. Com essa bolsa ela vai viver aventuras com Afonso, o Alfinete de fraldas, a guarda-chuva, eles vão atrás de uma idéia para Afonso para lutar por essa ideia é nisso eles encontram o primo de Afonso " o terrível " um galo, e fazem uma nova amizade com a Lorelai, a menina da casa de consertos. Uma aventura muito legal.

Pepo 18/03/2016

A bolsa amarela
O livro conta um romance de uma menina chamada Raquel e tem suas grandes vontades que era (ser escritora,ser homem e ser grande) a família dava risada dela mais a escondia coisas dentro de uma bolsa amarela ela tem imaginação e realidade

Cotrim 23/03/2016

A bolsa amarela
A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela ) â a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação â por si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio âcriança não tem vontadeâ â essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

27/03/2016

Raquel é uma menina que tem 3 vontades: vontade de ser adulta, de ser menino e de ser escritora. Como sua família é extremamente castradora, Raquel tem que esconder essas 3 vontades, e para isso usa uma grande bolsa que passa a carregar consigo.
Apesar de ser um livro infanto-juvenil, possui vários simbolismos, ainda mais que foi escrito em 1981, época de censura no Brasil. Fala de muitas situações, todas elas envolvendo a liberdade (de ser o que se quer ser, de pensar, de ir e vir...)
Marta Skoober 28/03/2016minha estante
Tocou em pontos que eu não havia percebido. Livro do mês para o Desafio?

28/03/2016minha estante
Sim, já postei lá no álbum.
E o outro do mês é A Graça da Coisa, da Martha Medeiros, autora que eu adoro.

Laniela 16/04/2016

A bolsa amarela
livro de leitura super rápida, mas cheio de conteúdos nas entrelinhas!! adorei, fantástico...

Raquel, Terrível, a Guarda-chuva, Afonso, o André.... turminha boa de papo!

Isabella.Lins 27/04/2016

A Bolsa Amarela
A bolsa Amarela, e um livro escrito por Lygia Bojunga, de uma menina chama Raquel e tem varias vontades, uma de ser grande,outra de ser menino, e a outra era de ser escritora . Ela começou a escrever uma carta para seu amigo imaginário , Andre ela conto sua vida para ele , ele demorava um tempo mais respondia .
Mais quando ele respondeu sem percebe seu irmão estava lendo , e mando ela para , ela parou por um tempo . Alguns dias depois ela resolveu escrever de novo só que para uma menina chamada Lorelai .Esse livro e muito legal conta um romance de um galo e um guarda chuva , tem muita imaginação isso e muito legal !!!

dudaholic 30/06/2016

Minhas vontades
Minha principal vontade é mais livros como este. É livros infanto-juvenis que me façam refletir tanto como ser humano como A Bolsa Amarela fez.
Encontrei a obra parada na minha estante e cada vez acho mais que foi o destino que me trouxe ela.
Uma narrativa sobre gênero, uma crítica a estrutura familiar tradicional e, o melhor de tudo: escrito para uma criança.

Simplesmente genial!

Karol 10/08/2016

Pela primeira vez eu chorei com um livro
Eu comecei a ler esse livro sem expectatica nenhuma. Levei poucas horas para lê-lo, não parei a leitura para nada, pois o livro prende TANTO que você não consegue parar e, no final, eu estava soluçando de tanto chorar. Eu nunca havia chorado com livro nenhum. Eu já li centenas e centenas de livros na minha vida, mas eu nunca li algo tão formidável, criativo, tocante e sensível. O livro é absolutamente sensacional. Lygia Bojunga ganhou uma vez o prêmio Hans Christian Andersen, considerado como o Nobel de literatura infantil, e ela mais do que mereceu isso. É uma escritora extraordinária. Quisera eu ter lido este livro quando eu tinha 10 anos de idade. Acredito que muita coisa teria sido diferente na minha vida.
Caroline.Saith 12/10/2016minha estante
Amei seu comentário, tive vontade de te abraçar (risos) tenho a mesma conclusão quanto a este livro.
Bjs Carol.

Karol 03/11/2016minha estante
Oooooh que lindinha :')

Elisa 26/08/2016

Sempre quis ter minha bolsa amarela
Esse livro tem um çugar reservado no meu coração pra sempre!

Nath 26/08/2016

A Bolsa Amarela - Lygia Bojunga Nunes
"A Bolsa Amarela", é o romance de Lygia Bojunga Nunes (1986) que relata a história de Raquel, que tem três vontades, as quais ela precisa esconder, por ter medo de que os adultos irão caçoar dela.
Essas vontades são: crescer, escrever e ser menino, que aumentam, engordam, à medida que elas surgem em Raquel. Entre coisas recebidas pela família, de uma tia rica, a menina, que sempre ficava com o que sobrava das doações, recebe uma bolsa amarela, que ficava enorme nela, mas, Rachel não largava dela, sua bolsa era o lugar em que ela escondia suas vontades.
O livro nos retrata a problemática da criança acuada dentro do núcleo familiar. Seu objetivo é a busca pela identidade que Raquel passa até sentir-se feliz consigo mesma.
É uma leitura fácil e muito boa!

Priscila 27/08/2016

Surpreendente.
Esse livro é aquele que você lê e pensa: poxa, legal saber que alguém pode escrever assim de maneira tão sensível e criativa. Se um dia escrever um livro, ela vai ser meu norte, minha inspiração.

site: www.meninaeomundo.blgspot.com

Vivi 01/09/2016

Uma menina que inventa histórias interessantes para matar sua vontade de ser gente grande.
Um leitura prazerosa.