A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga

Resenhas - A Bolsa Amarela

Lasco_ 27/01/2021

Agora sim eu posso lutar pela minha ideia.Agora sim vai ser legal.

jotaefesanchez 31/01/2021

Que delícia de livro...
Li pela primeira vez este livro, procurando por clássicos infantis nacionais um para ler minha filha (6 anos).

No início, achei que o tom do livro não encaixava bem pra ela, mas a partir de determinado ponto (a bolsa amarela), fica sensacional.

Muitas risadas, boas emoções e reflexões... Realmente uma delícia.

Elber.Joaquim 01/02/2021

Gostei muito
Raquel é uma criança que ganha uma bolsa amarela de seus familiares e em sua história com este objeto é possível tirar várias lições e reflexões sobre a vida cotidiana.

Livro curtinho de um dia. Dá pra curtir numa sentada.

Amanda u.u 05/02/2021

Um livro que veio como um forte abraço
Esse é um daqueles que eu recomendo para todo mundo, seja jovem ou adulto, é um livro bonito e profundo, embora tenha uma leveza que é como um grande suspiro. A trama, mesmo que cheia de pontos fantasiosos fala sobre coisas muito reais e presentes na vida de muitos de nós. Nunca pensei que simpatizaria tanto com objetos, o final é a coisa mais linda do mundo.
Estrela 26/12/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler ?

Amanda u.u 25/03/2022minha estante
Vale MUITO a pena ^^

Renan 17/02/2021

É um livro infantil extremamente leve, mas capaz de levantar questões muito importantes, como os estereótipos sociais que são designados para meninos e meninas e a falta de comunicação da família com a criança. Não tem como não se apaixonar pela história da Raquel, uma criança que se sente constantemente incompreendida, mas que é muito esperta e cheia de imaginação, com uma vontade enorme de ser escritora. Recomendo para todos.

Mari Castelo Branco 21/02/2021

3° - ficção / infantil: o livro é narrado por uma criança, Raquel, que tem 3 grandes desejos, que há todo instante ela quer reprimi-los: ser menino, ser adulta, ser escritora. No mundo dela, não há espaços para criança falar e opinar. Mais nova de alguns irmãos, ela é constantemente desacredita pelos mais velhos, inclusive pelos pais. Então, como forma de não se sentir tão solitária, e, por não ter amigos Raquel resolve escrever. Na sua imaginação, ela cria personagens como um galo, um alfinete, um sombrinha (...) que fazem o seu dia a dia mais interessante e mais propositado.
Apesar de ser um livro infantil - que eu não sabia quando comecei a ler - ele traz algumas reflexões, como: a criança é sujeito de direitos, e deve ter voz; ser menina é incrível e pode brincar e realizar o que quiser; e é preciso confiar no instinto e nos seus dons.
Leitura leve, bem superficial. História curtinha e sem grandes detalhes.

Ana 27/02/2021

A bolsa amarela
O que dizer deste livro? Eu ganhei ele na minha infância, e eu não entendia o que Rachel (a personagem principal) queria dizer. Mas hoje, relendo ele de novo, eu entendo perfeitamente.

A famosa bolsa amarela, que guarda as vontades de Rachel, como, ser grande, ser menino e ser escritora. Pude sentir as aflições da personagem. Outro ponto importante,temos que tomar cuidado com o que dizemos para os menores, nós achamos que eles não entende, mas SIM, eles entende. Prestar atenção para não costurar a mente dos nossos pequenos.

Eu fiquei chocada com a criatividade e a Imaginação desta criança. Um livro muito importante, e eu com certeza lerei DE NOVO quando eu ser adulta, terei uma perspectiva diferente do livro.

Leia com vontade e sem medo, tenho certeza que você irá gostar.

Patricia.Garbinato 28/02/2021

A bolsa amarela
O primeiro livro a gente nunca esquece. Já li e reli umas cinco vezes, e sempre me divirto com as aventuras dela.

Lidi 01/03/2021

Leitura cativante
Leitura agradável. A imaginação da personagem principal cativa o leitor e traz questionamentos importantes sobre o imaginário infantil, o que nos faz pensar em quantos conceitos equivocados passamos de geração em geração para as nossas crianças.

TA4Y 13/03/2021

Tão gostosinho ver a criatividade de uma criança, eu me senti tão vidrada em conhecer a história de um galo, chega me deixou triste tudo que ele passou
E o guarda chuva então?

Espero que Raquel continue com seus histórias

Ana Cristina 13/03/2021

Tem certeza que é só pra criança?
Pra variar gostando muito dos livros dessa autora. Alguns marcaram minha infância, e agora, depois de alguns anos, peguei esse que ainda não tinha lido e me encantei de novo por histórias simples, engraçadas e importantes ao mesmo tempo. Não vejo a hora de ler a casa da madrinha, da mesma autora. Muitas expectativas pra esse próximo livro.

Amanda2174 19/03/2021

Gostinho de infância!
Nunca fui muito de ler livros, mas tenho uma irmã que devora livros num instante! Quando criança admirava muito isso nela, pois vira e mexe ela ganhava livros de presente dos nosso parentes e pais. Um dia a nossa nos deu o livro bolsa amarela, que para não pareceu de imediato um livro interessante. Mas com o tempo minha irmã insistia para que o lesse pois não iria me arrepender (eu até acho que esse foi o primeiro livro que eu li!) Resmungando eu pegue analisei o livro e comecei a ler, não era ruim, pra falar a verdade era ótimo! Pasmém considerando que eu nunca tinha lido um livro (apenas histórias em quadrinhos) me envolvi tanto com o livro que o terminei no mesmo dia! Todos aqui em casa ficam surpresos com a minha ?conquista?. Com o passar dos anos ele continuava sendo meu livro favorito mesmo depois de outos livros que eu li. Esse livro é encantador! Guardo ele com muito carinho no meu coração! Até hoje não o reli, mas pretendo porque sinto a necessidade de ter que renovar o sentimento e o carinho que eu tenho por esse livro!
Certeza que você ficou com vontade de ler, me conta aqui um livro que fez a mesma coisa com você!
Vanessa 19/03/2021minha estante
Tive a mesma experiência com esse livro! Aos 10/11 anos, peguei essa mesma edição emprestada na biblioteca da escola e adorei! Até hoje não reli e também não lembro mais da história (kkkkkk) mas quero muito!

Myh Barreto 19/03/2021minha estante
Que legal! Eu sinto vontade de ler também o meu primeiro livro, o caso da borboleta atíria da coleção vaga-lume. ?

Amanda2174 19/03/2021minha estante
@vany aaa que adorável saber que não foi só eu que em senti assim esse livro é fantástico! ( pelo menos a Amanda de 11 tem ele como favorito kkk) espero encontrar ele aqui em casa para poder lê-lo