Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse

Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse Igor Pires

Resenhas -

matheusoarex 08/10/2021

Acalentador ??
Esse é o quarto livro dos Textos Cruéis Demais, escrito pelo Igor Pires.

Nesse quarto livro ele passou por vários momentos, divididos em 4 partes. Levando para o lado gráfico, esse ficou simplesmente a coisa mais linda do mundo, organizado por cores e cada arte mais linda que a outra.

E não vou me aprofundar muito sobre os assuntos pois levando em consideração a linha de textos do Igor (Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente) já temos uma noção. A parte nova para mim é que é claro a influência do isolamento social e momento político que vivemos expressado em alguns poemas.

Espero que vcs leiam e que tenham muitas lágrimas para poder derramar ? rs

NickGael 07/10/2021

meus sentimentos
cada palavra presente nesse livro perfurou meu coração como uma flecha que contém veneno na ponta. Essa foi sem dúvidas a melhor leitura que fiz em 2021 e a razão é que eu passei por tudo que o livro descreveu, eu senti as mesmas coisas, sofri do mesmo jeito, chorei, gritei, me machuquei, supliquei pra que ficasse, me vi perdido e questionei minha intensidade por me matar pouco a pouco. O livro me fez pensar que eu mereço mais, que eu mereço realmente viver, que minha intensidade não é um problema, que eu preciso conhecer meus limites e abraçar a dor até o dia.que ela não me abrace de volta. Perder alguém é extremamente doloroso, mas se perder é ainda pior.

Beatriz 07/10/2021

QUE LIVRO MEUS AMORES. Sem falar nas ilustrações que dão um grande impacto na leitura, além de serem lindas. Os poemas são indescritíveis, chegam no fundo da sua alma. Devido a motivos pessoais, chorei horrores e o jeito do Igor Pires descrever sentimentos é incrível. Recomendo muitooo.

Kakau 26/09/2021

O livro começar muito bom no início com uma dose de solidão e tristeza, depois começa a ficar enjoativo poemas que começam a descrever a mesma coisa de maneiras diferentes. No final o livro sai um pouco da sua zona de assunto e aborda um temática sobre o nosso vazio existencial em relação humano, a parte de eu mais gostei do livro. Enfim, amei a experiência de ler ele, até o próximo ?

Vidal 28/05/2021

Péssimo!! Só fala de término e coisas tristes de relacionamento. Me deu sono e vontade de queimar o livro kkkk

Suh 15/09/2021

Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse - bom
Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse é mais um daqueles livros gostosos de ler, assim como textos cruéis demais, esse também me transmite uma paz, apesar de nessa edição eu achar que faltava alguma coisa (os primeiros livros eu devorei, esse achei lento e repetitivo, mas do meio pro final ficou ótimo).

saturnrings 09/09/2021

esse livro é o tipo de livro que você sente a necessidade de voltar pra ele 2, 3, 5 vezes, porque os poemas vão ter sentidos diferentes cada vez que você voltar a eles. por isso adoro o trabalho do Igor, é tão verdadeiro, tão unicamente HUMANO em sua essência. ele literalmente transformou a dor em arte, o que me ajudou a ressignificar as minhas mágoas também

obrigada por esse livro, Igor Pires

MILA 12/10/2021

Quase depressivo
Achei chato, deprê, quase revirando os olhos, mas as ilustrações são bonitas, o livro é bonito, mas os textos?

Beatriz 29/08/2021

O melhor livro que eu já li, eu sou completamente apaixonada pelos livros que o Igor Pires escreve, já li todos e esse é meu preferido, me identifiquei com inúmeras partes, e da para sentir a dor dele pelas palavras, muito bom, recomendo demais

Thaísa 27/08/2021

Muito real, mas mais triste que os outros
Como sempre, Igor Pires traztextos lindos nesse livro. Percebi que esse livro, em geral, é mais triste que os anteriores, mas isso em nada o faz perder sua beleza

Douglas | @estacaoimaginaria 26/08/2021

Os mesmos textos profundos, mas mais maduros
Certamente, esse livro tem o DNA daqueles textos que conquistaram tantos leitores.

Logo de início, é fácil perceber que esse livro será intenso. E, conforme viramos as páginas, percebemos que são textos que, juntos, podem se traduzir em um desabafo. De nós para nós mesmos, do autor para nós. É uma conversa, mas também uma conversa com o passado, com quem não deveria ter ido, talvez, ou quem talvez tenha sido livramento.

A escrita de Igor Pires é encantadora como sempre. Simples, mas em certos momentos complexa, cruel, poética, sempre um tapa na cara. Não importa quantos textos/livros do Igor/TCD eu leia, sempre pensarei neles como tapas na cara ou socos no estômago. Afinal, eles falam de verdades que talvez não estejamos preparados para ouvir. Ou então, tiram as palavras das nossas bocas, como se elas clamassem para serem ditas.

Certamente, é impossível os leitores se identificarem com tudo o que ele escreve. Mas eu tenho certeza que ele fala com todo mundo com cada texto, cada frase, cada parágrafo, cada ponto final. São textos em que, às vezes, uma frase apenas já diz tudo, já resume todo seu sentimento. E devo dizer que a escrita de Igor é certeira em muitos momentos, e bonita, mesmo quando não fala diretamente com o leitor.

Uma característica que pude perceber desse livro é que os textos estão mais maduros, se é que é possível isso. Mas continuam emocionantes. Os textos também são mais complexos, como disse, e melhor estruturados. Também são maiores, como se refletisse bem no título do livro. Afinal, são tantas as coisas que gostaríamos de falar, mas não temos chance. Ou simplesmente não sai. Então, o autor nos ajuda, de certa forma.

A verdade é que esse livro é uma conversa com o leitor. Conselhos? Não sei, talvez possamos até conseguir absorver algum conselho disso tudo. Mas, na real, são verdades cruéis ditas de uma maneira direta. São coisas que precisávamos ouvir de alguém para começar o processo de seguir em frente. Independente da relação. Uma coisa que gosto é que são textos que não refletem apenas uma relação amorosa, mas todo tipo de relação.

Enfim, alguns textos que eu destacaria são “a todos aqueles que escrevem com a alma”, “carta para além do muro”, “sete” e “tristeza”. São textos que mexeram comigo particularmente, mas que passam uma mensagem importante para todo mundo, na minha visão. E, tenho certeza, numa segunda leitura, outros textos devem se destacar também, como de costume acontece.

Sem dúvida, com “Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse”, Igor Pires concretiza a Textos Cruéis Demais como uma importante voz para coisas que estão paradas dentro de nós e que não conseguimos verbalizar. Afinal, são textos que nos acolhem e nos preparam para enfrentar certas batalhas. Por isso, eu indico muito esse livro, e todos os outros anteriores, que se conversam e se complementam.

site: https://estacaoimaginaria.com/locomotiva-literaria/resenha-todas-as-coisas-que-eu-te-escreveria-se-pudesse/

Nysmaella | @literalmentenys 24/08/2021

Insta: @literalmentenys
Uma coletânea de poesias escritas durante a pandemia, que vai falar sobre o término de namoro, ansiedade, solidão, incerteza e todo o processo de se (re)encontrar. Com direito a ilustrações belíssimas e cheias de sensibilidade do ilustrador Jônatas Moreira.

Gente, senti toda a sensibilidade e o tudo que o Igor deixou no papel. Pois foi uma escrita-cura, que nos fez sentir a dor, mas também a esperança em dias vindouros. Que ao enfrentar um término durante a pandemia, ele se viu só, e que ao se reconhecer sozinho com o plus de se reencontrar nesse tempo, não deve ter sido nada fácil.

Sou super fã do Igor desde os Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente. Então, super indico, pois foi uma leitura intensa e cheia de emoções!

Maria4043 23/08/2021

Os textos começaram a se misturar como uma repetição.
Já li os outros três livros que antecedem a esse, e quando houve o lançamento de um quarto, fui correndo comprar. Comecei a ler depois de um tempo, e percebi que havia uma diferença entre esse e os outros; nada me prendia.
Depois de um tempo, os textos começaram a se parecer de alguma forma; e isso tornou a leitura um pouco cansativa. Porém, houveram trechos que se destacaram, e sigo amando essa "série" de livros.

thayllane 28/05/2021

Perfeito, as vezes eu acho que o Igor fica a espreita escrenvdo sobre a minha vida kkkkk
A forma como você chora lendo esse livro não tem condições ???

@mandinhas_angelo 21/08/2021

Perfeito e perfeito!! é tudo que eu tenho a dizer sobre os livros do Igor Pires! Dá pra chorar em todas as páginas por mil e um motivos diferentes