Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse

Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse Igor Pires

Resenhas -

jade 12/01/2022

minhas impressões
seria altamente injusto avaliar como algo inferior ao que avaliei porque não há o que julgar de alguém com tamanha coragem para se despir e expor a qualquer um que esteja pronto pra ver como igor fez nesse livro.
entendo quem se deparou por muitas vezes lendo mais do mesmo durante a coletânea mas acredito que a repetição foi coerente com o processo de sofrimento e cura das dores da vida.
principalmente durante uma pandemia onde não há nada além do que conviver com nossos demônios e sentir nossas dores.
senti toda sua transparência. é quase como se eu precisasse pedir licença ao lê-lo e agradecer ao terminar.

Rachel 13/01/2022

Profundo
Realmente são todas as coisas que já pensamos em escrever para alguém. Esse livro mostra o quanto temos medo se dizer o que sentimentos e pensamos pra quem amamos. E esquecemos que um dia essa pessoa não vai está mais do nosso lado para podermos falar tudo o que queríamos

Bia Moraes 16/01/2022

Bom, mas esperava mais.
Eu já tinha ouvido falar do Igor Pires e de outros livros dele, como "textos cruéis demais para serem lidos rapidamente", mas nunca de "todas as coisas que eu te escreveria se pudesse". Ouvi falar deste livro pelo tik tok, fiquei interessada e então resolvi comprar. Pelo titulo, parecia um livro que assim que eu lesse iria doer na alma, como se eu estivesse escrevendo. Eu tinha grandes expectativas sobre este livro, e não acho que todas elas foram batidas.
O livro conta sobre um relacionamento que não deu certo, como se o Igor estivesse conversando com a pessoa amada tudo o que ele não pode dizer durante o relacionamento. E ao longo do livro, o acompanhamos em uma jornada de autoconhecimento, dor e superação. Com páginas coloridas e desenhos muito bem elaborados, complementando as poesias.
O livro começa muito bom, com poesias otimas, que fazer a sua alma ser tocada lá no fundo. O que fez com o que eu chegasse a metade do livro em menos de 1 semana. Porém é nesta hora que o problema começa. Porque é aí que começa a ficar extremamente chato e repetitivo. Eu digo que não gosto de julgar a poesia de outras pessoas, porque é a forma que alguém se expressa, e não acho que isso deveria ser julgado. Mas não pode deixar as minhas opiniões interferem.
A minha impressão é que várias partes do meio do livro poderiam ser substituídas por outras, pois elas falavam a mesma coisa em jeitos diferentes. O que eu entendo, porque as vezes é necessário escrever varias vezes algo para finalmente sair de nossa alma. Mas acho que na forma que o livro foi composto, ficou um pouco chato demais. O que me fez ficar na mesma página durante semanas.
Porém, conforme fui me obrigando a ler, foi ficando cada vez melhor. As poesias que compõem o final do livro são simplesmente incríveis e perfeitas. O igor tem muita criatividade para criar algo com assuntos tão aleatórios e fazer ficar bom, te fazendo pensar.
"Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse" foi o primeiro livro que li de poesias maiores, pois antes só tinha lido poesias menores, com frases menores, e sinceramente foi uma experiência razoável. Eu com certeza esperava mais do livro, inclusive antes de ler achava que seria 5 estrelas, porém não foi o caso.
Mas com certeza gostei da ousadia que o Igor teve em ser "vulnerável". Em colocar em um livro os seus sentimentos mais profundos, sem medo de ser o que é. De ser humano. De ser gente como a gente.

RECOMENDO: sim.

noninha 18/01/2022

eu estava bem ansiosa pra ler esse livro e minha namorada me deu, logo ele se tornou bem especial pra mim. confesso que estava achando um pouco chatinho no início por não me identificar muito com os textos, mas eu amei o final. os textos estão incríveis e, como sempre, o igor nunca decepciona. esse se tornou um dos meus favoritos porque tô apaixonada pelas ilustrações coloridinhas, mas, pra mim, nenhum dos livros da tcd vão superar onde dorme o amor

PauloNonato 20/01/2022

Livro intenso, e de fácil leitura. Palavras simples e grandes sentimentos. Trata-se de uma leitura envolvente e minimalista, que nos faz mergulhar.

Lilian 22/01/2022

Os textos do Igor sempre me fazem refletir muito, a maioria parece que foi escrito exatamente para mim, no momento exato que estou lendo.

mariabotan 25/01/2022

?É sabido que os grandes amores não foram feitos para durar?
Adorooo os textos do Igor, tenho todos os livros que ele escreveu e todos tem o poder de me cativar. Nesse livro a sofrência é imeeensa e os textos que ele escreveria para outra pessoa se pudesse tem uma carga de sentimento imenso. Dá pra quase sentir o sofrimento dele.

Apesar de ter gostado muito do livro, acho que algumas coisas ficaram repetitivas. Também senti falta de textos menores e mais simples, gostava tanto deles nos outros livros?

Mas enfim, não dá pra colocar muita nota no sentimento alheio. Continuo adorando os textos do Igor e sigo acompanhando sempre.

Gleyce31 29/01/2022

Profundo e bem atual. Esse livro traz textos escritos no contexto da pandemia, de isolamento, de caos, da sensação de mundo ruindo. Traz realmente muitas coisas que poderiam ser ditas e ficaram no pensamento, no coração, nas palavras.

Alessandra.Matsumi 29/01/2022

Esse é lindo mas triste
Igor Pires é incrível e esse livro também. Mas não recomendo ler se você está sofe por amor porque cada texto é um soco no estômago. Ele consegue combinar as palavras pra nos atingir bem no fundo do coração e mexe com nossos sentimentos.

Hadassa 30/01/2022

No início eu achei o máximo, o meio já foi meio enjoativo e repetitivo, mas já o final me surpreendeu

ifvhaiz 30/01/2022

wow, que livro incrível. no começo eu até achei ele meio sem graça mas depois começou a melhorar e alguns poemas específicos me tocaram de uma forma enorme, me encheram de lembranças boas. amei muito esse livro e a escrita do autor

Duda 01/02/2022

ninguém escreve textos como o Igor, a maioria dos textos eu pude me identificar e sentir o que o autor estava sentindo. sou apaixonada pela coletânea de livros de textos cruéis demais demais

mssantos 01/02/2022

Não é meu primeiro contato com obras desse escritor e acho ele incrível. Esse livro em particular foi uma pequena montanha russa pra mim, em alguns momentos eu estava completamente imersa e adorando o livro e em outros nem tanto, pareceu até meio repetitivo, mas se você prestar atenção vai perceber que na verdade faz sentido ser assim. Afinal, o livro é sobre o término de um relacionamento e as fases de "luto" pós término, e essas fases são justamente uma montanha russa com sentimentos repetitivos. Me identifiquei com diversos trechos porque foi algo pelo que realmente passei, era como se fosse eu escrevendo determinadas palavras.

Gostei bastante e recomendo.

Emy 02/02/2022

MEU DEUS, QUE CURATIVO!!
Todas as coisas que eu escreveria se pudesse, é cheio de emoção, intensidade dor, nesse livro, o autor Igor Pires compartilha conosco suas experiências sobre o amor, tudo que sentiu, como lidou com o término, ele soube expressar isso nas suas poesias, e para quem terminou um relacionamento recentemente, este livro é dor, mas também é cura, me acrescentou demais, me curou dms, me ajudou demais!! Tenho nem palavras para descrever o quanto eu amei essa literatura, o que sou suspeita para falar, pois, todos os livros do Igor me tiram suspiros. Obrigada por me inspirar com seus livros, a escrever o meu próprio!! Você é incrível Igor ?

Bea Albuquerque 03/02/2022

Decepcionante
Esse livro não deu pra mim, muito chato. Quando eu achava que ia mudar o assunto repetia a mesma coisa e ficava muito cansativo. Já li outras obras do Igor e essa infelizmente foi a que eu menos gostei.