O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Juju 30/06/2021

Divertido, cômico e inteligente
Em um retiro para idosos na Inglaterra denominado Coopers Chase vivem quatro figuras - cuja idade flutua acima da casa dos setenta anos - bastante interessantes: Ron, Ibrahim, Elizabeth e Joyce. Todas as quintas-feiras eles se reúnem em uma das salas vagas para os encontros pertencentes ao que batizaram de "O clube do crime das quintas-feiras". O propósito inicial é revisitar casos antigos que ficaram sem solução e tentar decifrá-los mesmo que não tenham o intuito de envolver a polícia. Mas as coisas mudam rapidamente quando um assassinato misterioso ocorre envolvendo um nome conhecido, e logo em seguida o cenário se repete pela segunda vez. Vorazes, inteligentes, sagazes e determinados os quatro contarão com as habilidades individuais de cada membro do clube para finalmente solucionar um caso atual, e pasme você, estão sempre a um passo a frente da polícia! Entre tortas deliciosas - uma cortesia de Joyce -, doses de bebida, discussões acaloradas, disfarces e viagens os quatro se provarão verdadeiros detetives, sem perder o senso de humor, e vão conquistar além de tudo o coração do leitor.

Esse livro é muito divertido, eu li bem rapidinho porque apesar de abordar uma investigação de assassinato - ou seriam assassinatos? - o autor se utiliza de personagens muito carismáticos, agradáveis e fofos. Cada qual com sua personalidade, seus trejeitos e histórias de vida que vão sendo contadas vagarosamente página a página e quando você se dá conta já está quase encerrando o livro. A trama se torna por vezes leve - apesar de haver os momentos mais sérios, dramáticos, emocionais e repletos de astúcia - e descomplicada, de modo que você não se sente angustiado ou perturbado de estar lendo sobre um crime. O grande segredo do sucesso, levando em conta que esta obra está fazendo bastante barulho por aí, é o grupo incomum de investigadores. De fato ninguém iria pensar em colocar idosos para solucionar assassinatos, mas Richard Osman o faz e o resultado é simplesmente espetacular, um crédito especial à mente brilhante que deu vida à quatro personagens incríveis à sua própria maneira. O fato de Ron, Ibrahim, Elizabeth e Joyce serem tão diferentes, porém tão unidos e complementarem-se de uma maneira inusitada, porém divertida, torna a experiência ainda melhor. Não vão faltar suspeitos, pistas e becos sem saída, mas não há nada que este grupo não consiga fazer (Elizabeth que o diga). Eu consegui desvendar um dos assassinos, o outro nem passou pela minha cabeça para ser honesta. O motivo pelo qual eu não dei cinco estrelas foi por conta disso, porque eu consegui matar a charada antes do tempo, mas acredito que o foco do livro não era propor uma grande reviravolta, mas sim entreter o leitor através de algo inovador e distinto que não se vê sempre por aí - velhinhos detetives. E deu muito certo! Tudo indica que poderá haver uma continuação e sinceramente mal posso esperar :)

Li Caldas 30/06/2021

Excelente
Que livro incrível, me prendeu a atenção desde o início, não conseguia parar de ler.
Sobre o enredo: os personagens principais são idosos, a história toda se passa justamente num condomínio só de idosos. Por aí já cativa a gente, com personagens carismáticos muito falantes, bem no estilo avós, mas que também adoram uma história policial, por isso criaram o Clube do crime das quintas-feiras, e se empolgam quando crimes acontecem bem ali, próximo deles. Com isso, eles não perdem tempo e tentam solucionar os crimes.
Que leitura agradável! Recomendo!

Jana 01/07/2021

Um bom romance policial
A ideia do livro é muito boa, original e criativa, eu adorei o enredo, como ela foi escrita, os personagens. Só o mistério policial mesmo que eu não achei tão interessante, mesmo assim é cheio de reviravolta e nada óbvio.

Perdida_nas_Estrelas 03/07/2021

Elizabeth, Joyce, Ron e Ibrahim são aposentados que passam suas quinta-feiras analisando crimes antigos já arquivados pela polícia, por pura diversão. Mas um assassinato recente acaba deixando-os mais animados a desvendar um crime atual, e para uma maior felicidade do grupo de idosos outro assassinato acontece pertinho de onde eles moram, seria o mesmo assassino?
É um romance policial diferente de todos que eu já havia lido, pois além do mistério dos assassinatos e das descobertas que vão ocorrendo o enredo é divertido! Os aposentados são figuras difíceis de não gostar, eles fazem tudo que pode e não pode e abusam da velhice com o pretexto de que "não há nada a perder". Eles sempre estão passos a frente da polícia e escolhem dois policiais que simpatizam para ajudar nos casos, e é claro que eles até fazem coisas fora da lei para poder descobrir quem matou quem nessa confusão.
Eu adorei essa leitura e recomendo muito para todo mundo, romance policial é um gênero que eu amo e recomendo para todos, na minha cabeça todo mundo deveria gostar kkkk ainda mais agora que conheço esse subgênero chamado de "cozy mistery", que seria algo como um mistério aconchegante, é mais uma opção para se gostar de ficção policial!

Sabriss 04/07/2021

O que falar de um livro tão bom,tão aconchegante e ao mesmo tempo de uma leitura tão instigante.
O diferencial desse livro é que "quem vai atrás" do assassino não são jovens e nem crianças mais sim um simpático grupo de idosos composto Elizabeth,Joyce,Ron e Ibrahim.O clube do crime das quintas feiras.
Acompanhamos o mistério dos dois assassinatos que acontecem no livro e que desenrola muitos outros acontecimentos do passado.

Karem.Bianchin 04/07/2021

O livro é bom
O livro é bom, tem uma premissa interessante e gostei dos personagens, mas não consegui manter o ritmo de leitura, perdi o interesse em vários momentos.

Gramatura Alta 06/07/2021

Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para ― segundo consta na agenda da sala de reunião ― discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado.

Com todos os integrantes acima dos setenta anos, O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth… bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela.

Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes ― além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores ―, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS é formado por Elizabeth, Joyce, Ibrahim, e Ron. Elizabeth é a líder do grupo, sagaz, inteligente e completamente enxerida, a mulher que tem muitos segredos sobre seu passado tem uma perspicácia digna de se admirar.

Joyce, enfermeira aposentada, entra para grupo após uma das integrantes, Penny, deixar o grupo por motivos particulares, que demoramos a ter conhecimento, mas ela é muito importante também. Ibrahim, um psiquiatria muito reconhecido, também faz parte do clube, ele é uma pessoa de uma calma que parece inabalável. E para finalizar, Ron, um líder nato da comunidade conhecido por seu temperamento forte, que arruma confusão e sabe como provocar as pessoas. Também temos dois membros honorários que são Donna e Chris, policiais de Faerheaven.

Cá entre nós, a participação de Chris e Donna foi bem superficial, ambos não descobriam nada, não sabiam de nada, e muito menos ajudavam na investigação, o trabalho todo foi feito pelo Clube, e eles ficam como os heróis. Isso sem contar a autopiedade de Chris o tempo todo, e Donna com sua pequena obsessão pelo ex.

Aliás, o livro não se passa nos Estados Unidos e esse foi um diferencial bem legal, trouxe algumas curiosidades sobre a Irlanda que eu nem imaginava, então te deixa querendo conhecer mais.

O livro tem muitos capítulos que não acho tão necessários assim, não ajudam no contexto, apenas estão ali, então tem uma enrolação, mas isso é natural de suspense, não?

Gostei da escrita do autor, os capítulos curtinhos do jeito que eu amo, sempre alterando os pontos de vista, porém sempre bem colocados, você consegue saber quem é quem na hora que está lendo, então isso ajuda muito.

A história te prende, te faz ver um lado dos idosos que você não consegue imaginar tanto. Todos sabemos que os idosos não foram sempre idosos, que eles tiveram uma vida inteira até chegar lá, e o autor mostra bastante isso durante a leitura, relembrando o passado dos personagens, e também mostrando suas particularidades, suas convivências com os companheiros, as dores que sentem, culpas, arrependimentos. É realmente algo que te toca.

O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS é realmente um livro muito bom, ele conseguiu me prender logo nos primeiros capítulos, e todo final, eu queria sempre saber o que acontecia no próximo. Os idosos são as estrelas do livro, todos eles se juntam, é bem legal ver como eles tem essa amizade. Enfim, livro liberado para acima de 12 anos por conter um assassinato, né gente, HELLOOOO! Super indico a leitura!

Resenha escrita pela Amanda para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/07/06/o-clube-do-crime-das-quintas-feiras/

Ana 06/07/2021

Legal! Vários velhinhos se reúnem todas as quintas para tentar desvendar crimes. Leitura legal para passar o tempo.

Ivy B. 07/07/2021

Li em poucos dias esse livro! Gostei da narrativa do autor, apesar de ter perdido o ritmo da leitura em alguns momentos. Por várias vezes fiquei imaginando os cenários descritos e suas belezas. Me peguei tentando desvendar os crimes junto com os idosos. Uma obra leve, fluída e divertida.

heitor 07/07/2021

Uma leitura adorável
Bem divertido, com personagens únicos e desenvolvidos de uma maneira bem ácida, esse livro trouxe um enredo inovador, original e bacana!

Talvez sua simplicidade tenha tornado ele ?Sessão Da Tarde? ou até mesmo eu tenha lido com mais expectativas, porém, no geral, é uma leitura gostosa, que me fez rir diversas vezes.

O plot twist de fato é inesperado, mas pra mim não teve uma carga de ?Nossa!!!! Por essa eu não esperava!!!?, no máximo um ?hmm, maneiro, gostei?

Rápido e cativante, o que mantém a leitura em ritmo constante (além dos capítulos curtos e da escrita bem pontual), foi os próprios personagens; idoso maravilhosamente inteligentes, utilizando seu conhecimento do passado para resolver crimes no presente!

Andréia 07/07/2021

Não me empolgou
O que eu mais gostei do livro, com certeza foi a personagem Elizabeth! Os melhores diálogos e tiradas eram dela! Mas de resto não consegui me envolver na história, muitos personagens e um crime que não me fazia ter a curiosidade de descobrir quem foi?enfim um bom livro e só.

Isis Maat 08/07/2021

Um suspense que prende a atenção, e ainda assim mantém a leitura leve e agradável. Os personagens são cativantes e divertidos, cada qual com sua peculiaridade.

Deja 09/07/2021

Se Era pra ser tenso...
Amei esse livro pela capacidade de cada personagem em tornar a vida interessante... Cada página uma surpresa que me fazia dar gargalhadas. O autor teve muita sensibilidade pra narrar histórias sobre pessoas, uma leveza incrível.

Alessandro232 10/07/2021

Um livro agradável e divertido
Clube Intrínsecos
Havia muito "hype" em cima deste livro, quando ele foi lançado. Quando isso acontece, eu sempre desconfio que é estratégia da editora e a obra não é tudo isso que comentam. Neste caso, eu estava certo. Não há dúvidas, que a Intrínseca sabe muito bem "vende seu peixe".
Mas, o livro é ruim? Não, "O Clube do crime das Quintas-feiras" é um livro agradável e divertido, mas para mim é somente isso. A obra é um pastiche de histórias de mistério/crime de Agatha Christie - outra dentre os vários livros lançados pela editora.
Na trama, acompanhamos os esforços de um grupo de simpáticos velhinhos para desvendar um crime misterioso que ocorreu nas imediações do local, onde eles moram - um condomínio residencial para idoso.
No aspecto positivo, eu gostei muito da caracterização de personagens. O autor conseguiu dar uma personalidade diferente e peculiar para cada um deles, com destaque para a misteriosa Elizabeth. Também gostei dos diálogos cheio de humor bem britânico, com várias sutilezas, assim como a forma sutil como o autor trata da questão de envelhecer, sem parecer piegas.
Por outro lado, achei a resolução do mistério um pouco previsível. Da metade para o final já dá para prever o que vai acontecer. Mesmo assim, o desfecho me agradou.
"O Clube do crime das quintas-feiras" se insere na vertente "suspense acolhedor". É o tipo de livro para se ler, sem grandes pretensões. Acho que é uma boa opção de leitura para o período das férias. Não é chato, mas também não espere uma obra-prima no gênero. Ele tem todos os elementos necessários para virar uma série de tv ou filme - acho que isso vai ocorrer muito em breve.
Sobre a edição: Novamente, o Clube intrínsecos caprichou na edição. Capa dura, com detalhe na capa e marca-página. Também tem outra mais simples e mesmo conteúdo.