O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Becca Miller 20/06/2021

Achei bem sem graça.
Fiquei o livro todo esperando por aquela grande reviravolta que nunca aconteceu.
A nota só não é menor porque é um livro com personagens engraçados.
Até acho que uma série com eles seria mais interessante do que a leitura.

Rahrt 21/06/2021

Honestamente, não sei o que fazer com os Tupperwares que usei
O Clube do Crime das Quintas-feiras é aquele tipo de livro que tem uma premissa formidável e peculiar ao mesmo tempo.
Com um humor à la Lemony Snicket (Daniel Handler, maravilhoso!), Richard Osman consegue dosar ponderações dolorosas da velhice com um toque ácido e divertido.
Uma leitura fluída com mistérios bons de verdade para serem desvendados por senhoras e senhores que não se deixam intimidar por limitações da idade.

E ainda tirei uma nota incrível dos agradecimentos do autor que vou levar pra vida inteira: antes de algo ficar bom, tem é que ficar pronto.

unitetseven 22/06/2021

Genial
Indo direto ao ponto; preciso que esse livro seja o primeiro de uma série, os personagens, Joyce e Elizabeth principalmente, são muito bons pra ficarem em um único livro.

Ana 26/06/2021

Viciante!
Logo no início no livro já imaginava que o autor havia tido muita convivência com pessoas idosas devido à descrição perfeita! Os personagens são muito empáticos e você torce pelo grupo. A relação deles com os policiais é incrível e muito engraçada. Eu diria que além do suspense o toque de comédia é muito forte. Assim que você lê algo sério não demora muito até ter um alívio cômico.
Em certo ponto me achei a própria Sherlock Holmes e que o plot estava meio na cara. Aham.. sei... mais uma vez não era nada do que eu pensava!
Achei um final inteligente e tudo fez sentido. Muito bom!

Priscila Bennati Santana 26/06/2021

#livros2021

O Clube do Crime das Quintas-Feiras - Richard Osman

Cooper Chase é um condomínio de alto nível para idosos. Com muitas atividades e um belo ambiente, onde podem socializar e passar dias tranquilos depois de uma vida de muito trabalho!
A maioria dos moradores se organizam em clubes de palavras cruzadas, tricô etc. Mas para Joyce, Elizabeth, Ibrahim e Ron, isso não soa como o ideal. Eles preferem algo com mais emoção. E assim começou o Clube do Crime das Quintas-Feiras, com os quatro integrantes, que contavam antes com Penny, uma ex inspetora de polícia, investigando seus arquivos antigos de casos que ficaram sem solução. Quando Penny fica doente, Joyce, uma ex-enfermeira é convidada a fazer parte do grupo. O que eles não poderiam imaginar é que um crime aconteceria bem ali, com alguém que todos conheciam. E que essa investigação traria a tona muitos segredos que ficaram enterrados em Cooper Chase por muito tempo.
Um livro para os amantes de histórias de detetive, com uma pegada mais antiga, sem tantos detalhes mórbidos e uma boa dose de humor. Lembrou-me muito da Mrs. Marple, icônica personagem da Agatha Christie!

#oclubedocrimedasquintasfeiras #richardosman #romancepolicial #clubeintrinsecos #intrinseca

Lyane Brunna 27/06/2021

Fiquei muito curiosa quando vi o nome do livro. Mas sobre a historia, para ser honesta, fiquei esperando uma reviravolta no final da historia, que acabou nao tende. Gostei bastantes dos personagens, a personalidade de cada um.
Um grupo de amigos bem diferentes um do outro mas que se completam.

Mai 27/06/2021

Como transformar uma investigação de assassinato divertida
Confesso que demorei um pouquinho para pegar o jeito nessa leitura, mas se isso está acontecendo com você, por favor não pare de ler! Eu garanto que você vai amar continuar lendo ele e se afundando cada vez mais nesse clubinho do crime.
E no final de tudo, foi esse clube formado por idosos extremamente inteligentes que resolveram os vários crimes que aconteceram nesse livro, sério, que leitura fantástica! Recomendo muito.

Paula A. C. 27/06/2021

Bom livro para quem gosta de Miss Marple
Comecei essa leitura com altas expectativas, mas me decepcionei com a escrita do autor, ainda muito amadora para leitores mais experientes. No entanto, a história é boa e a construção de alguns personagens, visivelmente inspirados na Miss Marple de Agatha Christie, torna a leitura agradável. Ao final, posso dizer que gostei, mas não tenho interesse em outras obras do autor.

Alisson 27/06/2021

Miss Marple agora tem amigos detetives?
Nesse livro conhecemos o clube dos crimes das quintas-feiras, local que um grupo de idosos se reúnem para desvendar crimes não solucionados pela polícia já época do acontecido mas acontece que dois crimes acontecem na cidade e eles começam a investigar e ajudar os policiais da região.
Gostei do livro mas em alguns momentos a leitura foi lenta. Gostei bastante do diário de uma das idosas, o livro deveria ter mais momentos assim com os outros personagens.

Manu 29/06/2021

Bom, mas complexo demais.
Acredito que muitas vezes a história se perdeu em sua complexidade, principalmente.no final. Levei meses pra concluir essa leitura, não pela sua densidade, mas por minha vida corrida. Entretanto, se tivesse sido melhor desenvolvida acredito que teria me prendido mais. De qualquer forma eu adorei os personagens, se pudesse queria ser amiga da Joyce e da Elizabeth!!

Paula.Andrea 29/06/2021

É plot twist atrás de plot twist
O livro é bastante interessante. A narrativa é agil, o que torna a leitura mais interessante. Ainda, a perspectiva escolhida para a história, a partir de um clube integrado por aposentados, torna tudo ainda mais delicioso. Sem falar nas diversas reviravoltas que deixam o leitor tonto. Leitura interessante.

Italo Bernardo | @wesleyliterario 30/06/2021

Sobre um livro que não esperava nada e amei
#WesResenha

"A julgar por hoje, essa história de investigação de assassinato vai ser divertida à beça. Foi um dia longo. Se nos aproximou ou não da captura do assassino, vocês que decidam."

Em um vilarejo de aposentados, quatro improváveis amigos se reúnem um dia por semana para falarem sobre crimes arquivados, aqueles que por alguma razão ficaram sem solução. Eles seguiam bem com suas discussões semanais, até que um desenvolvedor local morre e uma foto é deixada junto ao corpo, dando assim, o primeiro caso em tempo real doTheThursday Murder Club. Inquietos, curiosos, inteligentes, nossos herois fora dos padrões vai a fundo nessa investigação, fazendo o possível para pegar o assassino a tempo. Antes que mais pessoas morram, antes que seja tarde demais.

Não esperava muito dessa história e nem que fosse adorar tanto esses personagens, mas o autor soube como construir o enredo é o mistério de um modo bastante leve, nos instigando durante toda narrativa. Embora o final não tinha sido surpreendente, achei bastante inteligente e bem fundamentado.

Adoro histórias que entregam plots durante a leitura, pois nos deixa atentos e faz mergulhar cada vez mais na trama. Nesse livro temos diversas revelações instigantes e além disso, Richard Osman mescla certas dores da velhice com cenas divertidas, permitindo que o leitor reflita levemente sobre essa fase da vida.
A obra divide a narração com uma das personagens, Joyce, que nos apresenta sua perspectiva através de seus diários e nos rir bastante com seu olhar sobre os acontecimentos. A história flui de um jeito muito natural, lemos sem nem ver o tempo passar!

Conectando brilhantemente todas as pontas deixadas durante a leitura, Osman conclui a história modo inteligente, frenético e com fôlego para muitos outras aventuras. Uma trama envolvente, peculiar e única, que revela uma outra perspectiva da velhice e apresenta os personagens mais teimosos e espirituosos que você irá conhecer. Aquele enredo divertido que nos cativa, entretém, sem deixar de pontuar coisas importantes.

Ainda esse ano o segundo livro da série chega por aqui, estou ansioso para ler!!

"A vida segue em frente até não poder mais. O Clube do Crime das Quintas-Feiras continua a se reunir, bilhetes misteriosos são passados debaixo de portas e assassinos trocam janelas. Que continue assim por muito tempo."

Juju 30/06/2021

Divertido, cômico e inteligente
Em um retiro para idosos na Inglaterra denominado Coopers Chase vivem quatro figuras - cuja idade flutua acima da casa dos setenta anos - bastante interessantes: Ron, Ibrahim, Elizabeth e Joyce. Todas as quintas-feiras eles se reúnem em uma das salas vagas para os encontros pertencentes ao que batizaram de "O clube do crime das quintas-feiras". O propósito inicial é revisitar casos antigos que ficaram sem solução e tentar decifrá-los mesmo que não tenham o intuito de envolver a polícia. Mas as coisas mudam rapidamente quando um assassinato misterioso ocorre envolvendo um nome conhecido, e logo em seguida o cenário se repete pela segunda vez. Vorazes, inteligentes, sagazes e determinados os quatro contarão com as habilidades individuais de cada membro do clube para finalmente solucionar um caso atual, e pasme você, estão sempre a um passo a frente da polícia! Entre tortas deliciosas - uma cortesia de Joyce -, doses de bebida, discussões acaloradas, disfarces e viagens os quatro se provarão verdadeiros detetives, sem perder o senso de humor, e vão conquistar além de tudo o coração do leitor.

Esse livro é muito divertido, eu li bem rapidinho porque apesar de abordar uma investigação de assassinato - ou seriam assassinatos? - o autor se utiliza de personagens muito carismáticos, agradáveis e fofos. Cada qual com sua personalidade, seus trejeitos e histórias de vida que vão sendo contadas vagarosamente página a página e quando você se dá conta já está quase encerrando o livro. A trama se torna por vezes leve - apesar de haver os momentos mais sérios, dramáticos, emocionais e repletos de astúcia - e descomplicada, de modo que você não se sente angustiado ou perturbado de estar lendo sobre um crime. O grande segredo do sucesso, levando em conta que esta obra está fazendo bastante barulho por aí, é o grupo incomum de investigadores. De fato ninguém iria pensar em colocar idosos para solucionar assassinatos, mas Richard Osman o faz e o resultado é simplesmente espetacular, um crédito especial à mente brilhante que deu vida à quatro personagens incríveis à sua própria maneira. O fato de Ron, Ibrahim, Elizabeth e Joyce serem tão diferentes, porém tão unidos e complementarem-se de uma maneira inusitada, porém divertida, torna a experiência ainda melhor. Não vão faltar suspeitos, pistas e becos sem saída, mas não há nada que este grupo não consiga fazer (Elizabeth que o diga). Eu consegui desvendar um dos assassinos, o outro nem passou pela minha cabeça para ser honesta. O motivo pelo qual eu não dei cinco estrelas foi por conta disso, porque eu consegui matar a charada antes do tempo, mas acredito que o foco do livro não era propor uma grande reviravolta, mas sim entreter o leitor através de algo inovador e distinto que não se vê sempre por aí - velhinhos detetives. E deu muito certo! Tudo indica que poderá haver uma continuação e sinceramente mal posso esperar :)

Li Caldas 30/06/2021

Excelente
Que livro incrível, me prendeu a atenção desde o início, não conseguia parar de ler.
Sobre o enredo: os personagens principais são idosos, a história toda se passa justamente num condomínio só de idosos. Por aí já cativa a gente, com personagens carismáticos muito falantes, bem no estilo avós, mas que também adoram uma história policial, por isso criaram o Clube do crime das quintas-feiras, e se empolgam quando crimes acontecem bem ali, próximo deles. Com isso, eles não perdem tempo e tentam solucionar os crimes.
Que leitura agradável! Recomendo!

Jana 01/07/2021

Um bom romance policial
A ideia do livro é muito boa, original e criativa, eu adorei o enredo, como ela foi escrita, os personagens. Só o mistério policial mesmo que eu não achei tão interessante, mesmo assim é cheio de reviravolta e nada óbvio.