O clube do crime das quintas-feiras

O clube do crime das quintas-feiras Richard Osman

Resenhas - O Clube do Crime das Quintas-Feiras

Ana Becegato 08/06/2021

nada demais..
acho que criei uma grande expectativa pra esse livro e acabei decepcionada, deixou muito a desejar?

Keila 09/06/2021

O Clube do crime das quintas feiras
Esse livro realmente me prendeu do começo ao fim.
Os personagens marcantes cada um com seus segredos..
Recomendo a leitura.

CPF1964 09/06/2021

Opinião
Primeiro livro do autor que é também apresentador de TV na Inglaterra.

Fãs de Agatha Christie irão gostar.

Melina 10/06/2021

O Clube do Crime das quintas-feiras, livro de Richard Osman, que li nessa edição linda e exclusiva do clube Intrínsecos (minha primeira experiência no clube), é encantador! É um livro divertido e leve, que fala de um grupo, interessantíssimo e genial, de velhinhos, vizinhos em um condomínio de idosos, em algum lugar da Inglaterra. Eles se aventuram no mundo da investigação criminal com desenvoltura e ousadia e acabam ajudando a polícia local a desvendar (ou quase) alguns crimes novos e antigos. É um livro que, com muita gentileza, traz a tona o envelhecer e como isso é, pode e dever ser, um processo natural, lindo e cheio de aventuras. ?Velho é lindo!?

Leidy.Adriane 10/06/2021

Quem matou Tony?
4 Idosos viviam em um condomínio de luxo para aposentados, e, um dos passatempos deles eram desvendar assassinatos antigos.
Até que um dia o empreiteiro Tony Curran foi assassinado. Então eles começam a investigação.
Quem teria sido o assassino de Tony?

Debbye 11/06/2021

?? O Clube do Crime das Quintas-Feiras ??
Apesar da (fantástica) premissa, O Clube do Crime das Quintas-Feiras não foi uma leitura que me arrebatou nas primeiras páginas. São muitos personagens,  muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, e o tom do humor britânico é algo que eu particularmente gosto, mas demoro a me acostumar.

Entretanto, no decorrer da narrativa, fui me envolvendo e apreciando a história. O autor consegue criar um bom suspense sem aquela tensão e o clima pesado, que podem afastar alguns leitores.

É tudo muito leve, divertido, gostoso de ler. O Clube do Crime das Quintas-Feiras traz uma boa história de mistério, com personagens interessantes que nos fazem refletir sobre a vida e a velhice.

"? Isso me mantém envolvida, entende? E faz com que você se lembre de que podemos ser úteis. Não quero que você sinta que estamos interferindo, Donna, mas ao mesmo tempo, sim, eu quero interferir."

Isabela 12/06/2021

O clube dos crimes das quintas-feiras
O livro conta a história de quatro senhores que adoram solucionar alguns mistérios.
A leitura é fácil e tranquila e os personagens são cativantes, o que torna o livro agradável e fluído.
Apesar da premissa ser interessante, de contarmos com alguns assassinatos e policiais envolvidos, o enredo é daqueles que você lê sem compromisso, para aproveitar um domingo a tarde, nada extraordinário, mas bom para passar o tempo.

Rodolfo 13/06/2021

Um grupo de quatro idosos que vivem em uma área de repouso que tem como passa tempo se reunirem às quintas-feiras para solucionarem crimes cometidos há muito tempo atrás e que não foram solucionados.
Quando um assassinato ocorre bem próximo ao grupo, eles decidem fazer uma investigação por conta própria em paralelo com a polícia. O que eles não imaginavam é a quantidade de segredos que eles acabariam revelando.
É um livro surpreendente pela fato de que no início parecer apenas uma historinha legal e simpática, mas o autor conseguiu criar um mistério que prende o leitor.
E também é impossível não rir com o grupo pelo humor e como eles encaram as situações com que se deparam.

Cris 13/06/2021

Quero entrar para esse clube
Ah gente!
Que livro incrível! A história é super bem humorada, narrada de uma maneira bem diferente, não dava nada por ele, mas que surpresa boa!
Apesar de ser um livro policial, com crime de verdade e tudo (rs), os personagens são fofos, carismáticos e muito peculiares.
É daqueles livros que agradam de cara.
Leiam! Leiam! Leiam!
Recomendo

Lua 15/06/2021

Maravilhoso
O Clube do Crime das Quintas-feiras é aquele tipo de livro que você quer muito terminar para saber o desfecho final da história, mas quando termina fica triste por se despedir dos personagens.
Possivelmente um dos melhores livros que já li esse ano e estou extremamente feliz (e ansiosa) por saber que virá outro com esses personagens tão incríveis.

Nota: sigo encantada pela Joyce. Escrita leve e divertida. Amei

Kel 17/06/2021

Bonitinho, mas não prende
Li algumas críticas negativas sobre esse livro e me preparei para lê-lo com uma vontade otimista, confesso, queria dar-lhe uma chance justa, e ele a princípio é bom sim. Os quatro protagonista idosos são fofinhos, habilidosos, um tanto engraçados, inclusive por possuírem aquele jeito de ser mais descontraído que a idade traz, e isso é o ponto alto do livro, porém ao longo dos capítulos as duas mulheres Elisabeth e Joyce acabam se destacando a ponto de deixarem os dois homens quase invisíveis. Joyce inclusive mantém uma espécie de diário e o autor se apoia muito nela para dar aquele andamento filosófico conectável às próximas cenas. E aqui vem a questão maior, o assassinato e a investigação sobre os possíveis assassinos, inclusive um padre, entre jogadas convenientes, caras-de-pau e um tanto de sorte eles conseguem resolver a questão, há também um toque de doçura, união, admiração, amor aqui e ali mas infelizmente é um livro que não vai deixar muitas lembranças, ele não é muito marcante. Ainda assim é uma leitura leve e válida, me peguei várias vezes sorrindo com a graça dos comentários desses simpáticos idosos. A versão da Intrínseca está belíssima também.

Jansen 18/06/2021

Ótimo. Autor debutando no romance, merece um destaque à parte. Segundo o IMDB, Richard Osman nasceu em 28 de novembro de 1970 em Billericay, Essex, Inglaterra. É um apresentador de TV, produtor, escritor e comediante. Esta é sua primeira incursão no romance policial. E começou muito bem. É um romance delicioso, apesar de ter como personagens alguns velhos de um Retiro para aposentados numa bela região na Inglaterra. Nem por isso vai nos deprimir a ação dos idosos, pelo contrário é um apologia à boa idade, quando acrescentamos aos anos propósito e disposição. Neste ponto é uma lição que deve ser aprendida por quem ultrapassou os setenta, como todos os personagens principais. Não são pessoas simples, pois os custos do Retiro devem ser altos, pois é tudo de bom. Um Hotel Boutique para idosos, com piscina, vários salões restaurante etc. Entre seus hóspedes identificamos entre outros um Sir, um arqueólogo, um psiquiatra e uma enfermeira, a simpática Joyce que participa ativamente com seu diário revelando fatos que nos ajudam nas pistas do Clube do Crime das Quintas-Feiras. São 4 seus participantes fixos, mas dois policiais convidados por razões não muito cristãs: Criss, chefe da polícia da pacata Fairhaven, para onde vai trabalhar a policial londrina Donna de Freitas (será descendente de portugueses ou brasileiros?).
Elizabeth e seu terceiro marido, o Stephen, meio apagado no Clube, a não ser pelo fato de ser marido da Elizabeth é a líder do grupo. Pouco se sabe sobre ela, a não ser suas ações nalgum país da Cortina de Ferro na época da guerra fria. Creio que tenha sido uma espiã ou policial, dada seus conhecimentos de interrogatórios e práticas policiais.
Uma característica interessante e que torna o romance mais dinâmico é o intercalar da primeira e a terceira pessoa. O diário de Joyce é na primeira pessoa. E o escritor conta a história em terceira pessoa.
O Grupo que se reúne no único dia vago no salão de Quebra-cabeças, a quinta-feira, tem por hábito resolver crimes para os quais não houve um desfecho. Têm o apoio da Penny, uma ex comissária de polícia que vive no Retiro com o marido, um veterinário, que fica calado ao seu lado. Não sabemos bem o que ela tem, mas a impressão é que vive como um vegetal, entubada e necessitando de cuidados especiais. É uma amiga próxima da Elizabeth e, importante, trouxe cópia dos casos não resolvidos, fonte de pesquisa da Elizabeth e seus comparsas. Há também um ex-líder sindical, o Ron, grosso como um toco de açougue. Pronto. Mais que isto já posso provocar um spoiler. Divirtam-se porque é coisa muito boa.

amanda.bataglin 18/06/2021

Não funcionou
Eu vejo muitas pessoas elogiando esse livro, mas nada funcionou aqui pra mim. A escrita do autor não foi envolvente pra mim, não consegui me conectar a maioria dos personagens. Não acho que seja um livro ruim, mas definitivamente não é pra mim.

Marília 19/06/2021

Quantas reviravoltas esse livro tem. E quando você vai chegando no final da história vê que tudo faz sentido.

Marques60 20/06/2021

Muito interessante
Achei o enredo bem interessante e a escrita é simples o que faz a leitura ser bem fluida. Isso, pra mim, é muito importante. Há trechos um pouco menos interessantes, mas isso não compromete de forma alguma que o livro seja considerado uma boa leitura.