O Anel dos Löwensköld

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

romulorocha 04/05/2022

O anel de Löwensköld, de Selma Lagerlöf - 10/10
Além da dificuldade em pronunciar o nome do livro e da autora corretamente, só tenho coisas formidáveis para contar desta obra da autora sueca, primeira mulher a receber o prêmio Nobel de literatura.

O Anel de Löwensköld é um clássico da literatura sueca e conta a história do General Löwensköld, que após lutar bravamente pelo reino, é galardoado com um anel pelo próprio rei. Este presente se torna o maior apego da vida de Löwensköld, tanto que quando morre, leva o anel consigo ao túmulo. Sabendo da fortuna enterrada, um pequeno fazendeiro, Bård, resolve roubar o anel do defunto para vender na cidade, e mal saberia ele que ali se iniciaria uma saga trágica, pela qual algumas gerações seriam atormentadas e lembradas sobre o valor do respeito aos mortos.

O livro é muito gostoso de ler, não à toa, a autora ganhou o Nobel, ele muito bem escrito. Algumas coisas que achei interessantes, são algumas referências culturais sobre o paganismo e rituais religiosos colocados de formas sutis na obra e também sobre referências da própria culinária também, como os famosos Semlas. Essa, inclusive, é uma das coisas que mais acho legais em ler obras de outros países, descobrir novos sabores e tentar prepará-los por conta própria.

#resenhasdoromulo #literaturasueca #oaneldelöwensköld #selmalagerlöf

Bruna 25/04/2022

O Anel Perdido
O Anel dos Löwensköld tem me chamado a atenção a muito tempo. Me arrependo de ter demorado tanto para ler essa história.
É muito interessante a forma que a história é contada e mesmo com as grandes passagens de tempo todas as partes são cativantes e instigantes.
Mesmo sabendo desde o início que iria gostar da história, não imaginava que iria terminar a leitura de coração partido.
Recomendo a leitura. É rápida, interessante e gostosa.
O trabalho da Editora Wish é primoroso!!
Adquiri o e-book e já encomendei o livro pois quero tê-lo por perto para reler várias e várias vezes.

Renata 23/04/2022

Acho que o livro está mais para terror do que mistério, com sua história de assombração e fantasma.
O desfecho está mais para drama, mas no geral a história é boa o suficiente para eu ficar curiosa quanto aos outros dois livros da trilogia.
Com certeza um achado, mereceu o sinete da Wish.

regifreitas 19/04/2022

O ANEL DOS LÖWENSKÖLD (Löwensköldska ringen, 1925), de Selma Lagerlöf; tradução Carlos Rabelo.

Selma Lagerlöf (1858-1940) foi a primeira mulher a ser agraciada com o Nobel de Literatura, em 1909. Segundo a Academia Sueca, a premiação se deu "em apreciação pelo idealismo sublime, imaginação vívida e percepção espiritual que caracterizam seus escritos".

Em O ANEL DOS LÖWENSKÖLD (1925), Lagerlöf nos apresenta uma história de maldições e vinganças. Em vida, o General Löwensköld, em razão dos seus feitos e lealdade para com seu soberano, é distinguido pelo imperador Carlos XII com um preciosíssimo anel. Quando vem a falecer, em março de 1741, já em idade avançada, é desejo do General ser enterrado com o anel, muito embora a família e todos na região lamentem tal fim para um objeto tão valioso. Alguns meses depois, morre a netinha do General, vítima de rubéola, sendo ela também enterrada no jazigo da família, ao lado do avô. Por um descuido da família, o jazigo permanece aberto após a cerimônia de sepultamento, e sem nenhum tipo de proteção durante a noite. Aproveitando-se da oportunidade, um casal de fazendeiros da região invade o cemitério à noite e acaba roubando o anel. Movidos por uma momentânea ganância, eles não imaginam que tal ato trará uma série de catástrofes para suas vidas bem como para seus descendentes. O fantasma do próprio General assombrará a vida dessas pessoas, e a de todos que estiverem de posse do seu precioso anel, até que a joia seja restituída ao seu proprietário de direito.

Atravessando várias gerações, Lagerlöf consegue amarrar de forma cuidadosa as pontas que ligam as diversas pessoas envolvidas nessa história, mesmo em uma narrativa tão curta. Quem curte histórias de mistério e horror certamente se deleitará com o livro, que lembra bastante as obras de Edgar Allan Poe.

Fiquei com vontade de conhecer mais da produção da autora, algo de maior fôlego. Infelizmente, pouquíssimos dos seus textos acabaram sendo traduzidos para o português.

Kit 31/03/2022

Selma Lagerlöf! Como assim fui te conhecer através dessa obra, sendo que sou apaixonado pelo filme ?A carruagem fantasma?? Não fazia ideia de que existia um romance que deu origem a esse filme maravilhoso; preciso para ontem!
Mas enfim, sobre ?O anel dos Löwensköld?, achei a história muito boa, gostei muito da escrita e a forma como as coisas foram de desenrolando durante a história; espero que publiquem as outras 2 histórias que fazem parte dessa trilogia.

Rosy 29/03/2022

Fui surpreendida
Confesso que fui ler esse conto bem despretensiosamente e ela me surpreendeu mto, positivamente. Pra começar, não fazia ideia q teria um terrozinho nele e achei mto bom, pois não tenho costume de ler nada desse gênero e adorei. Em menos de 100 páginas, essa história consegue fazer com vc conheça seus personagens a fundo, suas motivações, desejos e temores. Achei mto inteligente como foi feita a ligação entre alguns dos vários personagens e tbm gostei por deixar no ar algumas coisas que poderiam ser imprescindíveis para a história, mas acabou que não era tanto assim. O modo que chegou no fim, acabou n dando importância pra esse detalhe. Eu adorei mto e super indico para um fim de tarde outono ;)

Mari 06/02/2022

Ótima novela para os fãs de horror
Para uma mulher ter ganhado o prêmio Nobel em 1909 é porque com certeza não se trata de qualquer mulher. 15 anos depois de receber tal honra, Selma Lagerlöf publica essa novela assustadora sobre um general que acima de tudo queria estar sempre junto do belíssimo anel que recebera de seu rei, ao ponto de querer ser enterrado com ele. Mas essa decisão não é feita sem ser questionada, toda a sociedade daquela simples região da Suécia acha um absurdo tamanha riqueza ser desperdiçada dessa forma, quando poderia estar sendo usada para melhorar a situação dos habitantes, porém, ninguém se atreve a chegar perto do túmulo do general, muito menos ousar roubar o anel. Até que um casal aproveita uma oportunidade única e seduzidos pela beleza daquele anel tão precioso, acabam roubando ele dos dedos do defunto (Impossível não se lembrar de O Senhor dos Anéis quando os personagens são levados à loucura pelo anel). Depois disso, o espírito do homem não tem paz e passa a aterrorizar a vida de todos aqueles que passam a possuir seu anel, até provocar suas mortes.

História curta que prende do começo ao fim, vale muito a pena ler!

Natalia Noce 25/10/2021

Rapidinho de ler com uma pequena história de mistério que deixa a gente intrigado e querendo mais...

Serfelizlendo 19/10/2021

Amei, amei, ameiiiiii
Que estória de maldição incrível!
Palavra de honra, eu jurava que iria detestar esse livro!
Mesmo sendo viciada nas obras publicadas pela Wish @ , lutei muito tentando não o ler, adiei o máximo possível e, não me conformo por ter feito tal coisa.
O livro é perfeito!
Ele vai contar a estória de um velho general habituado às mais cruéis práticas de guerra e sua decisão de levar seu estimado anel para o túmulo.
De fato, era um anel muitíssimo valioso e quando, uma tragédia assola a família do falecido que nunca foi esquecido, ocorre um roubo.
Sim, roubaram o anel e depois disso coisas misteriosas e malignas começam a acontecer para quem se deparar com tal objeto.
Esta é uma estória de fantasma!
E, é das boas!
Surtei lendo, não queria ler muito rápido pra chegar ao final logo e tão pouco desejava parar de ler.
A forma como foi escrito e estruturado prende a atenção e leva o leitor pra dentro do texto.
Deixa a sensação não de estar lendo, mas sim de estar ouvindo alguém bem antigo e meio que irreal narrando cada palavra como um aviso.
Tem inúmeras críticas sociais!
Sério, as notícias nos jornais durante a semana em que estava lendo, bateram de encontro com algo que acontece com certos personagens.
E aí, não tive como não pensar em como nosso senso de justiça é manipulado com o que vemos a primeira vista.
O final é muito bom e me pegou de surpresa.
Cheguei a pensar que iria acontecer algo porque tudo indicavel pra isso, mas tive o meu tapete puxado e tive minha mente derretida perante a parcela real do final.
Tão injusto!
Amei, amei muito essa leitura!
Recomendo fortemente!
Ideal pra quem já ama um bom mistério ou pra todos que desejam ler algo bom, rápido e que levantará inúmeros questionamentos.
Não temam a escrita da autora, pois sua obra é brilhante e muito, muito divertida.
O fantasma é perfeitamente cruel e dono de senso de humor único.
Torcendo para que as continuações sejam publicadas logo, por favor Wish!

Serfelizlendo 19/10/2021

Amei, amei, ameiiiiii
Que estória de maldição incrível!
Palavra de honra, eu jurava que iria detestar esse livro!
O livro é perfeito!
Esta é uma estória de fantasma!
E, é das boas!
Tem inúmeras críticas sociais!
O final é muito bom e me pegou de surpresa.
Tão injusto!
Amei, amei muito essa leitura!
Recomendo fortemente!
O fantasma é perfeitamente cruel e dono de senso de humor único.
Torcendo para que as continuações sejam publicadas logo, por favor Wish!

Grazy 28/09/2021

Espetacular
Ao saquearem um anel da tumba de um antigo general de guerra vários eventos sobrenaturais são desencadeados graças ao desejo de vingança do General moribundo. Os eventos acontecem de tempos em tempos mas estão sempre atrelados, mostrando que por mais que o anel tenha desaparecido das vistas dos humanos ele continua emanando seu poder sobrenatural. É extremamente intrigante, a leitura é rápida e envolvente.

Delam 10/08/2021

Uma boa história...
Alguns livros te prendem e outros não, e está tudo bem. É uma excelente leitura, fora da minha zona de conforto como grande parte das leituras e que a Sociedade das Relíquias Literárias me proporcionou. Infelizmente, esta não me envolveu tanto quanto as demais, mas do mesmo modo valeu uma boa leitura acompanhada de várias xícaras de café.

Eu gostei da forma que a autora trouxe uma assombração de uma forma tão diferente da qual normalmente estamos acostumados. Gostei da ambientação histórica e como foi inserido vários fragmentos de tempo, para criar uma obra com magnitude. A medida em que eu ia lendo fiquei bastante indignada como o anel passava de mão em mão, e cheguei a cogitar que ele jamais voltaria para o moribundo...

Enfim, mais uma experiência única!

Giu 20/07/2021

Uma das narrativas mais limpas e bem conduzidas que lá li. Amei a história e a escrita - bem mais do que eu esperava que fosse! Já fiquei doida pra ler as outras obras da autora - espero que elas continuem a ser traduzidas no Brasil com o capricho que foi colocado nessa pelo Carlos Rabelo e a editora Wish!

Nah 18/07/2021

Uma história de fantasma que muito certo
Quando o respeitado general Löwensköld morre, sua vontade de ser enterrado com o anel que ganhou do rei Carlos XXI é atendida.
Anos depois, após o enterro de sua neta, seu anel é roubado da cripta por um casal, que passa a ser atormentado pelo espírito do morto.
Com o passar dos anos, o anel passa por vários donos, faz várias vítimas e deixa um rastro de caos e maldição.

Esse livro é muito bom!!!! Descobri que se trata do primeiro volume de uma trilogia e espero sinceramente que a editora consiga trazer as sequências.
É uma narrativa simples, sem eventos muito grandiosos, mas ainda assim consegue prender e entreter. A leitura é fácil e enquanto lia foi impossível não comparar certas partes com o enredo de A Volta do Parafuso, A diferença é que "O Anel" é um livro bom.

Obs.: apesar de ser uma trilogia, o final do livro é muito bem amarrado e não deixa pontas soltas, de forma que a leitura dos próximos livros não é de extrema necessidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5