Paraíso do sul

Paraíso do sul Sacia Xavier

Resenhas - Paraíso do sul

Ana 04/09/2021

Uma boa leitura, apesar do potencial desperdiçado
Sinto que o começo do livro poderia ter sido menos maçante e com um pouco mais de ação ou tensão. Os personagens secundários estereotipados me incomodaram um tanto. Lucas e Laura tem uma química incrível, todavia. A mitologia e o passado da família Esposito é bastante interessante, apesar de deixar na vontade de ver um pouco mais de personagens e classes que não foram muito explorados (isso é compreensível pelo tamanho do livro). Algumas informações poderiam ter sido reveladas de forma mais interessante, como uma investigação de Laura que não se limitasse a consultar o oráculo. O vilão não intimida e tem uma motivação clichê, mas cumpre seu papel na história. O final, ao contrário do início, me passou uma impressão de "apressado", mas a escrita da autora no quesito ação me agradou bastante.
Paraíso do Sul é um livro cheio de potencial não aproveitado, mas que vale a leitura.

Halanda.Debossan 25/08/2023

Sinceramente, eu achei que fosse desistir de ler? O livro até os seus 40% foi arrastado, tive a impressão que estava lendo uma fanfic. Não sei se foi proposital da autora tantas semelhanças mas também entendo que com tantos livros sobre vampiros, certas coisas seriam parecidas.
Não diria que o livro é ruim, só não foi pra mim isso tudo que dizem. O enredo em si eu gostei, as reviravoltas, teve muita surpresa. O final então foi bem diferente do que costumamos ver, apesar de triste, eu gostei. O que me incomodou foi certos diálogos, mesmo sendo uma escrita fluida, teve certos ponto que me pareceu mal feita. De todo, eu indicaria a leitura desde que a pessoa tenha paciência com esse início e com a personagem principal e todos os seus dramas.

@vetleitora 09/09/2021

“ Os livros são uma parte da minha alma amargurada e muitas vezes triste, porém um pedaço que não posso viver sem”.

É o primeiro contato que tenho com livros de vampiros, nunca tive vontade de ler crepúsculo, é uma temática que não me cativa. Mas ao ler esse livro me remeteu muito ao crepúsculo, mesmo que eu não tenha lido, de tanto que só ouvi falar e pelos filmes, eu diria que é um clichê dos vampiros, para quem gosta dessa pegada é uma boa pedida.

Essa obra é uma fantasia nacional, narrada por Laura, uma jovem que foi abandonada pela mãe e convive com seu pai e , tem sua vida virada de cabeça para baixo quando muda para Paraíso do Sul, uma cidadezinha pacata mas que possui muitos segredos.

Amei a ambientação do livro e fiquei imaginando cada detalhe que a autora citou, a profecia foi tãooooo triste que me deu vontade de entrar lá e mudar a vida do Lucas.

Como já esperado a protagonista encontra dificuldade para conviver no seu novo lar, até eu iria ficar morrendo de vontade de sair correndo de lá haha. Eu tenho o terrível hábito de me colocar no lugar dos personagens, no caso da protagonista e eu não faria as escolhas que ela fez, e aí a história não teria graça né !

Em relação aos personagens, Eu gostei tanto do caio, sabia Sacia ???
E a Pamela, cara queria te matar! Fiquei com peninha de alguns vampiros, o Lucas para mim, ficou faltando alguma coisa nele e no relacionamento com a Laura, mas não sei explicar o que exatamente.

“A morte nos acompanha a cada passo, espiando sobre os nossos ombros. E eu não posso mais fazer isso com você’’.

Flaviaatb 23/10/2023

Agora entendo porque todo mundo aqui bebe vinho
Não comecei o livro com expectativas, confesso. Há muitas histórias de vampiros por aí e, pelo início, imaginei que seria ?mais do mesmo?.

O livro começa um pouco expositivo e sem definir muito a personalidade da protagonista ou dos outros personagens, mas há algo na atmosfera dele que te faz continuar: o mistério.

Independente do gênero, suspense é algo que todo bom escritor deve saber fazer, e aqui ele foi construído com maestria.
O que tem no vinho que faz todo mundo viciar? Qual é o segredo dos Espositos? O que a profecia significa?
Descobrimos a resposta de uma pergunta só para arrumar outra em seguida, e nesse abre e fecha
portas, a história flui de um jeito único e autêntico.

Ah, tem outra coisa que prende também.

Há tempos eu não via um casal com o mesmo nível de tensão sexual e romântica igual o Lucas e a Laura. Apesar de ter achado a mocinha meio inconsistente, fiquei encantada com os momentos dela com o vampiro. A gente vê a relação dos dois ficar cada vez mais íntima pelos detalhes, o que me fez torcer bastante por eles.

Senti falta de ver esse desenvolvimento no universo também. A autora criou uma mitologia tão interessante? queria vê-la sendo explorada. Por exemplo, a participação das bruxas. Elas tem muita importância na história, mas acabam aparecendo muito pouco. A gente só descobre a motivação delas porque é o oráculo que conta.

Inclusive, achei genial o oráculo ter personalidade própria. Poderia ter sido a ponte para mostrar mais das bruxas ao leitor, mas ficamos sabendo disso só no fim do livro.

E falando em final?

Foi o melhor final que já vi em histórias de vampiros. Achei corajoso, emocionante e realista. Admirei muito a escolha da autora. Apesar do meu coração estar em caquinhos, ele está feliz.

Como o foco do livro era o romance, ele cumpre seu objetivo para mim.
Paraíso do Sul é uma carta de amor bem feita para todas as histórias de vampiros que li na adolescência, além de apresentar elementos únicos que o tornam original.

bia 09/10/2021

Surpreendente
Eu, como uma boa leitora de histórias de vampiros, já estou familiarizada com o gênero e confesso que poucas coisas me surpreendem hoje.
Esse livro foi uma delas.
É bem óbvio que a autora se inspirou bastante em obras como Crepúsculo, Diários do Vampiro e Academia de Vampiros. Mas, posso dizer com certeza que ela conseguiu deixar sua marca.
Apesar do romance já esperado, ela não seguiu os padrões "felizes para sempre" e o fato de que na maioria dessas histórias citadas, encontram uma solução para o problema.
Ela sempre deixa claro como é difícil para o vampiro ter autocontrole perto da humana e não senti isso tão romantizado como de costume.
Em relação ao felizes para sempre, é sempre um balde de água fria quando não sai como o esperado, mas as vezes é bom nos lembrarmos que mesmo na ficção, o fim nem sempre é como gostaríamos.

O único nacional que eu tinha lido que envolve vampiros foi Os Sete, do André Vianco, mas o público alvo é totalmente diferente.

Foi uma leitura surpreendente e com gostinho de quero mais.

Liv 07/02/2022

[*****]! QUE LIVRO É ESSE?

Eu to sem palavras pra descrever esse livro e tudo o que eu senti lendo. Sem dúvida alguma é o meu favorito da vida! Eu senti tudo nesse livro. Toda a dor da Laura, o amor que ela sente pelo Lucas. TUDO! E eu não vou negar que esse final me deixou com os olhos lacrimejando. Eu ainda tô tentando superar ele. LEIAM ESSA OBRA DE ARTE POR FAVOR!!!

Sacia 26/05/2021minha estante
Eu amei que a forma que você pensa é a mesma que a minha!
Não vou me aprofundar muito, mas, vou usar uma frase que a própria Laura diz durante o livro:
"Como o que você mais quer na vida pode ser um garoto?"
Lucas era um vampiro, mas ainda era um garoto. Ele não deveria ser a coisa que ela mais queria na vida. E não foi.

Loanfi 13/10/2021

Devastada
Gostei muito da escrita e ambientação do livro. É o tipo de narrativa que você não quer largar, enredo intrigante e um leve mistério que te prende. Infelizmente não gostei muito da protagonista. Ela parece bem volúvel e sem uma personalidade muito definida. Só vamos saber mais sobre ela quando o Lucas joga algumas verdades na cara dela e a partir daí parece que sua personalidade é moldada. Também fiquei MUITO chateada com a forma que ela trata os amigos e o Caio. De qualquer forma fiquei devastada com o final. Não gostei e acho que os personagens merecem mais.

Mona 15/10/2021

Chorei na madruga boladona!
Quando Laura se mudou para a minúscula cidade de Paraíso do Sul, um lugar tão escondido da civilização que sequer consta no mapa, sabia que teria muitos problemas para se adaptar. Só não contava que um desses problemas fosse um vampiro. Lucas Esposito, seu misterioso e atraente colega da faculdade, que esconde segredos não só relacionados ao que é, mas também o motivo para ele e sua família, criaturas das trevas, estarem escondidos em uma cidade pequena e ensolarada, produzindo e exportando o próprio vinho. E quando assassinatos começam a acontecer, e a tensão entre os dois aumenta, Laura precisa descobrir o que os vampiros temem e lidar com o fato de estar se apaixonando por um.
Eu não sei nem como começar essa resenha direito. É um mix de sentimentos rolando aqui pós-leitura desse livro. Acho que vou começar dizendo que quero processar a autora e fazê-la pagar minha terapia. Me fazer chorar e surtar de madrugada com o final desse livro deveria ser crime.
Mas falando sério agora: a escrita é muito gostosinha, a narrativa é leve e me lembrou muito a vibe crepusculo/acotar, não sei se foi a intenção da autora mas isso me fez gostar ainda mais do livro. O plot, pelo amor de Deus, eu nem podia berrar pra xingar ninguém por que era de madrugada tava todo mundo dormindo kkkkkkkkkkkk
Eu me apaixonei perdidamente, mais uma vez, por un personagem vampiro kkkkkkkkkk talvez eu não tenha mais jeito mesmo por que mal terminei de ler e já baixei o conto pra ler, por que eu preciso de mais sobre Paraíso do Sul.

_antunescamilla 01/08/2021

Paraíso do Sul
Eu adorei esse livro, eu amo histórias de vampiro então quando vi que se tratava de uma, resolvi logo ler. Eu adorei que ela me lembrou de outras histórias e tinham muitas referências de livros que eu gosto.

Gostei dos personagens, me surpreendi positivamente e negativamente com alguns deles. A história é gostosinha de acompanhar e a leitura flui bem, também gostei da escrita da autora.

Não gostei do final só pelo fato de não ter sido um final feliz como eu imaginava na minha cabeça, mas mesmo assim não é um final ruim. Super indico a leitura e eu espero muito que tenham mais livros dessa história porque eu queria muito que não terminasse assim kkkkk

rebeca 14/10/2021

sinceramente
eu to embasbacada com esse final.

Não me apeguei a nenhum personagem além do Lucas, mas só por ele valeu a pena a leitura.

Van 06/02/2022

Praticamente um ?remake? de vários filmes e seriados sobre vampiros e seres sobrenaturais em um único livro.
Mesmo assim nao perde seu efeito e nem sua ternura. Tem romance, tem plot twist, tem malvadão e bonzinho, tem história antiga para explicação, tem coração partido? deixa um quentinho no coração!

lilly.ly 23/09/2021

Eu amei tanto a ideia do vampiro mineiro que vim correndo ler esse livro (amo meu país minas gerais). É leve, bem divertido, interessante, eu gostei bastante. O final me pegou desprevenida, eu gostei, mas foi algo bem mais realista do que estou acostumada nas fantasias.