Paraíso do sul

Paraíso do sul Sacia Xavier

Resenhas - Paraíso do sul

Emmablacktorn 19/11/2022

Decepcionou, viu...

Há alguns estereótipos com o personagem gay, a gótica e até uma personagem preta. Foi tão chato e desnecessário. Não gostei muito da protagonista e não me apaguei ao par dela, o Lucas.
Parece até que a história se passa no ensino médio e não em um faculdade por causa de várias ações bem de adolescente, sabe?
Tem algumas coisas legais e acho que posso dizer que gostei um pouco do final.
Mas acredito que há coisa bem erradas que não deveriam estar nesse livro.

Clara Azevedo 20/01/2022

Paraíso do Sul
Laura, de 19 anos, acaba se mudando para Paraíso do Sul junto com seu pai. Ela poderia ter continuado onde morava, mas decidiu ir para cuidar do pai que recentemente não estava bem. Paraíso do Sul é uma cidade pequena então praticamente todo mundo conhece todo mundo. Ao ingressar na faculdade de lá ela conhece Lucas Esposito e seus irmãos Rebecca e Adrian, assim como Pam e Vi eles dois últimos se tornam amigos da Laura. Esses três nunca se misturam aos outros alunos estão sempre distantes inclusive a família Esposito é responsável por exportar vinhos e estranhamente a cidade toda é viciada nós vinhos deles estão sempre tomando uma taça seja de manhã, tarde ou a noite. Mas essa família esconde segredos e um desses é o fato de eles serem vampiros. Esse livro não estava me pegando muito nos 20 % dele mais depois comecei a gostar muito da história aí teve aquele final que me deixou com vontade de chorar não esperava por um final daquele, achei muito triste a autora levou a sério o lance de Romeu e Julieta, os eternos amantes desafortunados. Achei o Lucas uma mistura de Damon Salvatore e Edward Cullen. A Andrea( vampira que transformou o Lucas) me lembrou a Katherine Pierce . Tive várias outros déjà vu com outras personagens deste livro. Não que isso seja ruim pois eu gostei. Depois que terminei a leitura lembrei de três músicas tristes:
Rewrite The stars ( existem duas versões dessa música cantada por pessoas diferentes: Zendaya e Zac Efron, Anne-Marie e James Arthur)
Always ( Gavin James)
Small World ( Idina Menzel)

lilly.ly 23/09/2021

Eu amei tanto a ideia do vampiro mineiro que vim correndo ler esse livro (amo meu país minas gerais). É leve, bem divertido, interessante, eu gostei bastante. O final me pegou desprevenida, eu gostei, mas foi algo bem mais realista do que estou acostumada nas fantasias.

Renato 06/09/2023

FAVORITO DO ANO ATÉ AGORA
O que dizer dessa obra prima? Paraíso do Sul é um presente da autora para os fãs de vampiros. Aqui tem várias referências a Crepúsculo, e outros clássicos como Dracula, vi algumas resenhas que também citavam The Vampire Diares que eu não aassisto então não sei dizer. Laura e Lucas formam um casal muito intenso, os dois tem personalidades marcantes e muito humanas com falhas que são bem exploradas e trabalhadas. Pra mim, o ambiente claustrofóbico do enredo, que vem junto com o fato de Paraíso do Sul ser uma cidade minúscula no interior de Minas Gerais, dá o toque necessário pra estória que vai escalando aos pouco até os plots que vão te atingindo um por um no rosto e te afundando ainda mais no livro até o ponto que você tá obcecado e não quer mais que acabe. Além disso, o final devastador que me deixou impactada por um semana inteirinha, vou mandar a conta do meu psicólogo pra autora, certamente. Talvez o único defeito pra mim seja a falta de coerência de alguns detalhes geográficos, que saiam completamente do Brasil, como a ideia de um "urso" matando pessoas (clara referência a Crepúsculo, que aqui não caiu muito bem)

natalilac 02/10/2022minha estante
concordo com várias coisas que você escreveu! a história teve muitos pontos legais e potencial mas pareceu que faltou alguma coisa com os personagens, e as explicações sobre os vampiros e bruxas foram meio corridos, o maior foco foi o romance... essa tua ideia de usar a música como elemento do casal teria sido muito legal mesmo! enfim, bastante potencial mas acho que foi meio desperdiçado né :/

Júlia Cristina 02/10/2022minha estante
Sim sim, verdade. O que é uma pena, pq a história não é ruim, mas poderia ter sido muito melhor se fosse mais bem aprofundada com esses detalhes que vc msm citou

Loanfi 13/10/2021

Devastada
Gostei muito da escrita e ambientação do livro. É o tipo de narrativa que você não quer largar, enredo intrigante e um leve mistério que te prende. Infelizmente não gostei muito da protagonista. Ela parece bem volúvel e sem uma personalidade muito definida. Só vamos saber mais sobre ela quando o Lucas joga algumas verdades na cara dela e a partir daí parece que sua personalidade é moldada. Também fiquei MUITO chateada com a forma que ela trata os amigos e o Caio. De qualquer forma fiquei devastada com o final. Não gostei e acho que os personagens merecem mais.

rebeca 14/10/2021

sinceramente
eu to embasbacada com esse final.

Não me apeguei a nenhum personagem além do Lucas, mas só por ele valeu a pena a leitura.

Mona 15/10/2021

Chorei na madruga boladona!
Quando Laura se mudou para a minúscula cidade de Paraíso do Sul, um lugar tão escondido da civilização que sequer consta no mapa, sabia que teria muitos problemas para se adaptar. Só não contava que um desses problemas fosse um vampiro. Lucas Esposito, seu misterioso e atraente colega da faculdade, que esconde segredos não só relacionados ao que é, mas também o motivo para ele e sua família, criaturas das trevas, estarem escondidos em uma cidade pequena e ensolarada, produzindo e exportando o próprio vinho. E quando assassinatos começam a acontecer, e a tensão entre os dois aumenta, Laura precisa descobrir o que os vampiros temem e lidar com o fato de estar se apaixonando por um.
Eu não sei nem como começar essa resenha direito. É um mix de sentimentos rolando aqui pós-leitura desse livro. Acho que vou começar dizendo que quero processar a autora e fazê-la pagar minha terapia. Me fazer chorar e surtar de madrugada com o final desse livro deveria ser crime.
Mas falando sério agora: a escrita é muito gostosinha, a narrativa é leve e me lembrou muito a vibe crepusculo/acotar, não sei se foi a intenção da autora mas isso me fez gostar ainda mais do livro. O plot, pelo amor de Deus, eu nem podia berrar pra xingar ninguém por que era de madrugada tava todo mundo dormindo kkkkkkkkkkkk
Eu me apaixonei perdidamente, mais uma vez, por un personagem vampiro kkkkkkkkkk talvez eu não tenha mais jeito mesmo por que mal terminei de ler e já baixei o conto pra ler, por que eu preciso de mais sobre Paraíso do Sul.

Malu 25/10/2021

Simplesmente perfeito
Eu comecei o livro sem nenhuma expectativa, nunca li livro de vampiro e nem sabia que era de vampiro. eu fiquei CHOCADA. a escrita é fluida e o relacionamento dos personagens principais é incrível, não é moreno mas é sarcástico, amo. Eu peguei esse livro pra ler e fiquei 5 horas ininterruptas lendo, o lucas e a laura são uns amooores. a historia é bem complexa (mesmo n parecendo mto no começo) e a autora não deixou uma ponta solta. Tem muito plot twist e teve um que literalmente fiquei de queixo caido por 5 minutos, que odio.
enfim, a história é bem construida, bem elaborada e bem escrita. a autora é objetiva e os diálogos são muito bons. 10/10, virou favorito, agora vamos pra paraiso de lucas!!!!!
RECOMENDO MUITO A LEITURA, CHOREI E SAI COM DEPRESSÃO. LEIAM

leituras.gio 03/11/2021

Como paro de chorar?
Confesso que quando iniciei a leitura estava com pé atrás, afinal, vampiros no Brasil?
Os primeiros capítulos foram confusos mas decidi continuar, até porque, só tinha lido coisas ótimas a respeito desse livro (as quais fizeram jus a história). Um vampiro stelena shipper? HAHAHAHAH eu não poderia ter amado mais o Lucas!!!! Tô chorando horrores com esse final (maldade dessa autora, ein?!) mas valeu a pena cada lágrima e cada cena que fez meu coração ficar quentinho… Espero muito poder ler uma continuação um dia, e descobrir que o que ficou subentendido não aconteceu de fato

OpaJessk 01/04/2022

Uma verdadeira história de vampiros
Vampiros que realmente fazem sentidos, romance que inicia de uma forma bem natural. O fim é triste, porém também faz total sentido, se fosse outro final, seria forçado.

Giubi 07/08/2022

Gostei bastante do desenrolar do livro, é uma escrita muito boa.
Os acontecimentos vão deixando o livro cada vez mais interessante e prendendo mais o leitor. Esperava mais pelo plot final, achei que foi muito fraco pois criei muito expectativa com o final.