Ladyce 14/10/2022
Há tempos acompanho Rosa Montero. Das obras publicadas no Brasil li: "A louca da casa", "A história do rei transparente", "Te tratarei como uma rainha", "Muitas coisas que perguntei e algumas que disse", "Histórias de mulheres", "O coração do tártaro", "Instruções para salvar o mundo", e agora, "A boa sorte", este com tradução de Fábio Weintraub. Poderíamos dizer que aprecio sua habilidade narrativa e imaginação. Tenho leituras favoritas entre estes livros mas até hoje nunca me arrependi de dedicar muitas horas às suas criações. Mas "A boa sorte" não irá para a lista dos meus favoritos da escritora.
Assuntos na pauta de Rosa Montero, e aqui não é exceção, têm a ver com a jornada do autoconhecimento. Também encontramos histórias com diversa variantes narradas pelo mesmo personagem de acordo com as necessidades que não são necessariamente mentiras, mas que poderiam ser plausíveis. Rosa Montero sempre nos regala com testemunho das diferentes versões que damos à nossa trajetória de acordo com a audiência ou o momento em que vivemos. E ainda uma vez mais, Rosa Montero mostra ser a maga das imagens, aquele que seduz leitores como se hipnotizados. É certamente capaz de descrever situações, atmosferas, ambientes, absolutamente degradantes de maneira que não choque ou faça o leitor se aborrecer. Há muita arte nisso. A condição humana a preocupa, também merece atenção soluções variadas que seus personagens encontram para sobreviver.
Em geral, seus personagens têm muitas falhas: heróis ou heroínas, bandidos e afins, não importa. Os mundos que cria na ficção são sempre o bas-fond, os bairros pobres, as vidas de esperanças quebradas, de poucos horizontes. Rosa Montero despe seus personagens, desnuda seus motivos, por mais torpes que possam ser; ela nos ajuda a entender que tanto o mais bem aquinhoado quanto os menos dotados trilham caminhos semelhantes. O resultado, positivo ou não, depende exclusivamente de seus esforços. Ela não protege nem a eles, nem a nós, leitores. Passa ao leitor uma realidade frequentemente sombria, povoada por pessoas com propósitos obscuros, ambientes sujos, razões de vida torpes e muitos inocentes enrascados no aguardo de vida melhor. Mas ela é consistente, pois há sempre o lastro de fé, de possibilidades vindouras em sua narrativa. Há aquele que sobrevive que se amolda, que consegue passar a perna na crueldade humana.
"A boa sorte" tem todas esses traços comuns à obra de Rosa Montero. Temos um homem bem sucedido amargando culpa, uma mulher bonita e maltratada à beira de imaginar-se sem possibilidades de amor e de formar uma família. Bandidos de todos os jeitos, sempre pensando em querer algo mais, inconformados com a vida. E no entanto, este livro não me satisfez.
Deixe-me ser clara. Continuo a apreciar a imensa criatividade de Rosa Montero. Ela consegue surpreender sempre; criar personagens fortes, inesquecíveis, cujas lutas e dores acompanhamos com o coração nas mãos. Nos oito livros dela que li, não pareceu haver limite na engenhosidade de suas tramas, nem nos mundos criou. Na verdade, sempre tenho a impressão de que estou a ver, sentir e observar um mundo paralelo com clara semelhança àquele em que vivo. Isto é uma arte. Mas o que não me agradou em "A boa sorte", foi a sensação no final de que havia necessidade de um fechamento específico, quando personagens precisam ser contabilizados; a vida, inóspita detalhada na narrativa necessita realmente de um ponto final para cada personagem? Com um fechamento um tanto hollywoodiano onde tudo se resolve, ficou um gosto de agrado ao mundo editorial. Além disso, a narrativa, no último terço do livro, veio recheada com frases de edificação ou conselhos aquém da imaginação da autora: “para encontrar um sentido para a morte, é preciso antes encontrar um sentido para a vida“; “o inferno está aqui, somos nós“; “muitas vezes a vida consiste em escolher o mal menor”; “a alegria é um hábito“. Deixou em mim a sensação de manual de vida, que me desagrada bastante. Continuo, no entanto, a achar que Rosa Montero é uma escritora que deve ser lida. Até hoje ela dá muito mais a nós leitores, do que muitos outros contadores de histórias. Três estrelas, de cinco no máximo.