Paris é para sempre

Paris é para sempre Ellen Feldman

Resenhas - Paris é para sempre

Cris 20/07/2021

Paris, guerra e romance
"E o que está conseguindo com isso é um meio-termo. Em grande parte, a vida é isto, infelizmente. Ou, talvez, felizmente. O mundo não é preto e branco. É uma paisagem cinzenta e cheia de sombras." Pág. 36

O livro nos conta a história de Charlotte, uma francesa que vivia em Paris durante a Segunda Guerra Mundial.

Charlotte e sua filha Vivi - na época, uma recém nascida, conseguiram sobreviver à Guerra nos terríveis anos de ocupação nazista na França.

Mas a que custo conseguiram chegar vivas ao fim desta Guerra? As consequências para a vida destas duas mulheres, nós vemos nos capítulos que mostram as duas morando nos EUA, dez anos após o fim da Guerra.

Gente, este livro tem um pano de fundo histórico sobre um dos períodos mais tenebrosos da humanidade, que foi a Segunda Guerra. Eu nunca me canso de ler histórias que se passam nesta época, mas se você acha que este livro é "mais do mesmo" vai se surpreender.

Em primeiro lugar, eu nunca tinha lido nada sobre a perspectiva francesa da história. E fiquei bem impressionada com os acontecimentos na França, e também curiosa pra ler mais sobre esta parte da história.

Também preciso destacar aqui um ponto importante que a autora destaca no livro sobre como as mulheres eram vistas e tratadas durante e após a Guerra e nos faz questionar o que faríamos se estivéssemos no lugar da Charlotte.

O livro também fala muito sobre maternidade, segredos, perdão, pré-julgamentos e a culpa que sentem os que sobrevivem a eventos traumáticos. E é um livro que fala muito sobre... livros! Já que se passa em uma livraria na França e em uma Editora nos EUA.

Achei a escrita da autora muito agradável, fiquei imersa na história. Ela não apela para o sentimentalismo apesar do teor dramático da história. Os personagens são bem humanos com suas imperfeições, e mesmo assim, senti muita empatia por eles.

"Mas então, com tudo o que anda acontecendo, com a luta constante pela sobrevivência, descobre que cada vez menos consegue se lembrar de como as coisas costumavam ser." Pág. 96

site: http://instagram.com/li_numlivro

Rittes 30/12/2021

Da guerra e suas consequências
O meu último livro do ano, "Paris é para sempre" superou bastante minhas expectativas. Numa história contada em dois tempos, vai dos extertores da Segunda Guerra, em Paris, aos otimistas anos 50 em plena Nova Iorque. Conta a história de Charlotte e sua filha Vivienne e de como conseguiram escapar dos horrores da guerra e se estabelecer na maior metrópole norte-americana. Segredos, mentiras, amor e ódio trazidos por personagens quase reais. Difícil largar. Recomendo.

gaby 02/03/2022

culpa
Acabei de ler esse livro, e tenho que dizer, ele é perfeito. Os gatilhos da história deixaram a leitura um pouco mais difícil para mim, mas ainda sim foi uma ótima leitura. Ver como a guerra tira tudo de alguém, deixa marcas que nunca serão apagadas. Vemos em como Charlotte errou sim em algumas atitudes, mas em meio a guerra entendemos ela, e entendemos que sempre tem uma história por tras. Vemos a culpa que ela carrega por suas atitudes, e o quanto ela tenta esquecer seu passado, mesmo achando besteira o apagar, como a propria falou nas primeiras páginas do livro, mas como o proprio titulo do livro diz, Paris é para sempre, então ela tem que lidar com o passado. Uma leitura muito necessária.

Matheus656 10/01/2022

comecei a ler ‘paris é para sempre’ de maneira despretensiosa, mas me deparei com uma narrativa tocante e provocante.

eu gosto bastante de romances e de ficções históricas, e fico encantado quando os autores conseguem utilizar tão bem o tema, apontando nas obras questões que são tão pouco retratadas e personagens com particularidades tão verdadeiras, repletas de dubiedades, de perplexidades e de segredos.

dissemelhantemente de outros livros que li que contam histórias da segunda guerra mundial, ‘paris é para sempre’ é um livro mais concentrado nas experiências emocionais dos personagens.

a narrativa é rica na perspectiva de nos integrar vividamente na paris ocupada pelos alemães, nas expressões (e nas minuciosidades que não estão contidas nos livros didáticos, por exemplo), no medo ininterrupto de ser o próximo preso político - e, no meio disso tudo, em uma relação que se inicia com hostilidade, mas que, gradualmente, se transforma em gratidão, afeição e em desejo.

uma história que causa emoção sobre resiliência, superação e sobre as consequências de um período tenebroso.

site: https://www.instagram.com/desleitor/

Juliana.Lucena 07/09/2021

Paris é para Sempe - Ellen Feldman
Alternando entre Paris no tempo da Segunda Guerra e Nova York nos anos 50, 'Paris é para Sempre' conta a história da dona de uma livraria - Charlotte - e sua filha Vivi, que sobreviveram em meio a pobreza, fome e a iminência da morte. Conseguem se exilar na América, mas o passado nunca passa para Charlotte. Ela ainda carrega culpa por suas escolhas feitas no passado entre o coração e a razão e como essa culpa ainda afeta seu presente.
Melancólico, triste, mas real.
Vale muito a pena!!

?"Uma consciência pesada fomenta o remorso. Talvez até a lealdade."

?"Só uma idiota tentaria apagar o passado. A única esperança era montar guarda contra ele."

?"Você não pode fazer nada quanto ao que as pessoas pensam. Só pode dizer a verdade."

Lido 24/2021

Renata 02/09/2021

Diferentemente de outros livros que li ambientados na Segunda Guerra, "Paris é para sempre" é um livro mais focado nos traumas dos personagens.

Por isso, não é aquela leitura pesada que relata com detalhes os horrores da época.

O livro se passa nos anos 1950, en NY, e em Paris, durante a segunda guerra. Assim, vamos entendendo muitas das decisões dos personagens.

Gostei da leitura e achei a história bonita, mas senti que faltou um algo a mais.
Maria Izabel 03/09/2021minha estante
Já tá na minha lista

Maria Izabel 03/09/2021minha estante
Com certeza vou ler

Raquel1529 25/06/2021

Uma história emocionante sobre resiliência e sobre os efeitos de um período sombrio.
A leitura começa um pouco arrastada, mas conforme vamos descobrindo mais sobre a história de Charlotte e Vivi, fica quase impossível de largar.

Judy Izabelly 12/01/2022

Apaixonada!!!
Esse livro com certeza me surpreendeu demais, a história do começo ao fim é muito cativante, os personagens incríveis, fortes, amei tudo!!

Francielle 13/07/2022

Que livro sensacional. Paris é para sempre é um livro muito diferente do que normalmente os livros da 2a Guerra Mundial são. Não nos conta sobre heroismo, muito menos coragem, mas sim sobre o a culpa de quem sobreviveu, e como 10 anos depois da guerra os traumas do que elas tiveram que fazer para conseguir esse feito ainda estão presentes e afetando a vida cotidiana. E, o mais interessante, nessa história Charlotte e sua filha não fogem dos alemães mas dos franceses, o que é curioso, não? Vingança livre
DANILÃO1505 21/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Karin 26/11/2022

O livro demora um pouco para tomar uma direção e quando isso acontece traz questões tão importantes sobre julgamentos, principalmente o auto julgamento, e como é mais difícil perdoar a nós mesmos.
Precisamos estar atentos para ser mais gentis com nós mesmos.

Evelize Volpi 03/07/2021

Para quem gosta de livros sobre a temática Segunda Guerra Mundial, ocupação dos países dominados, este livro trás uma perspectiva e um olhar diferenciado.
Gostei muito dessa leitura.
Recomendo...

Bia 11/12/2022

Uma bela história
"Paris é para sempre" é uma bela história de coragem e resiliência. Aborda um aspecto não muito comum das histórias de guerra, que é a situação das mulheres que ficam para trás quando os homens saem em combate. Enquanto a guerra se desenrola entre exércitos e comandantes, as mulheres também batalham pela sobrevivência. E é uma dessas histórias que este livro conta.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/02/2024

Ele pergunta num francês fluente , mas com sotaque, se ela se incomoda que ele dê uma olhada .Ela mantém a cabeça baixa , os olhos focados nas palavras ininteligíveis , e balança a cabeça de um jeito reservado .Ele começa a vagar pela loja ,pegando livros nas mesas , nas prateleiras , folheando-os, colocando-os de volta . Ela o acompanha com o canto dos olhos .Ele está recolocando os livros no lugar certo . È um dos cuidadosos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786586551143

Cristina.Amaral 06/10/2021

Comecei a ler esse livro quase que despretensiosamente, mas me deparei com uma história empolgante e intrigante. Os personagens são muito bem desenvolvidos e possuem enredos e segredos próprios que nos fazem não querer parar de ler. Além do aspecto mais geral de qualquer ficção, há um debate muito interessante sobre coragem, força, amor ao próximo, a uma causa, ética e moral. O que você faria ao ver seu filho passar fome? O que é moral ou imoral. Qual o limite entre as coisas. Achei muito interessante o livro, já que costumo ver obras que retratam pessoas incríveis. Pessoas que possuem uma coragem ímpar. Que seguiram firmes em seu propósito, que acolheram judeus e perseguidos políticos, que pegaram em armas para resistir. É claro que essas pessoas são fascinantes e existem, mas há uma gama de pessoas que não são tão incríveis, tão fortes ou tão autruistas (no caso dos que não eram foco principal do regime). Na verdade, essas pessoas são a maioria. O debate entre o certo e o errado é feito de maneira primordial. Apresenta muitas facetas e pontos que pendem para um lado e para o outro. A culpa pelos atos e tantas outras questões são relatadas de maneira incrível.