Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Na Tancredi 14/08/2023

Até agora esse foi o que eu menos gostei dos livrinhos de não ficção da autora, mas não deixou de ser uma boa leitura. Só que de fato não trouxe muita coisa nova pra mim, o que não é mesmo a responsabilidade da autora, mas é por isso que não sei 5 estrelas, não me acrescentou muito, mas foi uma leitura muito boa como típico da Chimamanda

Laisa.Mayrink 13/08/2023

Profundo
É um livro profundo, que traz muitas reflexões sobre o luto. A autora descreve seus sentimentos de forma poética e consegue transmitir o que está sentindo para os leitores. Recomendo a leitura, mas pode conter gatilhos para quem perdeu alguém muito próximo recentemente...

Ariela 08/08/2023

"as camadas da perda fazem eu me sentir fina como um papel"
Entre notas e lembranças a autora descreve o estado de luto ao perder seu pai de uma maneira extremamente verdadeira. é muito rápido e eu queria ler até um pouco mais, as descrições são muito boas.

Thamiris.Treigher 07/08/2023

"O luto é uma forma cruel de aprendizado".
"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer". ?

Infelizmente, por ter perdido uma das minhas melhores amigas no último mês, procurei fazer algumas leituras sobre a temática do luto, e uma delas foi "Notas sobre o luto", de Chimamanda Ngozi Adichie.

A autora relata, de forma íntima e devastadora, como foi o seu processo após perder o pai em junho de 2020, durante a pandemia de covid-19, que obrigou a família a se manter distante.

Chimamanda traz um relato sobre a dor avassaladora que é perder alguém que amamos, e todas as dimensões familiares e culturais do luto, que, no contexto da pandemia, ainda foi agravado pelos elementos terríveis da distância e da solidão.

Ao mesmo tempo que relata seu processo de luto, a autora presta uma espécie de homenagem ao seu pai, contando como aquele professor e sobrevivente da Guerra de Biafra era um homem incrível, único, autêntico, pai e marido exemplar.

Me identifiquei com os sentimentos de Chimamanda em diversos momentos, pois, apesar de cada experiência ser única, se trata de uma experiência universal, de certa forma.

"O luto é uma forma cruel de aprendizado".

Livro forte, sensível e maravilhoso! ?

Wanessa Braga 03/08/2023

Notas sobre o luto
Exercer a empatia através de memórias que não são minhas. me conectar com a dor da Chimamanda que perdeu o pai em 2020, no meio do caos de uma pandemia mundial, sem (GRAÇAS A DEUS) não ter perdido nenhum parente.
ler sobre morte, sobre luto, sobre dor e perda. sobre a vida que fica despedaçada e incompleta. sobre a vida, do que jeito que é e tem que continuar sendo.
biam 03/08/2023minha estante
que resenha linda!

ca.rol 03/08/2023minha estante
resenha linda!

Alessandra.Lantimant 02/08/2023

?É a dor lhe dizendo que acabou, e o seu coração dizendo que não; a dor tentando encolher o seu amor para deixá-lo no passado, e o seu coração dizendo que o amor é no presente.?

GabyCaetano 01/08/2023

Notas Sobre o Luto
Bom como o próprio nome já diz, são notas sobre o luto da própria autora. Me peguei muitas vezes lendo e finalmente pondo em palavras o que eu já senti, eu simplesmente fiquei perplexa com a forma que ela tratou isso, arrisco a dizer que é um dos melhores livros que eu li esse ano e normalmente evito qualquer coisa que trate do luto

biam 30/07/2023

O luto é chato, não consigo ler sobre o luto, sinto ódio
?Estou escrevendo sobre o meu pai no passado, e não consigo acreditar que estou escrevendo sobre o meu pai no passado.?

Ninguém morre enquanto está, permanece no coração de alguém

A falta de você, pai, fez um buraco negro, um lugar só nosso, esse canto dói de lembranças, já que é tudo que me restou.

Fernanda T. 26/07/2023

Meu amor, deixa eu chorar até cansar
É um livro potente, carregado de muita dor.

Chimamanda tem uma forma tão única de escrever que me desconcerta e mais uma vez me arrebata por inteiro.

paula_ti_na_mente 25/07/2023

É Muito bem escrito,
Como outras obras de Chimamanda. Tenho buscado livros com a temática do luto, pois é muito difícil escrever sobre ele. É uma história muito bonita, de uma família muito bem estrutura e que se amava muito, e talvez por não ter os percalços da minha própria história com meu pai foi um livro que não me cativou, não me emocionou. Apenas a última sentença, essa sim é muito marcante. Ademais, é um relato bastante pessoal que não avalia tanto o sentimento do luto, mas mais a história íntima da família e do pai da escritora.

Nessa 24/07/2023

Estou passando por um período da minha vida onde perdas parecem constantes e sempre estou esperando quem é o próximo a ir embora.
Senti a dor que Chimamanda quis transmitir nesse livro . Senti a falta que seu pai, seu amor fará eternamente na sua vida.
Um livro que vale a pena ser lido para se perceber que vc não é a única pessoa que sente dor com a partida do outro.

Natacha.Bischoff 22/07/2023

Lindo
Delicado, sensível e algumas vezes profundos. Um excelente livro para aliviar um pouco os corações de quem perdeu alguém.

Rodrigo 18/07/2023

?Nós não sabemos como será o nosso luto até ele acontecer?
Escrita sensível e singular sobre as coisas que ?ficam de fora? do nosso saber sobre o luto até enfim experienciá-lo. Gosto como a Chimamanda, mesmo com livros de leituras rápidas, consegue nos aproximar ao ponto de se sentir parte de sua vida/família. Aqui, o luto segue descrito com sua inexorável capacidade de ser lembrado pela dor que causa, mas, acima de tudo, é resgatado também como o processo único e múltiplo de afetos que transforma experiências de vida.

Marcello Ramalho 15/07/2023

A escrita é fácil. Não fica difícil entender o porque dos holofotes em cima da autora. Mas o conteúdo é extremamente particular. Cabe mais com uma memória a ser deixada aos filhos do que uma obra literária.

Felipe 08/07/2023

Acho impressionante a capacidade que a Chimamanda tem de construir narrativas poderosas. Esse é mais um livro dela, no qual ela consegue esse feito. E aqui, ela parte do luto após a morte de seu pai.
Ela nos conta, de uma maneira muito pessoal, como foi esse processo - e como ainda estava sendo, até o momento do término da escrita - de lidar com a perda de um ente querido, e alguém que era extremamente ligado a ela. É doloroso ler sobre, já que em algum momento perdemos alguém, mas só o vislumbre desse fato já nos causa angústia. Ver isso retratado aqui, pode ajudar no processo de passagem pelo luto.

Frase marcante: Eu preciso de tempo. Por enquanto, o que eu quero é sobriedade. Um amigo me manda uma frase do meu romance. "A dor era a celebração do amor, aqueles que sentiam dor verdadeira tinham sorte de ter amado". Estranho sentir uma dor tão intensa ao ler minhas próprias palavras.