Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Daiani.Cris 01/10/2023

Um livro curto, mas cheio de sentimentos.
Com Chimamanda eu revivi o meu luto, um luto de dez anos, e me senti reconfortada por saber que o luto é comum a todos, e diferente pra cada um.
Sinto muito pela perda de Chimamanda, sinto muito pela minha perda, sinto muito pela perda de todos.
Esse livro nos conforta, pelo menos um pouquinho.

suzi 28/09/2023

Li em dois dias, mesmo sendo um livro rápido e curto. Dá pra ler em uma sentada, mas tive que parar várias vezes pra chorar. Primeira vez que leio Chimamanda assim, e leria todas as notas dela sobre todos os assuntos.

EstAfani.Sandmann 26/09/2023

Um livro sensível e tocante
Um livro sensível e tocante. Que fala sobre amor e sobre dor na mesma intensidade. Achei incrível a forma leve com que a autora retrata um universo de dor tão cruel quanto a morte.

Julia Romão 26/09/2023

Sem dúvidas nenhuma, eu super recomendo qualquer coisa que Chimamanda publicar sem nem ter lido, porque realmente é bom!

Uma leitura fluida e rápida transbordada em dor, revolta e luto. Um livro todo tocante e alguns momentos me senti tocada profundamente que os olhos encheram de lágrimas.
É um livro que serve para quem não está de luto para sentir/ entender o quanto a dor é palpável; e muito mais para quem está em luto e talvez consiga encontrar as palavras na leitura para expressar o sentimento entalado na garganta.

(Leitura: setembro, 2023)

Léo 25/09/2023

Esse foi meu primeiro contato com a autora, e que escrita foda. Ela foi capaz de medir os momentos e a força em cada cena, em cada capítulo de um jeito muito sutil e muito bem feito. O seu ritmo e sua condução me fascinaram do comeco ao fim e, nesse momento horrível e bonito de luto, em que cada um desce ao ponto mais baixo e íntimo de si mesmo para se refazer, a autora mesclou história e realidade, passado e presente, de uma forma muito natural.
Aquele livro necessário e rápido para se ter na estante.

Nana 11/09/2023

Livro nr 40 do projeto "A volta ao mundo através dos livros"
País sorteado : "Nigéria"

Quem já passou pelo luto, sabe o quanto é difícil a dor da perda e também o quanto essa dor é solitária.
Cada um vai vivenciar de uma forma, ninguém pode julgar a dor do outro e nem estipular um prazo para a duração do luto, vai depender da sensibilidade de cada um.
O livro acolhe o leitor, nos deixa confortável para sofrer, chorar e vivenciar nossa tristeza da maneira que sentirmos necessidade.
Triste pois trás recordações e saudades imensas de pessoas muito queridas que já não estão mais aqui!

Carol 11/09/2023

Tema delicado, mas leitura leve
Cada livro da Chimamanda Ngozi Adichie que leio, fico ainda mais apaixonada pela sua escrita. A autora é maravilhosa!!!!

O luto é um tema delicado e todos já passaram por esse processo, pelo menos, uma vez na vida (ou estão passando por ele agora). Adichie escreve sobre ele de forma leve, apesar de despertar alguns gatilhos.

Otavio113 08/09/2023

Notas sobre o luto
A autora narra como foi perder o pai, nesta narrativa tocante, fiquei muito emocionado, é um livro curto, porém forte, com muito significado, ame hoje, ame mais??

Messias 04/09/2023

Não é que eu tenha achado o livro ruim, mas pra mim ficou a desejar comparado aos outros trabalhos da autora - tanto de ficção quanto de não ficção. De qualquer forma, é um livro que vale a leitura. É como o título explicita; são notas, então não tem, necessariamente, uma linha narrativa de fundo ou um pensamento mais aprofundado. Por isso, antes da leitura é preciso ajustar as expectativa.

Vicky.Schneider 01/09/2023

"A dor é a celebração do amor. Aqueles que sentem a dor verdadeira, tiveram a sorte de ter amado." Eu não sabia que precisava ler sobre o luto, até ler esse livro.

Agata.KAssler 27/08/2023

Leitura tocante. Fala sobre o luto real, a dor mais intensa. A autora fala sobre a ligação e a importância do seu pai para sua formação e escolhas ao longo da vida.

Manoela138 26/08/2023

Notas sobre o luto
É um livro sensível sobre os sentimentos da autora diante de uma perda tão dolorosa. Por meio de capítulos curtos, Chimamanda abre o coração e conta dos efeitos que a morte de seu pai provocou nela e em sua família.

"Sinto-me inexperiente e imatura diante desse inferno que é a tristeza. Como pode pela manhã ele estar fazendo piada e conversando, e à noite ter ido embora para sempre?"

Elaine A. de 26/08/2023

"Estou escrevendo sobre o meu pai no passado, e não consigo acreditar que estou escrevendo sobre o meu pai no passado."

beatriz 16/08/2023

Gostei, apenas isso
Achei um livro legal, mas senti que a leitura foi cansativa e não me pegou tanto. Completamente por uma questão pessoal mesmo, possivelmente por eu nunca ter passado por um grande luto.

itsnoemymoura 15/08/2023

Curtinho, mas muito significativo. a autora conseguiu transmitir não só a dor do luto, mas a dor do luto no contexto da pandemia. impossível não se emocionar