Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Aline221 15/11/2023

Notas sobre o luto
Não são notas técnicas, teóricas ou científicas sobre o luto, são notas de experiências de uma pessoa enlutada. A negação, a culpa, a incredulidade, a raiva, as memórias...

A autora trás sua vivência de uma forma visceral, mostrando o processo do luto ao longo das suas narrativas que envolvem lembranças, pensamentos e muita saudade.

Fica em evidência o sentimento de "desenraizamento", como ela mesmo diz. O sentimento de ser arrancado de uma realidade que era absoluta até então, a confusão de ter que se descobrir nessa nova forma de "normal", na nova forma de se relacionar com esse pai, que longe de desaparecer, vai estar presente em sua vida de uma forma que ela ainda vai descobrir.

Nina 15/11/2023

Lindo
Gostei de como ela foi colocando seus pensamentos sobre a dor do luto, ela lindamente costura memórias com a dor e o mais lindo, ela não finaliza dizendo como ficou depois, apenas acaba, como a vida, de repente você não tem mais a pessoa ali.

Gabriela3043 15/11/2023

Como é possível o mundo seguir em frente se tudo dentro de mim desintegrou?
Eu particularmente acredito que livros são como pessoas: tem momentos e momentos para aprecerem em nossas vidas. Haverão momentos que encontrar um livro vai gerar conforto, haverão outros em que a raiva será o sentimento mais presente.

Nesse caso, no momento em que eu e esse título nos encontramos, eu passava por um processo de luto. Perdi uma amiga de forma repentina, havíamos combinado de nos encontrarmos assim que eu retornasse de uma viagem a trabalho e quando voltei, fui direto ao velório. Naquela hora eu sentia raiva.
Como pode?! Tinhamos um combinado! Era para ela estar me esperando no mesmo local, no mesmo horário de sempre, com o seu sagrado cigarrinho na mão... Eu cheguei da minha viagem sentindo a raiva e indignação que sentia da autora em alguns trechos da leitura.

Esse livro foi um presente.
Minha namorada queria que eu encontrasse uma companheira para sentir de forma mais leve a perda... E a Chimamanda só confirmou o que eu imaginei antes mesmo de abrir o livro, antes de embarcar no onibus sentido ao velório de uma amiga: não é possível tornar leve a perda de alguém querido.

A Chimamanda me ajudou a normalizar as nuances do meu sentimento. O livro me encontrou no momento certo e poder falar de luto de uma forma tão visceral em um texto tão simples e singelo, só mostra o quão admirável a autora é.

Jessica 11/11/2023

"Grief is a cruel kind of education. You learn how ungentle mourning can be, how full of anger. You learn how glib condolences can feel. You learn how much grief is about language, the failure of language and the grasping for language."

"Age is irrelevant in grief; at issue is not how old he was but how loved."

"I wince now at the words I said in the past to grieving friends. "Find peace in your memories," I used to say. To have love snatched from you, especially unexpectedly, and then to be told to turn to memories. Rather than succor, my memories bring eloquent stabs of pain that say, "This is what you will never again have."

"My sister Uche says she has just told a family friend by text, and I almost scream, "No! Don't tell anyone, because if we tell people, then it becomes true."

FelipeFurtado 31/10/2023

- A notícia é como um desenraizamento cruel. Ela me arranca do mundo que conheço desde a infância (p.11).
- O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende como os pêsames podem suar rasos. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras (p.14)
- Como é possível o mundo seguir adiante, inspirar e expirar de modo idêntico, enquanto dentro da minha alma tudo se desintegrou de forma permanente? (p. 22)

Monique355 29/10/2023

Um livro muito profundo acerca do luto. A autora narrou a sua história com o luto e percebo também que é a história de muita gente que perdeu alguém que ama. Não consegui me conectar tanto com a leitura, mas isso não muda a importância que este livro com certeza teve e tem pra muita gente.

Giselegcintra 22/10/2023

Me emocionou.
Li esse livro depois de perder meu pai, assim como a autora, no mesmo dia 10 de junho. Fiquei impressionada como ela sentia as mesmas coisas que eu. Ela descreveu perfeitamente sentimentos que eu tinha mas que não falava a ninguém. Comecei a ler e não consegui parar, li tudo em um mesmo dia. Esse livro nos faz entrar em contato com a nossa dor como uma terapia. Recomendo muito para quem está vivendo isso.

Arlete 22/10/2023

Além?
Neste livro maravilhoso, profundo, tocante, cheio de significado, a autora nos apresenta um homem que além de tudo que significava pra comunidade em que vivia, era seu Pai, seu grande amor e seu protetor.

A medida que evoluí na leitura percebi que Chimamanda consegue enxergar seu pai como o homem que ele de fato era. E muitas vezes para nós é difícil enxergar nossos pais pra alem do que são pra gente, nossos pais também são seres no mundo, outras pessoas sofrerão sua morte, outras pessoas os amam, outros os admiram por eles serem quem são, e não por serem nossos pais.

Quando perdi meu pai, levei muito tempo para chorar sua morte, para compreender o que estava sentindo, e agora, 20 anos depois, percebo que não fui só eu que perdi? ele era mais que meu pai.

Cris 20/10/2023

Lembranças e saudade
“I am writing about my father in the past tense. And I cannot believe I am writing about my father in the past tense.”

Este livro foi escrito pela autora em um momento muito difícil da vida.

Em 2020, em plena pandemia de COVID-19 ela teve que se despedir de uma das pessoas mais importantes da sua vida: seu pai, que foi um exemplo e inspiração em sua vida.

A autora narra neste livro como foi seu processo de luto em uma época especialmente tão dolorosa como foi este ano de 2020, ela estava em outro país, as fronteiras estavam fechadas e até a despedida se tornou impossível.

Eu ouvi o audiobook, que é narrado pela própria autora, então o sentimento de melancolia e dor se torna muito presente e é possível sentir toda a emoção dela ao se lembrar de seu querido pai.

Eu adoro os livros da autora, e nunca imaginei que fosse ler uma história dela com um relato tão pessoal.

É um livro curtinho e muito emocionante, faz a gente refletir, se colocar no lugar dela, e no meu caso, me fez lembrar de uma época muito triste para a humanidade, ao mesmo tempo em que agradeço por ter sobrevivido a ela.

site: http://instagram.com/li_numlivro

Cintia.Ferreira 20/10/2023

Notas sobre o luto
O livro é curto mas já inicia com a morte do pai da Chimamanda e para mim foi um início impactante. A autora vai descrevendo como ela lidou com a morte do pai de uma forma profunda e muito singular. Também é descrito como a cultura igbo, os costumes da família e as formas de lidar com o luto. A autora conta como as pessoas ao seu redor não entendem os sentimentos singulares e não respeitam o tempo de cada um durante o processo do luto. As lembranças da autora sobre o pai faz com o que o leitor queira acolhe - la no momento da sua dor. A Chimamanda também diz algo super importante o que deve e o que não deve ser dito a uma pessoa em luto, normalmente falta palavras para acolher alguém que está sofrendo ela diz que a frase sinto muito é pequena mas é algo mais perto daquilo que pode ser dito sem ser invasivo.

Rosa 17/10/2023

Acho que leria até a lista de compras dessa mulher maravilhosa, Seus textos e comentários sobre o luto da morte do pai passam o real sentimento de dor. Perder alguém é incurável, é isso ela deixa claro.

Angela Regina 04/10/2023

Livro sentimentalmente profundo e tocante
Este livro toca na alma, principalmente para quem já perdeu um ente querido. É um livro profundo, muito bem escrito e que também pode confortar os corações em luto.
Adoro esta escritora e quero ler mais livros dela! Já li alguns.

Letícia 03/10/2023

Incrível
A autora retrata em palavras, com perfeição, o desolo que senti com a morte de meu avô? Incrível! Emocionante em cada página!

Natalicia Iza canella 02/10/2023

Notas sobre o luto
Esse livro é profundo mexe com a gente, que já perdeu pessoas que amamos ? sobre sentimentos como cada um vive o luto de uma forma diferente. Leitura emocionante!

Frase ? A notícia é como um desenraizamento cruel. Ela me arranca do mundo que conheço desde a infância.