Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

Karina Greco 08/01/2024

Tão pessoal e tão comum
O luto é algo muito, muito pessoal. Se você perde um pai, você e seus irmãos definitivamente não passarão pelo mesmo luto. Ele é diferente pra cada pessoa? a relação entre um par de pessoas é sempre algo único.

E ao mesmo tempo, quem perde alguém que ama passa por um turbilhão muito semelhante nesse processo. Como pode? Todas as pessoas, independente da parte do mundo e da época distinta em que estão, reconhecem a dor da outra e encontra conforto por saber que esse caminho da dor não é único, apesar de ser individual. Sofrer pela perda não é algo exclusivo de alguém.

E é isso o que Chimamanda transmite nesse pequeno livro. Visceral e tocante, é impossível não se enxergar em sua tristeza, em seu alívio, em sua raiva, em sua descoberta, em sua nova forma de ver as coisas, em sua decepção com relação à vida. Um grito de dor e de consciência da inevitabilidade da morte.

Nat 01/01/2024

Dolorido
É um livro bem curto mas com conteúdo denso. A autora faz um desabafo e compartilha todos os sentimentos que nós passamos durante o luto: a raiva, a saudade, as dúvidas, a tristeza, o medo de como será o futuro. Em diversos momentos, me identifiquei exatamente com o que ela estava passando. Li esse livro durante a perda do meu pai e teve um significado diferente pra mim.

Barbie 31/12/2023

Adorei como a escritora traz o tema do luto, ainda mais se tratando do pai, e gostei bastante dela trazer também as informações da cultura nigeriana, as palavras, a forma como eles lidam com a morte?

Stephany 29/12/2023

Sobre perder seu pai

É a autora contando como foi lidar com a morte repentina de seu pai na pandemia da COVID-19. Me sensibilizei com os conflitos que ela estava passando, desde a negação até a raiva por não poder se despedir com paz do ente querido que morreu na pandemia, devido a paralisação das coisas e todas as medidas de segurança... eu mesma não pude estar no enterro da minha avó.
É difícil avaliar um livro sobre uma experiência tão pessoal de alguém, por isso eu avaliei baseada em como me senti e no interesse pela história, que foi mediano. Não senti nada demais, mas refleti um pouco.

buttercup 29/12/2023

Lindo..
Foi um livro lindo, bem curtinho mas intenso e me identifiquei bastante com a autora, foi uma leitura leve mas com seu peso emocional..

Francisco569 29/12/2023

Simplesmente tocante
A escrita dela é algo que me prende. Esse em especial teve um significado mais profundo pra mim e me fez me identificar com ela de certas maneiras.

Mariana 28/12/2023

A dor do luto é angustiante.
saber que não sou a única que sente isso me reconforta 1%.
esse livro me ajudou em alguns aspectos, deveria ser uma leitura obrigatória...

pirocadeperuca 11/12/2023

A experiência da autora é muito semelhante à minha e à de minha mãe, após perdermos meu avô, pai dela, praticamente meu pai também. ler a respeito do luto de outros nos ajuda a compreender mais o nosso próprio

rodrigues.thiago25 04/12/2023

Sensível e tocante
Eu não consigo imaginar perder um pai durante a pior crise sanitária dos últimos tempos. A Chimamanda passou por isso. Neste livre ela discute o processo e as fases do luto de uma formq tão sensível e tocante. É lindo ver a construção da relação dela com o pai, o que torna ainda pior esse sentimento de perda compartilhado com quem lê. Vale muito a pena. A escrita continua intensa e poética, do jeito que só ela consegue descrever.

Alline 03/12/2023

Quanta tristeza
O livro é um grande desabafo, é possível sentir a dor do luto em cada frase, em cada lembrança exposta pela autora que está, a duras penas, tentando processar a perda de seu admirado pai.
A mim, que vivo essa experiência de ter um pai maravilhoso super presente, que é um super avô, fi a o sentimento de que - o clichê é verdadeiro - devemos aproveitar cada segundo com as pessoas que amamos, pois sua ida é imprevisível.

Nandinha 27/11/2023

Eu não sei o motivo de ter demorado tanto para terminar esse livro,talvez o fato de que fale sobre um assunto delicado,porém a forma como ela escreve é leve! A leitura é ótimo e me fez entender vários aspectos sobre o luto que eu não tinha noção,se estiver passando por algo assim,leia! Vai te ajudar e eu terminei com vontade de ler todos os livros dela

Renata 24/11/2023

A dor de quem perde quem ama
O livro traz pensamentos e sentimentos de uma filha que perde seu amado pai inesperadamente. É visível as fases do luto e a forma como ela lida com as situações. O amor está presente do início ao fim.

Brenno.Soares 21/11/2023

Livro curto porém muito intenso. A autora apresenta uma triste dança das palavras que cumprem muito bem o papel de compartilhar com o leitor parte dessa dor extrema e angustiante relatada.

Micaeli9 18/11/2023

Esse livro foi um presente
Leitura incrível, notas com tom intimista e que mesmo se tratando de um momento pessoal da autora nos prende de uma maneira incrível.
Chumaçanda é a minha autoria favorita internacional e ela nos deu de presente uma obra.