Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

I.Cream.Sopa 25/02/2024

Um livro que, apesar de pequeno no quesito edição (cabe perfeitamente no meu bolso) carrega tantos sentimentos. Em vários momentos eu consegui me identificar e aprender muito com a autora. Eu tenho uma relação boa com meu pai, mas muito complicada, e ao ler sobre o luto da Chimamanda, me senti desconfortável, aconchegada, nervosa e calma, cheia de contradições.

Riany 24/02/2024

Eu jurei que o livro seria de em outra pegada, mas é muito bom. O luto é inexplicável, uma palavra de 4 letras que causa muita dor.

TBianchi 23/02/2024

É um livro de sensibilidade ímpar, a relação dela com o pai é algo muito bonito.

Passei por uma perda semelhante faz um tempo, esse livro me ajudou a processar algumas coisas que não tinha processo ainda.

É um livro simples, direto, sensível e curto.

Gessyka.Loyola 13/02/2024

O Luto.
"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer."
Realmente um livro curto e muito triste, dá pra sentir a dor da autora á perda do pai, num momento tão terrível e de forma tão repentina e brutal que foi a pandemia do corona vírus.

Valentina.Kurtz 13/02/2024

Reconfortante
Embora não esteja, neste momento, enfrentando o processo de luto, considerei um ótimo livro, pois a impressão que passa é de que uma amiga está conversando com você sobre como ela enfrentou a morte do pai. Uma leitura muito confortável.

Jessica1248 03/02/2024

Livro rápido, conta muito sobre o lugar seguro de afetos que a autora escreveu suas obras. Notas sobre o luto é sobre entender a perda e o amor que restam quando um ente querido se vai. Voltei a ler em 2020 com um livro da Chimamanda, me senti tão acolhida e pertencente? é bizarro pensar que ao mesmo tempo que me sentia assim, ela passava pelo pior momento da vida dela. Nessas horas reflito sobre como a escrita é potente e sobre como ela nos permite viver e atravessar a vida, quem quer que seja. Leria até a lista de compras da Chimamanda, amo a forma como ela sempre está conectada com a ancestralidade dela, no que quer que ela escreva.

Juu 31/01/2024

Sensível e necessário
A autora expressa de forma completamente sensível sua experiência de luto após a perda do pai Adichie. Em suas palavras é possível perceber ou até mesmo se aproximar das nuances nessa experiência tão profunda e inevitável à nós.
Meu conselho é que se observe antes de iniciar essa leitura, ele nos faz pensar nossa própria experiência com o luto, o que pode ser um pouco mais delicado em alguns momentos da vida.

Vit 31/01/2024

A autora mostra a individualidade do luto e as consequências que ele traz pra vida dela e de todos aqueles que também já passaram por isso. Me identifiquei em muitas falas... doloroso e inevitável.

Ariele.Carvalho 26/01/2024

Cada luto é diferente
Cada pessoa sente o luto de maneira diferente, mas é interessante perceber que algumas coisas é comum a todos. Achar inacreditável que a pessoa não vai mais existir, pensar "vou perguntar x coisa pra ela" e se lembrar que ela partiu...
O relato da Chimamanda são dolorosas e eu fico feliz que ela tenha consigo expressá-las e compartilhá-las.

Samonielly 26/01/2024

Muito tocante.
É bom ser lembrada que sentimos tudo igual. A raiva pelos pêsames e o encanto pelas histórias faz o coração ficar em paz, mesmo que momentaneamente, é a melhor forma de se acalmar. Ainda não consigo falar do meu pai no passado, todo dia ainda espero pelo menos uma ligação, todo dia o luto se transforma.
Esse livro retrata muito bem os sentimentos e sensações dos primeiros dias. É como se o coração estivesse exposto a carne viva. Muito interessante ver como a cultura nigeriana lida com a perda também.
Ótimo livro, bastante pessoal mas que, de certa forma, é universal.

Barbara 23/01/2024

Me indicaram o livro pra poder ajudar no meu processo de luto. E ajudou. É reconfortante entender que eu não sou e nem vou ser a única a passar por isso, infelizmente. É bem curtinho.

leiturasdanina 18/01/2024

A dor era a celebração do amor
Um relato potente sobre o luto na perspectiva de Chimamanda Ngozi, esse livro curto, de 110 páginas, me fez refletir sobre como cada um lida com a dor em um momento de perda. Eu o li em um dia e o achei reconfortante!

Titi 17/01/2024

Notas sobre a perda
Chimmanda Ngozi Adiche, uma escritora nigeriana, neste livrinho conta a sua história de vida, ou melhor, história morte. A escritora conta com sensibilidade a história da morte de seu pai durante o período da COVID-19, e de como isso impactou sua vida por tanto tempo. Durante a narração dos fatos, pode-se perceber certos lapsos de memórias, onde ela vai e volta para acontecimentos do passado desde quando era criança pro agora, uma história sofrida que faz você se apegar a autora e sentir pena de sua vida, e, ao mesmo tempo, compaixão por seu pai e seu povo.
Ademais, Chimmanda traz-nos uma profunda reflexão sobre a morte, ela escreve:
"Preciso escrever tudo agora, pois quem sabe quanto tempo eu tenho?"
De uma melancolia inexpressível, ela termina o livro feliz por ter conseguido finalmente falar desse assunto sem que isso a matasse por dentro. Uma leitura fundamental!

Luiza.Castanho 12/01/2024

Encontrei ele mais ou menos 6 meses após minha mãe falecer e foi um dos melhores livros que eu já li