Notas sobre o luto

Notas sobre o luto Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Notas sobre o luto

peü 20/09/2021

Razoavelmente razoável
Infelizmente, preciso - e devo - ir na contramão das percepções de outros usuários que relatam profunda emoção e sensibilidade ao decorrer da leitura - não desmereço-os, assim como espero não ser desmerecido. Pois para mim, foi uma obra razoavelmente razoável (recorro ao pleonasmo para expressar fielmente essa característica do livro rs).
Boa parte dessa impressão origina-se do fato da sinopse ser tão poderosa, tão bem construída e tão instigante, contudo, o conteúdo apresentado no livro não condiz minimamente com tal promessa sinóptica. Desse modo, decepciona profundamente, até desmotiva, pois ao decorrer dos curtos capítulos é nítido a carência da tal grandeza refletiva devastadora, do tal debruçamento da autora nas dimensões familiares e culturais do luto e das tais ponderações da solidão e da raiva. Ademais, algumas notas sobre o luto são sublimes, ainda assim, no geral, decepciona amargamente por prometer tanto e entregar tão pouco.

Outros pontos acerca da obra: I. leitura rápida (em única sentada é possível ser tudo), II. leitura fácil e fluída, III. não crie tantas expectativas e IV. assim como outros livros da autora, "Como Educar para o Feminismo", "O Perigo de uma História Única" e "Sejamos Todos Feministas", talvez não compense comprar, pelo motivo de ser tão curtinhos e breves.

Fernanda Melo 20/09/2021

Luto!
Lendo o que o outro viveu no período de luto, nos ajuda a compreender esse momento tão doloroso. Sensível demais.

Túlio 21/09/2021

O luto desnudo
Em um relato cheio de saudade e dor pela perda do pai...

Reproduz com sutileza o susto, depois a dura realidade do desaparecimento do pai.

Recomendo a leitura.

Thaís Furlan 22/09/2021

Apenas um desabafo
O livro narra apenas o processo de luto da autora com a perda do pai durante a pandemia.
Chimamanda é uma das minhas escritoras preferidas e já li todos os seus livros traduzidos para língua portuguesa, mas confesso que fiquei decepcionada. Apesar de emocionante, é apenas um desabafo. E desabafos não precisam, necessariamente, virar livros.

beatriz3345 26/09/2021

magnífico!
Chimamanda consegue, mais uma vez, expressar por meio das palavras de forma tão intensa o que sente. a perda de seu pai e a dor em não poder vê-lo são intrínsecos a essa narrativa e demonstram o amor que a autora sentia por ele.

Lys Coimbra 30/09/2021

A dor do luto
Ao viver meu próprio luto, também ocorrido durante a pandemia, tive vontade de ler sobre o tema.
Me deparei com essa notas, da Chimamanda, e fiquei impressionada com o quanto o luto, embora muito particular e individual, guarda características tão próprias e comuns a todos nós, independe da cultura.
Ao ler suas notas, não apenas senti traduzida a minha própria dor, mas pude vislumbrar um pouco da sua, que ficou quase palpável.
E mais uma vez, Chimamanda tocou profundamente o meu coração!

Raissa 03/10/2021

Após a morte inesperada de seu querido pai em meio a pandemia em 2020, Chimamanda volta com seu livro "Notas sobre o luto" para nos relatar a dor imensurável que passou com a perda de uma pessoa próxima, a dificuldade do luto distante em uma pandemia e a sofrida luta por uma resiliência em meio a lembranças tão fortes que ainda são presentes em sua memória.
Um livro muito duro de ler, onde vemos a autora sem nenhuma amarra em relação a formalidades, apenas tentando traduzir em palavras o que sufocava seu coração. Uma autora completamente despida e com todas as barreiras abertas à sua alma em pedaços.

"O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende como os pêsames podem soar rasos. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras."

"Estou despreparada para a raiva descomunal e avassaladora que sinto. Sinto-me inexperiente e imatura diante desse inferno que é a tristeza."

"Parte da tirania do luto é que ele impede a pessoa de recordar as coisas importantes"

"Eu vou passar o resto da vida com as mãos estendidas tentando alcançar coisas que não estão mais ali."

"Será que o amor traz, nem que seja de forma inconsciente, a arrogância ilusória de achar que nunca vamos ser tocados pela dor?"

"Nós não sabemos como será o nosso luto até o nosso luto acontecer."

Alice - Avesso do Caos 04/10/2021

Belo e claro
Me senti representada nas palavras da autora. Perdi meu pai esse ano e ler esse livro me trouxe um acalento. Ela conseguiu expressar o que eu ainda sinto. Recomendo seja pra quem está passando por um luto seja para quem deseja compreender o que acontece nesse momento de dor.

Amanda Ladislao 05/10/2021

Chimamanda rainha
Notas sobre o luto e um livro de sentimentos, de tudo que chimamanda sentiu e vem sentido desce a morte de seu pai no dia 10/06/2020. Em meio a pandemia de coronavirus, sem saber quando poderia ir para a Nigéria sepultar deu pai, já que os aeroportos estavam fechados.
E dolorido pensar na morte e em tudo que a acompanha.
Cada cultura tem um tipo de sepultamento e funeral, e essas são etapas importantes do luto.
E um livro leve, mas que causa emoção, principalmente a quem já passou por um processo de perda e luto.
Chimamanda sempre perfeita em suas escritas.

Bárbara 06/10/2021

Morte e luto
Nunca estamos preparados para uma das poucas certezas da vida. Relato profundo da dor e do amor da autora pelo pai e como tem sido lidar com a perda.

Clauc3 07/10/2021

Reflexivo
Notas sobre luto nos aproxima de uma perspectiva que todos um dia iremos passar: a perda de um ente querido. Isso é um inexorável tema que Chimamanda discorre de forma intensa, nos aproximando da tristeza por ela desenvolvida com o adeus do seu querido pai.

Juliana Civitavecchia 11/10/2021

O LUTO É UMA FORMA CRUEL DE APRENDIZADO
(...)

"Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e a busca das palavras."

Kami 12/10/2021

Há quase dez anos, perdi a minha mãe. Mas foi nesse livro da Chimamanda que encontrei o apoio e o amparo que me foi negado lá atrás. A dor dela foi/é a minha, porque é uma dor que não some; no máximo aprendemos a administrar.
Algumas pessoas, como vi nas resenhas aqui, podem esperar um livro visceral, surpreendente, impactante, revolucionário. Talvez acabem se frustrando no meio do caminho. O que posso dizer é que é um texto muito real, que fala exatamente sobre o que é perder alguém. O luto é uma revolução, sim, na vida de quem o vive. Dolorido, cru, a ponto de fazer enlouquecer. O texto da Chimamanda pede principalmente um exercício de empatia - e empatia é algo que pessoas que perderam entes queridos mal encontram nos que as rodeiam.
O mundo é mais feliz porque Chimamanda Ngozi Adichie existe.

Minha Velha Estante 13/10/2021

“Uma erosão, uma terrível tromba-d’água que deixou nossa família para sempre deformada. As camadas da perda fazem eu me sentir fina como um papel.”

Desde o final de 2019, poucos meses antes do início da pandemia, tenho convivido de perto com a morte de uma maneira que jamais imaginei ser possível. Nunca perdi tantas pessoas queridas nem nunca vi tantos amigos próximos vivendo essa mesma dor, e por isso quis muito ler Notas sobre o luto para absorver um pouco da sabedoria da Chimamanda.

A necessidade de falar sobre a dor da perda de seu próprio pai em 2020 foi o evento motivador para que a autora escrevesse esse livro curtinho mas tão impactante. Mesmo não tenho morrido por covid, a pandemia fez com que a grande parte dos planos e rituais de luto tradicionais da cultura de sua família fossem alteradas.

"Meu pai se foi. Minha loucura agora vai se revelar.”
O livro traz as fases pelas quais a autora passou começando pela dor da perda, a não-aceitação da ausência, a culpa pela distância, o temor de não poder se despedir por causa das restrições impostas pela pandemia que fechou aeroportos em todo o mundo. E, em meio a tudo isso, ainda aprendemos um pouco da cultura nigeriana e como esse povo lida com seus mortos.

“O luto é uma forma cruel de aprendizado. Você aprende como ele pode ser pouco suave, raivoso. Aprende como os pêsames podem soar rasos. Aprende quanto do luto tem a ver com palavras, com a derrota das palavras e com a busca das palavras. Por que sinto tanta dor e tanto desconforto nas laterais do corpo? É de tanto chorar, dizem. Não sabia que a gente chorava com os músculos”.

Uma leitura que te faz refletir sobre a fugacidade da vida e sobre como lidar com a dor da perda e a certeza da ausência, que mostra o quando somos frágeis e vulneráveis a essa certeza e torna óbvio que precisamos falar sobre o luto, vivê-lo, para depois seguir em frente.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/07/notas-sobre-o-luto-chimamanda-ngozi.html

Letty 17/10/2021

Já havia lido alguns livros sobre luto e esse foi o primeiro que retratou de forma clara e verdadeira o que realmente sentimos. Quando passei pelo momento do luto, muitas vezes sentia uma certa “revolta”, não aguentava mais ouvir palavras de conforto (mesmo sabendo que era na intenção de me deixar bem) e as pessoas esperando uma melhora e aceitação rápida. E foi reconfortante demais ler esse livro, me identifiquei com a autora pois ela mostra o luto real, o luto doloroso que mensagens reconfortantes e frases prontas não conseguem melhorar, que você só precisa passar pelo momento no seu tempo. É uma leitura rápida, escrita fácil, acolhedora e ao mesmo tempo dolorosa, mas que leva a inúmeras reflexões.