Animal

Lisa Taddeo

Resenhas - Animal

ana 08/01/2024

Nós, mulheres?
Terminei o livro e confesso que não tenho uma opinião formada sobre???? o livro em si é pesado com questões que me deixaram enojadas em vários momentos, tive que deixar o livro de lado pra respirar um pouco.

demorei bastante para engatar na leitura, apesar de ser bem escrito, também é muito descritivo com informações que não acrescentam nada na história da joan. se tornou maçante e perto do fim do livro ficou bem interessante. acho que não entendi muito bem o final¿

não chorei, mas senti pena da joan várias vezes mesmo ela não sendo tão inocente assim. famoso female rage

Camille 10/01/2024

Nao sei opinar
Livro forte, cru, que só mulheres vão conseguir ler e entender certas passagens. confesso que achei meio ???? até a metade, mas do meio pro fim entendi e a leitura engatou. nao sei opinar alem disso! boa leitura mas bem pesada

JessResende 26/04/2024

ANIMAL
Que livro meus amigos. QUE LIVRO.
Vocês já ouviram falar em Female Rage? Fui no Google para te explicar direitinho o termo:
?Pode-se definir a temática female rage como uma narrativa centrada em uma mulher e seus traumas, perpassando violência, abandono, pobreza e transtornos psicológicos.?
Joan é uma personagem densa, e ao longo do livro vamos entendendo o motivo dela não se encaixar no estereótipo de mulher que criamos na cabeça. Tudo o que se passa na cabeça de Joan, é escrito no livro, todos os pensamentos intrusivos, sujos, preconceituosos, incalculáveis. Ela nos conta por tudo que passou na vida, todos os traumas, tudo o que a leva a pensar no que pensa e agir do jeito que age.
Eu fiquei fascinada com o modo que a autora vai soltando aos poucos os detalhes, e nós vamos formando a história devagarzinho, juntando peça por peça.
Logo no início entendemos que Joan ficou órfã cedo, seus pais morreram em algo trágico, ela foi criada por uma tia. Depois que um de seus ?casos? (leia, homem casado) se mata na frente dela, com um tiro na cabeça, ela decide se mudar para Los Angeles a procura de uma mulher chamada Alice. Não sabemos o porque dela ir atrás dessa tal mulher, e aos poucos as coisas são reveladas.
A maneira como a Lisa (autora) escreve esse livro, ela te envolve, você não consegue parar de ler, e ele só melhora.
Tenho certeza que te convenceria a lê-lo só por conta do que o meu marca textos grifou.
Na página 342 eu entendi quando a protagonista parecia estar falando comigo, tem horas que parece que ela se dirige ao leitor, mas nas últimas páginas descobri pra quem era toda essa história. Fechei os olhos e doeu. Um livro já doeu em você?

Beatis 10/04/2024

Bizarro
Os pensamentos intrusivos da Joan são muito identificáveis, mas o tempo psicológico dificulta o fluir do livro e a trama poderia ter sido melhor amarrada, o plot foi bom mas achei uma leitura bem truncada

Juliapiovesanp 10/01/2024

O female rage como subgênero literário
Os livros de mulheres loucas estão viralizando no tiktok. Para mim, essa estética está diretamente ligada com a ascensão do female rage como subgênero literário. Nesta obra, a autora é capaz de transmitir todos os sentimentos mais controversos de uma mulher com traumas profundos e como seu passado é diretamente responsável por suas atitudes no presente. O livro te leva a questionar o quanto uma mulher precisa suportar até enfim se libertar...
Pessoas sensíveis a relatos de abuso sexual devem se atentar ao conteúdo antes de ler.

Vic feitoza 11/01/2024

*man down da rihanna tocando de fundo*
"Nunca mais eu seria o corpo d'água em que um homem miserável flutuaria a esmo."

São tantas reflexões que esse livro me trouxe que eu passaria tranquilamente horas falando ou escrevendo sobre isso. Com certeza será o tópico de muitas conversas com minhas amigas daqui pra frente. Qual o limite do sofrimento de uma mulher? Nascemos realmente pra sofrer até não aguentar mais e no fim ainda sairmos da histórica como louca? pqp eu AMEI esse livro, a narrativa, não só a história da protagonista em si mas os outros personagens que estavam a sua volta. São várias as maneiras que a autora tornou esse livro e essa história viciante, e eu não poderia escrever elas sem dar spoiler, a única coisa que eu peço é que LEIA ESTE LIVRO. Você não vai conseguir parar de ler.

Egtta 19/02/2024

Uma confusão pra se identificar
?Eu me vestia pra alguém na época e gostava de acreditar que era pra mim.?

?As pessoas vão malhar você,ela disse. Mas é só porque elas se odeiam.?

?Todos os homens presentes são substitutos de homens anteriores. E todos os homens são substitutos do nosso pai.?

?As vezes é melhor matar uma pessoa do que deixá-la.?

?Eu odiava minha mãe, em suma, por ser mulher.?

?O mundo tinha me feito acreditar que eram as mulheres que enlouqueciam. E era simplesmente a dor das mulheres que se manifestava como loucura.?

Tativreis 23/01/2024

Brutal como um animal
Eu chamei esse livro de livro de mulher doida, e me arrependo, esse livro é de uma mulher sobrevivente, chamam de loucura, mas é porque não existe outro nome mesmo.
Não indico para qualquer pessoa, por conta da violência que sempre encontra a personagem.
Achei esse livro bizarramente incrível, devorei rápido demais, ainda tô digerindo.

amandsbc 10/04/2024minha estante
amei sua resenha

Eva Ev 28/01/2024

?Existem estupros [?] para os quais [?] nos arrumamos.?
"Animal" é o tipo de livro que, definitivamente, vai te fazer ficar horas olhando pro nada, sem saber o que pensar, sentir ou falar sobre ele. É um livro em que nenhum adjetivo ou resenha fará jus a tudo que ele representa ou apresenta em sua narrativa.

Em suma, pra ficar um pouco claro, ele é narrado a partir de um devaneio/desabafo de Joan, cuja vida foi totalmente arruinada por todo tipo de violência dirigida para uma mulher - desde a infância. Por isso, ele te faz odiar, enjoar, empatizar e confundir-se com os personagens. Além de ativar gatilhos perturbadores.

Não é um livro pra qualquer um, mas serve para entender, de maneira prática e quase visual, as agressões - "pequenos estupros" - contra as quais nós mulheres precisamos lutar todos e o quanto elas podem deixar marcas irreversíveis, gerando consequências devastadoras.

PLUS: ele é conhecido como "o livro da mulher louca", o que torna-o uma representação ainda mais fiel das consequências advindas do discurso opressor propagado pela sociedade patriarcal nas nossas cabeças.

Luana1026 13/02/2024

Relação de amor e ódio por esse livro, ele me pegou em algumas partes por ser impactante e grotesco mas deixou a desejar pela fluidez e dinâmica do livro. Mas no geral achei interessante, angustiante e pesado ( certamente não é um livro pra qualquer um ).

brigitte4 05/02/2024

Animal
Um livro que foge da normalidade, do padrão e das expectativas de qualquer leitor. é um rugido alto e tenebroso que denuncia todos estupros diários que a mulher sofre por conta de homens. a história é pesada e tem vários gatilhos mas é interessante de descobrir como a personalidade de alguém é moldada por seu passado.

Maria17256 10/02/2024minha estante
o filho do vic morreu afogado na banheira, que me lembre, a própria mãe causou isso

Vogel 10/02/2024minha estante
Siim, mas N lembro da menina contar p ela, só lembro de ela comentar c a Alice...