Um Milhão de Promessas

Um Milhão de Promessas Cinthia Freire

Resenhas - Um Milhão de Promessas

Paula.2 05/02/2024

Me destruiu, favoritado.
Esse livro teve uma carga emocional bem pesada, não achava que seria tanto quando li os gatilhos.
Thales foi um garoto que cresceu sofrendo abusos, foi um garoto que teve a sua inocência arrancada e que não tinha sentido para viver.
Vê todo o amadurecimento de Thales e como ele foi melhorando de vida me fez bem. Eu sofri tanto com as cenas de abusos e com os gatilhos que ele tinha.
Adorei o desenvolvimento do romance, como a autora fez a protagonista nunca desistir de nosso menino e como no fim, eles conseguiram vencer os monstros do passado.
Uma leitura incrível, que se lê uma vez e dói pro resto da vida.

?Eu vou vencer, vou fazê-la minha mulher, eu farei amor com ela e, quando acabarmos, eu me sentirei orgulhoso do homem que sou e ela olhará para mim sabendo que fez a escolha certa.?

Natasha 03/02/2024

Sem palavras
Não tenho palavras
Estou sem palavras mesmo
Não sairia uma palavra de mim nem se eu tentasse muito

Caroline.Loureiro 13/12/2023

Pesada carga emocional.
A história é sobre 3 amigos durante a fase juvenil até a jovem, uma paixão os cerca, um sonho e inúmeros problemas na casa de um desses amigos, Thales Reis. A partir dessa perspectiva a história se desdobra e se torna um livro sobre traumas, superação e amor.

A mensagem é clara: pessoas machucadas machucam outras. Todos precisamos de terapia.

Esse livro não é para todos! Tem partes pesadas e gatilhos de abuso e quase intragáveis pois o personagem principal possui uma pesada carga emocional.

A história é contada com muita sensibilidade e realismo, de forma muito bem escrita você sente a dor e a angustia dos personagens. Tem um bom desfecho.

Isabelle.Dias 28/11/2023

Tem que ter coragem?
A escrita é maravilhosa, mas a história é passada com tanto realismo, que só os fortes aguentam. Eu quase chorei em várias partes do livro. Mas só não dou 5 estrelas porque em algumas partes senti que enrolou muito e não teve um ponto alto. Foi como se eu estivesse vendo um documentário bem triste. Vai marcar com certeza como uma leitura impactante

paginasdapaty 15/11/2023

Um dia eu vou te dar o mundo?
Eu não me sinto mais a mesma pessoa depois de ler esse livro. Digo com convicção que Thales e Ivan marcaram a minha alma.
E esse é o jeito que a Cinthia nos presenteia com seus livros.

Thales tem sua juventude marcada de formas dolorosas e intensas. Um menino silencioso que busca alcançar seu sonho.
E tem apenas como apoio seus melhores amigos Ayla e Duda.
Uma amizade que começou na infância que deveria ser pura, divertida. Mas que é marcada de uma forma tão dolorida nele.
Vemos uma amizade se transformar em amor. Vemos dois jovens se descobrindo. E fazendo promessas? ?? ????ã? ?? ?????????.
Promessas essas que são tudo que Thales pode fazer? E ele cumpre uma a uma. Cada uma delas. A palavra dele é o bem mais valioso que ele tem e o único que ele pode se agarrar. Ou melhor, ele tem um dom e um sonho? Ser um jogador de futebol.

Em UMDP enxergamos a forma mais pura de amor. Ayla segura a mão de Thales mesmo que ele não acredite que seja possível, mesmo que ele mesmo não acredite em si mesmo.
Thales não sabe o significado de família, amor, respeito. Em sua casa, sua ninguém se importa, vemos uma mãe ausente, cegada em um relacionamento abusivo e também sendo abusiva.

O único momento de paz do nosso menino silencioso é quando ao deitar ao lado de sua amiga nas infinitas noites ele ouve Ayla lendo seus livros para ele. É quando ele consegue se desligar de todo sofrimento que é sua vida.
Se eu pudesse definir Ayla eu falaria que ele é a âncora de Thales.
Não posso deixar de citar Milton - o pai de Ayla - que ama Thales apesar de não ter vinculo sanguíneo algum entre ele e o menino silencioso.

Ler um livro da Cinthia é se desafiar. É saber que você estará entrando em uma história intensa, dolorosa. Que seu coração vai se quebrar em mil caquinhos. Mas que no final eles serão colados um a um. No tempo certo.
É saber que será uma história com personagens humanos, falhos. Mas que a autora retrata com respeito em cada uma de suas nuances.

Ems literária 25/10/2023

Um milhão de promessas
Que livro sensível, me emocionei do começo ao fim, meu Thales sofreu tanto, que tenho vontade de guarda ele em um abraço eterno.

Carol.Carvalho 26/08/2023

Surpreendente
Não leia se você está procurando um romance simples. A história de amor entre Thales e Ayla é complexa, longa e profunda.

Envolve muita dor e pode despertar vários gatilhos, não por conta do relacionamento entre eles, mas por conta dos traumas e problemas que cada um enfrenta.

Fiquei chocada em vários momentos da leitura e ainda não sei se apoio a forma como a autora mostrou e trabalhou certos temas.

Talvez o objetivo fosse mostrar uma realidade dura e cruel que muitos meninos enfrentam, não sei.

Além disso, acho que algumas partes do texto ficaram um pouco arrastadas e poderiam ser excluídas (apenas minha opiniao).

Apesar disso, a história me conquistou pela sua complexidade e por ser bem redondinha (você literalmente acompanha os personagens desde a infância até muito depois dos eventos decisivos da historia).
Enfim, uma ótima leitura para quem gosta de romances complexos e envolventes.

Brunna 22/08/2023

Decepcionada que perdi meu tempo hj lendo esse livro ?????
Slw, esperava mais... Sem falar que todos os traumas possíveis foram colocados nesse livro (e foram retratados de uma forma bem vívida, chegou a ser tenso umas hrs). O livro (história) pode até ser bom, talvez eu q não estivesse no clima para esse tipo de leitura... tanto é que, depois dos 75% eu só fui passando o olho, não aguentava mais. Mas como eu disse, talvez eu só não estivesse no clima para ler tanto trauma de uma vez só ??????????

Como disse só queria um romance fofinho para desligar um pouco da correria do dia a dia...

Nathalia.Tedeschi 28/07/2023

Vale o sofrimento
Esse foi meu primeiro contato com a autora e posso dizer que foi bem intenso!

O assunto abordado no livro é pesado mas muito necessário.

Achei a escrita ótima, você consegue se conectar com os personagens ao ponto de sofrer e sentir todas as suas angústias e dores.

Eu chorei pra c@ralho em muitas partes, vibrei de felicidade pelas pequenas conquistas que Thales ia conseguindo ao longo da sua trajetória como se fôssemos melhores amigos.

Foi realmente lindo ver toda a superação dele acontecer.

Senti que as conquistas da Ayla ficaram omissas, isso podia ter sido melhor trabalhado mas ela foi maravilhosa.

Não é um livro fácil de se ler, por ser bastante sofrido e em algumas partes você não consegue enxergar a luz no final do túnel. Mas quando você consegue, ele se torna maravilhoso e enche o coração de felicidade. Super recomendo.

Fran.5s 24/07/2023

Um milhões de ensinamentos
Um Milhão De Promessas, é um livro sobre sonhos, traumas e promessas. Apesar de ser uma história fictícia, trabalha sob a perspectiva de um fundo bem real, causando muita dor e reflexão. Contém gatilhos para abuso sexual, violência doméstica, tentativa de suicídio e cenas impróprias que podem causar um certo desconforto, esteja ciente. Mas também fala sobre superação. Sobre se reerguer e enfrentar seus medos. Sobre o poder da amizade e que a família nem sempre precisa ser de sangue. Que ninguém deve dizer quem somos e que não devemos desistir de nossos sonhos.
Apesar dos temas pesados, a escrita de Freire continua maravilhosa, eu realmente não esperava menos do trabalho dela. Ela traz muita sensibilidade na narrativa. Seus livros sempre tem uma mensagem marcante, mas nesse ela vai fundo na alma. Esse é o tipo de livro que faz a gente evoluir e olhar para o mundo com mais empatia.
Por fim posso dizer com toda certeza que foi uma leitura difícil, mas também tocante e com muitos ensinamentos. Se você gosta de uma história bem escrita, intensa e que vai te fazer refletir sobre a vida de forma profunda, esse livro é o que recomendo para você!

“Às vezes, o que precisamos é que alguém acredite na gente, o suficiente para que nos ajude a seguir em frente.”

“Eu estou cheio de raiva, tanta que não suporto mais carregar tudo isso dentro de mim. A verdade é que, às vezes, a raiva é tudo o que me mantém em pé, é o sentimento mais forte que tenho. Ele enche minhas veias de energia, faz meu coração bater forte, me faz sentir que ainda estou vivo.”

“Chego em casa exausto, mas com o coração leve por saber que, às vezes, tudo o que a gente precisa é de coragem para usar as palavras a nosso favor, dizer o que está no nosso coração e confiar nas pessoas que estão a nossa volta, porque ninguém precisa suportar suas dores sozinho.”

“Traumas não somem, precisamos aprender a lidar com eles.”

Letícia Kartalian 08/07/2023

3 estrelas
O livro que é lindo e tem uma mensagem linda e a escrita da autora é boa (e melhorou MUITO do primeiro livro que li dela, anos atrás) pra esse, o drama é intenso - até demais pro meu gosto, mas sei que é uma característica da escrita da autora e tudo bem -, chorei, me emocionei, mas...
não amei o desenvolvimento do livro.

Entendi tudo, entendi a jornada do mocinho, mas a narrativa foi lenta e prolongada demais, os personagens eram novos demais - o que também atrasou o desenvolvimento.
A linha do tempo pode ser confusa em alguns momentos com passagens de tempos sem sinalização clara e em um dos grandes pontos altos da história, no final, o desenvolvimento foi mínimo porque nenhum dos protagonistas estava na cena.
Eu acho mais do que ok, em alguns casos, ter narração de outro personagem que não seja o casal principal para uma contextualização maior do que está acontecendo, faz toda a diferença. E aqui não teve, o que acabou tornando a cena meio jogada, sem propósito a não ser mais sofrimento para os personagens.

Os dois grandes temas tratados foram feitos de maneira exemplar, dá pra notar o cuidado que a autora teve em retratá-los, especialmente o DPCA, que é um tema da própria vida da autora. Minhas críticas para as duas situações: só ficar explícito o nome da doença ao final do livro, na nota da autora e a falta de nome ao abuso sofrido pelo Thales, pela boca do próprio personagem, dentro da narrativa.
Só é mencionado em duas situações: quando o Milton, pai da Ayla, conta pra filha. E quando o Milton é sequestrado e o Thales cogita explodir pro policial. Eu entendo que seja um tabu enorme falar sobre isso, como foi muito bem mostrado no livro. Mas até mesmo o pensamento era interrompido e não senti um fechamento sobre o assunto da parte do Thales quanto a isso, como se ele sempre fosse se envergonhar do que aconteceu, quando não é motivo de vergonha, já que ele não fez nada de errado. Fizeram errado com ele.

Mas o mais forte pra mim foi o quanto a Ayla deixou de viver pelo Thales.
Mesmo quando ela estava vivendo, fazendo faculdade, não verdade ela não estava.
Ela era a válvula de escape dele o tempo todo, e se tornou pior quando ele sumia e depois voltava esperando que ela estivesse disponível pra ele, além de ter nutrido em um momento aqui e outro ali pensamentos de não ser o suficiente.
Eu adoro o fato de que a cor dela não faz diferença na condução da história, apesar de ter um ou outro momento em que isso é comentado, vindo de outras pessoas, mas ao mesmo tempo é bem complicado ela ser a personagem preta que não tem destaque e só serve de apoio pro crescimento do personagem branco.
E eu acho, sim, bem problemático que a mocinha tenha menos destaque e desenvolvimento que o mocinho. Nada nela foi desenvolvido. Nada nela foi forte ou importante o suficiente. Ele era só a vizinha fofa que lia pra que o mocinho não surtasse, e convenceu o pai a cumprir uma promessa que ele mesmo já tinha feito.

Eu não entendo nada de futebol e nem dos bastidores desse universo, mas não fez sentido algum na minha mente a Ayla não conseguir se encaixar na agenda dele quando a vida dele se transformou e ambos estavam morando na mesma cidade. Ele não quis estar com ela. Ele escolheu se afastar.
E é aí os meus próprios sentimentos eram dúbios, porque ao mesmo tempo em que eu queria que ela parasse de se anular, de viver esperando e ansiando; eu também queria que ela largasse tudo e fosse atrás dele, que se jogasse de vez já que ele era o que ela queria.
Isso me irritou em muitos níveis.

É um livro denso e com temas fortes que foram bem trabalhados, mas que tem muitos defeitos.

Rayane 19/06/2023

Um milhão de promessas
Eu achei incrível ? (não tenho muito oq falar pq eu já me esqueci um pouco da história, tava sem cllr ent não consegui fazer a resenha antes?)