Sabor amargo

Resenhas - Sabor Amargo

1 | 2 | 3 | 4

Suh Oliveira 19/07/2022

Que agonia!
É um livro com temas muito pesados: vícios, prostituição, preconceito, escravidão, abandono de incapaz, violência, desrespeito e MUITA tristeza...
O livro é narrado pela droga e conta a vida dos personagens Eddie e Darlene que muda de forma avassaladora em uma noite quando Nat é brutalmente assassinado. Nat é um cara trabalhador, cheio de ideais e que luta por uma sociedade mais justa e igualitária mas que aos olhos dos "homens de bem" tem um defeito cruel: Ele é negro!
Um crime sem culpados, uma mulher em meio ao desespero de se ver sozinha e sem perspectiva com um filho para criar, a dor, a culpa e a voz doce da droga chamando para um final feliz...
Quantas pessoas não passam por isso?

Uma leitura cruel e ao mesmo tempo tão importante!

Beatriz3345 30/04/2023

Uma leitura dolorosa porem potente.
Um livro que merece atenção e leitura.
Nos faz refletir como a vida é uma caixinha de surpresa.
O livro contém tantos detalhes que nós faz refletir sobre drogas, racismo, escravidão contemporânea, tortura, exploração infantil.
é um livro muito atual para os tempos de hoje.

Onivid Silva 29/07/2022

Escrita arrastada
A história é triste, pesada e emocionante.
Porém, a escrita é arrastada, demora umas cinco páginas em um mesmo acontecimento.

Jé Andrade 12/10/2022

O livro possui muitas expressões americanas, que as vezes é de difícil compreensão. A história em si é muito forte, e até mesmo atual em alguns aspectos, só achei um pouco enrolado o enredo, a escrita um pouco confusa, se arrastando.

giioreads 09/11/2022

O livro trata de assuntos bem pesados e uma das coisas que mais gostei nele foi o fato de que, a própria droga narra alguns capítulos. O final é bem neutro, mas em resumo, ele é gostoso de ler.

Gabs 02/08/2022

Tem que ter estômago
É um livro cansativo. Pelo forma como foi escrito e pelo seu conteúdo. Fiquei de saco cheio várias vezes, precisei de longas pausas. Por revolta e às vezes, preguiça.
Você precisa ter estômago e paciência, porque ele vai consumir qualquer resquício de empatia que você possa ter por algumas personagens.
A ideia do livro é muito boa. Tem um começo sensacional, um plot muito interessante, mas conheço pessoas que o teriam escrito mil vezes melhor.

Sabrina Nayara 28/01/2023

Uma narrativa reflexiva, um pouco pesada e muito atual. Te faz pensar em diversos momentos sobre assuntos importantes. Esperava um final diferente, mas isso não muda o quão boa é a história.

Gabrielle 20/09/2022

Bom, mas poderia ser ótimo
Livro demora um pouco pra engatar a primeira e prender o leitor, mesmo sendo bem escrito achei os diálogos confusos, mas pode ser intencional visto o contexto.
Quando finalmente fui captada pela história, foi uma leitura que me rasgou de tão real e direta

Ana:) 05/09/2021

Achei muito bom! A história foi bem real e marcante, a tradução achei muito perfeita, trouxe certinho a realidade da escravidão?

Gabriela 27/05/2022

O livro que todo mundo deveria ler
Sério, se você está na dúvida se deveria ler ou não esse livro, pare agora mesmo tudo que está fazendo e vá ler.

Já te aviso, não é uma leitura fácil. Ela mexe com nossas crenças e nossa empatia, então não é algo que você vá ler e ficar confortável com a leitura. Ela te deixa desconfortável, aflito e no estado perfeito para querer mudanças.

As personagens também são complexas. Você ama e odeia a personagem. Você quer abraçar e dar um tapa nela, assim como você entende e não entende ela e o que ela faz ou deixa de fazer.

Resumindo, não é um livro fácil mas é um livro gostoso de ler. Te prende, te choca e te leva a se indignar. Trás a realidade por trás do racismo, do machismo, do preconceito, da escravidão moderna e das drogas de uma forma crua e verdadeira.

Enfim, esse é um livro que todo mundo deveria ler.

Bruna 08/05/2022

Sabor amargo
Livro muito bem escrito, abordando assuntos muito pesados como racismo, trabalho escravo, dependência química, abuso psicológico, fisico e sexual, luto...

Tem um capítulo específico sobre a criança narrando a época em que seu pai morre que me deixou tão marcada, me identifiquei tanto que minhas mãos soaram o capítulo inteiro e só consegui chorar.

Só não gostei muito dos capítulos narrados pela droga, acredito que seria melhor com uma narração diferente.

Nicky 25/01/2023

Impactante
Confesso que me enrolei um pouco na leitura, o começo do livro é um pouco cansativo, mas a partir do momento em que a história pega rumo é impossível não querer saber o que vai acontecer. Um livro bem pesado com abusos e preconceitos tenebrosos, recomendo a leitura e um bom choque de realidade pois apesar dos casos do livro parecerem absurdos demais, tenho certeza que em alguns lugares do mundo acontecem coisas bem parecidas

djalmanasc 19/02/2023

Queria que todo mundo conhecesse esse livro
Uma mãe solitária e desnorteada, a procura de qualquer emprego que distraia a mente de toda sua dor e que possa saciar seu vício: o crack. Esse é o fio condutor dessa novela, esse fio é costurado a sangue frio e nossa protagonista tem uma relação íntima com ele, deixando-o até escrever a história dela, literalmente. Aqui conhecemos Scotty, o cara que irá nos narrar a vida de Darlene.
O habitante da cabeça da mãe descreve todos os passos dela (e aqui aclamo o gigantesco Dalton Caldas pela tradução on point, pois é marcante um vocabulário informal, marginalizado e barato, com pontuações ausentes, entregando mais ainda suas condições imorais) martelando sempre em nossa mente o nível do risco corrido desde o começo. Por isso o autor nos leva a mergulhar e se misturar na angústia do bravo e destemido Eddie, o filho de onze anos, no segundo núcleo, que aos poucos ganhamos acesso às memórias antigas deles e as camadas da vida dessa família amplia a angústia de quem já estava apavorado com a situação, e entendemos o labirinto de Darlene e ficamos tão apavorados quanto ela.

Por ser uma novela, já é de se esperar o desaceleramento entre os capítulos, e de fato, precisamos dar pausas nesses intervalos por puro cansaço, tanto que levei um bom tempo para terminar. As narrações se unificam lá para o meio e assim dá pra ter uma leitura mais fluida. De qualquer forma, esse livro é chocante! Abordagem a respeito de assuntos tão sensíveis como prostituição e luto são recorrentes nas entrelinhas e explicitamente sobre onde a dependência e degradação pelo vício em drogas leva alguém? Tudo isso sob uma perspectiva racial e contemporânea.

tabatatucat 23/03/2022

Que obra sensacional, Sabor Amargo é um livro pouco conhecido mas que tem um valor inestimável. É uma obra que reflete a realidade nua e crua, o vício, a crueldade e a vulnerabilidade de cada um dos personagens.

Até que ponto nos entregamos aos nossos vícios tentando fugir da dolorosa realidade que nos é apresentada? Como a vulnerabilidade social impacta a vida de cada um de nós? Como pode ainda existir a escravidão nos tempos modernos? Todas essas questões são respondidas no livro, e através de uma narrativa impecável.

Sinceramente, se puderem e tiverem estômago, leiam Sabor Amargo. Não irão se arrepender.

Tonimaco 16/04/2024

Quem não gosta do livro é pq não entendeu porcaria nenhuma. A confusão é proposital. A droga narrando a vida da Darlene mostrando que viciados não tem controle nenhum. Esse livro é extremamente necessário, o racismo e a escravidão disfarçada de trabalho. Triste, muito triste.

1 | 2 | 3 | 4